Autor Tópico: AUTOBAHN - Qual a razão de se falar tanto dela?  (Lida 4341 vezes)

Maio 24, 2016, 13:07:30, 13:07
Lida 4341 vezes

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18434
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
AUTOBAHN - Qual a razão de se falar tanto dela?


Foram já tantas as vezes que se falou da Autobahn, que chegou a vez de lhe dar o devido destaque.

Não...não vou falar das "Autobahn's portuguesas" onde tantos de nós dizem já ter atingido a velocidade máxima das suas máquinas.

Mas, afinal o que é a Autobahn...o que a torna especial e tão falada???

Em termos simples, é uma auto-estrada situada na Alemanha onde a grande maioria dos seus usuários leva as suas máquinas (motos ou automóveis) ao seu máximo.
O que diferencia estas Autobahns "especiais" (sim...não é apenas uma) das outras autoestradas é a ausência do limite de velocidade, ainda que, as autoridades recomendem uma velocidade de 130 km/h. Somente estradas de pelo menos duas vias em cada direção podem ser Autobahn, na Alemanha. Obviamente há limite de velocidade em lugares considerados perigosos, regiões montanhosas, estradas sinuosas, perto de regiões urbanas com trânsito intenso ou quando as condições climatéricas assim o obriga.
Mas os tais 130Km/h recomendados são curiosamente lidos como....velocidade mínima para se circular, isto porque as velocidades ali atingidas são verdadeiramente alucinantes.
A Alemanha está muito bem servida com uma completa rede de auto-estradas, totalizando em 2012 uns impressionentes 12.845Kms. É obra.

Não é de modo nenhum uma raridade verem-se ali automóveis Ferrari, Porsche, Lamborghini, Bentley, Aston Martin, etc...a levarem as rotações até ao red-line e a atingirem velocidades impressionantes.

A Autobahn tornou-se de tal forma viciante para tantos automobilistas que nela circulam, que o Youtube se tornou no local eleito para divulgar os feitos de milhares que ali colocam os seus vídeos e procuram alguma adrenalina à custa de umas dezenas de litros em combustível.

Resumindo de forma concisa: Autobahn são todas as autoestradas da Alemanha, mas as "especiais" a que me referi no início, ou seja, aquelas onde é possível atingir velocidades elevadas sem ir parar uma multa a casa, essas são só algumas! E mesmo essas têm naturalmente as suas regras, atenção!   ;)

Aqui o exemplo típico do....tu andas depressa, mas eu ando ainda mais!!!   8)

http://www.youtube.com/watch?v=2uDVrKodXvw

Existem centenas ou milhares de outros exemplos, alguns de cortar a respiração.

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Novembro 04, 2017, 16:32:28, 16:32
Responder #1

lmferreira

  • Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 718
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750X
  • Localidade: Évora

Dezembro 19, 2018, 21:27:31, 21:27
Responder #2

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18434
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Sim...na Autobhan (pelo menos nalgumas partes), é possível atingir estas velocidades sem se ser "incomodado" com multas por excesso de velocidade.

É um local do Mundo onde ter uma moto potente não significa ser o mais rápido, já que não faltam grandes bombas de 4 rodas a "marcar território".  :enlatado:

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Dezembro 27, 2018, 10:07:16, 10:07
Responder #3

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Sim...na Autobhan (pelo menos nalgumas partes), é possível atingir estas velocidades sem se ser "incomodado" com multas por excesso de velocidade.

É um local do Mundo onde ter uma moto potente não significa ser o mais rápido, já que não faltam grandes bombas de 4 rodas a "marcar território".  :enlatado:



Já tinha visto este video... dizer que é uma corrida entre uma R1 e um familiar, é um pouco idiota. Aquela mercedes é tudo menos familiar. Um C43 AMG atinge, sem mexidas, quase 400 cavalos. Já se for um C63 AMG, fica acima dos 500 cavalos, tambem sem mexidas. Tanto uma como outra versão vêm equipadas com um limitador electronico que não os deixa passar dos 250 Km/h... limitador esse que pode ser retirado logo no momento da compra, ou mais tarde, elevando a velocidade maxima muito para além dos tais 250. Chamar familiar a um carro com 400Cv é parvo. Pode ser uma station wagon, um suv ou um monovolume, mas isso não faz dele um familiar, não com estas suspensões e estes motores. As pick-ups são utilizadas, na sua maioria e em Portugal, para a agricultura e para ir á caça na reserva privada. Mas, tomemos este exemplo, quem vai comprar uma Ford F-150 Raptor, com um motor V6 de 3.5Litros, DOHC 24 valvulas, caixa automatica de 10 velocidades e 450 cavalos de potencia... para carregar a palha, a fruta, as couves e ir matar uns tordos? Sim, muitos outros modelos da gama F-150 servem para isso mesmo, mas não a Raptor. É uma "pick-up", mas não é uma pick-up. Tal como o mercedes C63 AMG, na variante station wagon, é um "familiar", mas não é um familiar.

