Autor Tópico: MotoGP 2025  (Lida 5345 vezes)

Março 03, 2025, 16:00:08, 16:00
Lida 5345 vezes

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4988
Concluída a primeira ronda de 2025.

Aconteceu o que muitos desejavam e muitos outros temiam...
Marc Marquez sem grades dificuldades impôs-se como #1 da Ducati e o grande favorito para esta época.
Estreou-se na equipa de fábrica com um pleno. Pole, sprint e corrida conquistadas.

Alex Marquez teve um fim-de-semana exemplar.
E "Pecco" ficou aquém da expectativa, considerando a experiência que tem na Ducati e o tempo acrescido de testes com a GP25.

A grande surpresa foi mesmo o Ogura!
Teve uma estreia brilhante, a concluir ambas as corridas no top 5, como uma confiança e segurança incrível.
Foi a melhor Aprilia. E a melhor prestação de uma equipa satélite. A mesma Trackhouse que tanto foi criticada no passado.  :)

Ainda não temos Jorge Martin.
Acho que a grande dúvida que a ausência deixa... é se iria ter um melhor desempenho que aquilo que assistimos do Ogura.

Já quanto ás corridas propriamente ditas, foram no geral bastante aborrecidas.

Outras pequenas observações...
Como já se tinha entendido desde os testes de pré-época, as GP25 não representam um salto tão grande de performance para a antecessora como aconteceu com a GP24.
As japonesas mostram evolução, mas ainda estão longe de se considerar competitivas.




Março 03, 2025, 21:37:56, 21:37
Responder #1

Joao_Cruz

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1531
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 900 GT
  • Localidade: St.Marta Pinhal-Corroios
Boas Dfelix, espero que estejas bem, assim como o resto do pessoal do club.

Pois a mim, falta-me ver a corrida de moto 3, mas a de Moto GP, tanto a Sprint como a de domingo, foram uma desilusão em termos de espetáculo.
Se foi para isto que o Marquez veio....estamos todos lichados com F grande.

Na Moto 2, também aborrecida, a não ser o final de corrida na luta pelo 3º lugar.

Uma nota de andamentos entre o 88 e Jack. Um nos cinco primeiros no inicio da corrida e o outro nos cinco últimos do pelotão.
Cada vez mais me convenço que o 88 vais fazer a última ronda pelo Moto GP este ano e...vamos ver se chega mesmo ao final!

Abc e venha a próxima.

Março 05, 2025, 09:44:47, 09:44
Responder #2

nfkart

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 440
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Carpe Diem!
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: S1000 XR
  • Localidade: Barcarena
Boas malta,

Sim foi um pouco aborrecido, mas não estava à espera de tamanha superioridade do MArquez, até brincou na corrida! foi esmagador!

O Pecco parece um menino.....

A Honda com o Zarco fez uma corrida excelente, e o MO88 apesar de andar um pouco na aprendizagem foi a 2ª melhor Yamaha, à frente do Quartararo....!!!

O Miller está on fire!

Ainda é cedo para conclusões iniciais, mas espero e desejo que exista mais competitividade!

Abraço a todos e Boas Curvas


Março 06, 2025, 08:43:58, 08:43
Responder #3

Gentleman rider

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 437
  • Localidade: Lisboa
Concluída a primeira ronda de 2025.

Aconteceu o que muitos desejavam e muitos outros temiam...
Marc Marquez sem grades dificuldades impôs-se como #1 da Ducati e o grande favorito para esta época.
Estreou-se na equipa de fábrica com um pleno. Pole, sprint e corrida conquistadas.

Alex Marquez teve um fim-de-semana exemplar.
E "Pecco" ficou aquém da expectativa, considerando a experiência que tem na Ducati e o tempo acrescido de testes com a GP25.

A grande surpresa foi mesmo o Ogura!
Teve uma estreia brilhante, a concluir ambas as corridas no top 5, como uma confiança e segurança incrível.
Foi a melhor Aprilia. E a melhor prestação de uma equipa satélite. A mesma Trackhouse que tanto foi criticada no passado.  :)

Ainda não temos Jorge Martin.
Acho que a grande dúvida que a ausência deixa... é se iria ter um melhor desempenho que aquilo que assistimos do Ogura.

Já quanto ás corridas propriamente ditas, foram no geral bastante aborrecidas.

