Autor Tópico: Motard Tracker - sistema de proteção veículo e piloto  (Lida 2265 vezes)

Agosto 16, 2018, 16:46:22, 16:46
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replicantz

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Caros,

Já tinha adicionado o link em outro tópico, mas para não causar confusão - e associação indevida a marcas de fabricantes de motos - coloco de novo aqui para referência.

É semelhante ao Monimoto já referido em tópico próprio, mas conta com outras funcionalidades.

Conforme prometido, fica aqui o link para a análise:
https://abertoatedemadrugada.com/2018/08/analise-ao-motard-tracker-sistema-de.html



Boas curvas!

Julho 16, 2019, 11:29:28, 11:29
Responder #1

Buda

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Boas replicantz

É engraçado ter trocado MP contigo relativa a segurança e ao procurar por este artigo aqui no forum, encontrar um post teu, isto de ser da Amadora tem que se lhe diga =p... Pela forma como introduzes o topico fiquei na duvida se o próprio artigo do aberto até de madrugada se era da tua autoria?

Tens este tracker na mota? Que tens a dizer sobre o mesmo, a aplicação é fiável? Envia sempre aviso para o telemóvel quando a moto é movimentada/tocada ? Mesmo num local subterrâneo?

Sei que são produtos completamente diferentes mas entre este motard tracker e o alarme spy 5000 ( por ex https://www.olx.pt/anuncio/alarme-spy-5000-moto-c-bateria-recarregvel-via-usb-2018-novo-IDuIuPn.html ) já só encontro a venda no ebay e OLX, nao encontro em lojas "normais".

O que te parece preferível? Pergunto isto devido aos gps jammers que podem por ventura ser usados =/...

Obrigado pela partilha Abraço


Julho 17, 2019, 14:59:56, 14:59
Responder #2

Buda

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Caros,

Já tinha adicionado o link em outro tópico, mas para não causar confusão - e associação indevida a marcas de fabricantes de motos - coloco de novo aqui para referência.

É semelhante ao Monimoto já referido em tópico próprio, mas conta com outras funcionalidades.

Conforme prometido, fica aqui o link para a análise:
https://abertoatedemadrugada.com/2018/08/analise-ao-motard-tracker-sistema-de.html



Boas curvas!


Perguntei ao Replicantz por ter sido ele a criar o tópico, contundo se algum outro membro do forum tiver opiniões/feedback/ experiencia com o dito equipamento, motard tracker, e podessem partilhar agradecia saber da vossa experiência de utilização.

Boas Curvas a todos

Julho 17, 2019, 15:28:58, 15:28
Responder #3

replicantz

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Assim que puder respondo, abraço!

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Julho 19, 2019, 14:51:26, 14:51
Responder #4

Buda

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Ok Replicantz obrigado!!

Julho 22, 2019, 17:55:52, 17:55
Responder #5

replicantz

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Respondi por PM mas vou igualmente partilhar na comunidade.

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É engraçado ter trocado MP contigo relativa a segurança e ao procurar por este artigo aqui no forum, encontrar um post teu, isto de ser da Amadora tem que se lhe diga =p... Pela forma como introduzes o topico fiquei na duvida se o próprio artigo do aberto até de madrugada se era da tua autoria?
Sim, fiz a análise para o AadM.
Já fui colaborador deles em tempos, agora apenas lhes mando algumas análises pontualmente - não consigo ter tempo para mais...


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Que tens a dizer sobre o mesmo, a aplicação é fiável? Envia sempre aviso para o telemóvel quando a moto é movimentada/tocada ? Mesmo num local subterrâneo?
O tracker funciona bastante bem - PARA O PREÇO.
Dizendo isto, obviamente tem as suas limitações.

Aparte a autonomia, que não é comparável a um que esteja conectado em permanência à bateria da moto, peca por por vezes falhar um pouco no registo da localização. MAS atenção que todos falham, nesta gama de preços (e até muitos bem mais caros).

Depende muito da velocidade média a que circulamos quando paramos em algum lugar ou garagem vs. o tempo que falta para o próximo "check" de posição - funciona por intervalos.

