Autor Tópico: Troca de óleo 10w30 para 10w40  (Lida 6482 vezes)

Agosto 19, 2021, 12:23:13, 12:23
Lida 6482 vezes

LeoLopes

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Bom dia malta ...
Hoje trago aqui uma questão ou duvida .
Uma marca recomenda um óleo scooter 10w30 MB e eu gostaria de saber se o posso alterar para um 10w40 MA2 ?

Obrigado pela atenção  :nice:

 

Agosto 19, 2021, 13:01:52, 13:01
Responder #1

SARider

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Bom dia malta ...
Hoje trago aqui uma questão ou duvida .
Uma marca recomenda um óleo scooter 10w30 MB e eu gostaria de saber se o posso alterar para um 10w40 MA2 ?

Obrigado pela atenção  :nice:

JASO xxx  MB é especifico para embraiagem a seco. Não pode ser usado em motos com embraiagem banhada a óleo, devido aos aditivos anti fricção (exclui portanto o uso nas  TMax, AK, TL, AN650)

JASOxxx  MA/MA2 é indicado para motores com embraiagem banhada a óleo. Pode ser utilizado num  motor tipico de scooter sem qualquer problema.

Quanto ao resto...
Um óleo 10W30 é um óleo multigraduado, que significa:
Comporta-se como um SAE10 com o motor frio. (arranque)
Comporta-se como um SAE30 com o motor quente. (em funcionamento normal)

Portanto, de 10W30 para 10W40, terás o mesmo comportamento a frio (SAE10), mas no entanto terá propriedades diferentes a quente (SAE40). Normalmente não sigifica grande problema, especialmente numa utilização normal, mas como os mais puristas diriam, o motor for projectado com determinadas tolerâncias entre os seus componentes, e o 10W30 é o que indicam como o mais ajustado.

 Agora se é uma questão de disponibilidade, não haverá certamente  problemas de maior... mas é só uma opinião...venham daí as restantes.

 :convivio:
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Agosto 19, 2021, 13:18:03, 13:18
Responder #2

dfelix

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Portanto, de 10W30 para 10W40, terás o mesmo comportamento a frio (SAE10), mas no entanto terá propriedades diferentes a quente (SAE40). Normalmente não sigifica grande problema, (...)

Boa resposta.
Apenas acrescento que o "a quente" é sempre relativo ao ambiente de utilização.
Daí que normalmente os fabricantes coloquem nos manuais algo destes estilo:







Estes são meros exemplos que tinha aqui à mão de outras discussões do género.
Portanto relativos a outras motos. Até porque o LeoLopes não indicou que moto se trata.

De qualquer forma, um 10W40 acaba por ser uma opção mais popular nos motores refrigerados a liquido em climas temperados como o nosso.   :nice:


Agosto 19, 2021, 13:38:41, 13:38
Responder #3

LeoLopes

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Pois a moto em questão será uma Forza 300 ABS 2017 (em negociação  8) )




Agosto 19, 2021, 14:20:17, 14:20
Responder #4

mneves

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Podes e deves
Ja existem alguns problemas de se usar o w30 ,para quem anda de punho trancado ,claro.
Existe o 10w40 mb caso ela nao possa usar ma
membro numero 16

Agosto 19, 2021, 15:01:46, 15:01
Responder #5

JoãoPVCarvalho

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E porque não vão a uma oficina especializada para fazer a manutenção?

Como podem ver por algumas das explicações aqui deixadas, as coisas nos dias de hoje são um pouco mais complicadas e requerem conhecimento de causa. Antigamente só havia óleos minerais e as mecânicas eram muito semelhantes. Hoje em dia tudo mudou, os óleos têm uma quantidade considerável de aditivos e até detergentes. Sim, detergentes. Compostos que podem ter reacções com certos tipos de borracha, nylon, viton e até mesmo com a liga do bloco. Se a maioria destas reacções não são visíveis no curto prazo, outras há que são quase imediatas.
Hoje tudo é calculado até ao mais ínfimo pormenor, para poupar peso, para reduzir fricção, para aumentar ou melhor resistir à dissipação de calor, etc... Antigamente, na gíria das oficinas dizíamos que os parafusos eram para apertar até um bocadinho antes de partir. Hoje temos indicação de torque para cada um deles e não é por acaso.

Podemos fazer a manutenção às nossas motas em casa?
Sim, claro que sim. Mas posso garantir, particularmente nos modelos mais recentes, que estão a fazer asneira. Infelizmente, até na marca isto por vezes acontece!

Portanto se o manual diz que é 10/30, então é para usar 10/30 a menos que um especialista no motor em causa diga o contrario.

