7 € a mais... voltou a troika e a austeridade e nao dei por isso???? :???: :???:
Acima de 750 sao a 127 ou a 129???
...ou então perceber que tanto cavalo e tanta cilindrada faz o mesmo de outras que saem mais em conta...
Ou isso ou então perceber que tanto cavalo e tanta cilindrada faz o mesmo de outras que saem mais em conta,tem todas duas rodas na mesma
Ou isso ou então perceber que tanto cavalo e tanta cilindrada faz o mesmo de outras que saem mais em conta,tem todas duas rodas na mesma
Ou isso ou então perceber que tanto cavalo e tanta cilindrada faz o mesmo de outras que saem mais em conta,tem todas duas rodas na mesma
no fundo deveriam atualizar escalões e formula de calculo. tal como já fizeram 2 ou 3 vezes nos automoveis
Ou isso ou então perceber que tanto cavalo e tanta cilindrada faz o mesmo de outras que saem mais em conta,tem todas duas rodas na mesma
O IUC taxa a posse dos veículos não o seu uso. Tal como o IMI taxa a posse de imóveis. Fazem algum sentido? Claro que não. Mas os impostos não existem para ter sentido mas para roubar os contribuintes.:D :D :D
Reparem como a palavra contribuinte é irónica. Deixa implícito ser voluntário quando sabemos que poucos se é que algum contribuinte o fosse de livre vontade.
O mais lógico, se é que podemos encontrar alguma lógica em impostos, era integrar o IUC nos impostos dos combustíveis. Ou nas portagens. Quem mais andasse mais pagava.
Bem, as críticas.....
Se é luxo ou não,se são compradas e usadas ,ou se ficam na garagem nos dias como hoje,de chuva,assim se vê como vai o motociclismo,uma hipocrisia notável tal como toda a sociedade que teima em não ser de bom senso,de responsabilidade,de ter civismo,enfim.
Não foi uma pandemia que mudou o ser humano,não vai ser uma guerra que vai mudar mentalidades,a não ser que consigam bater no fundo do poço e saber o que custa,eu sei.
Existe muito preconceito nas duas ou quatro rodas.
Obrigado a todos pelas palavras.
Edito só para acrescentar que atualmente se eu quisesse poderia ter um motociclo com bem mais cilindrada,mas é completamente desnecessário,irracional e para ficar parada ,não obrigado
Infelizmente, o facto de pagarmos tanto vem de há muitos anos atrás onde um motociclisto de +750cc era considerado um artigo de luxo. Hoje em dia essa não é mais a realidade mas a verdade é que o estado não desagravou o valor do imposto nem fez nenhuma revisão das suas categorias.
Sim, o imposto e camarário. Pelo menos na minha área não vejo grande investimento em estradas novas ou em melhorar as existentes pois aquilo que acontece é se tapar uns buracos 2 ou 3x por ano. As únicas alterações que vi nas estradas nos últimos anos foram a construção de umas rotundas que foram pagas pelas superfícies comerciais adjacentes… pelo gostava mesmo de saber onde e que o dinheiro vai parar :D
Tudo o que seja moto com menos de 1300 cc devia desaparecer, andam pouco e são irracionais.
É o que eu acho. :yeah: :yeah: :yeah: :yeah: :yeah: :yeah: :yeah:
Infelizmente, o facto de pagarmos tanto vem de há muitos anos atrás onde um motociclisto de +750cc era considerado um artigo de luxo. Hoje em dia essa não é mais a realidade mas a verdade é que o estado não desagravou o valor do imposto nem fez nenhuma revisão das suas categorias.
Sim, o imposto e camarário. Pelo menos na minha área não vejo grande investimento em estradas novas ou em melhorar as existentes pois aquilo que acontece é se tapar uns buracos 2 ou 3x por ano. As únicas alterações que vi nas estradas nos últimos anos foram a construção de umas rotundas que foram pagas pelas superfícies comerciais adjacentes… pelo gostava mesmo de saber onde e que o dinheiro vai parar :D
Estás desatento... então os radares, as portagens, os lugares de estacionamento pagos e retirados todos os lugares que eram gratuitos, as ciclovias?
:DTudo o que seja moto com menos de 1300 cc devia desaparecer, andam pouco e são irracionais.
É o que eu acho. :yeah: :yeah: :yeah: :yeah: :yeah: :yeah: :yeah:
:lolol:
Mas olha que ainda existem motos acima de 1300cc que também não andam nadinha...
