Autor Tópico: A humanização dos motociclos…  (Lida 1510 vezes)

Dezembro 23, 2016, 18:57:15, 18:57
Lida 1510 vezes

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18434
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
A humanização dos motociclos…






O titulo é estranho, mas o tema tem o seu interesse pois basta um olhar mais atento dirigido a algumas pessoas, para perceber que uma certa “adoração” dada ao seu motociclo – e que pode revestir diversas formas – pode chegar ao ponto de quase humanizar um objecto.
Aliás, isto é no fundo válido tanto para motos como para automóveis…. :)

Naturalmente que haverá aqui algo de psicanálise, área cujo estudo no meu caso ocorreu há anos e muito ao de leve inserido noutras matérias, mas no meu ver não me parece necessário mais do que uma certa perceção do Mundo e das pessoas com que nos relacionamos, para perceber que…cada um à sua maneira, vive os motociclos e uma certa identificação com os mesmos, de forma muito própria.

Quase direi, sem me parecer que caio com isto nalgum excesso de palavras, que em alguns casos existe uma projeção da própria personalidade!

E é nesse campo, quando levado ao extremo da tal adoração, que o ser-humano pode tender a sentir a sua máquina de outra forma, ao ponto de humanizar o objecto e a preocupar-se com o seu “bem estar”, ou por outro lado a elogiá-lo pelo seu desempenho.

Nesta altura já pensarão que estou a exagerar, mas não creio estar enganado se disser que este tipo de sensibilidade e…vá, chamemos-lhe “carinho” dado a uma moto, não é tão incomum como se possa julgar.

Aqui há uns anos lembro-me inclusivamente de um artigo que se referia ao facto de alguns homens (e porventura também mulheres, acredito)….falarem com o seu automóvel. É verdade!

Não estou com a criação deste tópico a dizer que existem motociclistas ou automobilistas loucos oi a caminhar para tal. Nada disso!!
Refiro-me sim a uma ligação que ultrapassa o distanciamento normal de um objecto, neste caso aproximando-o a si mesmo e levando a que haja uma grande empatia entre homem e máquina.  Digamos que existe algo de Freudiano e que leva a que haja um bem estar junto a determinado objecto…

Palavras ou expressões, assim como pequenos actos dirigidos a um motociclo, podem naturalmente não querer dizer nada à maioria, mas para quem as profere ou simplesmente actua por vezes dessa forma, pode ser uma maneira de reconhecimento, gratidão ou simples bem estar emocional pelo facto de estar junto ao seu motociclo. Junto a algo que gosta verdadeiramente.

Quem é que nunca assistiu a alguém a dar umas palmadinhas ali na zona do depósito, quase como que a dizer…”Portaste-te bem…a viagem foi boa. És a maior".

Ou então na lavagem, com um pormenor e um cuidado enormes na passagem do pano, quase se vendo ali um acariciar da própria moto…

É certo e sabido – sem sequer ser motivo para uma grande opinião contrária - que os homens no geral dedicam “atenções especiais” aos motociclos ou automóveis e que não reservam para nenhum outro objeto da mesma forma….e falo concretamente da lavagem, cremes para plásticos, sprays para isto e para aquilo, cuidados com a pintura, etc.
Mas dentro desses, há os que levam essa atenção um pouco mais adiante, entrando um pouco na parte da humanização do seu objecto, independentemente se falarmos de um motociclo ou automóvel.


Sei que me alongo já muito e o post podia ser um pouco mais curto, mas sendo este um tema com o seu interesse, entendi trazê-lo para o forum e com a esperança que haja também alguma opinião sobre o assunto.  :)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Dezembro 23, 2016, 19:56:25, 19:56
Responder #1

rodrigues

  • Visitante
Sim é verdade que já me apanhei a conversar com a CB500x e com a minha carrinha  :corado:

Não,..não estou maluco, simplesmente tenho e sempre tive uma empatia carinhosa com as máquinas principalmente com as que me transportam, sei que não têm alma mas como já acredito em tudo  :cool:

A verdade é que nunca tive um acidente desde 1980 e já me têm acontecido casos insólitos que me livraram de apuros :pensador:

Dezembro 23, 2016, 19:59:13, 19:59
Responder #2

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Temos visto pessoas colocarem as motas em primeiro lugar mas suas preferências de relacionamento. Devem ter realmente  experiências traumatizantes com outras pessoas no seu passado ;) provavelmente em muitos casos serão traumas não diagnosticados
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Dezembro 23, 2016, 20:03:33, 20:03
Responder #3

rodrigues

  • Visitante
Não é o meu caso pois coloco sempre em primeiro lugar o valor da família e amigos, mas acredito que haja quem se refugie na convivência com as máquinas para fugir ao relacionamento humano.

Dezembro 24, 2016, 08:33:30, 08:33
Responder #4

pedroareias

  • Visitante
Desde que não chegue a este ponto: https://www.youtube.com/watch?v=TT0Fe7Ns65k não será preocupante.

Nunca fiz festas à Biffer.

Dezembro 25, 2016, 22:46:19, 22:46
Responder #5

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4988
Há humanos muito estranhos...  :D