Também pensava assim, mas parece-me estar longe da ausência de som como já presenciei nos automóveis (Tesla e BMW).É diferente nas motos...Nas motos eléctricas existe uma espécie de "som de avião de combate" bem presente e que aumenta até certo ponto, estabilizando então numa espécie de zumbido.Se agrada? Pois....ao fim de um tempo talvez não. Talvez... Mas tenho a curiosidade de experimentar. Mero exemplo. Mas há mais...
Uma coisa que me começa a fazer alguma confusão, agora que começam a aparecer cada vez mais propostas elétricas, é a falta de ruído que uma coisa destas, que anda acima dos 200, faz. Começo a pensar se não será deveras perigoso. Já é muito difícil os enlatados darem por nós com escapes XPTO a puxarem pelos decibeis, quanto mais em silêncio quase total. Pode ser só mania minha mas pressinto ali um potencial problema de segurança.
Reparem que a nova F1200GS já segue esse padrão… e reduziram para 88dB à boca do escape.
Espero que se um dia aparecerem as inspecções aos motociclos que sejam alargados a TODOS os motociclos inclusive a essas porcarias de 50cc, algumas 125cc e algumas 250cc (com escapes tipo two brothers como já vi e ouvi…) e que sejam altamente penalizados! (não acontecerá certamente porque os proprietarios irao sempre recolocar os escapes de origem...)
...o que tem que acontecer para combater isso é acções de formação pelos agentes de autoridade aos automoveis ligeiros e de mercadorias para ficarem cada vez mais sensibilizados para a presença das 2 rodas (bicicletas/motociclos),...
Citação de: 2low em Agosto 28, 2018, 11:40:36, 11:40Reparem que a nova F1200GS já segue esse padrão… e reduziram para 88dB à boca do escape.Que moto é essa F1200GS?Tens noção do que são 88dB?
Pessoalmente não concordo com alteração aos escapes das motos para fazerem mais barulho só com a desculpa do "fazer-se ouvir para os carros que não nos veem".Por uns pagam todos os outros, isso não é correcto.Não estou a ver quais os benefícios para os condutores desses motociclos que produzem alto ruido a não ser ficarem rapidamente surdos…...fazer uma viagem com esse ruido deve dar uma cansadeira…Quando tive a 125cc e perdeu em andamento a ponteira de escape posso garantir que nesse passeio passei a ser o ultimo da fila tal era o ruido cansativo e alto produzido… e era apenas uma 125cc - parecia uma 600cc altamente ruidosa - foi bastante cansativo para mim.Já em cidade… esse ruido produzido pelos escapes alterados (sem dbkiller ou superiores aos valores de homologação da própria moto) é uma total falta de respeito inclusive para os peões e moradores - quem nunca se lembra de a um sábado pelas 2/3am ser acordado por uma DT50 kitada e a produzir aquela barulheira aguda e paneleira?!Espero que se um dia aparecerem as inspecções aos motociclos que sejam alargados a TODOS os motociclos inclusive a essas porcarias de 50cc, algumas 125cc e algumas 250cc (com escapes tipo two brothers como já vi e ouvi…) e que sejam altamente penalizados! (não acontecerá certamente porque os proprietarios irao sempre recolocar os escapes de origem...)Quanto a essa desculpa do "fazer-se ouvir para os carros que não nos veem", não são todos os carros (condutores), e o que tem que acontecer para combater isso é acções de formação pelos agentes de autoridade aos automoveis ligeiros e de mercadorias para ficarem cada vez mais sensibilizados para a presença das 2 rodas (bicicletas/motociclos), haver alteração nas escolas de condução e talvez quando alguem "tira a carta de automovel/camiao" deveria obrigatoriamente andar e ser igualmente avaliado a conduzir motociclos até 125cc - e só assim garantir a averbação na carta de tal categoria...