Exemplo:

Imagina que vens do trabalho para casa (garagem). O tracker regista a localização de 3 em 3 minutos (assim de memória...).
Agora supõe que o tracker fez um registo de posição ás 18h, e que ainda faltam 3 kms para entrares na garagem.
Se fores a uma velocidade que "demore" + de 3mins antes de entrares na garagem, vai ocorrer novo registo muito perto da garagem; se por outro lado fores a dar mesmo gás e cobres os 3kms em 1 min e entras na garagem, como perde sinal lá dentro, o último registo vai ser da posição da última leitura: há cerca de 3kms atrás.

Estou a explicar isto porque é das coisas que a malta critica mais, mas que com a tecnologia actual -- nesta gama de preços! -- simplesmente não dá para ultrapassar.
Só se consegue isso com registo em tempo-real, com leituras de GPS reais a cada 5 a 10 segundos, por exemplo. Acho que sabemos bem o que isso faz a uma bateria :P

Sobre a app:
levou um pequeno update, está um pouquinho melhor, mas ainda assim podia ser bem melhor em UI/UX.
No entanto, funciona bem e dá-te toda a informação necessária (posição, alertas, etc.)

Eu uso em conjunto com a app "MacroDroid": esta app permite automatizar uma data de coisas no Android.
Assim, criei uma macro que faz o seguinte.

Analisa cada "notification" que recebo no Android. Se a notificação for da app do MotoTracker, executo o seguinte:
- desligar o DND
- ligar o som multimedia
- aumentar o som para 90%
- ler por voz a notificação recebida

Objectivo: a notificação ser audível MESMO que eu tenha o telefone no silêncio.
Não vou querer receber notificações de "mexidas" indevidas na moto e só dar conta 2h depois... porque o smartphone não apitou  :topicclosed:

Já experimentei abanar a moto depois do MotardTracker entrar em modo hibernação e funcionou sempre.
A semana passada num giro até Leiria, a meio do caminho sem querer o blusão ficou a fazer pressão continua no botão de emergência.
Estava calmamente a tomar o meu coffee quando recebo 2 chamadas quase em simultâneo de pessoas aflitas - receberam 100 (!!!) SMS's com coordenadas a pedir para enviar auxilio :P
Portanto.... também funciona  :D

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Sei que são produtos completamente diferentes mas entre este motard tracker e o alarme spy 5000 ( por ex https://www.olx.pt/anuncio/alarme-spy-5000-moto-c-bateria-recarregvel-via-usb-2018-novo-IDuIuPn.html ) já só encontro a venda no ebay e OLX, nao encontro em lojas "normais".
O que te parece preferível? Pergunto isto devido aos gps jammers que podem por ventura ser usados =/...

Assim à primeira vista, parece-me que esse é mais tipo Monimoto: mais alarme do que propriamente Tracker, embora suporte parcialmente essas features.

Nao tem, por exemplo, detecção de queda (acho eu), que para mim num dispositivo destes para moto é quase essencial -- se cair algures numa volta saloia sozinho algures numa estrada escondida no meio do mato, o MT detecta a queda, e envia imediatamente o SMS com as coordenadas para as pessoas da lista.
Se não atenderes as chamadas, elas vão pedir ao INEM para ir às coordenadas indicadas para prestar auxilio.
Considero esta opção muito valiosa, pessoalmente.

Vi também um equivalente da Vodafone, que poderá ser vantajoso em preço anual para clientes Vodafone - mas lá está: falta-lhe a opção detecção de queda.

Penso que actualmente já existem mais opções semelhantes no mercado, até referenciadas aqui no forum.
É questão de avaliar os prós/contras vs custo de cada  ;)

Julho 24, 2019, 09:16:17, 09:16
Responder #6

Hemisaro

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Boas.
Este tipo de informação é sempre de valor. Obrigado pela análise.

Pelo que percebo todos os dispositivos deste tipo fazem uso de um módulo GPS e um módulo GSM/GPRS (ou seja um cartão SIM de comunicações, certo?).

Só que depois cada empresa adiciona/altera funcionalidades de acordo com o que melhor pode servir aos potenciais clientes.

Algumas têm bateria independente, outras ligam-se à bateria, uns apenas fornecem o "leitor" de cartão SIM ficando à responsabilidade do utilizador obter um cartão SIM para as comunicações (alguns produtos "chineses", por exemplo), outras (como neste caso, por exemplo, e acho que a Monimoto também é assim, se não me falha a memória) fornecem já um serviço incluído através de uma mensalidade, etc.