Suzuki Intruder 1500 - 180kmh
Até algumas 500 bem embaladas lá chegam...
Tudo o que seja moto com menos de 1300 cc devia desaparecer, andam pouco e são irracionais.
É o que eu acho. :yeah: :yeah: :yeah: :yeah: :yeah: :yeah: :yeah:
no fundo deveriam atualizar escalões e formula de calculo. tal como já fizeram 2 ou 3 vezes nos automoveis
Quando "mexerem" de novo - e isso vai acontecer claro - vai ficar pior. Vão dividir mais os escalões e vão buscar mais dólares às cilindradas intermédias, e nas altas (por agora é acima de 750) aparecerão novos e mais altos escalões.
Se estiverem atentos, irá aparecer um escalão para motos abaixo da cilindrada das GS que por aí pululam. Tipo acima de 1000, em vez de apenas apgar 140 €, pagaremos 200€, por causa da irracionalidade e impacto ambiental.
Mas um cargueiro dos muitos que passam ali ao lado, vai continuar a poluir mais que tudo junto. Nesses não se chegam. Ainda bem, era o desastre para o Import/Export.
Mas depois não usem os argumentos da poluição para taxar (mal) o transporte individual.
Por mim e como pagante, considero o imposto mal distribuido, pois de grosso modo sobe de inicio de 250cc em 250cc, para terminar aos 750cc. Deixando de fora as 1000, 1250, 1500, 1750 e 2000, mantendo a relação.
Possivelmente por desconhecimento ficaram de fora e uma 1250 debería pagar por menos uns bons 400€. Assim o cofre do estado estaria mais recheado e a justiça reposta, pois porque um desgracado que compre uma 752 da Benelli pagará o mesmo que um HD1800¿?
Estou completamente fora dos impostos, pago os de 400cc e os 700cc a tempo e horas para nao entregar mais 25€ por atraso.
O Estado abusa, nem sempre é justo, nem sempre paga a horas, mas é o Estado.
Estou completamente fora dos impostos, pago os de 400cc e os 700cc a tempo e horas para nao entregar mais 25€ por atraso.
Não confundir o que é um "imposto" com o que é um "imposto excessivo praticado para compensar outros desvaneios derivados de uma má gestão".
O Estado pode e deve fazer mais estradas, bem sinalizadas, bem construídas, mas não concessionar por 50 ou 60 anos a privados.
O errado (quanto a mim) são os valores demasiado altos (e falando exclusivamente nas motas) que são claramente uma fonte de receita para o Estado (autarquias incluídas) em veículos ainda considerados de luxo pelo Estado, não tendo em conta a sua antiguidade ou funcionalidade.
Na máquina do Estado, há margem para fazer melhor, com menos!
Na máquina do Estado, há margem para fazer melhor, com menos!
Ninguém gere bem dinheiro que não custa a ganhar! E o Estado não é diferente de mim ou de ti.
Se eu tirar ao meu vizinho €1.000 todos os meses para eu gastar como bem entender vou preocupar-me em gastar bem? Claro que não. Sei que no próximo mês lhe tiro mais €1.000. E ele nunca vai poder recusar.
Se num mês eu "abusar" e gastar €1.100? Simples, vou ao meu vizinho e tiro-lhe €1.100. Ou deixo dívida nas lojas. Claro, dívida do meu vizinho, não minha.
É assim que o Estado faz. Os gastos não são importantes. Se gastar mais aumenta os impostos ou atira para a dívida. É simples. No final das contas nunca é o Estado que vai pagar. São os portugueses. O Estado está sempre tranquilo!
E o IUC é um imposto que é claramente uma injustiça pela forma como está atualmente a ser aplicado.
E o IUC é um imposto que é claramente uma injustiça pela forma como está atualmente a ser aplicado.
Quem tem moto acha que o IUC é injusto? Entendo que não gostem de pagar.
Quem é fumador acha que os impostos sobre o tabaco são exagerados? Igualmente defensável.
Nós achamos sempre que os impostos que pagamos são injustos mas os impostos que os outros pagam são necessários.
Porque na verdade ninguém gosta de pagar impostos.
Mas depois todos (ou quase todos) reclamam mais gastos do Estado.
A abelha não convence a mosca que o mel é melhor que a bosta. :D :D
O certo era poder-se registrar o carro apenas quando queremos andar com ele.
