É engracado o significado que cada um da a palavra "qualidade" Pelos vistos, este factor tem significados muito distintos... Para uns qualidade, é a fiabilidade de um produto...Para outros, é a longevidade...E por aí fora!Outros queixam-se da falta de qualidade de um produto, porque os tubos do catalizador ganharam ferrugem... obviamente, temos aqui alguem com expectativas completamente disproporcionadas à realidade pois onde o Homem vive no inverno poe todo o tipo de porcaria altamente corrosiva na estrada para ele poder continuar a conduzir e andando o catalizador quase sempre ao rubro... Atendendo que ha 25 ou 30 anos atras ele teria era ferrugem nos paineis do carro, e que ha 20 anos tive um Toyota Corolla (esse campeao da fiabilidade) que levou 2 panelas de escape em 5 anos devido a corrosao... parece-me que ja estamos no bom caminho o F40 um money pit??? mas é claro que sim!!! e o McLaren F1 é outro... mas para quem pode ter o prazer de lhe dar uso, estar preocupado com o dinheiro é praticamente o mesmo de ter a oportunidade de passar uma noite com a Sara Sampaio e estar preocupado porque ela nao cozinha bem
(....)expectativas completamente disproporcionadas à realidade pois onde o Homem vive no inverno poe todo o tipo de porcaria altamente corrosiva na estrada para ele poder continuar a conduzir(....)
Galo por mim... Tentarei não desvuiaar-me do tema e manterei a conversa nas motos. E o Pedro vai-me desculpar (irá fazê-lo certamente) mas existe uma questão levantada pelo TMaxer que tem, na minha opinião, relevância. Citação de: TMaxer em Agosto 04, 2018, 17:11:24, 17:11(....)expectativas completamente disproporcionadas à realidade pois onde o Homem vive no inverno poe todo o tipo de porcaria altamente corrosiva na estrada para ele poder continuar a conduzir(....)E destaco isto adiantando até que nem é preciso viver num país onde o Inverno é muito mais rigoroso que o nosso.Basta o dono de uma moto fazer umas viagens (até mesmo à Serra da Estrela na época em que espalham sal misturado com alguma quantidade de cloreto de cálcio) e depois não retirar nada daquilo que fica agarrado.São vários os componentes capazes de "sofrer" desde logo os efeitos visuais (manchas) e que podem ser bastante notórios passado algum tempo após circulação em estradas onde foi espalhada está "solução" para criar condições à circulação, tais como:Todo o sistema de exaustãoSilenciadoresMolas helicoidaisQuadro da motoSistema de travagemJantesParafusosPor acaso falei disto mesmo num tópico que por cá se encontra. Alguns se recordarão. Já quanto a duas motos apresentarem sintomas visuais diferentes (uma com sinais de corrosão e outra não) sem nunca terem circulado nessas condições que descrevi...aí num caso desses torna-se estranho e difere totalmente da explicação anterior. Mas tudo tem explicação, ainda assim.
TMaxer:Desta vez foi, na minha opinião, ao lado. Os comentários não têm nada a ver com os factos em si, mas sim com algum retrocesso:1) No vídeo sobre corrosão nos CIVIC há uma comparação entre 2 gerações do CIVIC e a nova geração degrada-se a um ritmo muito superior à anterior.2) Não me parece que tenhas visto e ouvido o vídeo do Nicola Materazzi. O que ele diz é precisamente o contrário do que afirmas. Foi ele que criou o F40. Ele afirma que agora só pensam em dinheiro e no tempo dele havia engenharia a sério. Rally grupo B, etc....3) Dizes que o "F40 um money pit??? mas é claro que sim!!! e o McLaren F1 é outro." Ninguém falou ou escreveu sobre isso nem os vídeos abordam esse tema.Seria um bocado caricato, já que o F40 tem mais de 30 anos.Portanto, assumiste que o tema era esse e aqui vai disto. Citação de: TMaxer em Agosto 04, 2018, 17:11:24, 17:11É engracado o significado que cada um da a palavra "qualidade" Pelos vistos, este factor tem significados muito distintos... Para uns qualidade, é a fiabilidade de um produto...Para outros, é a longevidade...E por aí fora!Outros queixam-se da falta de qualidade de um produto, porque os tubos do catalizador ganharam ferrugem... obviamente, temos aqui alguem com expectativas completamente disproporcionadas à realidade pois onde o Homem vive no inverno poe todo o tipo de porcaria altamente corrosiva na estrada para ele poder continuar a conduzir e andando o catalizador quase sempre ao rubro... Atendendo que ha 25 ou 30 anos atras ele teria era ferrugem nos paineis do carro, e que ha 20 anos tive um Toyota Corolla (esse campeao da fiabilidade) que levou 2 panelas de escape em 5 anos devido a corrosao... parece-me que ja estamos no bom caminho o F40 um money pit??? mas é claro que sim!!! e o McLaren F1 é outro... mas para quem pode ter o prazer de lhe dar uso, estar preocupado com o dinheiro é praticamente o mesmo de ter a oportunidade de passar uma noite com a Sara Sampaio e estar preocupado porque ela nao cozinha bem
