Autor Tópico: Casacos e calças de motociclismo: vai passar a ser obrigatória a norma EN 17092  (Lida 3766 vezes)

Fevereiro 12, 2019, 13:27:44, 13:27
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Sapiens21

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Casacos e calças de motociclismo: vai passar a ser obrigatória a norma EN 17092





Pois é meus caros, a informação é relevante já que esta norma EN 17092 vai entrar em vigor ainda este ano!

Perguntarão certamente em que se traduz...

Ora bem! Esta norma EN 17092, tornada obrigatória para os fabricantes e a aplicar tanto em casacos como em calças para uso em motociclismo no decurso deste ano, terá 5 níveis e visa simplificar a escolha ao comprador.

São eles:

- AAA
- AA
- A
- B
- C


Assim, em 2019 as etiquetas interiores passarão a conter esta norma e que permitirá saber, de forma simples (conforme o nível indicado em cada peça),  a capacidade de protecção em caso de queda do motociclista. Da maior protecção (AAA) para a menor capacidade de protecção (C).

Pessoalmente vejo esta obrigatoriedade (que incide sobre as marcas) como muito boa em prol da nossa segurança, já que um comprador informado poderá saber de forma efectiva o que escolher e o grau de protecção oferecido naquilo em que dispende o seu dinheiro.  :nice:




"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Fevereiro 12, 2019, 13:29:19, 13:29
Responder #1

JViegas

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Regularizar, normalizar e informar.

Concordo. Espero que o preço das calças baixe mais um pouco.

Fevereiro 12, 2019, 13:33:08, 13:33
Responder #2

Sapiens21

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Aconselho a leitura deste artigo dos Franceses da Motoservices.com (coloquem a página a traduzir para Inglês se forem como eu...)  :corado:

https://www.motoservices.com/dossiers-accessoire-moto-equipement-moto/protection-norme-homologation-evolue-pour-blousons-pantalons-fev-2019.htm

Especialmente para o protocolo revisto quanto ao abrasão e perfuração do material.
Os testes têm alterações para que haja de facto uma análise o mais real possível quanto à capacidade de protecção do motociclista.  :nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
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Fevereiro 12, 2019, 13:40:47, 13:40
Responder #3

dfelix

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Faz todo o sentido algo do género pois começa a ser cada vez mais recorrente a oferta de equipamento que recorre a materiais que tentam parecer algo que não são.

No presente, o único elemento de casacos e calças que estava sujeito a uma certificação era a protecção.

O único contra disto será os custos que a certificação de determinado produto poderá envolver.
Algo que acabará por se reflectir no preço do produto final.


Fevereiro 12, 2019, 13:50:43, 13:50
Responder #4

Sapiens21

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Acho que vamos é ter preços distintos durante uns tempos...
Os que têm esta nova certificação e os que nada têm. Algo me diz que vão haver ainda maiores "rebajas"8)

No link que indiquei:

(....)As of April 2019, manufacturers will have to deliver equipment to the stores that meets this new standard.
But the personal protective equipment (PPE) that is currently on sale does not become obsolete. The stores can still sell them.(....)
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Dalai Lama

Fevereiro 12, 2019, 16:14:39, 16:14
Responder #5

dfelix

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A frase é meio dúbia...
Sugere que os fabricantes terão de entregar equipamento que cumpra este novo standard.

É que já existem diversos standards para vários géneros de equipamento.
E exceptuando a ECE R22-05 dos capacetes, nenhum deles parece alguma vez ter sido imposto como "obrigatório".

Estas certificações são por norma informativas.
Garantem ao consumidor que o produto foi testado e classificado segundo diversos testes.

Espero que isto avance depressa para que uns casacos que ando há muito tempo a namora finalmente apareçam com preços em conta!  8)


Fevereiro 12, 2019, 16:33:59, 16:33
Responder #6

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Pelo que li, será de carácter obrigatório a sua implementação.


link
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Dalai Lama

Fevereiro 12, 2019, 20:49:19, 20:49
Responder #7

2low

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 :offtopic:

Isto começa a parecer a certificação energética de imóveis ou dos próprios electrodomésticos…

A+++ A++ A+ A B C D (Antes de haver A+++ e A++ havia E e não me recordo se F)