Na imagem que se segue podem ver o histórico de análises de óleo que se fazem a um motor de alto rendimento, talvez possam ficar com uma ideia da complexidade da coisa!





Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Agosto 19, 2021, 15:22:51, 15:22
Responder #6

tiagofo20

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Pois a moto em questão será uma Forza 300 ABS 2017 (em negociação  8) )


Podes e deves
Ja existem alguns problemas de se usar o w30 ,para quem anda de punho trancado ,claro.
Existe o 10w40 mb caso ela nao possa usar ma
Tb concordo com o Mneves. O manual da minha cb125f recomenda w30, na Honda metem w40 pelo motivo mencionado pelo Mneves.

Se vais andar a ver o nível do óleo 1 ou 2 vezes por mês acaba por ser idndferente, mas se não queres andar tão em cima das coisas, mais vale usar o w40. Não te vai estragar o motor e por outro lado o w30 pode fazer com que andes com óleo abaixo do nível quando tiveres perto da revisão.

Enviado do meu M2007J20CG através do Tapatalk


Agosto 19, 2021, 17:10:00, 17:10
Responder #7

LeoLopes

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Boas...

Oficialmente em casa ....
Forza 300 2017 ,18mil kms

Depois abro um novo DB






Agosto 19, 2021, 19:14:11, 19:14
Responder #8

LeoLopes

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Então ...
Tecnicamente este serve Motul Scooter Expert 10w40 MB


Agosto 19, 2021, 19:49:26, 19:49
Responder #9

SARider

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Se me permites, esse óleo é semi-sintético.
 Eu optaria sempre por um 100% sintetico.

Este é o recomendado pela motul para a tua moto:
https://www.texoleo.com/product/motul-scooter-power-4t-10w-30-mb-1l


Ou então o original:
https://www.eurobikes.pt/lubrificante-moto-garrafa-original-honda-10w30mb-1-litro-4-tempos-6548?queryID=823a2b4fc6ce50e27f98600a97f42dbf


 :convivio:
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Agosto 19, 2021, 21:27:43, 21:27
Responder #10

SARider

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Portanto, de 10W30 para 10W40, terás o mesmo comportamento a frio (SAE10), mas no entanto terá propriedades diferentes a quente (SAE40). Normalmente não sigifica grande problema, (...)

Boa resposta.
Apenas acrescento que o "a quente" é sempre relativo ao ambiente de utilização.
Daí que normalmente os fabricantes coloquem nos manuais algo destes estilo:





Não é bem assim... Embora as propriedades do oleo estejam relacionadas com um leque de temperatura ambiente pois esta provoca variação na  temperatura do oleo no motor  em funcionamento, o  40 não significa 40ºC. Essa ideia é muito comum, mas algo incorrecta.
por ex:
 10W (10 Winter) significa que a frio, o oleo terá que respeitar determinada viscosidade, que corresponde a um SAE 10
 Quanto menor o nº, mais "fino" será, e mais rapidamente irá percorrer o circuito de lubrificação num arranque a frio.
 
 O 40 significa que a 100º terá que estar dentro de determinados limites de viscosidade. ou seja será um SAE40 a 100ºC.
Isto porque o oleo no motor estará entre os 100 e 120ºC em normal funcionamento.

 Desta forma os fabricantes asseguram que a frio, rapidamente o oleo preenche o circuito de lubrificação, chegando a todas os componentes do motor (daí a viscosidade menor) e chegando á temperatura normal de funcionamento, aumenta de viscosidade devido a adictivos especificos,  de forma a garantir proteção do motor a cargas/temperaturas  mais elevadas.

Dito isto, entre um 10W30 e um 10W40, tal como mostram as tabelas que colocaste, não fará assim tanta diferença, a não ser talvez num menor consumo de combustível no 10W30 devido a menor atrito interno.


 :convivio:







 
R1250RT [K52]

Agosto 19, 2021, 21:28:31, 21:28
Responder #11

mneves

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Gaita,agora metem yamahas nas fotos das garrafas de motul?
membro numero 16

Agosto 19, 2021, 21:29:26, 21:29
Responder #12

SARider

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Gaita,agora metem yamahas nas fotos das garrafas de motul?

Pois é....  :D
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Agosto 20, 2021, 11:39:04, 11:39
Responder #13

karloxilva

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Este é o recomendado pela motul para a tua moto:
[...]

Saúde.

A frase acima do SARider fez-me procurar.
A MOTUL tem no seu "site" a possibilidade de se procurar lubrificantes e outros produtos de acordo com o modelo de mota/scooter.

Deixo aqui o "link":
https://www.motul.com/es/pt/lubricants?category_id=4
Basta colocar o modelo, ano...

Só fiquei com uma dúvida para pesquisar mais tarde: a diferença entre "10W40 MA" e "10W40 MB"...