Citação de: pedroareias em Agosto 04, 2018, 17:26:55, 17:26TMaxer:Desta vez foi, na minha opinião, ao lado. Os comentários não têm nada a ver com os factos em si, mas sim com algum retrocesso:1) No vídeo sobre corrosão nos CIVIC há uma comparação entre 2 gerações do CIVIC e a nova geração degrada-se a um ritmo muito superior à anterior.2) Não me parece que tenhas visto e ouvido o vídeo do Nicola Materazzi. O que ele diz é precisamente o contrário do que afirmas. Foi ele que criou o F40. Ele afirma que agora só pensam em dinheiro e no tempo dele havia engenharia a sério. Rally grupo B, etc....3) Dizes que o "F40 um money pit??? mas é claro que sim!!! e o McLaren F1 é outro." Ninguém falou ou escreveu sobre isso nem os vídeos abordam esse tema.Seria um bocado caricato, já que o F40 tem mais de 30 anos.Portanto, assumiste que o tema era esse e aqui vai disto. Citação de: TMaxer em Agosto 04, 2018, 17:11:24, 17:11É engracado o significado que cada um da a palavra "qualidade" Pelos vistos, este factor tem significados muito distintos... Para uns qualidade, é a fiabilidade de um produto...Para outros, é a longevidade...E por aí fora!Outros queixam-se da falta de qualidade de um produto, porque os tubos do catalizador ganharam ferrugem... obviamente, temos aqui alguem com expectativas completamente disproporcionadas à realidade pois onde o Homem vive no inverno poe todo o tipo de porcaria altamente corrosiva na estrada para ele poder continuar a conduzir e andando o catalizador quase sempre ao rubro... Atendendo que ha 25 ou 30 anos atras ele teria era ferrugem nos paineis do carro, e que ha 20 anos tive um Toyota Corolla (esse campeao da fiabilidade) que levou 2 panelas de escape em 5 anos devido a corrosao... parece-me que ja estamos no bom caminho o F40 um money pit??? mas é claro que sim!!! e o McLaren F1 é outro... mas para quem pode ter o prazer de lhe dar uso, estar preocupado com o dinheiro é praticamente o mesmo de ter a oportunidade de passar uma noite com a Sara Sampaio e estar preocupado porque ela nao cozinha bem Pedro, Eu entendi o teus posts... mas o meu post nem estava a rebater a tua argumentacao, reflectiu foi o meu ponto de vista sobre os assuntos que vejo frequentemente ser diverso dos expressos pelos membros ca da casa.... nao que nao concorde com muitos, mas porque a minha zona "de sensibilidade" esta noutras areas.No Civic: mas na minha opiniao essa degradacao mais acelerada nao me escandaliza nada nesta gama. É algo que neste momento é transversal ao mercado.Mas o carro nem esta assim tao mau: ganhou ferrugem numa parte do escape... tudo bem, consigo viver com isso Se provavelmente mudassemos de carro, provavelmente teriam sido os estofos do condutor que se tinham rasgado, o verniz da pintura que ja tinha saltado, ou outra coisa do genero O meu 320D tambem tem os cubos das rodas todos ferrugentos e 2 barras dentro do capo tem ferrugem, para nao falar que alguns parafusos tem aquela oxidacao propria do sal.O carro andou 3 invernos no norte da Europa, vou-me queixar do que??? que o material ferroso oxida?? Pelo dinheiro que custo e que custa me manutencao e pelo uso que dou, nao tenho mesmo de que me queixar E entao pelo gozo que da de conduzir, que na minha opiniao (altamente subjectiva) e por este diferencial face à concorrencia... prefiro mesmo o meu com a tal "ferrugem" do que outros.O caso do F40, tambem nao estou totalmente de acordo... sim, o F40 é uma perola (uma montra) tecnologica dos anos 80. Provavelmente o melhor e "maior" carro analogico da sua era.Hoje, no mesmo segmento (estamos a falar de supercarros) a engenharia é muito mais elaborada... mas mesmo muito complexa com a inclusao de aerodinamica activa, sistemas KERS, etc etc... Dizer que a "engenharia" de ha 30 anos é que era a serio, para mim é o mesmo que dizer que a viagem do Vasco da Gama é que foi a serio e que uma viagem tripulada a Marte ou à Lua é coisa facil ou que os golos do Pelé sao melhores do que os do Ronaldo... Nao concordo, embora perceba que para o Materazzi olhando para tras, que tenha um orgulho e uma visao romantica daquilo que fez
Boas 2low:Nao faco ideia dos custos... apenas tenho feito revisoes com a manutencao normal, e nunca precisou de levar alternador ou bateria. No caso da bateria quando precisar vai ser caro pois tem o sistema start/stop Tambem ja tive uma A4 com o motor de 130 e a manutencao na BMW tem sido um pouco mais barata. Esse motor despachava-me sensores de massa de ar que custavam cerca de 300€ A par com o 320 tambem tenho um A4 2.0 Tdi... esse tem-me custado bastante dinheiro em manutencao e tem tido algumas avarias: oleo no radiador, injectores, filtro de particulas
Citação de: TMaxer em Agosto 04, 2018, 18:10:50, 18:10Boas 2low:Nao faco ideia dos custos... apenas tenho feito revisoes com a manutencao normal, e nunca precisou de levar alternador ou bateria. No caso da bateria quando precisar vai ser caro pois tem o sistema start/stop Tambem ja tive uma A4 com o motor de 130 e a manutencao na BMW tem sido um pouco mais barata. Esse motor despachava-me sensores de massa de ar que custavam cerca de 300€ A par com o 320 tambem tenho um A4 2.0 Tdi... esse tem-me custado bastante dinheiro em manutencao e tem tido algumas avarias: oleo no radiador, injectores, filtro de particulas Mas não deve ser o medidor de massa de ar pois para a passat ronda os 30/50€...