Tem moto e só quer andar de março a setembro = Paga 6 meses de IUC
Este modelo taxa a propriedade, quando na verdade é imposto sobre o uso
:offtopic:
Continuamos com o OFFTOPIC, mas tem em comum a questão dos impostos...
Ainda hoje ouvi na Rádio Observador que o DIAP em Lisboa está sem papel!
https://observador.pt/programas/noticiario/as-noticias-das-2h-1033/ (https://observador.pt/programas/noticiario/as-noticias-das-2h-1033/)
Volto à mesma questão, cada vez a carga fiscal é maior, e os organismos funcionam pior...
Tantas cativações e degradações de serviços...
Mas enquanto vemos o Benfica a ganhar, não se passa nada...
Assim anda entretido o povo, já assim era, no tempo de Salazer!
E ja tivemos em Portugal um imposto que taxava a quantdade de janelas que um imovel tinha :D :D
Meu caro, mas que culpa temos nós disso???? Ja temos uma carga fiscal semelhante em percentagem a dos paises ricos do norte da Europa, com rendimentos que sao os mais baixos deste espaco economico????
E ja tivemos em Portugal um imposto que taxava a quantdade de janelas que um imovel tinha :D :D
E eu achei que já tinha visto de tudo. :D :D :D
A nossa culpa passa pelo nosso voto. Voto e sem o consequente escrutínio.
Costumo dizer que não temos os governantes que precisamos, mas sim os que merecemos...
Ainda estou a uns anos da reforma, mas não sei se poderei contar com ela. :pensador:
No caso dos "selos" das motas, ou IUC como se chama hoje em dia, sinto-me descriminado porque ando com uma mota que tem 30 anos (já é quase uma peça de museu) e pago mais do que uma mota "actual" com cilindrada entre os 500 e os 750cc enquanto as motas que estão isentas de pagamento andam por aí "ao pontapé" e causam o mesmo desgaste na estrada que a minha.
No caso dos "selos" das motas, ou IUC como se chama hoje em dia, sinto-me descriminado porque ando com uma mota que tem 30 anos (já é quase uma peça de museu) e pago mais do que uma mota "actual" com cilindrada entre os 500 e os 750cc enquanto as motas que estão isentas de pagamento andam por aí "ao pontapé" e causam o mesmo desgaste na estrada que a minha.
Essa é minha indignação. O entregador da pizzaria aqui embaixo paga muito menos (ou quase nada) e anda 50x mais que eu durante uma semana. Ele gasta mais estrada, ele usa mais "serviços de emergência", etc...
Mas... acho que não em jeito, o governo sabe que se cobrar 134 € do entregador, ele não vai pagar. Então ele cobra os 134 € do cara que teoricamente tem mais dinheiro, ou que tem a moto mais potente.
Sendo eu um pouco contestatário do status quo vigente, entendo a necessidade dos impostos que são uma forma de recolha de dinheiro para depois ser redistruibuido pela população sobre a forma de infraestruturas/serviços de utilização pública.
Mas um gajo quando compra uma mota de alta cilindrada é apenas para lazer, passeio. Porque se compro uma versys 650, é porque o posso, como podia comprar uma duke 125 que está isenta por sinal.
Sendo eu um pouco contestatário do status quo vigente, entendo a necessidade dos impostos que são uma forma de recolha de dinheiro para depois ser redistruibuido pela população sobre a forma de infraestruturas/serviços de utilização pública.
Só porque nunca viveste noutra realidade fiscal não significa que esta realidade fiscal seja a melhor, ou até correcta.
Portanto, achas que ficas a ganhar se pessoas que não conheces de lado nenhum te tirem dinheiro e depois te devolvam (apenas uma parte claro) segundo os seus próprios critérios?
Onde está o teu ganho neste processo de roubo e esmola? O ganho do Estado é evidente agora o teu não consigo mesmo ver
Gentleman,
Ate um certo ponto que ficaria agora demasiado fastidioso de explicar, penso que todos nos concordamos e não nos importamos de pagar impostos desde que estes sejam financiadores de serviços do estado indispensáveis à sociedade: Saúde, Educação, Justiça e seguranca
E também para termos uma sociedade mais justa e equilibrada, alguma redistribuição de riqueza para quem passa por problemas não passe fome ou fique desabrigado. dentro de limites obviamente. Portugal não tem capacidade de sustentar o "estado social" que tem atualmente.