Acho que a breve prazo arranjarei uma coisa destas para mim, daí andar a ver hipóteses.

Julho 24, 2019, 09:38:39, 09:38
Responder #7

replicantz

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É isso mesmo  :nice:

Usam internamente um módulo GPS e um módulo GSM/GPRS.
Quase todos os que existem nesta gama de preços (~50 Eur) usam os chips mais comuns. Daí as limitações serem semelhantes no que toca a obter posição GPS.
 
No caso deste, adicionaram funcionalidades úteis para motociclistas como a deteção de queda por exemplo.
Removeram toda a complexidade de termos que decorar e andar a brincar com comandos SMS etc, como na maioria dos trackers chineses.
Anularam a chatice de termos que comprar um SIM, escolher, subscrever um tarifário e gerir um cartão SIM ao fornecer isso já na compra/subscrição anual.

Na practica, a grande diferença destes para os profissionais na gama do D-Guard, por exemplo, é a capacidade e precisão do sinal, resiliência e resistência a ataques (jammers, carrinha selada, etc).
São sistemas com resmas de certificações ISO e preços muito mais salgados, em torno dos ~600 eur, para frotas e afins. Usam antenas de alta potência instaladas no veículo, bem como controlos ao nível de acelerador, odómetro, etc.

O motardtracker não é perfeito, longe disso, mas acrescenta mais um nível de comodidade e funcionalidades aos vulgares trackers chineses.

Julho 24, 2019, 10:19:42, 10:19
Responder #8

replicantz

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Deixo aqui mais uns comentários sobre algumas dúvidas levantadas pelo companheiro @Buda.

Autonomia:
No modo hibernação e para o meu perfil de deslocação - casa/trabalho, 20 mins cada lado + voltas pontuais ao fim-de-semana -- chego a carregar o MT com intervalos de 2 semanas. Bem bom para o tamanho.

Funciona assim (partindo da perspectiva que está estacionada):
Quando estacionas, passado uns mins entra em modo "hibernate". Envia uma mensagem a informar que "adormeceu".
Se ocorrer algum movimento, acorda automaticamente. Envia uma mensagem a informar que "acordou".
Se entretanto sair da zona delimitada pré-definida (casa, work etc), envia mensagem a alertar para "saiu da zona XXX".

Registo posições:
Uma forma de "forçar" o registo da posição junto do sitio onde paramos (garagem, ou qlq outro sitio subterrâneo onde perdemos sinal) é aguardar uns minutos antes de entrar.

Isto porque penso que a velocidade a que nos deslocamos pode interferir com a obtenção dos dados GPS, mas não tenho a certeza.
Exemplo: imagina que o MT tenta obter os dados GPS mas vais no momento a 180kms/h... não sei até que ponto terá capacidade de fazer a triangulação em tempo útil e obter os dados. A 180, desde o momento do pedido ao GPS até obter os dados de triangulação, já estás a mais de 300 metros à frente... e isso pode baralhar as contas todas e invalidar os resultados (porque o grau de de imprecisão seria demasiado grande). Mas são apenas suposições minhas, hehehe :P

Não que para mim seja assim tão importante obter essa posição. Interessa-me bem mais obter a posição se alguém a "forçar" a sair do sitio sem autorização!!!

Localização vs. detecção movimento:
Dentro de uma garagem/box subterrânea, dificilmente conseguirá obter sinal GPS. Só mesmo aqueles trackers pro, com antenas incorporadas de alto ganho, e mesmo assim......
Já se alguém mexer, sim, TENTA enviar a notificação para a app. E digo tenta porque em muitas garagens também se perde o sinal GSM/GPRS.

No entanto penso que envia assim que conseguir, uma vez cá fora.
Não tenho a certeza porque como tenho safety zones definidas, recebo a mensagem assim que entro/saio de uma dessas zonas de geo-location -- o que vai dar ao mesmo.

Nos meus testes e no uso de +1 ano, recebi sempre essas notificações an app ao sair/entrar nas zonas de segurança.

Alertas na app/telemóvel
O MotardTracker NÃO telefona para o telemóvel.
Envia as notificações para a app apenas (dai eu usar o MacroDroid para garantir que são ouvidas, som no máximo, sirenes e tal  :D).
É necessário ter WiFi ou Dados 3G activos para receber as notificações.
No caso de queda ou pressionar botão emergência, aí sim envia SMS com as coordenadas para as pessoas que estiverem na lista.

