Bom dia a todos,Venho aqui colocar esta dúvida em nome de um amigo que me pediu ajuda, pois quer uma scooter de 3 rodas. Trata-se de uma pessoa na casa dos 60 anos, que teve alguma experiência com motas quando era novo mas que à muitos anos que não anda, pelo que percebi à muitos mesmo. Como recentemente comprou uma casa de férias em Santa Cruz quer uma scooter para poder fazer algumas deslocações entre a casa e a praia, mercado, restaurantes e passear um pouco.A razão das 3 rodas prende-se com o facto de ter ficado com a sensação de que estas seriam mais estáveis em curva e de não ter de colocar o pé no chão nas pequenas paragens do trânsito. O meu amigo está a pensar numa 125, mas sabemos todos da nossa experiência que quando lhe tomamos o gosto que provavelmente os passeios vão-se alongando e a meu ver, se €€€€ não forem objecção, acho que fará mais sentido comprar algo com um pouco de mais pulmão para que não se torne depois curta para outros passeios maiores.A minha dúvida prende-se com o facto de se poder ou não conduzir as scooters de 3 rodas com carta de carro. Quando as mesmas apareceram creio que se aproveitavam de uma zona cinzenta do código da estrada que o permitia. Não sei se de facto isso ainda é assim ou se já foi enquadrado de maneira diferente. É que se se poder conduzir com carta de carro eu aconselharia uma 300cc por exemplo.Já agora das scooters de 3 rodas o que aconselhariam? Acho a MP3 bastante engraçada, com bom espaço de arrumação. Já a tricity tem um espaço mínimo debaixo do banco e até para o condutor e pendura e parece-me algo mais destinado à cidade. Nas pesquisas que fiz encontrei a Peugeot Metropolis. Nunca vi nenhuma ao vivo mas pareceu-me grande ao estilo a MP3, muito catita também.
Já que se falou na MP3 500, permitam-me so recordar um dado que se calhar passou ao lado da maioria.E trata-se de uma estreia Mundial nas 3 rodas.É que a MP3 500 HPE Advanced vem já equipada com marcha-atrás. Yep... Para todos aqueles que circulam regularmente nos centros urbanos, pode dar uma grande ajuda...até porque não é um modelo nada leve e em certas situações torna-se um auxiliar valioso.
Quando surgiram a 3 rodas, havia essa tal zona cinzenta que referes - só que não era cinzenta, estava bem definido.As regras eram, as rodas do mesmo eixo tinham de distar um mínimo de X cm entre si, a acelera tinha de possuir uma luz considerada de mínimos a meio do eixo (na carenagem claro) e tinha de ter um pedal de travão no estrado da acelera.Se entretanto alterou a lei, não faço a mínima ideia...
A resposta é simples e rápida….Mas diga-se, tomei conhecimento apenas quando conduzi a 500LT ie Sport da Piaggio.Pode ser conduzida com carta de carro, ou seja, tal qual como qualquer 125cc, porque a homologação que a MP3 LT 500 possui é fruto de alterações que conduziram a essa certificação, nomeadamente os piscas sobressaídos da carenagem, uma distância entre as rodas dianteiras de pelo menos 465mm e um pedal de travão situado no lado direito do estrado que actua em simultâneo nos dois eixos, além de ter na mesma as convencionais manetes de travagem.