Posso entrar em pormenores sobre isso, mas talvez seja melhor consultares o Portal da Queixa.
Todos concordamos em pagar impostos. Apenas pretendemos que sejam justos e progressivos
Os CTT não são privados? Não eram Públicos até 2014?
Outro "pormenor". Queres comparar a Universidade de Lisboa ou a Universidade do Porto com as privadas?
A Educação é uma pedra basilar do sucesso do Estado.
Todo o Estado que entregar a Educação à sociedade civil está a cavar a sua sepultura.
Gentleman,
Ate um certo ponto que ficaria agora demasiado fastidioso de explicar, penso que todos nos concordamos e não nos importamos de pagar impostos desde que estes sejam financiadores de serviços do estado indispensáveis à sociedade: Saúde, Educação, Justiça e seguranca
Não, não concordamos de todo. Todo o imposto é um roubo.
Todo o serviço indispensável a uma sociedade é muito melhor fornecido por privados do que pelo Estado.
Prova disso? Todas as pessoas ricas recorrem aos privados para fornecimento de serviços (Saúde, educação, segurança, etc).
O Estado faz todo o possível para barrar a entrada de privados na oferta de serviços essenciais (Justiça, Energia, água, transportes, educação, saúde, etc) porque sabe que, se abrisse a concorrência a privados, iria implodir.E também para termos uma sociedade mais justa e equilibrada, alguma redistribuição de riqueza para quem passa por problemas não passe fome ou fique desabrigado. dentro de limites obviamente. Portugal não tem capacidade de sustentar o "estado social" que tem atualmente.
Não entendo porque os defensores do Estado acham que só os funcionários do Estado tem a capacidade da compaixão. Não existe solidariedade fora do Estado? Uma sociedade sem Estado seria menos redistributiva? Que evidências existem de que seria assim?
Outra coisa é que a corrupção e a pobreza são criações do Estado.
Numa sociedade sem Estado não existiria corrupção. Corrupção implica transacção de dinheiro sem o consentimento de quem dá esse dinheiro. Por outras palavras, roubo. Numa sociedade livre a prática do roubo seria muito dificultada pelo que seria quase inexistente.
A probreza também é uma criação do Estado. O Estado precisa de pessoas que vivam da sua esmola para justificar a sua existência, a essas pessoas chamamos pobres.
Todos os Estados bem sucedidos mantêm a maioria da sociedade pobre. Uma sociedade rica não precisa do Estado.
A história tem mostrado que as sociedades que se aproximaram da inexistência do Estado praticamente eliminaram a pobreza.
Não é verdade, a UC Berkeley é pública, por exemplo. Não desapareceram as excelentes escolas públicas nos EUA por concorrência com as privadas.
Não sou propriamente defensor de um estado gordo. Parece-me que tem que existir um equilíbrio, uma procura de eficiência sempre que possível, e o estado deve estar onde os privados não querem estar, assegurando funções essenciais, para além das funções de soberania e de alguns sectores estratégicos. Por ex., nenhum sentido faz termos a REN e a EDP nas mãos do Partido Comunista Chinês.
Uma noção de perspetiva também ajuda: o estado Português tem sido refém de partidos, grupos de interesses, etc por causa da blindagem dos postos de trabalho. O povo paga o salário mas é a maçonaria a mandar no funcionário, por exemplo.
...
Temos um sócio maioritário à força. Que nada produz, apenas retira dividendos.
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Não, não concordamos de todo. Todo o imposto é um roubo.Tenho algumas dúvidas!
Todo o serviço indispensável a uma sociedade é muito melhor fornecido por privados do que pelo Estado.
Numa sociedade sem Estado não existiria corrupção. Corrupção implica transacção de dinheiro sem o consentimento de quem dá esse dinheiro. Por outras palavras, roubo. Numa sociedade livre a prática do roubo seria muito dificultada pelo que seria quase inexistente.
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A pobreza também é uma criação do Estado. O Estado precisa de pessoas que vivam da sua esmola para justificar a sua existência, a essas pessoas chamamos pobres.
Todos os Estados bem sucedidos mantêm a maioria da sociedade pobre. Uma sociedade rica não precisa do Estado.
A história tem mostrado que as sociedades que se aproximaram da inexistência do Estado praticamente eliminaram a pobreza.
