Autor Tópico: Baterias de alta densidade podem dar autonomias de quase 1.000 quilómetros a carros elétricos  (Lida 820 vezes)

Abril 07, 2019, 00:44:53, 00:44
Lida 820 vezes

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Há uma startup suíça que se está a focar no desenvolvimento de baterias de iões de lítio de alta densidade. O maior argumento desta solução está na autonomia de cerca de 1.000 quilómetros por carregamento que é capaz de dar aos veículos elétricos. Isto é possível graças à densidade energética da bateria, que neste caso atinge níveis mais altos - 1.000 Wh/kg, para sermos mais exatos.

No que toca à concretização do projeto, a Innolith AG explica que a ideia não passa por criar um produto mais caro do que as atuais baterias, mas sim por agilizar o fabrico de forma a que esta solução seja capaz de concorrer, no preço, com as versões mais tradicionais. Para isso, a startup quer cortar com "os materiais exóticos e dispendiosos" que são utilizados nas baterias dos elétricos atualmente.

Outro dos benefícios destas baterias é o facto de acomodarem eletrólitos inorgânicos, o que reduz o risco de incêndio das baterias.

Para que se possa colocar esta ideia em comparação com as atuais baterias disponíveis no mercado, importa entender, por exemplo, que a configuração mais cara do Tesla Model S integra uma bateria com autonomia para 506 quilómetros.

Apesar de parecer uma excelente alternativa no papel, esta bateria deverá demorar alguns anos a materializar num produto final. A Innolith sugere um período de espera de três a cinco anos

https://tek.sapo.pt/noticias/computadores/artigos/baterias-de-alta-densidade-podem-dar-autonomias-de-quase-1-000-quilometros-a-carros-eletricos
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"