Sim...na Autobhan (pelo menos nalgumas partes), é possível atingir estas velocidades sem se ser "incomodado" com multas por excesso de velocidade.É um local do Mundo onde ter uma moto potente não significa ser o mais rápido, já que não faltam grandes bombas de 4 rodas a "marcar território".
A questao é que cada asfalto e adaptado ao clima. Factores como temperatura ou pluviosidade sao muito importantes.É por isso que o alcatrao das estradas da serra da estrela é diferente do usado no Algarve.Da mesma forma, em zonas de elevada pluviosidade em vias de circulacao a velocidade elevada é indispensavel que o asfalto tenha caracteristicas de drenagem... em zonas de temperaturas negativas, que o asfalto consiga resistir ao congelamento ou à formacao de gelo.O problema da temperatura que a noticia fala é de facil compreensao para quem ja tenha rodado na alemanha: a maioria das estradas sao feitas com uma mistura de cimento que para alem de ter muito baixo desgaste é muito resistente ao elevado trafego pesado. So que nesse tipo de construcao é indispensavel o uso de juntas de dilatação (os mais velhos devem-se recordar da antiga A5 ate ao estádio nacional). O que esta a acontecer neste momento é que a temperatura esta a atingir niveis para o qual a estrada nunca foi projectada e os blocos estao a dilatar tanto que comecam a pressionar os que estao a sua volta com consequencias desastrosas.Portanto, a noticia esta mal escrita: apenas alguns trocos tem limites de velocidade e devem-se ao tipo de contrucao da via nao ter previsto temperaturas tao elevadas
Citação de: TMaxer em Junho 28, 2019, 15:32:45, 15:32A questao é que cada asfalto e adaptado ao clima. Factores como temperatura ou pluviosidade sao muito importantes.É por isso que o alcatrao das estradas da serra da estrela é diferente do usado no Algarve.Da mesma forma, em zonas de elevada pluviosidade em vias de circulacao a velocidade elevada é indispensavel que o asfalto tenha caracteristicas de drenagem... em zonas de temperaturas negativas, que o asfalto consiga resistir ao congelamento ou à formacao de gelo.O problema da temperatura que a noticia fala é de facil compreensao para quem ja tenha rodado na alemanha: a maioria das estradas sao feitas com uma mistura de cimento que para alem de ter muito baixo desgaste é muito resistente ao elevado trafego pesado. So que nesse tipo de construcao é indispensavel o uso de juntas de dilatação (os mais velhos devem-se recordar da antiga A5 ate ao estádio nacional). O que esta a acontecer neste momento é que a temperatura esta a atingir niveis para o qual a estrada nunca foi projectada e os blocos estao a dilatar tanto que comecam a pressionar os que estao a sua volta com consequencias desastrosas.Portanto, a noticia esta mal escrita: apenas alguns trocos tem limites de velocidade e devem-se ao tipo de contrucao da via nao ter previsto temperaturas tao elevadasOu deveria ser. tem a sua logica e até acredito que seja assim... em algumas zonas.Sabendo como funcionam as empreitadas e politicas em Portugal... cobrar 100 para meter asfalto de 100, meter asfalto de 10 e dividir os outros 90 pelo empreiteiro e pelo politico que aprova a empreitada, parece-me mais a logica do nosso governo.
(....)"Os limites de 100 e 120 km/h foram impostos em algumas secções mais velhas das famosas Autobahn, mais precisamente as construídas com recurso a betão, que, segundo o jornal alemão Die Welt podem ver o piso “explodir”." Conforme o site alemão The Local afirma, não foi colocada de parte a hipótese de impor mais limites de velocidade caso a onda de calor se continue a fazer sentir. Já em 2013, fendas numa autoestrada alemã motivadas pelo calor causaram um acidente que provocou a morte de um motociclista e vários feridos.(....)LINK...
Passar de moto num buraco desses não deve dar muito jeito