Espero que esta classificação em equipamento de segurança para motociclistas não seja como os tais certificados energéticos de imoveis que ao longo dos tempos vão se obtendo valores diferentes conforme as exigências da altura…
-já foi o tempo que bastava instalar ar condicionado para se ter A ou B+
-já foi o tempo das caixilharias de vidro duplo
-agora não basta ter iluminação LED, é preferível ter apenas um ponto de luz (como as casas de antigamente após as lamparinas a petróleo) do que se ter o tecto preenchido de lâmpadas LED mesmo com as melhores caixilharias com vidro triplo do mercado e melhores isolamentos termicos  [como exemplo uma loja que foi transformada em habitação que tinha como classe energética A precisamente porque tinha apenas 3/4 lâmpadas (1 fluorescente, 2/3 incandescentes de 25W (aquelas que davam quase luz de velas), mesmo tendo caixilharias de ferro e vidro simples nas traseiras, caixilharia de alumínio sem corte térmico e com vidro simples, sem qualquer isolamento térmico…]
[para mim e por outras palavras, isto das certificações energéticas é uma trampa!]

Espero então que estas classificações de equipamento motociclista seja realmente algo que nos venha trazer clareza de informação, real sensação de segurança ou não conforme esses níveis definidos e sem esquemas para beneficiar marcas só porque possam usar zonas reflectoras da 3M, goretex ou qualquer outra porcaria...
...por outras palavras: se protege realmente muito bem em qualquer queda acima de 150kmh entao que fique com classificaçao AAA...etc...

« Última modificação: Fevereiro 12, 2019, 20:52:55, 20:52 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
E sempre com boa disposição!

(na realidade dá gozo puxar por ela pelo que é de contar uns 6Lt/100km)

Fevereiro 12, 2019, 21:03:29, 21:03
Responder #8

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Segundo aquilo que foi divulgado, os testes levados a cabo no que toca a abrasão têm de cumprir certos mínimos para conseguirem um certo nível de proteção, sem haver rasgão ou perfuração.

Deixo abaixo um excerto, com teste mecânico em que o material é pressionado contra uma lixa própria por forma a simular um forte abrasão:

"(....)From now on, the highly exposed Zone 1 must withstand at least 2 seconds at constant friction at the AA level and 4 seconds at the AAA level. Falls at respectively 75 and 120 km/h .

To make sure that it is the outer material that resists and not the shells (only for the absorption of shocks), the latter are removed before the abrasion tests.(....)"
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Fevereiro 13, 2019, 09:17:43, 09:17
Responder #9

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Advanced Abrasion Resistance Tester (AART).

Pode simular diferentes pressões do material, velocidade, tempo de contacto...

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Fevereiro 13, 2019, 11:20:04, 11:20
Responder #10

dfelix

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... e sem esquemas para beneficiar marcas só porque possam usar zonas reflectoras da 3M, goretex ou qualquer outra porcaria...

Acaba sempre por benificiar determinados materiais se os testes provarem que realmente cumprem a expectativa!
Não será o caso do goretex pois não tem qualquer relação com protecção.
Mas será o caso da Cordura, do Kevlar e de diversos outros têxteis cujo fornecimento só podem ser comprados ao respectivo fabricante ou produzidos com consentimento do mesmo.

A realidade é que a oferta mais abundante hoje em dia é a de nylon que tenta ser parecido à Cordura.
Mas quando colocado lado a lado não tem nada a ver.
Mas se realmente for submetida aos testes e os superar... perfeito!

E até para para os produtos mais "premium" isto parece-me positivo.
Pois se um produto que seja mais caro por recorrer a têxteis da dupont ou da 3M provar estar a baixo da expectativa, passa a existir ferramentas para que os fabricantes de equipamento possam passar a batata quente para as mão dos fabricantes destes texteis xpto.


Fevereiro 14, 2019, 22:36:39, 22:36
Responder #11

2low

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Não sendo sobre casacos e calças mas sobre luvas… um determinado anuncio no eBay chamou-me a atenção:

Alguém anda a vender etiquetas com norma "CE" provavelmente para se colocar em "equipamento comprado no chines" mas acaba por ser bem grave a situação:
-quem faz isto não tem a noção dos riscos que corre em andar "desprotegido" com porcarias que só enchem o olho
https://www.ebay.es/itm/Etiquette-norme-CE-a-coudre-pour-gants-de-moto-1KP-version-basique/153353216751?hash=item23b49062ef:g:eB0AAOSwQS1aDLkh

 :o :policia:

nota:
-se adquirisse uma porcaria destas, colocaria nas calças de ganga que uso e pronto, sentiria-me logo bem protegido…  [obviamente gozando sobre o assunto]
(que idiotice quem pensa desta maneira…)
« Última modificação: Fevereiro 14, 2019, 22:38:24, 22:38 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
E sempre com boa disposição!