Outras pequenas observações...
Como já se tinha entendido desde os testes de pré-época, as GP25 não representam um salto tão grande de performance para a antecessora como aconteceu com a GP24.
As japonesas mostram evolução, mas ainda estão longe de se considerar competitivas.

Bom resumo. Concordo com tudo.

O Martin está a fazer falta para animar. Até porque parece mesmo que as Ducati GP25 não estão assim tão dominadoras quanto as GP24 foram na época anterior.

Temo que este ano seja um passeio no parque para o Marc.

Deve ter sido duro para o Pecco terminar atrás do Alex.

Março 06, 2025, 15:26:48, 15:26
Responder #4

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4988
Até porque parece mesmo que as Ducati GP25 não estão assim tão dominadoras quanto as GP24 foram na época anterior.

Até faz sentido... considerando que o motor da GP25 é alegadamente o "mesmo" da GP24.
Nos testes de Sepang o feedback não foi de todo positivo tanto por parte do Pecco como Mark.
Considerando esta época houve menos tempo entre os testes, e as concessões obrigarem o congelamento do desenvolvimento antes da primeira prova... optaram pela escolha mais conservadora.
Logo, as grandes diferenças da GP25 será no quadro e aero.

Porém, soube-se já entretanto que embora não tivessem adoptado o motor que foi desenvolvido para 2025, estão a usar um motor 2024 com algumas actualizações.


Maio 12, 2025, 10:32:41, 10:32
Responder #5

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4723
  • Sexo
    Masculino

    Masculino

Maio 15, 2025, 00:15:09, 00:15
Responder #6

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4988
Fiquei muito contente pelo Zarco.
E fiquei ainda mais contente por se quebrar a rotina de ganharem sempre os mesmos.
E o mais giro é que... havia forte possibilidade da prova ser ganha por um francês, mas ninguém estava à espera que fosse este.


Maio 15, 2025, 18:11:39, 18:11
Responder #7

Gentleman rider

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 437
  • Localidade: Lisboa
Fiquei muito contente pelo Zarco.
E fiquei ainda mais contente por se quebrar a rotina de ganharem sempre os mesmos.
E o mais giro é que... havia forte possibilidade da prova ser ganha por um francês, mas ninguém estava à espera que fosse este.

Eu também. E pelos fãs franceses.

Melhor ainda se o Quartararo também estivesse no pódio

Se a Ducati tivesse ganho seriam 23 vitórias consecutivas, um novo recorde. E batiam a Honda. Assim foi uma Honda a travar que a Ducati ficasse à frente da Honda.

Achei piada ao MM93 dizer que se não tivesse caído em Jerez provavelmente teria caído em Le Mans  :D

Maio 26, 2025, 09:04:39, 09:04
Responder #8

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4988
2025 está a ser uma época cheia de situações atribuladas.
Foi Austin com aquelas trocas de moto de última hora. Algo idêntico em Le Mans. E agora a bandeira vermelha em Silverstone que alterou a dinâmica por completo da prova.

Foi muito triste ver o Quartararo a ter um desempenho magnifico... para acabar traído por uma falha mecânica do ride height device..  :-\
Bezzecchi e a Aprilia acabam por cumprir o papel de quebrar a monotonia dos resultados da Ducati.
E Zarco mais uma vez esteve brilhante, a mais uma vez levar a Honda às costas sozinho numa equipa satélite.


Maio 27, 2025, 10:13:50, 10:13
Responder #9

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4723
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Ainda li alguns comentários sobre o facto dos irmãos Márquez terem tido a possibilidade de trocar de máquinas e assim conseguirem estar na linha de partida, mas não vejo isso como anormal...

Zarco a provar que a Honda ainda vale qualquer coisa.

O Bagnaia a cair... novamente... 

O Miguel a arranjar ritmo e competitividade. Tenho lido muita coisa sobre ele, mas na minha opinião acho que tem todo o mérito de estar numa competição destas como é o MotoGP independentemente dos resultados.

E o Quartararo... que nó me deu no coração ver aquela avaria acontecer quando não tinha ninguém a fazer-lhe sombra...

