Surto de coronavírus...e a implicação na produção de motociclos
(https://i.postimg.cc/sgyJ9c3F/Screenshot-20200201-205004.jpg)
As notícias daquilo que está a ocorrer com este surto de coronavirus e que motivou mesmo - por parte da Organização Mundial de Saúde - o sério anúncio de emergência internacional, não está somente a preocupar no que toca à saúde humana (ainda que inquestionavelmente seja isso o principal).
E a questão está de tal forma presente e capaz de tamanho impacto económico, que neste momento não faltam notícias em diversos jornais de renome que indicam que aquilo que está a ocorrer na China vai afectar a economia Mundial. Aliás, já está a afectar presentemente.
E uma das razões para que esta paralisação esteja a ocorrer prende-se com a necessidade de contenção do vírus, que leva a grandes constrangimentos, limitações na circulação e....muitas fábricas fechadas.
Estamos a falar de uma zona do planeta que representa um importantíssimo ponto de produção para diversas marcas.
No que toca exclusivamente à produção de motociclos ou dos seus componentes e para terem ideia, bastará dizer que a Honda já decidiu fechar duas enormes fábricas em Tianjin e Taicang (produção de modelos essencialmente destinados ao mercado Asiático), prolongando esse fecho até nova reavaliação da situação, o que vale por dizer....podem ser várias semanas. É uma incógnita.
Essas duas fábricas juntas produzem 850.000 unidades por ano e cada dia que passa conduz a mais prejuízo.
Mas não se fica por aí...
É que por via de recentes parcerias com empresas Chinesas e respectivas marcas de motociclos, as coisas não estão melhores para a KTM, a Harley-Davidson ou a MV Agusta (isto para nomear algumas), que vêm os seus projectos e unidades de fabrico de motociclos parados, havendo uma constante avaliação perante uma situação que está, antes de mais nada, a afectar largas dezenas de milhões de pessoas.
A parte humana naturalmente que é a mais importante e a contenção terá de ser feita para evitar que tudo isto fique ainda pior do que já é.
A verdadeira dimensão, por aquilo que li, não está a ser indicada com verdade pelas autoridades Chinesas, que tentam abafar o mais que podem tanto o número real de infectados...como daqueles que já perderam a vida com este surto.
Veremos como será nas próximas semanas a avaliação da OMS...como afectará a economia Mundial...como afectará a indústria do motociclismo.