Sobre o que aqui disse, já sei que vou ganhar "amiguinhos" mas digo apenas para pensarem o que deveria ser conrrecto e não aquilo que têm de fazer para se sentirem "mais seguros mas sendo egoistas e lixando os ouvidos a todos os outros".
E 120dB que é um valor não muito diferente produzido por um actual avião a jacto e semelhante ao barulho dos alarmes é muitas vezes ultrapassado por esses motociclos sem dbkiller… ...tens noção desses ruidos?
1-Citação de: 2low em Agosto 28, 2018, 12:06:39, 12:06Sobre o que aqui disse, já sei que vou ganhar "amiguinhos" mas digo apenas para pensarem o que deveria ser conrrecto e não aquilo que têm de fazer para se sentirem "mais seguros mas sendo egoistas e lixando os ouvidos a todos os outros".2-Citação de: 2low em Agosto 28, 2018, 12:06:39, 12:06E 120dB que é um valor não muito diferente produzido por um actual avião a jacto e semelhante ao barulho dos alarmes é muitas vezes ultrapassado por esses motociclos sem dbkiller… ...tens noção desses ruidos?1-Isto dá pano para mangas.Felizmente todos temos gostos diferentes. Por norma ando sem DB mas em viagens coloco o DB...Há quem considere que é um alívio ter um escape aftermarket e produzir mais sonoro para pelos menos ser "mais visível" na via pública. Não é descabido.Já houve um dia de passeio ali a foz do Arelho onde 5 motas viram que não fui passado a ferro numa rotunda porque acelerei em seco sem DB...Por momentos ouviu.se um chiar de pneus de carro mais forte que escape...Só por essa já valeu a pena €E não, não sou egoísta. Por norma a minha mota liga no fim da rua onde não há vizinhos 2- pergunto se te fez alguma confusão quando houve a volta das tostas? É que algumas tinham escape sem DB (pelo menos a minha e a panigale 1299)Até na bomba da Repsol em que estávamos todos as gazadas estavas a rir conosco e a mandar gazadas também na tua Sprint. Até foi divertido.Fico sem saber se é para levar a sério ou não algumas das coisas que escreves.Nota: Não menos importante, respeito quem goste e quem não goste de escapes e barulho.
Citação de: 2low em Agosto 28, 2018, 14:38:08, 14:38Citação de: Velasquez em Agosto 28, 2018, 12:29:15, 12:291-Citação de: 2low em Agosto 28, 2018, 12:06:39, 12:06Sobre o que aqui disse, já sei que vou ganhar "amiguinhos" mas digo apenas para pensarem o que deveria ser conrrecto e não aquilo que têm de fazer para se sentirem "mais seguros mas sendo egoistas e lixando os ouvidos a todos os outros".2-Citação de: 2low em Agosto 28, 2018, 12:06:39, 12:06E 120dB que é um valor não muito diferente produzido por um actual avião a jacto e semelhante ao barulho dos alarmes é muitas vezes ultrapassado por esses motociclos sem dbkiller… ...tens noção desses ruidos?1-Isto dá pano para mangas.Felizmente todos temos gostos diferentes. Por norma ando sem DB mas em viagens coloco o DB...Há quem considere que é um alívio ter um escape aftermarket e produzir mais sonoro para pelos menos ser "mais visível" na via pública. Não é descabido.Já houve um dia de passeio ali a foz do Arelho onde 5 motas viram que não fui passado a ferro numa rotunda porque acelerei em seco sem DB...Por momentos ouviu.se um chiar de pneus de carro mais forte que escape...Só por essa já valeu a pena €E não, não sou egoísta. Por norma a minha mota liga no fim da rua onde não há vizinhos 