Não sabia o que era o Ride Height Device e encontrei esta explicação:
(está em inglês mas corram um tradutor)

Have you ever wondered how MotoGP riders maintain control and speed on the track? One crucial piece of technology that helps them achieve this is the ride height device. In this article, we will explore what a ride height device is, how it works, and the numerous benefits it provides to riders. From improving traction and stability to enhancing braking performance, this technology plays a vital role in the success of teams like Yamaha, Ducati, Honda, Suzuki, and KTM. We will discuss how ride height devices are regulated in MotoGP, their limitations, and how riders can adjust them for optimal performance. Let’s dive into the world of ride height devices in MotoGP!

Link:
https://performancedriversclub.org/ride-height-device-motogp/#:~:text=Ride%20Height%20Device%20is%20a%20mechanical%20device%20used,limitations%20such%20as%20added%20weight%20and%20limited%20adjustability.

Maio 31, 2025, 00:09:28, 00:09
Responder #10

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4988
O Miguel a arranjar ritmo e competitividade. Tenho lido muita coisa sobre ele, mas na minha opinião acho que tem todo o mérito de estar numa competição destas como é o MotoGP independentemente dos resultados.

Resta saber se quem investe dinheiro pensará da mesma forma em 202.

Supostamente Toprak irá no próximo ano para a Pramac.
Substituirá Miller que é o único piloto Yamaha com contrato apenas para 2025.
Porque se se fosse por resultados... o Miguel seria certamente o "elo mais fraco".




Junho 10, 2025, 20:58:43, 20:58
Responder #11

JoãoPVCarvalho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1950
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
O Miguel a arranjar ritmo e competitividade. Tenho lido muita coisa sobre ele, mas na minha opinião acho que tem todo o mérito de estar numa competição destas como é o MotoGP independentemente dos resultados.

Resta saber se quem investe dinheiro pensará da mesma forma em 202.

Supostamente Toprak irá no próximo ano para a Pramac.
Substituirá Miller que é o único piloto Yamaha com contrato apenas para 2025.
Porque se se fosse por resultados... o Miguel seria certamente o "elo mais fraco".

Pois eu acredito que desta vez é que o Miguel fica mesmo apeado. O contrato depressa se resolve e não me surpreendia nada que o Miguel ocupasse o lugar do A. Fernandez.
Na verdade, eu acho que o Miguel já nem anda à procura de resultados. Está lá para testar a Yamaha em condições de corrida, algo que o piloto de testes só pode fazer com Wildcard.
E ainda acrescento mais uma possibilidade polémica. Martinator de volta à Pramac... :curtocircuito:
Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Junho 11, 2025, 10:58:13, 10:58
Responder #12

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4723
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Ui o "Martinator"? Depois da "telenovela" que se está a passar com a Aprilia... não sei não...  :pensador:

E o Turco sempre foi confirmado na Pramac...

Quanto ao Miguel passar a ser piloto de testes... se calhar... se calhar...  :pensador:

Junho 13, 2025, 22:00:13, 22:00
Responder #13

JoãoPVCarvalho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1950
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
Olha agora nova polémica. Enea na Pramac no próximo campeonato...

Silly season ao rubro! :cool:
Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Junho 14, 2025, 02:39:55, 02:39
Responder #14

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4988
O Martin depois da telenovela Ducati... deixei de acreditar que possa tão depressa voltar a ser candidato a títulos.
Não esperava que fosse se espatifar antes da época começar. Mas também não me espantou.
Entretanto com a telenovela Aprilia... pode ter arranjado o problema quanto ao futuro no que diz respeito a ser desejado em equipas de fábrica.

Porém, a Yamaha está a investir tudo para voltar a ser dominante a partir de 2027.
E se vier a ser a nova moto que todos vão querer, faz sentido que Martin queira entrar na corrida.

Não acredito que o Toprak vá fazer milagres.
Há uma legião de fãs que muito o queria no motoGP. E a realidade é que se não for já... depois será tarde demais.
É um excelente piloto. Mas esta história dá uma certa vibe do que aconteceu com o Ben Spies há uns anos atrás.

Mas se a Yamaha está a apostar forte... mas não podemos esquecer que os outros construtores também estão a olhar para 2027.
E a Honda não pode ser subestimada.