Na altura disseram-me que estavam a avaliar a possibilidade de enviar SMS no caso de quando detecta que saiu de uma área pré-definida -- mas como isso implica custos e negociações com operadoras, até agora não foi implementado.

O colega Buda referiu também a app alertify.
À partida poderás usar essa app para checkar as notifications do MT, mas só testando.

Isto porque a app recebe 4 tipos de notificações (se usado em modo de hibernação) e não vais querer a app a disparar alarmes cada vez que tocas na moto  :D

Notificações:
- MT entrou em modo de hibernação
- MT acordou do modo de hibernação
- MT saiu da zona de segurança XXX
- MT entrou da zona de segurança YYY

Tendo a moto estacionada, recebendo uma "acordou do modo de hibernação" é sinal de alerta -- alguém mexeu na moto e fez acordar o MT; é altura de ir verificar o que se passa, e se for caso disso aceder ao portal e pedir de imediato a última posição!

Caso estejamos muito afastados do local e este for uma zona de segurança pré-definida, ter atenção nos minutos a seguir: se recebermos um "saiu da zona de segurança XXX"... bom, é ligar para a polícia e ir comunicando as coordenadas obtidas, se tal for possível  :policia:
 

Trackers ligadas à bateria da moto vs. recarregáveis
É sempre uma solução de compromisso.

Tracker ligado a bateria da moto:

PROS:
- ligado em permanência, não há esquecimentos nem o trabalho de re-carregar
- fica melhor escondido, mais dificil de encontrar
- continua a funcionar por um periodo alargado de tempo se deixarem a moto em algum sitio isolado
- possibilidade de pedir posição GPS em qualquer altura (em modo always-on)
CONS:
- mais consumo bateria, mesmo com a moto desligada na garagem, leva a troca de bateria mais cedo que o habitual
- invalida garantia (se no stand forem mesmo comichosos ou se tiveres o azar de ter algum problema bateria ou eléctrico e encontram por lá o tracker ligado, esquivam-se logo...)
- mais chato de trocar SIM ou algo assim, porque por norma está escondido dentro de um carenagem
- se o tracker não tiver backup por bateria, cortam a corrente/desligam bateria e puffff.... está inactivo
- não podes re-utilizar para carro/bicicleta/objectos valor...
- pode necessitar instalação especializada (Monimoto), sem a qual invalida garantia e assistência da empresa (D-Guard, por exemplo)

Tracker com bateria re-carregável:

PROS:
- fácil de esconder pela pequena dimensão
- modo de funcionamento em tudo semelhante aos fixos na bateria
- autonomia razoável dado o tamanho da bateria
- sem penalização na bateria da moto
- não invalida qualquer garantia
- re-utilização em carro/bicicleta/objectos valor
- não necessita instalação especializada
CONS:
- basta encontrarem dentro da moto...
- funcionamento correcto (e quando necessário!) depende do recarregamento/autonomia restante da bateria
- funciona apenas por um período curto (até esgotar bateria, no caso da carga ser baixa no momento do furto) se deixarem a moto em algum sitio isolado, especialmente em modo always-on.
- possibilidade de pedir posição GPS em qualquer altura APENAS SE não estiver em modo Hibernate (especifico do MT); apenas responde a esse pedido nos outros modos, ou envia posteriormente quando mexerem na moto e "acordar".

A app que complementa o MT e o portal é esta:
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.truekare.wsc&hl=en

Posto isto, volto a referir o que disse na análise.
Um tracker GPS não é garantia de nada!

É mais um layer de segurança, em muitos casos podem revelar-se de grande ajuda para encontrar a moto.
Mas estejam sempre cientes que têm ainda limitações relacionadas com a captação do sinal GPS e/ou GSM/GPRS, e isso  tem impacto na utilidade em caso de furto.
Podem ser anulados por GPS jammers, a moto pode ser colocada dentro de uma carrinha de caixa que bloqueia o sinal, etc.

Na minha perspectiva, servem primariamente como um dispositivo de alerta que possibilita uma acção mais imediata nos primeiros minutos/horas. Uma vez a moto furtada, podem ou não ajudar, depende das condicionantes referidas.

Boas curvas!

Julho 24, 2019, 10:59:23, 10:59
Responder #9

JViegas

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Excelente partilha.

