Autor Tópico: Motor supercharged...patente da Honda revelada  (Lida 1404 vezes)

Janeiro 30, 2017, 16:38:10, 16:38
Lida 1404 vezes

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18434
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Motor supercharged...patente da Honda revelada






Segundo noticiado...aquilo que já se falava há uns tempos, parece que terá aplicação prática futura: motores supercharged:feliz: :feliz:


A Honda já terá patenteado aquilo que se traduz, em traços gerais, numa unidade de potência  ("power boost") montada no lado esquerdo do motor e que permitirá dar uma nova "alma" aos blocos onde for montado, sendo de presumir que as prestações das motos - mesmo com cilindrada inferior - possa melhorar consideravelmente e até quiçá equivaler-se a motos com mais cilindrada e potência.


No fundo...o resultado que a marca procura será de alguma forma semelhante àquilo que já se vê - com resultados extremamente positivos - em vários pequenos citadinos/utilitários com motores de 1.0L turbo.


Ainda segundo noticiado, esta unidade de potência irá equipar novas motos da marca ao longo dos próximos anos.  :nice:


E se pensam que a unidade vai ficar a destoar na lateral da moto, desenganem-se...
A publicação morebikes.co.uk é suficientemente clara nesse aspecto, como se percebe nesta frase: "Don’t be fooled by the style of motorcycle drawn in these patents either, we’ve been told that this engine idea is for future models that span several sizes including smaller middleweights AND some form of superbike."






Para mais informação, ver AQUI a publicação do dia de hoje:

http://www.morebikes.co.uk/22346/hondas-secret-supercharged-engine-patents-revealed/
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Janeiro 30, 2017, 18:19:44, 18:19
Responder #1

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4988

Até entendo quando  a Ducati patenteou o motor portante equipa as suas sbk desde a primeira Panigale.
Era algo diferente que outros construtores ainda não tinham aplicado.

Mas não percebo muito bem esta situação já que se trata de patentar algo que não é propriamente novo.
A não ser que alguma coisa esteja escondida nos detalhes que as imagens não ajudam a identifica. Ou a posição dos componentes.
Pois de resto, o que ali está não diferente muito do que a kawasaki H2 tem.

De qualquer forma, parece inevitável que o aumento da performance sem mexer nas cilindradas seja por este caminho.
Ou por introduzir compressores ou por um regresso ao turbo como ainda em 2013 a Suzuki Suzuki na "Recursion Concept".


Venham elas!  :nice:

Janeiro 30, 2017, 20:12:19, 20:12
Responder #2

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18434
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Para o patentearem é porque algo terá a nível tecnológico que a concorrência não tem.. Não creio que fossem dar um "tiro no pé" pois estas coisas fazem-se com algum conhecimento do mercado e daquilo que é oferecido pela concorrência. :)
O que é exactamente (para lá de se saber qu se trata de uma espécie de boost de potência), permanece uma incógnita.

A diferenciação face ao que existe (neste caso com o exemplo dado da H2), creio que passará também por trazer a cilindradas bem inferiores esta tecnologia.

No fundo, será tornar possível produzir um ou mais modelos a começar nuns hipotéticos €6.000, ao invés dos €27.000 da H2.  :).

Democratizar a tecnologia de supercharged engines, por assim dizer... :cool:
« Última modificação: Janeiro 30, 2017, 20:51:55, 20:51 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Janeiro 30, 2017, 23:12:56, 23:12
Responder #3

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4988
Lançar para o mercado a preços apenas acessíveis a um pequeno público de coleccionadores sempre foi uma forma eficiente de amortizar o investimento em investigação.
A H2 é um exemplo entre outros como foi a NR750, HP2 Sport e várias Ducati...

Este conhecimento tão depressa pode ser arrumado na prateleira como introduzido no mercado.
A Honda certamente estará trabalhar debaixo da mesa. No entanto, a Kawa certamente que não deitou fora o conhecimento e know-how... sobretudo quando chegou a colocar os seus produtos no mercado.

Resta esperar para ver no que vai dar.
E já agora quais as tendências, já que a suzuki aparenta estar ao barulho embora com turbo.