(....)Viste o vídeo e percebes o que o homem diz?Ele tem dois Civic: um da nova geração e outro da anterior geração.(....)
Para quem sabe o mínimo de história automóvel ou já ouviu falar da Cagiva, ouçam o que o Nicola Materazzi tem a dizer sobre o status-quo da Ferrari.
dfelix: a NR750 é uma daquelas motos que TODOS gostariam de ter, mesmo com todos os defeitos que tivesse
Citação de: pedroareias em Agosto 04, 2018, 14:28:40, 14:28Para quem sabe o mínimo de história automóvel ou já ouviu falar da Cagiva, ouçam o que o Nicola Materazzi tem a dizer sobre o status-quo da Ferrari.Estive a ver o vídeo. Sendo em italiano poderá me ter escapado alguma coisa...Onde se encaixa a Cagiva no tema?Citação de: 2low em Agosto 04, 2018, 16:22:12, 16:22dfelix: a NR750 é uma daquelas motos que TODOS gostariam de ter, mesmo com todos os defeitos que tivesseVerdade.
Citação de: dfelix em Agosto 04, 2018, 18:44:36, 18:44Citação de: pedroareias em Agosto 04, 2018, 14:28:40, 14:28Para quem sabe o mínimo de história automóvel ou já ouviu falar da Cagiva, ouçam o que o Nicola Materazzi tem a dizer sobre o status-quo da Ferrari.Estive a ver o vídeo. Sendo em italiano poderá me ter escapado alguma coisa...Onde se encaixa a Cagiva no tema?Citação de: 2low em Agosto 04, 2018, 16:22:12, 16:22dfelix: a NR750 é uma daquelas motos que TODOS gostariam de ter, mesmo com todos os defeitos que tivesseVerdade.Será isto?https://it.wikipedia.org/wiki/Cagiva_F4
Mais um comentário da minha parte que "não tem nada a ver com o assunto", a não ser que tenham visto o vídeo. O Nicola Materazzi fala nos tempos que passou na Cagiva como Engenheiro.
Mesmo sem paciência para os vídeos e entrevistas do Materazzi, há sempre a Wikipedia em Inglês ou Italiano.
Se entendermos (como ponto assente) que as marcas estão a lidar com prazos cada vez mais apertados no lançamento de novos modelos e que gastam cada vez mais em desenvolvimentos em diversas frentes...será que a qualidade de muitos materiais (no tal momento de escolha) tem sido demasiado "diluída" nessa vontade em manter os custos baixos?
Não sei até que ponto esses "prazos" são assim tão apertados.Houve tempos em que o ciclo de vida dos produtos era bem mais curto do que a maioria do que nos é oferecido agora.(....)
(....)Também não sei até que ponto "gastam cada vez mais em desenvolvimentos" em diversas frentes, já que muitos dos construtores cada vez mais recorrem a fornecedores externos e partilham componentes e até mesmo a principal base da mesma familia de produtos.(....)
(....)Concordo que a redução de custos pode levar a que determinados componentes não esteja à altura do conjunto.Mas ainda assim, no seu geral representam em todos os aspectos uma evolução.
(....)Será por isso que dizes que antigamente as motos não prestavam? a moto em si era capaz de durar mais mas o motor....
Pretender esquecer o número de modelos de uma marca há p.ex. 2 décadas atrás...por comparação ao que existe hoje, levando a que se gastem somas avultadíssimas para as renovar em ciclos que - dependendo da marca - podem ser de apenas 2,5-3 anos, é um exercício demasiado fácil de fazer para que possa ser colocado em causa.