Já saiu, ou está para sair, uma versão RS do Skoda Kodiak. As versões normais, a rondarem os 150Cv, são realmente familiares. É um carro enorme e os 150 CV, embora acima da media nacional, são apenas suficientes para fazer mexer aquele carro todo. A versão RS, com um motor a gasolina e mais de 240 Cv... já não será um familiar... digo eu...
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Junho 28, 2019, 13:26:07, 13:26
Responder #4

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18434
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Já devem ter reparado que nos noticiários se tem falado de uma onda de calor na Europa...

Pois é isso mesmo que leva as autoridades alemãs a equacionar impor limites na velocidade e por receios de as temperaturas elevadas poderem provocar acidentes mortais nestas auto-estradas.

Se o assunto parece confuso, a razão que avançam é o receio que as temperaturas elevadíssimas que se sentem possam abrir rachas no alcatrão e potenciar assim um acidente quanto maior for a velocidade.

Porém, o assunto parece estar longe de estar encerrado e com decisão à vista, já que existem favoráveis e desfavoráveis a esta ideia de impor limites nestes dias de calor extremo.

Podem ler mais aqui: https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/alemanha-impoe-limites-de-velocidade-nas-famosas-autobahn-devido-a-onda-de-calor-460386
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Junho 28, 2019, 15:03:17, 15:03
Responder #5

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Não me parece descabido. Em Portugal, em certas zonas do país, é comum ver o asfalto a derreter. Quando o tempo arrefece e o asfalto mantem essa deformação, não estará "improprio para consumo"?
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Junho 28, 2019, 15:32:45, 15:32
Responder #6

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4156
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
A questao é que cada asfalto e adaptado ao clima. Factores como temperatura ou pluviosidade sao muito importantes.

É por isso que o alcatrao das estradas da serra da estrela é diferente do usado no Algarve.


Da mesma forma, em zonas de elevada pluviosidade em vias de circulacao a velocidade elevada é indispensavel que o asfalto tenha caracteristicas de drenagem... em zonas de temperaturas negativas, que o asfalto consiga resistir ao congelamento ou à formacao de gelo.



O problema da temperatura que a noticia fala é de facil compreensao para quem ja tenha rodado na alemanha: a maioria das estradas sao feitas com uma mistura de cimento que para alem de ter muito baixo desgaste é muito resistente ao elevado trafego pesado. So que nesse tipo de construcao é indispensavel o uso de juntas de dilatação (os mais velhos devem-se recordar da antiga A5 ate ao estádio nacional). O que esta a acontecer neste momento é que a temperatura esta a atingir niveis para o qual a estrada nunca foi projectada e os blocos estao a dilatar tanto que comecam a pressionar os que estao a sua volta com consequencias desastrosas.


Portanto, a noticia esta mal escrita: apenas alguns trocos tem limites de velocidade e devem-se ao tipo de contrucao da via nao ter previsto temperaturas tao elevadas
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Junho 28, 2019, 15:42:09, 15:42
Responder #7

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18434
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
(....)"Os limites de 100 e 120 km/h foram impostos em algumas secções mais velhas das famosas Autobahn, mais precisamente as construídas com recurso a betão, que, segundo o jornal alemão Die Welt podem ver o piso “explodir”."  :o

Conforme o site alemão The Local afirma, não foi colocada de parte a hipótese de impor mais limites de velocidade caso a onda de calor se continue a fazer sentir. Já em 2013, fendas numa autoestrada alemã motivadas pelo calor causaram um acidente que provocou a morte de um motociclista e vários feridos.(....)


LINK...
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Junho 28, 2019, 16:59:35, 16:59
Responder #8

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
A questao é que cada asfalto e adaptado ao clima. Factores como temperatura ou pluviosidade sao muito importantes.

É por isso que o alcatrao das estradas da serra da estrela é diferente do usado no Algarve.