Quanto ao Miguel, houve esta noticia ha dias atrás que refere a possibilidade desta época ser decisiva para a sua continuidade... e Jack apesar de não ter contrato para 2026 não significa que seja descartado.
Porém...  há rumores que a Ducati ofereceu a Jack a possibilidade de ir para as WSBK substituir o Bautista.
Tal como o Diogo Moreira poder entrar como rookie para a Pramac.
Agora pelos vistos também agora o Enea..
 :D

Uma coisa é certa... a idade do Miguel começa a ser um problema quando não existem resultados.
Aliás, Zarco aos 35 está a fazer uma excelente época, praticamente a levar a Honda às costas... e corre o risco de não ter lugar no próximo ano em detrimento de algum rookie ou algum Chantra desta vida.
Porém, parece-me um potencial candidato para o lugar do Aleix ou mesmo do Bradl.

Eventualmente o futuro do Miguel poderá ser também como piloto de testes...
E aí não me admiraria de um regresso à KTM se ainda existir equipas da KTM... até porque o Dani (apesar do ano passado ter feito um pódio numa Sprint) não será eterno.

E já que estamos numa de silly futurologia...
Se o campeonato acabar como está (muito provável) não acredito em mexidas na Lenovo nem na Gresini.
Especula-se sobre Marc estar a "preparar o caminho" para o irmão... mas tanto Pecco como Alex têm contatos com as respectivas equipas até 2026.
E mesmo que não tivessem, a Ducati dificilmente iria quebrar continuar a manter um piloto italiano na equipa de fábrica. (só aconteceu com Hayden porque Melandri foi uma nódoa)

E numa futurologia mais avançada... acho que a Ducati vai perder a dominância em 2027 com as novas regras.
Porque muita da tecnologia que permitiu chegar a este ponto será banida.
Gigi pode sacar algum coelho da cartola para a GP27 mas será difícil atenuar certas características que só foram resolvidas desta forma.
Se a Ducati perder a dominância, Marc será facilmente colocado por uma legião de seguidores como o bode expiatório do declínio da Ducati. Da mesma forma como é visto pelos mesmos como o responsável pelo declínio da Honda.


Junho 14, 2025, 20:06:52, 20:06
Responder #15

JoãoPVCarvalho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1950
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente

Sem duvida que as novas specs para 27 vão mudar radicalmente o panorama no MotoGp mas antes disso vamos ter a mudança de pneus e por algum motivo não há um único piloto no paddock que se mostre confortável com a ideia.

O Toprak é essencialmente uma questão comercial, o homem movimenta muito em patrocínios, há também uma estratégia Geopolítica em torno desta mudança (bem sei que estamos a falar de MotoGP mas os interesses estão em todo lado e a Turquia precisa de passar uma imagem "mais Ocidental") e a Yamaha precisa urgentemente de muito capital para continuar a manter 4 motas no Grid.
Por outro lado Se ele entrasse em 2027 também lhe dava mais crédito, afinal o MotoGp de 2027 vai ter mais semelhanças com SBK do que na atualidade e aí acredito que ele tivesse mais oportunidades de lutar por lugares no Top 10.

Resumindo, Eu gosto muito do Miguel mas nunca foi capaz de se destacar apesar das vitorias, o Miller por exemplo não ganha corridas mas aparece nas câmaras da Dorna e só há duas formas de o conseguir. Ou se anda no Top 10 ou se tem Marquez no nome. Portanto o Miguel já tem o futuro assegurado (fora da competição).

2027 é o Ano do choque, as máquinas voltam ser mais puristas e as unhas voltam a fazer a diferença. Pilotos como o Pecco, Digi, Martin (que já percebeu isto mesmo), Enea, Marini, e mais alguns estão arrumados pois já mostraram não ser capazes de obter resultados com motas ligeiramente inferiores, quanto mais sem metade dos gadjet que têm agora ao dispor. Lembra-te do que aconteceu ao Rins e ao Mir quando ficaram sem a Suzuki que era na altura a mota mais equilibrada do Grid.

Honestamente, acho que vamos ter um retrocesso na história e voltaremos a ver pilotos mais experientes com melhores resultados e aqui incluo Morbido, Zarco, Maverik, Miller, Binder e até mesmo o Miguel entre outros. Just my 2 cents.

Marc Marquez não precisa dessas mariquices para ganhar corridas e já o demonstrou no ano passado e este ano também, de modo que acredito que em 2027 ainda o vamos ver a disputar podiums. Certamente não com o domino que tem nesta temporada mas ainda assim é um rival a considerar. Ou, ganha juizo e sai no final de 2026 antes de fazer a figura que fez o Rossi.