2- pergunto se te fez alguma confusão quando houve a volta das tostas? É que algumas tinham escape sem DB (pelo menos a minha e a panigale 1299)Até na bomba da Repsol em que estávamos todos as gazadas estavas a rir conosco e a mandar gazadas também na tua Sprint. Até foi divertido.Fico sem saber se é para levar a sério ou não algumas das coisas que escreves.Nota: Não menos importante, respeito quem goste e quem não goste de escapes e barulho.Velasquez,Não se trata de gostar de ouvir o escape, que até digo que gosto... e há casos que torna a moto mais bonita...Trata-se sim de sabermos ser mais respeitadores dos outros e não sermos egoístas nisso.(uma coisa é o que gosto e outra coisa é como sei que tenho de "funcionar numa sociedade civilizada", portanto... nao estranhes as coisas que digo, algumas do teu agrado e outras o oposto)É fixe dizer "desrespeita o próximo antes de ele ter tempo de te desrespeitar" mas sabes que isso não é socialmente aceitável… só pelos putos rebeldes e fica giro dizer entre amigos!Existe inclusive o código civil que te pode trazer chatices se não começares a cumprir…Isto porque como a sociedade está e como para onde aparentemente caminha… qualquer dia é um salve-se quem puder e mais vale nem sair de casa…nota: Repara no que está a acontecer:- em todas as autoestradas junto a perimetros urbanos... "barreiras sonoras"- limites de velocidade em zonas residenciais das cidades (tambem é por causa do som)- alteraçao do piso de ruas nas cidades em zonas residenciais ( " " )- corte de determinadas ruas ao transito automovel ( " " )Resta pesquisar o que diz a lesgislação nacional e as varias directivas europeias que vao aparecendo = redução de ruido! Aposto contigo e sei que nisso ganho! De resto, amigos como dantes! (a panigalle fazia uma barulheira que absorvia o som da tua... acredita que a minha 125cc quando perdeu a ponteira fazia tanto ou mais barulho que essa panigalle...imagina...)------------------------Dfelix,Eu sou condutor de motociclos e de automoveis, nao faço distinçao tanto, que o que conta sao as pessoas, os condutores.Mas essa coisa do dar uma gazada e os carros que se lixem... :policia:PQP para esses pseudo motoqueiros! Isso é uma total falta de respeito."Nao faças aos outros o que nao queres que um dia te façam a ti" - imagina se os "carros" qualquer dia arranjam escapes mais barulhentos e se poem trinta buzinas de camioes.. estás lixado! Oh 2low, a ver se nós entendemos.Onde é que eu disse que não respeitei alguém? Estás a suportar a tua teoria numa coisa que ninguém disse. Estás a afirmar que pelo justo paga o evadir e que a árvore faz a floresta.Nunca nas vezes que fui parado de mota verificaram o escape. Não ando a fazer cavaladas em frente ao Sr agente, muito menos a fazer m***** na via pública.Atenta bem na NOTA que escrevi no final da minha publicação anterior.Não gosto nem me vou repetir mais vezes.E não, não acredito que a tua 125cc fizesse mais barulho que a Panigale.....já tive uma MSX com ponteira 200mm directa blackwidow pá..não havia 125 a fazer mais basqueiral que a minha na marginal...contudo faz menos barulho que a 09 e consequentemente menos que uma Panigale 1299.Como disseste ai em cima, podem até dizer algumas barbaridades para "parecer bem", mas como diz o Félix: "não induzam os outros em erro"...
