Autor Tópico: Scooters de 3 rodas com carta de carro?  (Lida 6090 vezes)

Julho 28, 2020, 11:47:08, 11:47
Lida 6090 vezes

NunoMt

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 334
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Seixal
Bom dia a todos,

Venho aqui colocar esta dúvida em nome de um amigo que me pediu ajuda, pois quer uma scooter de 3 rodas.  :scooter:

Trata-se de uma pessoa na casa dos 60 anos, que teve alguma experiência com motas quando era novo mas que à muitos anos que não anda, pelo que percebi à muitos mesmo. Como recentemente comprou uma casa de férias em Santa Cruz quer uma scooter para poder fazer algumas deslocações entre a casa e a praia, mercado, restaurantes e passear um pouco.

A razão das 3 rodas prende-se com o facto de ter ficado com a sensação de que estas seriam mais estáveis em curva e de não ter de colocar o pé no chão nas pequenas paragens do trânsito.

O meu amigo está  a pensar numa 125, mas sabemos todos da nossa experiência que quando lhe tomamos o gosto que provavelmente os passeios vão-se alongando e a meu ver, se €€€€ não forem objecção, acho que fará mais sentido comprar algo com um pouco de mais pulmão para que não se torne depois curta para outros passeios maiores.

A minha dúvida prende-se com o facto de se poder ou não conduzir as scooters de 3 rodas com carta de carro. Quando as mesmas apareceram creio que se aproveitavam de uma zona cinzenta do código da estrada que o permitia. Não sei se de facto isso ainda é assim ou se já foi enquadrado de maneira diferente. É que se se poder conduzir com carta de carro eu aconselharia uma 300cc por exemplo.

Já agora das scooters de 3 rodas o que aconselhariam?

Acho a MP3 bastante engraçada, com bom espaço de arrumação. Já a tricity tem um espaço mínimo debaixo do banco e até para o condutor e pendura e parece-me algo mais destinado à cidade. Nas pesquisas que fiz encontrei a Peugeot Metropolis. Nunca vi nenhuma ao vivo mas pareceu-me grande ao estilo a MP3, muito catita também.

Julho 28, 2020, 14:10:04, 14:10
Responder #1

JoãoPVCarvalho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1950
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
Bom dia a todos,

Venho aqui colocar esta dúvida em nome de um amigo que me pediu ajuda, pois quer uma scooter de 3 rodas.  :scooter:

Trata-se de uma pessoa na casa dos 60 anos, que teve alguma experiência com motas quando era novo mas que à muitos anos que não anda, pelo que percebi à muitos mesmo. Como recentemente comprou uma casa de férias em Santa Cruz quer uma scooter para poder fazer algumas deslocações entre a casa e a praia, mercado, restaurantes e passear um pouco.

A razão das 3 rodas prende-se com o facto de ter ficado com a sensação de que estas seriam mais estáveis em curva e de não ter de colocar o pé no chão nas pequenas paragens do trânsito.

O meu amigo está  a pensar numa 125, mas sabemos todos da nossa experiência que quando lhe tomamos o gosto que provavelmente os passeios vão-se alongando e a meu ver, se €€€€ não forem objecção, acho que fará mais sentido comprar algo com um pouco de mais pulmão para que não se torne depois curta para outros passeios maiores.

A minha dúvida prende-se com o facto de se poder ou não conduzir as scooters de 3 rodas com carta de carro. Quando as mesmas apareceram creio que se aproveitavam de uma zona cinzenta do código da estrada que o permitia. Não sei se de facto isso ainda é assim ou se já foi enquadrado de maneira diferente. É que se se poder conduzir com carta de carro eu aconselharia uma 300cc por exemplo.

Já agora das scooters de 3 rodas o que aconselhariam?

Acho a MP3 bastante engraçada, com bom espaço de arrumação. Já a tricity tem um espaço mínimo debaixo do banco e até para o condutor e pendura e parece-me algo mais destinado à cidade. Nas pesquisas que fiz encontrei a Peugeot Metropolis. Nunca vi nenhuma ao vivo mas pareceu-me grande ao estilo a MP3, muito catita também.

Olá Nuno,

Duas questões distintas:

1º Pode conduzir qualquer scooter de 3 rodas independentemente da cilindrada com carta B (carro)
2º Não por o pé no chão nas paragens curtas não é bem assim, o sistema de bloqueio não actua automaticamente, tem de carregar no botão para o efeito, ele apenas se desliga sozinho (no caso da MP3 executive) quando arranca com a moto, logo requer habituação e não está disponível em todas as marcas sendo que a maioria delas o bloqueio é mecânico e realiza-se a partir de uma alavanca por baixo do guiador (nada prático para esse efeito que ele pretende)

Quanto a marcas eu já testei duas das que estão no mercado, a Quadro com 4 rodas e a MP3 500 executive.

Quadro - é simplesmente a mais confortável das duas mas o seu motor de 400cc é curto para aquele peso todo, de resto, estética, espaço, arrumação e segurança em curva é soberba.

MP3 500 - Mais ágil, mas com muita falta de espaço para os pés/joelhos do condutor, para trajectos curtos é boa mas passeios com mais de 50kms são cansativos graças à sua posição de condução limitada com a particularidade de ter o pedal de travão de parque na zona onde deveria estar o nosso pé em repouso.
O preço é proibitivo em ambas...
Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Julho 28, 2020, 20:12:03, 20:12
Responder #2

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18434
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Já que se falou na MP3 500, permitam-me so recordar um dado que se calhar passou ao lado da maioria.