Essa ideia de que foi o Marquez que arrastou a Honda para a desgraça não é totalmente falsa porque a Honda acomodou-se a um piloto que compensava algumas lacunas da mota e que por entregar resultados levou a Honda a desenvolver uma mota à sua imagem, ao ponto de mais ninguém conseguir andar naquilo!. Assim que o MM se lesionou a Honda desconstruiu a mota para pelo menos conseguir manter-se na competição. A verdade é que o Mir quase se matava a cada corrida e ponderou mesmo abandonar. Portanto, a resposta é sim mas a culpa é partilhada. Não acredito que o Gigi siga essa estratégia. Não precisa, até ao final de 2026 nenhuma mota vai superar a Ducati. A seguir é uma nova historia e uma página em branco para todos.
Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Junho 16, 2025, 10:56:36, 10:56
Responder #16

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4988
... afinal o MotoGp de 2027 vai ter mais semelhanças com SBK do que na atualidade e aí acredito que ele tivesse mais oportunidades de lutar por lugares no Top 10.

Iniciar na próxima época, mesmo com o actual regulamento, só o vai beneficiar.
Permite familiarizar-se com o campeonato e chegar a 2027 com menos desafios "mentais" por gerir.

As moto deixam de ter ride-height, holeshot e a aerodinâmica será mais controlada... mas não vão deixar de ser motos tecnologicamente diferente das de produção.
A única alteração que não compreendo é a redução para 850cc.. pois já assistimos a este filme em 2007.

Resumindo, Eu gosto muito do Miguel mas nunca foi capaz de se destacar apesar das vitorias, o Miller por exemplo não ganha corridas mas aparece nas câmaras da Dorna e só há duas formas de o conseguir. Ou se anda no Top 10 ou se tem Marquez no nome. Portanto o Miguel já tem o futuro assegurado (fora da competição).

Ter Marquez no nome e andar no top10... (até diria top5 este ano) é uma redundância..

Não acho que o Miguel seja de todo "invisível" e Dorna/Liberty até faz um excelente trabalho que diz respeito a criar conteúdos que incluem pilotos fora do top10.
Nem que seja a fazer quizzes ou outros pequenos videos para as redes sociais.

(....) estão arrumados pois já mostraram não ser capazes de obter resultados com motas ligeiramente inferiores, quanto mais sem metade dos gadjet que têm agora ao dispor.

Não esquecer que a inferioridade pode estar precisamente na eficiência dos gadgets.

Lembra-te do que aconteceu ao Rins e ao Mir quando ficaram sem a Suzuki que era na altura a mota mais equilibrada do Grid.

2021 foi uma época particularmente atípica em todos os aspectos.

Ou, ganha juizo e sai no final de 2026 antes de fazer a figura que fez o Rossi.

Não vejo mal um piloto continuar a fazer o que gosta, mesmo que já não tenha condições para lutar pelo título.
Não acho que Rossi tenha feito "má figura" por ter continuado a competir muito longe do seu "prime"..
O único problema foi insistir na estratégia de "bully" numa fase em que já não tinha alavancagem para o fazer.

Essa ideia de que foi o Marquez que arrastou a Honda para a desgraça não é totalmente falsa porque a Honda acomodou-se a um piloto que compensava algumas lacunas da mota e que por entregar resultados levou a Honda a desenvolver uma mota à sua imagem, ...

Concordo parcialmente contigo.
Pois estamos a falar de um período em que os construtores, sobretudo japoneses, estavam em contenção.
E para a HRC justificava pagar valores absurdos a um piloto capaz de proveito da moto, poupando no desenvolvimento.

Só que não devemos levar esse argumento tanto a sério.
Porque a realidade é que os pilotos não participam no desenvolvimento de novas iterações.
O primeiro contacto com as mesmas é nos testes de pre-epoca.
Todo o trabalho prévio é realizado por pilotos de testes. E na HRC houve muitas mudanças de nomes.

Além de que segundo esta lógica, a HRC andou durante uma década a desenvolver a moto "à imagem" de Pedrosa para que este tivesse assistido diversos colegas de equipa a conquistar o título.

E a derradeira ironia é que se recuarmos uns anos na história, VR na sua biografia indica que a principal razão porque saiu da Honda é porque estes estavam focados na máquina e não no piloto. :D