Citação de: Velasquez em Agosto 28, 2018, 12:29:15, 12:291-Citação de: 2low em Agosto 28, 2018, 12:06:39, 12:06Sobre o que aqui disse, já sei que vou ganhar "amiguinhos" mas digo apenas para pensarem o que deveria ser conrrecto e não aquilo que têm de fazer para se sentirem "mais seguros mas sendo egoistas e lixando os ouvidos a todos os outros".2-Citação de: 2low em Agosto 28, 2018, 12:06:39, 12:06E 120dB que é um valor não muito diferente produzido por um actual avião a jacto e semelhante ao barulho dos alarmes é muitas vezes ultrapassado por esses motociclos sem dbkiller… ...tens noção desses ruidos?1-Isto dá pano para mangas.Felizmente todos temos gostos diferentes. Por norma ando sem DB mas em viagens coloco o DB...Há quem considere que é um alívio ter um escape aftermarket e produzir mais sonoro para pelos menos ser "mais visível" na via pública. Não é descabido.Já houve um dia de passeio ali a foz do Arelho onde 5 motas viram que não fui passado a ferro numa rotunda porque acelerei em seco sem DB...Por momentos ouviu.se um chiar de pneus de carro mais forte que escape...Só por essa já valeu a pena €E não, não sou egoísta. Por norma a minha mota liga no fim da rua onde não há vizinhos 2- pergunto se te fez alguma confusão quando houve a volta das tostas? É que algumas tinham escape sem DB (pelo menos a minha e a panigale 1299)Até na bomba da Repsol em que estávamos todos as gazadas estavas a rir conosco e a mandar gazadas também na tua Sprint. Até foi divertido.Fico sem saber se é para levar a sério ou não algumas das coisas que escreves.Nota: Não menos importante, respeito quem goste e quem não goste de escapes e barulho.Velasquez,Não se trata de gostar de ouvir o escape, que até digo que gosto... e há casos que torna a moto mais bonita...Trata-se sim de sabermos ser mais respeitadores dos outros e não sermos egoístas nisso.(uma coisa é o que gosto e outra coisa é como sei que tenho de "funcionar numa sociedade civilizada", portanto... nao estranhes as coisas que digo, algumas do teu agrado e outras o oposto)É fixe dizer "desrespeita o próximo antes de ele ter tempo de te desrespeitar" mas sabes que isso não é socialmente aceitável… só pelos putos rebeldes e fica giro dizer entre amigos!Existe inclusive o código civil que te pode trazer chatices se não começares a cumprir…Isto porque como a sociedade está e como para onde aparentemente caminha… qualquer dia é um salve-se quem puder e mais vale nem sair de casa…nota: Repara no que está a acontecer:- em todas as autoestradas junto a perimetros urbanos... "barreiras sonoras"- limites de velocidade em zonas residenciais das cidades (tambem é por causa do som)- alteraçao do piso de ruas nas cidades em zonas residenciais ( " " )- corte de determinadas ruas ao transito automovel ( " " )Resta pesquisar o que diz a lesgislação nacional e as varias directivas europeias que vao aparecendo = redução de ruido! Aposto contigo e sei que nisso ganho! De resto, amigos como dantes! (a panigalle fazia uma barulheira que absorvia o som da tua... acredita que a minha 125cc quando perdeu a ponteira fazia tanto ou mais barulho que essa panigalle...imagina...)------------------------Dfelix,Eu sou condutor de motociclos e de automoveis, nao faço distinçao tanto, que o que conta sao as pessoas, os condutores.Mas essa coisa do dar uma gazada e os carros que se lixem... :policia:PQP para esses pseudo motoqueiros! Isso é uma total falta de respeito."Nao faças aos outros o que nao queres que um dia te façam a ti" - imagina se os "carros" qualquer dia arranjam escapes mais barulhentos e se poem trinta buzinas de camioes.. estás lixado!
A mim o que me chateia tanto não é o barulho, é mais o cheiro e a porcaria do fumo dos diesel fumarentos.
A maior curiosidade de tudo isto (e creio que concordam), foi ter sido criado um tópico de uma eléctrica e verificar ser quase marginal o que se escreveu sobre a mesma quando comparado com motores de combustão.Não me entendam mal...Chamou-me à atenção isto, pois o que ressalta é haver ainda um certo desinteresse (que provavelmente vai continuar mais uns anos) em olhar para as eléctricas como algo capaz de captar a atenção.O preço e mesmo o design de muitas delas (para não entrar no campo dos tempos de carregamento), são grandes entraves. Sobretudo o preço....sobretudo esse.
Chamou-me à atenção isto, pois o que ressalta é haver ainda um certo desinteresse (que provavelmente vai continuar mais uns anos) em olhar para as eléctricas como algo capaz de captar a atenção.