(na realidade dá gozo puxar por ela pelo que é de contar uns 6Lt/100km)

Fevereiro 15, 2019, 10:16:54, 10:16
Responder #12

Nuno YB

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Não sendo sobre casacos e calças mas sobre luvas… um determinado anuncio no eBay chamou-me a atenção:

Alguém anda a vender etiquetas com norma "CE" provavelmente para se colocar em "equipamento comprado no chines" mas acaba por ser bem grave a situação:
-quem faz isto não tem a noção dos riscos que corre em andar "desprotegido" com porcarias que só enchem o olho
https://www.ebay.es/itm/Etiquette-norme-CE-a-coudre-pour-gants-de-moto-1KP-version-basique/153353216751?hash=item23b49062ef:g:eB0AAOSwQS1aDLkh

 :o :policia:

nota:
-se adquirisse uma porcaria destas, colocaria nas calças de ganga que uso e pronto, sentiria-me logo bem protegido…  [obviamente gozando sobre o assunto]
(que idiotice quem pensa desta maneira…)

Estás a brincar mas eu meti um autocolante da Shoei num penico de inox que tinha lá em casa e que não usava, há 15 dias pelo menos, e sinto-me muito mais protegido.

1º ponto- vestuário de proteção deveria ser obrigatório, tal como o capacete. Se não o conjunto completo ( casaco, calças luvas e botas ), pelo menos casaco e luvas. Sabe-se que é um "grande" investimento mas, quem não pode comprar casacos e calças de 500€, compra de 100. Com tempo, vai-se comprando tudo.

2º ponto- este tipo de vestuário deveria TODO ser certificado ( embora, tal como neste exemplo do contrabando das etiquetas CE, a certificação vale o que vale ).

3º ponto- os materiais com que são feitas as proteções deveriam TODOS obedecer ás mesmas normas. Já se sabe que isso é quase impossivel, os americanos vão sempre querer ser diferente dos europeus e vice-versa, mas deveriam ser o mais proximo possivel.

Na minha opinião, e embora os equipamentos no geral podessem e devessem ser testados por diferentes empresas, publicas e privadas, não deveria haver necessidade de homologação e certificações de varios tipos e empresas. Se um equipamente tem que obedecer a certas normas e as normas CE cumprem os requisitos, acho que a certificação DOT deveria ser desnecessária. Basicamente, uma certificação universal, implementada por todos os paises produtores de material de proteção e equipamentos.

Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Janeiro 20, 2020, 17:36:54, 17:36
Responder #13

Sapiens21

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Encontrei esta imagem num recente artigo Alemão (Motorradonline), onde através da ilustração de diferentes tipos de equipamento se tenta que seja mais facilmente percebido onde poderá encaixar a Certificação.
Claro que na prática depende da qualidade do próprio produto em questão, mas dá para ter uma ideia.




C stands for pure impact protection

B for pure abrasion protection

A for both - tested together and certified according to the Euro standard EN 17092-2. With combined abrasion / impact protection


Já agora, ora leiam esta parte do artigo Alemão e que coloquei a traduzir para Inglês, designadamente no fazer a vida (um bocadinho) mais difícil para os produtos de concepção Asiática.  :nice:
(Em última análise esta nova certificação também acaba por fazer a vida difícil aos revendedores Europeus)  :-X

"(....)Nobody is forced to do this, of course, at least not among motorcyclists.
The situation is different for dealers and manufacturers who are now only allowed to offer protective clothing certified as EN 17092 as motorcycle clothing.
So far, a CE marking was sufficient to allow goods to circulate.
This was also exploited by dubious suppliers from the Far East, who quickly reinterpreted the CE marking as "China export" and printed their own CE mark on the goods, which was hardly distinguishable from European ones.
This is made more difficult with the new regulation.(....)"
  :zangadoregras:
LINK
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
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Dalai Lama

Fevereiro 17, 2020, 07:34:59, 07:34
Responder #14

BlueSkies

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Muito bom, tudo o que seja para uniformizar e estandardizar é bem vindo!  :palmas:
Boas curvas!