E trata-se de uma estreia Mundial nas 3 rodas.

É que a MP3 500 HPE Advanced vem já equipada com marcha-atrás. Yep... :nice:
Para todos aqueles que circulam regularmente nos centros urbanos, pode dar uma grande ajuda...até porque não é um modelo nada leve e em certas situações torna-se um auxiliar valioso.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Julho 28, 2020, 22:29:39, 22:29
Responder #3

JoãoPVCarvalho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1950
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
Já que se falou na MP3 500, permitam-me so recordar um dado que se calhar passou ao lado da maioria.

E trata-se de uma estreia Mundial nas 3 rodas.

É que a MP3 500 HPE Advanced vem já equipada com marcha-atrás. Yep... :nice:
Para todos aqueles que circulam regularmente nos centros urbanos, pode dar uma grande ajuda...até porque não é um modelo nada leve e em certas situações torna-se um auxiliar valioso.


O modelo que testei é de 2019 e ainda não tem essa funcionalidade mas de facto faz muita falta. :nice:
Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Julho 29, 2020, 08:04:14, 08:04
Responder #4

MotardFeio

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 914
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
Quando surgiram a 3 rodas, havia essa tal zona cinzenta que referes - só que não era cinzenta, estava bem definido.

As regras eram, as rodas do mesmo eixo tinham de distar um mínimo de X cm entre si, a acelera tinha de possuir uma luz considerada de mínimos a meio do eixo (na carenagem claro) e tinha de ter um pedal de travão no estrado da acelera.

Se entretanto alterou a lei, não faço a mínima ideia...
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Julho 29, 2020, 12:28:44, 12:28
Responder #5

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1628
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    texto
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: FJR1300
  • Localidade: Na praia
Quando surgiram a 3 rodas, havia essa tal zona cinzenta que referes - só que não era cinzenta, estava bem definido.

As regras eram, as rodas do mesmo eixo tinham de distar um mínimo de X cm entre si, a acelera tinha de possuir uma luz considerada de mínimos a meio do eixo (na carenagem claro) e tinha de ter um pedal de travão no estrado da acelera.

Se entretanto alterou a lei, não faço a mínima ideia...

E, penso, que ficavam homologadas como triciclo e não como motociclo.

Julho 29, 2020, 13:56:45, 13:56
Responder #6

JCSC

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 30
Teoricamente nao podem circular nas AE's e vias onde esteja o sinal C4e. Noutro forum ja houve casos relatos de serem multados no IC20 por exemplo.
Fizeram a lei para os triciclos de ir ao peixe e à fruta de há 40 anos atras e nao corrigiram a lei para as scooters de 3 rodas ainda classificados de triciclos.

Julho 29, 2020, 14:14:05, 14:14
Responder #7

MotardFeio

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 914
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
E sendo triciclos, podem ser conduzidos com carta de carro, nesse caso?

Desconhecia essa de não poderem circular em AE's e esse tal sinal...

Assim limita um pouco a sua utilização...
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Julho 29, 2020, 15:49:26, 15:49
Responder #8

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18434
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
A resposta é simples e rápida….

Mas diga-se, tomei conhecimento apenas quando conduzi a 500LT ie Sport da Piaggio.

Pode ser conduzida com carta de carro, ou seja, tal qual como qualquer 125cc, porque a homologação que a MP3 LT 500 possui é fruto de alterações que conduziram a essa certificação, nomeadamente os piscas sobressaídos da carenagem, uma distância entre as rodas dianteiras de pelo menos 465mm e um pedal de travão situado no lado direito do estrado que actua em simultâneo nos dois eixos, além de ter na mesma as convencionais manetes de travagem.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Julho 29, 2020, 16:28:12, 16:28
Responder #9

VCS

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 940
    • Offramp
  • Marca Motociclo: Vespa, Lambretta, Honda
  • Modelo Motociclo: GTS 300, Golden Special, RC89
  • Localidade: Lisboa
A resposta é simples e rápida….

Mas diga-se, tomei conhecimento apenas quando conduzi a 500LT ie Sport da Piaggio.

Pode ser conduzida com carta de carro, ou seja, tal qual como qualquer 125cc, porque a homologação que a MP3 LT 500 possui é fruto de alterações que conduziram a essa certificação, nomeadamente os piscas sobressaídos da carenagem, uma distância entre as rodas dianteiras de pelo menos 465mm e um pedal de travão situado no lado direito do estrado que actua em simultâneo nos dois eixos, além de ter na mesma as convencionais manetes de travagem.

Também é essa a impressão que tenho.
Quando surgiram as MP3 só as LT é que podiam ser conduzidas com carta de carro.
Eram iguais, mas com os pormenores que o Sapiens destacou e que as habilitavam à condução com carta B, mesmo que fosse uma MP3 500 LT. Se fosse uma MP3 500 normal já não podiam.
Não sei se entretanto houve alguma alteração.

Sobre a MP3, a sua utilização e os mitos à volta deste modelo, aconselho a leitura deste post:
https://scooterinthesticks.com/2009/08/demystifying-piaggio-mp3/