Uma iniciativa ainda embrionária, já funciona.

No Norte e centro da Europa o transporte de mercadorias é feito também via fluvial, numa vasta rede de rios e canais desde os portos marítimos do Norte, Países Baixos, Alemanha, Bélgica, passando pela Chéquia, Eslováquia, Hungria, Áustria, Suíça, Roménia, Serbia, etc. todos ligados por rios, canais livres e com eclusas.
É fulcral esta via de comunicação para todos estes países e uma grande vantagem económica que liga ao mar por milhares de quilómetros países sem costa marítima.
Há projetos e obras em curso para aumentar em muito esta rede que pode mesmo ligar a Grécia, o mediterrâneo e Mar Negro ligados ao Mar do Norte.

Um exemplo a Heineken, cujo transportador é a empresa que está a ensaiar o protótipo, exporta anualmente a partir de Roterdão 70 000 contentores para o interior do continente via fluvial.
O que este projeto propõe é que transportando estas barcaças carga a granel, veículos, gado e dezenas ou centenas de contentores passem a transportar mais um, dois ou mais mas que mais não são que baterias com o formato standard dos contentores, libertando-se de pesados e poluentes motores diesel para passarem a ser movidas por motores elétricos, vários que proporcionarão maior manobralidade.
Estas baterias estarão dispostas em estações ao longo das margens, por agora cada contentor/bateria tem uma capacidade de 2 000 KWh que lhe permitem navegação entre 2 a 4 horas.
Nessas estações as baterias estarão prontas a ser trocadas, pelos mesmos métodos utilizados para vulgares contentores.
As grande baterias serão recarregadas em terra, com energia renovável aproveitando ao máximo a intermitência que lhe é própria.
Poderão ainda servir de ponto móvel terrestre de fornecimento de energia de emergência em caso de necessidade pois com o formato de contentores standard são facilmente transportáveis para todo o lado num camião.
https://www.clubic.com/energie-renouvelable/actualite-383202-la-premiere-peniche-electrique-circule-aux-pays-bas-grace-a-un-systeme-de-batteries-prometteur.html