Autor Tópico: Por vezes vale a pena adquirir um capacete de marca mais conhecida  (Lida 1100 vezes)

Agosto 09, 2024, 17:30:16, 17:30
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2low

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Por vezes vale a pena adquirir um capacete de marca mais conhecida

Quando alguém pensa em comprar um capacete geralmente procura sempre um que lhe agrade esteticamente, que tenha algumas características interessantes como viseira solar, com pré-instalação de intercomunicador (compartimento preparado para), de como são fabricados (carbono, fibras, etc), que seja confortável, leve (por vezes nem sempre se escolhe pelo peso mas deveria) e que se ajuste à sua cabeça, e normalmente o preço é o "bicho ruim" que quase sempre limita o leque de prováveis escolhas.

Contudo há um factor importante que normalmente é esquecido, mesmo que se procure por referências de fiabilidade e qualidade de determinadas marcas/modelos que é precisamente um factor que poderá contribuir para prolongar a vida útil de um capacete (é aconselhado mudar a pelo menos 6/7 anos em 6/7 anos pela degradação do capacete face aos raios UV e pela deformação do interior do capacete que poderá aos pouco ir perdendo eficiência no grau de protecção) e é precisamente em a marca fornecer peças de substituição e durante quanto tempo após deixar de ser comercializado.

No meu caso, e precisamente na última vez que utilizei o capacete (quando testei a Royal Enfield himalayan 450) que com o capacete na cabeça acabei por ir deixar uma coisa ao carro mas com o movimento de entrar com a cabeça na viatura, o capacete bateu na parte de cima da porta e partiu/desmontou o botão de accionamento da viseira solar.
Portanto, daquelas situações que facilmente deixa um tipo aborrecido e a pensar nos tostões que terá que gastar por um descuido destes...
Até porque me fartei de procurar no chão e em redor sem ter conseguido encontrar a peça...



Atendendo que a marca actualmente já substituiu o modelo do meu capacete (Shark Spartan Carbon V1.0) por um modelo mais recente (Shark Spartan GT Carbon V3.0) e que houve já modelos pelo meio (V1.2, RS V2.0), fico aliviado por saber que ainda foi possível encontrar a peça para substituir...não o botão unicamente mas o mecanismo completo.



Não foi fácil encontrar alternativas, em Inglaterra e EUA tinham mas vendiam a 60€ com portes incluídos (por este preço obviamente que não compraria) mas tive de arriscar no único site que tinha mas que não tinha fotos totalmente esclarecedoras...
Foi um site onde já adquiri algumas vezes coisas, https://www.tradeinn.com/motardinn/pt , e gastei menos de 15€.

Fica a dica para quando forem comprar um capacete procurem também se existem peças de substituição, o meu ainda dá para mudar todo o forro interior, as viseiras, as protecções interiores das bochechas, etc...


Grão a Grão, Comemos Feijão!
E sempre com boa disposição!

(na realidade dá gozo puxar por ela pelo que é de contar uns 6Lt/100km)

Agosto 09, 2024, 23:43:19, 23:43
Responder #1

turbomonster

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Sem duvida, e verificar se as peças são partilhadas por vários modelos, assim tem mais probabilidade de encontrar peças.

Agosto 12, 2024, 09:31:36, 09:31
Responder #2

nfkart

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Por vezes vale a pena adquirir um capacete de marca mais conhecida

Quando alguém pensa em comprar um capacete geralmente procura sempre um que lhe agrade esteticamente, que tenha algumas características interessantes como viseira solar, com pré-instalação de intercomunicador (compartimento preparado para), de como são fabricados (carbono, fibras, etc), que seja confortável, leve (por vezes nem sempre se escolhe pelo peso mas deveria) e que se ajuste à sua cabeça, e normalmente o preço é o "bicho ruim" que quase sempre limita o leque de prováveis escolhas.

Contudo há um factor importante que normalmente é esquecido, mesmo que se procure por referências de fiabilidade e qualidade de determinadas marcas/modelos que é precisamente um factor que poderá contribuir para prolongar a vida útil de um capacete (é aconselhado mudar a pelo menos 6/7 anos em 6/7 anos pela degradação do capacete face aos raios UV e pela deformação do interior do capacete que poderá aos pouco ir perdendo eficiência no grau de protecção) e é precisamente em a marca fornecer peças de substituição e durante quanto tempo após deixar de ser comercializado.

No meu caso, e precisamente na última vez que utilizei o capacete (quando testei a Royal Enfield himalayan 450) que com o capacete na cabeça acabei por ir deixar uma coisa ao carro mas com o movimento de entrar com a cabeça na viatura, o capacete bateu na parte de cima da porta e partiu/desmontou o botão de accionamento da viseira solar.
Portanto, daquelas situações que facilmente deixa um tipo aborrecido e a pensar nos tostões que terá que gastar por um descuido destes...
Até porque me fartei de procurar no chão e em redor sem ter conseguido encontrar a peça...



Atendendo que a marca actualmente já substituiu o modelo do meu capacete (Shark Spartan Carbon V1.0) por um modelo mais recente (Shark Spartan GT Carbon V3.0) e que houve já modelos pelo meio (V1.2, RS V2.0), fico aliviado por saber que ainda foi possível encontrar a peça para substituir...não o botão unicamente mas o mecanismo completo.



Não foi fácil encontrar alternativas, em Inglaterra e EUA tinham mas vendiam a 60€ com portes incluídos (por este preço obviamente que não compraria) mas tive de arriscar no único site que tinha mas que não tinha fotos totalmente esclarecedoras...
Foi um site onde já adquiri algumas vezes coisas, https://www.tradeinn.com/motardinn/pt , e gastei menos de 15€.

Fica a dica para quando forem comprar um capacete procurem também se existem peças de substituição, o meu ainda dá para mudar todo o forro interior, as viseiras, as protecções interiores das bochechas, etc...

Não sejas forreta e compra um capacete novo  :D :D :D