Quem construiria uma estrada que ligasse uma vila a uma aldeia? O preço das portagens não compensaria financeiramente ou, então, seria tão elevado que seria melhor ir a pé por uma vereda.
Se ficasses doente num passeio de mota em Trás-os-Montes e precisasses de ser evacuado para um hospital central, primeiro os bombeiros confirmariam se tinhas posses para lhes pagar o trabalho, a seguir a empresa do heli confirmaria se terias dinheiro para pagar o transporte e no hospital fariam o mesmo antes de te tratar. Sei que nos USA isto acontece! E cá também acontece o mesmo na saúde privada. Nos seguros de saúde se ficarmos com doenças muito caras ou prolongadas já não renovam o contrato. Nos hospitais privados, conheço quem, quando a doença se complicou, também foi convidado a ir para um hospital público.
Não entendo como ainda não fomos para a rua manifestar contra esta roubalheira em que vivemos!
Não entendo como ainda não fomos para a rua manifestar contra esta roubalheira em que vivemos!
Porque o povo português, no geral, é isto mesmo...
(https://voxpoptv.files.wordpress.com/2022/12/joana-amaral-dias-corno-manso.png?w=478)
Então, acham que iriam ter IUC justo?
Os portugueses realmente gostam de comer gelados com a testa sempre que vão votar!
:zangadoplus:
Passar de 134,26€ para 168,15€... Que vergonha!
Passar de 134,26€ para 168,15€... Que vergonha!A somar aos 168 podem meter mais uns 30 para a inspeção :D :D :D o que perfaz um “brutal
Aumento de impostos” para quem tem 1 moto
O pior é quem tem 2 ou 3… ou mais :D
Passar de 134,26€ para 168,15€... Que vergonha!
A somar aos 168 podem meter mais uns 30 para a inspeção :D :D :D o que perfaz um “brutal
Aumento de impostos” para quem tem 1 moto
O pior é quem tem 2 ou 3… ou mais :D
Passar de 134,26€ para 168,15€... Que vergonha!A somar aos 168 podem meter mais uns 30 para a inspeção :D :D :D o que perfaz um “brutal
Aumento de impostos” para quem tem 1 moto
O pior é quem tem 2 ou 3… ou mais :D
e como está o tema das inspeções?
em conversa com um amigo que é funcionário num centro de inspeções, ele diz que ainda não avança no próximo ano, publicaram lei, mas faltam umas quantas portarias, é assim uma coisa
E porque a maioria de nós também tem um enlatado em casa, aqui fica um pequeno artigo do ACP:
https://www.acp.pt/o-clube/revista-acp/noticias-do-clube/detalhe/orcamento-do-estado-2024
(https://www.acp.pt/ResourcesUser/ImagesAC/Atualidade/Institucional_ACP/iuc/tabela-iuc24.JPG)
Passar de 134,26€ para 168,15€... Que vergonha!
A somar aos 168 podem meter mais uns 30 para a inspeção :D :D :D o que perfaz um “brutal
Aumento de impostos” para quem tem 1 moto
O pior é quem tem 2 ou 3… ou mais :DPassar de 134,26€ para 168,15€... Que vergonha!A somar aos 168 podem meter mais uns 30 para a inspeção :D :D :D o que perfaz um “brutal
Aumento de impostos” para quem tem 1 moto
O pior é quem tem 2 ou 3… ou mais :D
e como está o tema das inspeções?
em conversa com um amigo que é funcionário num centro de inspeções, ele diz que ainda não avança no próximo ano, publicaram lei, mas faltam umas quantas portarias, é assim uma coisa
Mais do que portarias e afins... (porque para haver formação tem de haver portaria técnica etc)
Em 2024 não teremos ainda inspecções, em Setembro não havia um único centro com pessoal especializado em motociclos.
A única coisa que existe é o investimento dos centros em "zonas de inspecções para motos, uma ou duas vias".
Não será até Janeiro que haverá formação dessa gente toda... além de que com a falta de pessoal...E porque a maioria de nós também tem um enlatado em casa, aqui fica um pequeno artigo do ACP:
https://www.acp.pt/o-clube/revista-acp/noticias-do-clube/detalhe/orcamento-do-estado-2024
(https://www.acp.pt/ResourcesUser/ImagesAC/Atualidade/Institucional_ACP/iuc/tabela-iuc24.JPG)
Não haverá alguma lei que proiba esses aumentos de 200% ?!