Da mesma forma, em zonas de elevada pluviosidade em vias de circulacao a velocidade elevada é indispensavel que o asfalto tenha caracteristicas de drenagem... em zonas de temperaturas negativas, que o asfalto consiga resistir ao congelamento ou à formacao de gelo.



O problema da temperatura que a noticia fala é de facil compreensao para quem ja tenha rodado na alemanha: a maioria das estradas sao feitas com uma mistura de cimento que para alem de ter muito baixo desgaste é muito resistente ao elevado trafego pesado. So que nesse tipo de construcao é indispensavel o uso de juntas de dilatação (os mais velhos devem-se recordar da antiga A5 ate ao estádio nacional). O que esta a acontecer neste momento é que a temperatura esta a atingir niveis para o qual a estrada nunca foi projectada e os blocos estao a dilatar tanto que comecam a pressionar os que estao a sua volta com consequencias desastrosas.


Portanto, a noticia esta mal escrita: apenas alguns trocos tem limites de velocidade e devem-se ao tipo de contrucao da via nao ter previsto temperaturas tao elevadas

Ou deveria ser. tem a sua logica e até acredito que seja assim... em algumas zonas.

Sabendo como funcionam as empreitadas e politicas em Portugal... cobrar 100 para meter asfalto de 100, meter asfalto de 10 e dividir os outros 90 pelo empreiteiro e pelo politico que aprova a empreitada, parece-me mais a logica do nosso governo.
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Junho 28, 2019, 18:15:50, 18:15
Responder #9

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
A questao é que cada asfalto e adaptado ao clima. Factores como temperatura ou pluviosidade sao muito importantes.

É por isso que o alcatrao das estradas da serra da estrela é diferente do usado no Algarve.


Da mesma forma, em zonas de elevada pluviosidade em vias de circulacao a velocidade elevada é indispensavel que o asfalto tenha caracteristicas de drenagem... em zonas de temperaturas negativas, que o asfalto consiga resistir ao congelamento ou à formacao de gelo.



O problema da temperatura que a noticia fala é de facil compreensao para quem ja tenha rodado na alemanha: a maioria das estradas sao feitas com uma mistura de cimento que para alem de ter muito baixo desgaste é muito resistente ao elevado trafego pesado. So que nesse tipo de construcao é indispensavel o uso de juntas de dilatação (os mais velhos devem-se recordar da antiga A5 ate ao estádio nacional). O que esta a acontecer neste momento é que a temperatura esta a atingir niveis para o qual a estrada nunca foi projectada e os blocos estao a dilatar tanto que comecam a pressionar os que estao a sua volta com consequencias desastrosas.


Portanto, a noticia esta mal escrita: apenas alguns trocos tem limites de velocidade e devem-se ao tipo de contrucao da via nao ter previsto temperaturas tao elevadas

Ou deveria ser. tem a sua logica e até acredito que seja assim... em algumas zonas.

Sabendo como funcionam as empreitadas e politicas em Portugal... cobrar 100 para meter asfalto de 100, meter asfalto de 10 e dividir os outros 90 pelo empreiteiro e pelo politico que aprova a empreitada, parece-me mais a logica do nosso governo.
Não sei se 90/100 chegam para pagar a todos os que dependem desses negócios.
Provavelmente o empreiteiro mete um empréstimo ao banco para pagar os 100 aos construtores, paga 10 aos construtores, não paga nada ao banco e ganha 190.
Entretanto o Estado (nós) paga os 200 = 100 pela estrada e 100 para o  equilíbrio do banco ;)
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Junho 28, 2019, 19:13:34, 19:13
Responder #10

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4156
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
(....)"Os limites de 100 e 120 km/h foram impostos em algumas secções mais velhas das famosas Autobahn, mais precisamente as construídas com recurso a betão, que, segundo o jornal alemão Die Welt podem ver o piso “explodir”."  :o

Conforme o site alemão The Local afirma, não foi colocada de parte a hipótese de impor mais limites de velocidade caso a onda de calor se continue a fazer sentir. Já em 2013, fendas numa autoestrada alemã motivadas pelo calor causaram um acidente que provocou a morte de um motociclista e vários feridos.(....)


LINK...


Desculpa Isaac, não cheguei a ler a notícia toda... achei o título sensacionalista e os parágrafos iniciais mal escrito e abreviei.



Quanto ao assunto dos asfaltos... se duvida que sim... até aqui no início da A1 temos diversos tipos de asfalto, o asfalto mais permeável e mais poroso e escoa a água impedindo a formação das indesejáveis poças, só que cria buracos mais rapidamente (por isso é que a zona do tração já uns anos tinha sempre mau piso.

Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Junho 28, 2019, 19:24:47, 19:24
Responder #11

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18434
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Nada disso.
Estavas correctíssimo meu caro.  :nice:

Se reparares é outro link que diz precisamente aquilo que indicavas.

Por essa razão publiquei, já que este outro ia de facto ao encontro do que tinhas escrito.  :nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Junho 28, 2019, 23:13:27, 23:13
Responder #12

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18434
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Existe um fundado receio de que o piso exploda, pela tal dilatação do material a que se referia mais atrás o @Tmaxer.

Vários artigos abordam o tema e os receios dos condutores Alemães, havendo um recordar daquilo que ocorreu em Hamburgo em 2015, numa secção da Autobhan...

A imagem fala por si..

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Junho 29, 2019, 01:32:40, 01:32
Responder #13

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4156
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Passar de moto num buraco desses não deve dar muito jeito  :nice:
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Junho 29, 2019, 22:35:55, 22:35
Responder #14

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Deve ser por isso que as GS têm tantas vendas, os alemães fazem off road na auto estrada :)
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Junho 30, 2019, 00:03:21, 00:03
Responder #15

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18434
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Passar de moto num buraco desses não deve dar muito jeito  :nice:

Yep.
Mesmo a baixa velocidade, passar por cima de algo assim é coisa para correr muito mal.

Quanto mais às velocidades praticadas em A.E....
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Outubro 22, 2019, 16:27:02, 16:27
Responder #16

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18434
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Aqui há não muito tempo o Partido dos Verdes, na Alemanha, pretendeu que passasse a haver restrições de velocidade nos troços que não têm limite de velocidade na Autobahn.

E até nem estavam sozinhos nesta vontade de "impor" a nova lei, já que o sindicato dos policias alemães apoiou igualmente propostas para ali impor restrições de velocidade.

Pois agora foi a votos e...mantém-se tudo como estava. Não passou...

Por enquanto pelo menos, já que questões ambientais (emissões) e de segurança podem vir a ser novamente usados como argumentos de peso no futuro.

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Setembro 16, 2021, 18:06:32, 18:06
Responder #17

Lourenço

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 816
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: SH 125 - Silence S01
  • Localidade: Lisboa
Um inquérito á velocidade dos condutores Alemães nas autoestradas.
Poderá ser um inquérito mais ou menos por medida porque este é um tema mais uma vez em foco na campanha eleitoral.


Autoestradas alemãs: velocidade média não é assim tão alta
66% da rede de autoestradas alemã não tem limite de velocidade permanente. Um estudo do Instituto Alemão de Economia IW mostra que poucos alemães conduzem mais rápido do que 130 km / h.

77% dos alemães não ultrapassam 130 km / h nas seções de velocidade ilimitada da Autobahn. É o que constata o Institut der deutschen Wirtschaft (IW - Instituto Alemão de Economia). Assim, nos 8.500 km de autoestrada sem limitação permanente, haveria apenas 1% de condutores a mais de 160 km / h entre as 15h00 e as 18h00 para atingir 4% "apenas" entre as 22h00 e as 4h00. Prova de que liberdade não significa necessariamente alta velocidade.

Densidade e concentração
É verdade que o tráfego é frequentemente muito denso e os locais de manutenção e obras numerosos. O que não incentiva médias de pilotos de corrida. Além disso, conduzir a mais de 180 km / h é, para muitos condutores, muito cansativo - devido à concentração necessária - e caro em combustível o que incentiva para reduzir a velocidade. Além disso, os 130 km / h continua a ser uma velocidade recomendada para além da qual a responsabilidade do condutor pode ser envolvida, em particular do lado dos seguros.

CO2 mais baixo
Este debate sobre a velocidade com 50 anos na Alemanha entra em jogo nas futuras eleições federais com um avanço esperado dos partidos ambientalistas para os quais a velocidade ilimitada na Autobahn deve ser removida para reduzir as emissões de CO2. No entanto, os dados de IW tendem a mostrar que esse é, em última análise, um comportamento marginal. Além disso, em termos de segurança, das 2.719 * mortes relacionadas com acidentes de viação na Alemanha em 2020, 317 ocorreram em auto-estrada. No entanto, 1 em cada 3 km é percorrido em auto-estrada.

https://www.moniteurautomobile.be/actu-auto/juridique/autoroutes-allemandes-vitesse-moyenne-pas-si-elevee-autobahn.html