« Última modificação: Agosto 20, 2021, 11:47:03, 11:47 por karloxilva »
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

Agosto 20, 2021, 11:46:46, 11:46
Responder #14

dfelix

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Não é bem assim... Embora as propriedades do oleo estejam relacionadas com um leque de temperatura ambiente pois esta provoca variação na  temperatura do oleo no motor  em funcionamento, o  40 não significa 40ºC. Essa ideia é muito comum, mas algo incorrecta.

Não escrevi em lado algum que o 40 significava 40º.
Escrevi que o manual costuma ter um diagrama com diferentes sugestões de lubrificante enquadradas com ambiente em questão.
Dei exemplos disso.
E referi que o 10W40 costuma ser a sugestão mais popular para o nosso clima em motores refrigeradas a líquido.
Tive até o cuidado de não recomendar especificamente esta viscosidade porque nem sequer sabia de que moto se tratava.

(já tinha escrito uma resposta parecida com a tua em 2016 aqui)

Dito isto, entre um 10W30 e um 10W40, tal como mostram as tabelas que colocaste, não fará assim tanta diferença, a não ser talvez num menor consumo de combustível no 10W30 devido a menor atrito interno.

Teoricamente faz todo o sentido.
Na prática, o único "consumo" que pode se tornar relevante é o do próprio lubrificante.  :)

Só fiquei com uma dúvida para pesquisar mais tarde: a diferença entre "10W40 MA" e "10W40 MB"...


O SARider descreve as diferenças logo na primeira resposta a este tópico.

Está relacionado com aditivos anti-fricção que podem interferir no correcto funcionamento da embraiagem.
Não existindo embraiagem convencional banhada por lubrificante, acaba por ser irrelevante.
« Última modificação: Agosto 20, 2021, 12:03:05, 12:03 por dfelix »

Agosto 20, 2021, 12:08:01, 12:08
Responder #15

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Boas pessoal .....

Obrigado pela ajuda .

Eu vou optar pelo 10w40 MB Motul Scooter Expert .

Visto que vivo numa região com clima mais quente  :pensador:

 :convivio:  :cool:


Agosto 20, 2021, 12:28:32, 12:28
Responder #16

karloxilva

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Eu: "Só fiquei com uma dúvida para pesquisar mais tarde: a diferença entre '10W40 MA' e '10W40 MB'..."

Dfelix, dixit:
"O SARider descreve as diferenças logo na primeira resposta a este tópico.
Está relacionado com aditivos anti-fricção que podem interferir no correcto funcionamento da embraiagem.
Não existindo embraiagem convencional banhada por lubrificante, acaba por ser irrelevante."


Obrigado, Dfelix. Falha minha. Tem razão.
« Última modificação: Agosto 20, 2021, 12:30:46, 12:30 por karloxilva »
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

Agosto 20, 2021, 15:03:42, 15:03
Responder #17

SARider

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Não escrevi em lado algum que o 40 significava 40º.
Escrevi que o manual costuma ter um diagrama com diferentes sugestões de lubrificante enquadradas com ambiente em questão.
Dei exemplos disso.
E referi que o 10W40 costuma ser a sugestão mais popular para o nosso clima em motores refrigeradas a líquido.
Tive até o cuidado de não recomendar especificamente esta viscosidade porque nem sequer sabia de que moto se tratava.

(já tinha escrito uma resposta parecida com a tua em 2016 aqui)



 Foi certamente má interpretação minha por fazeres referencia que , passo a citar:
 " o "a quente" é sempre relativo ao ambiente de utilização".
:cool:

   De qualquer forma, essa ideia  é muito comum mesmo entre a comunidade de profissionais da área, e por isso senti a necessidade de tentar dissipar quaisquer duvidas a esse respeito.
  :convivio:
 

« Última modificação: Agosto 20, 2021, 16:25:46, 16:25 por SARider »
R1250RT [K52]

Agosto 20, 2021, 15:15:48, 15:15
Responder #18

SARider

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 Se estás mesmo decidido por um 10W40, então vê se tens acesso ao MOTUL 7100 10W40.
 .É 100% sintetico (o scooter expert é apenas  base sintetica)
 .É um oleo bem superior
 .E mesmo sendo um JASO MA2  (embraiagem banhada a óleo) é perfeitamente indicado para uma scooter.

há por aqui pessoal que usa 7100 na sua scooter e poderá dar feedback.

https://www.texoleo.com/product/motul-7100-4t-10w-40-1l
https://www.eurobikes.pt/oleo-motul-7100-10w40-4t-1l-1086?queryID=1b786c22006bd7c94418f39d81e3f322


 :sportbike:



 
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