E porque a maioria de nós também tem um enlatado em casa, aqui fica um pequeno artigo do ACP:
https://www.acp.pt/o-clube/revista-acp/noticias-do-clube/detalhe/orcamento-do-estado-2024
(https://www.acp.pt/ResourcesUser/ImagesAC/Atualidade/Institucional_ACP/iuc/tabela-iuc24.JPG)
na altura se bem me recordo, a principal argumentação foi o diluir do imposto (eliminado na compra do veiculo novo), no iuc, daí a subida do iuc pós 2007 . e assim baixavam os preços dos carros novos...
Não haverá alguma lei que proiba esses aumentos de 200% ?!
STOP IUC! Manifestação Nacional (http://"https://www.facebook.com/events/1006057603951524?active_tab=about")
CARRO DE POBRE, IMPOSTO DE RICO! NÃO ACEITAMOS!!
O agravamento do IUC sobre automóveis anteriores a 2007 tem de ser travado antes da votação do OE 2024 que acontece a 29 de Novembro. Porquê?
1 - Os veículos pré-2007 ficarão em regime de dupla tributação. O aumento do IUC pós-2007 teve como propósito colmatar uma redução do ISV no momento da compra. O que se propõe agora, é taxar pela tabela máxima veículos que já foram penalizados em sede de ISV.
2 - Não são 25€! Para 2024 o governo estabeleceu um tecto máximo de aumento de 25€, mas em 2025, esse tecto não existe. O que fica claro ao analisar as tabelas é que o aumento total irá ultrapassar os 200% na maioria dos automóveis.
3 - Os portugueses não guiam automóveis antigos por opção, mas porque a economia não permite melhor.
4 - É impossível renovar a frota nacional quando escasseiam propostas economicamente viáveis para as famílias no mercado de veículos novos e há escassez de veículos para entrega. O resultado, será um novo aumento das importações.
5 - Os custos de habitação estão em máximos históricos, com a população sufocada financeiramente, o que torna sádico o aumento do IUC.
6 - Os combustíveis estão em máximos históricos, também graças a uma componente ambiental que agrava o seu preço.
7 - Estão a decorrer duas guerras em simultâneo, que representam uma ameaça sem precedentes para a economia da Europa e em particular para Portugal, devido à sua extrema debilidade estrutural e aos baixíssimos rendimentos familiares.
8 - A aplicação destas novas regras vai desvalorizar dramaticamente o património familiar dos portugueses. Um automóvel anterior a 2007 vai ser virtualmente impossível de vender, mesmo para o mercado internacional.
9 - O maior impacto ambiental destes veículos está na produção, pelo que se encontra devidamente amortizado. O abate traz um novo custo, que não vai ser compensado de forma alguma. O único benefício, será para os fabricantes de automóveis.
10 - O governo tem uma intenção clara de desencorajar o uso do automóvel particular (numa lógica pseudo-progressista que só não prejudica os decisores), esquecendo que fora dos centros urbanos a população tem uma forte dependência do automóvel e ainda menos recursos para a aquisição de modelos mais modernos.
11 - É a defesa da liberdade individual que está em causa. No último século as vidas e as ambições do cidadão comum, viram os seus horizontes ampliados pelo automóvel. Este ataque à mobilidade individual e familiar, minimiza o potencial humano, castra os seus horizontes culturais e vai contra tudo aquilo por que lutámos enquanto nação.
Por isso juntemo-nos a uma só voz para lutar pelo pouco que temos!
5 DE NOVEMBRO, VÁ NO SEU AUTOMÓVEL ANTERIOR A 2007 ATÉ À CÂMARA MUNICIPAL DA SUA CAPITAL DE DISTRITO, ESTACIONE E MANIFESTE-SE DE FORMA RUIDOSA MAS, SOBRETUDO,RESPONSÁVEL E PACÍFICA!