Dá para termos uma ideia de como esse modelo funciona e quais as suas limitações mas igualmente atributos.

É claro que é um complemento de segurança. Na minha opinião, muito válido, pois é como dizes, serve para que nos primeiros minutos ou horas consigamos, pelo menos, atuar em caso de algum problema.

Se este equipamento está cada vez melhor também devemos ter atenção que os ladrões também estão cada vez mais especializados.

Destaco ainda a tua afirmação:
"Registo posições:
Uma forma de "forçar" o registo da posição junto do sitio onde paramos (garagem, ou qlq outro sitio subterrâneo onde perdemos sinal) é aguardar uns minutos antes de entrar.

Isto porque penso que a velocidade a que nos deslocamos pode interferir com a obtenção dos dados GPS, mas não tenho a certeza.
Exemplo: imagina que o MT tenta obter os dados GPS mas vais no momento a 180kms/h... não sei até que ponto terá capacidade de fazer a triangulação em tempo útil e obter os dados. A 180, desde o momento do pedido ao GPS até obter os dados de triangulação, já estás a mais de 300 metros à frente... e isso pode baralhar as contas todas e invalidar os resultados (porque o grau de de imprecisão seria demasiado grande). Mas são apenas suposições minhas, hehehe :P"
 

Quando fiz à uns anos atrás Geocaching, comprei um GPS da Garmin (série eTrex 30x) e quando o ligava pela primeira vez, tinha que estar mais alguns minutos à espera até que a triangulação funcionasse e o GPS fixasse o teu ponto.
Uma das opções que esse GPS tem é que registava todo o teu percurso para, por exemplo, voltares para trás.

Essa função era-me muito útil quando por exemplo a Cache ou o percurso pedestre que fizesse por vezes tinha duvidas no regresso, podendo ligar o GPS (que estava em standby) para ver o percurso gravado. E para isso o GPS deveria estar sempre em "triangulação" com o GPS para assim "construir" o caminho.

Tive em muito poucas ocasiões uma falha no percurso, provavelmente por falta de registo no satélite (este GPS necessita de pelo menos 3 satélites para triangular).

No caso deste traker (ou de outro qualquer) penso que o "problema" será no tempo em que o mesmo precise de se fixar nos satélites para assim poder determinar a sua localização. A qualidade do sinal obtido pela antena do equipamento será determinante no apuramento da localização da mota. E isso naturalmente depende da qualidade do equipamento.



Julho 24, 2019, 11:26:37, 11:26
Responder #10

replicantz

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A precisão da rota, ou os tais pontos intermédios serem mais ou menos detalhados depende da capacidade do dispositivo.

Que por norma é muito capada pela autonomia: não é por acaso que um Garmin dedicado ou até mesmo um telemóvel recente conseguem registar a nossa rota e posição com muito mais precisão.

Além de uma bateria com autonomia muito superior a estes dispositivos, socorrem-se também de outras ajudas para obter a posição: redes WiFi, Bluetooth e mesmo localização das antenas GSM. Os trackers apenas obtém posição via GPS.

Uma sugestão que fiz à empresa:
uma vez que a maioria carrega sempre consigo o smartphone, porque não aproveitar todo o potencial do mesmo (como descrito acima) para complementar os dados da rota/posição actual?

Poderia ser algo como:
- Utilizador configura uma opção na App para usar também os serviços de location do Android
- MT envia mensagem que acordou do modo hibernação/está em movimento
- App inicia monitorização em tempo real da location, através dos serviços Geo-Location do próprio Android
- Esses dados seriam então usados para complementar e preencher as lacunas(?) de deteção de posição via MT

O resultado final seria uma rota com um grau de precisão superior, e eventualmente melhorava aquelas situações em que a velocidade de deslocação não permitiu registar a localização onde paramos a última vez.

Obviamente há uma série de coisas a testar/resolver, mas podia ser um bom update  :you.bet:


Julho 24, 2019, 15:36:13, 15:36
Responder #11

JViegas

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Acredito que as licenças para um upgrade dessa natureza seja caríssimo e a implementação num sistema que se quer "barato/acessível às massas" mas com qualidade superior seja difícil de manter, mas sim faz todo o sentido um upgrade dessa natureza, pois conseguirias um melhor controlo sobre a localização da máquina se bem, talvez, à custa da bateria da mesma.