Claro que se podem sempre arranjar uns "exemplos do passado" com tempo de vida mais curto, ...
... mas se os confrontamos com o presente (e com a tal quantidade de modelos com que uma marca tem de lidar no seu "catálogo" e renovar em ciclos curtos q.b. para manter o cliente interessado), o assunto torna-se...com todo o respeito que a tua opinião sempre me mereceu, um não-assunto.
Expenses of Kawasaki for research and development from FY 2004 to FY 2015 (...)Para se perceber...os gastos em pesquisa e desenvolvimento triplicaram em 11 anos e raro foi o ano que não aumentam face ao precedente!!!
A força produtiva é outra, o número de modelos também (como referi no início) e sei que a área de negócios da Kawasaki tem mais do que motociclos, mas se olharmos para o exemplo desta marca somente nestes anos mais recentes, é o bastante para se perceber que não tem nada a ver.
É que a lógica do que escreveste atrás continua a fazer-me confusão se me lembrar que num tópico particularmente concorrido com inputs vários, disseste que o mercado de certa forma parou em final dos anos 90' e, adicionalmente, que cada vez existiam (e vias...) menos jovens a andar de moto, o que se pode concluir sem esforço algum como menos gente e menos motos novas a sair dos concessionários.
Ora se por essa lógica (que naturalmente não concordo), existem consequentemente cada vez menos motos a ser vendidas....como é que aquela malta que se esforça ao máximo para conter os custos, gasta cada vez mais, ano após ano, em pesquisa e desenvolvimento dos seus produtos??
Mas não excluo a hipótese de o Pedroareias depois nos demonstrar por A + B que "não é bem assim".
antigamente tínhamos as motos 2t que sabemos qual a vida útil de um motor...
Será por isso que dizes que antigamente as motos não prestavam? a moto em si era capaz de durar mais mas o motor....
(....)A única razão que vejo para isto ser um "não-assunto" é o facto de ser eu a dar esta opinião.(....)
Companheiros:estou no TM e não é prático escrever. Vi que o 2low falou na Cagiva. Na altura do F40 foi um grande escândalo a saída do Materazzi, não sou novo e na altura assinavamos a l"automobile, uma revista Francesa bastante boa e cobriu a época de ouro dos supercarros. O GTO EVO era um Ferrari com um motor de Grupo B com mais de 600 CV nos anos 80. De facto foi um pouco fora do tema do fórum.Voltando ao tema, mecanicamente e em termos de longevidade dos motores e caixas é óbvio que não houve retrocesso, embora haja salvaguardas electrónicas para evitar RPM perigosas, avanços de ignição perigosos para a autodetonação e os perigos da mistura pobre.Foi mais a electrónica a aumentar a fiabilidade do que a qualidade dos materiais. O Dfelix e em parte o Tmaxer têm razão, foi a parte da corrosão e degradação das superfícies que me motivou. São os fornecedores externos a cumprirem os cadernos de encargos de forma esperta? Talvez. Mesmo em 1985 não era aceitável que uma 50cc tivesse ferrugem ainda no stand. Em 2018 há aqui companheiros que detectaram ferrugem numa Kawasaki 900 de teste. Para muitos é normal, para mim é um caso a denunciar. Espero que faça sentido.
Feitas à mão? Estás a falar de que marca?
Brough Superior
Citação de: TMaxer em Agosto 04, 2018, 18:10:50, 18:10Boas 2low:Nao faco ideia dos custos... apenas tenho feito revisoes com a manutencao normal, e nunca precisou de levar alternador ou bateria. No caso da bateria quando precisar vai ser caro pois tem o sistema start/stop Tambem ja tive uma A4 com o motor de 130 e a manutencao na BMW tem sido um pouco mais barata. Esse motor despachava-me sensores de massa de ar que custavam cerca de 300€ A par com o 320 tambem tenho um A4 2.0 Tdi... esse tem-me custado bastante dinheiro em manutencao e tem tido algumas avarias: oleo no radiador, injectores, filtro de particulas Acima de tudo acho que tiveste azar com o teu A4 130...A minha felizmente não da essas chatices. Mas não deve ser o medidor de massa de ar pois para a passat ronda os 30/50€...Já a válvula EGR ou la como se chama sim… tem tendência para andar sempre babada mas na pratica não esta la a fazer nada… naquele motor… é mais uma para juntar ao esquema do diesel gate… ou pelo menos o que faz, na teroria seria uma coisa mas na pratica não faz quase nada… o mecânico já disse: "nuno, não gastes dinheiro nisso, eu soldo aqui… e não tens de gastar mais 150/180€ e não tens problemas nas inspecçoes"Seria a válvula EGR que na Audi custaria 300€ ?!