E atenção que as 125cc perderam a isenção e pagam 6.02€
Acredito que todo o ruído causado tanto pela população como pelas várias instituições tenha dado resultado.
além de que, o PS assustou-se com as ultimas sondagens e precisa de votos !!
https://www.jn.pt/2037013195/ps-apresenta-proposta-para-voltar-atras-no-aumento-do-iuc/ (https://www.jn.pt/2037013195/ps-apresenta-proposta-para-voltar-atras-no-aumento-do-iuc/)
Não deixa de ser curioso que o próprio grupo parlamentar do partido que está no governo reconheça o seguinte:
"o veículo ligeiro é em muitos casos ainda a principal forma de deslocação para o trabalho ou para deslocação até ao meio de transporte público mais próximo, principalmente fora das principais cidades do país e em zonas de média e baixa densidade, onde a oferta de transportes públicos é reduzida e desadequada às necessidades diárias de mobilidade"
Mas isso não era evidente quando o Medina estava a preparar o orçamento?
https://www.jn.pt/2037013195/ps-apresenta-proposta-para-voltar-atras-no-aumento-do-iuc/ (https://www.jn.pt/2037013195/ps-apresenta-proposta-para-voltar-atras-no-aumento-do-iuc/)
Eu leio esta notícia, e percebo que cai por terra o aumento do IUC para os veículos com matrícula anterior a 2007, mas não diz especificamente que caem também as alterações (e aumento) do IUC dos motociclos. Alguém consegue confirmar isso?
O aumento do IUC não "caiu" por causa da contestação, o aumento do IUC "caiu" pq o PS já está em campanha eleitoral.
"Caiu" o aumento do IUC e vão fazer/oferecer tudo aquilo que há 2 semanas atrás diziam que não podiam fazer/oferecer. Nesta altura do campeonato há que dar umas migalhas ao povoburrodistraido para ganharem votos nas proximas eleições... trata-se da sobrevivencia daqueles que se não fosse a politica nunca arranjariam um bom emprego.
Esta atitude não me choca, pois já a vi acontecer várias vezes antes (já começo a ter idade para dizer que "antigamente era assim..."). O que me choca é que o tuga é tãoburrodistraido que não vê o que está à frente dos olhos desde que o benfica continue a ganhar jogos e desde que continuem a dar telenovelas e reality shows de qualidade duvidosa na tv.
A maioria dos tugas não percebe que hoje pagam mais impostos do que pagavam no tempo do "bicho papão" (troika) mas vão acabar todos a votar nos mesmos porque lhe foram oferecidas umas "migalhas".
Não sei se se lembram mas o Costa em 2015, quando chegou a 1º Ministro com uma manobra de secretaria, anunciou o "fim da austeridade" e a primeira coisa que fez foi aumentar em 5cts o imposto sobre os combustiveis. Este imposto era para ser revisto trimestralmente em função do preço do petroleo... nunca o fez até às portas das eleições em que reduziu o imposto de 5cts para 3cts cobrados ao consumidor e 2cts cobrados às gasolineiras... é claro que as gasolineiras repassam esse custo para o consumidor final que hoje paga mais 5cts por litro de combustivel (que não pagavam nos tempos AC - Antes do Costa), mas parece que maioria dos tugasburrosdistraidos já nem se lembra disso, e na altura dessa mexida no imposto foram todos votar naqueles que lhe assaltaram a carteira.
Podia estar aqui mais 2H a enunciar os impostos criados pela (des)governação do Costa mas não o vou fazer. Vou só lembrar um episodio que aconteceu nos tempos do Socrates relacionado com o IVA. Na altura o IVA era de 21% e 2 meses antes das eleições baixaram o IVA para 20% para 2 anos depois subirem novamente para os 21% (para quem quiser relembrar a evolução do IVA desde que foi "inventado" (https://www.economias.pt/valor-do-iva-em-portugal-ao-longo-dos-anos/)).
Termino com uma citação do Einstein "A definição de loucura é continuar a fazer a mesma coisa, vezes sem conta, à espera de ter resultados diferentes".
... calamos quando nos atiram algumas migalhas para a frente e nos assaltam forte e feio pelas costas...
Vejam como esta gente não tem espinha dorsal e faz tudo para se manter no poder :lolol:
Antes do Costa se demitir o aumento do IUC era justificado com questões ambientais e para promover a famosa "transição para a mobilidade eletrica" (whatever that means)... até havia politicos que diziam que "pagar 2€ por mês não era nada" (como se o IUC só custasse 24€ por ano).
1 semana depois do Costa se demitir (com o PS em campanha eleitoral) o aumento do IUC não avança e a justificação é "uma questão de justiça social e proteção dos cidadãos com maior vulnerabilidade económica".
De onde se conclui o seguinte: Quando o PS está no governo tem uma atitude do "pagas pq queremos que pagues", mas quando está em campanha eleitoral essa atitude muda para o "a cuidar do zé povinho de 1976" :megafeliz: