Autor Tópico: LED Cornering Lights...como funciona na KTM 1290 Super Adventure  (Lida 2603 vezes)

Agosto 23, 2017, 10:08:09, 10:08
Lida 2603 vezes

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18434
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
LED Cornering Lights...como funciona na KTM 1290 Super Adventure






Recentemente li aqui pelo fórum uma curtíssima referência às Cornering Lights da mais recente KTM 1290 Super Adventure e entendi que essa "tecnologia" aplicada ao modelo merecia uma explicação de como funciona, acompanhado de um vídeo que demonstrasse como resulta afinal na prática...


E coloquei propositadamente a palavra tecnologia acompanhada de ("aspas") porque o sistema tem de aqui ser encarado mais como engenhoso do que outra coisa.
E o que é facto é que funciona bastante bem, pelo que poderão visionar do vídeo aqui deixado.


Ao contrário do que se possa imaginar e que se encontra em alguns (poucos) automóveis, aqui as LED Cornering lights não têm um mecanismo que lhes permite uma rotação dentro da óptica por forma a acompanhar a curva...
Aqui a coisa funciona de forma diferente, mas igualmente eficazmente, e sem peças móveis a poder avariar e a encarecer o custo do sistema. No fundo trata-se de uma opção já existente em boa parte dos automóveis e que fazem uso dos pequenos faróis onde normalmente encontramos os de nevoeiro.


Passo a explicar:

A KTM de forma particularmente engenhosa colocou umas pequenas lâmpadas adicionais na própria carenagem (uma à direita e outra à esquerda), em posição inferior ao farol com a famosa "assinatura LED do modelo" e mais saídas na lateral frontal, e que são activadas conforme for ditado pelo sensor que faz a leitura do ângulo da moto a cada momento.


Cada um destes pequenos focos integra 3 potentes LED e que acendem e apagam autonomamente à esquerda ou à direita, melhorando imenso a iluminação para o lado em que é "deitada" a moto.
Mas a coisa não fica por aqui e a KTM entendeu que o sistema deveria ter uma iluminação gradual, com o seu sensor a fazer acender mais LED's quanto maior é a inclinação da moto.


Ora havendo 3 LEDs em cada foco (direita e esquerda), o sensor de inclinação faz então acender um LED quando se alcança ou ultrapassa os 10º, acende dois LEDs quando se alcança ou ultrapassa os 20º e acende os três LEDs sempre que a inclinação é mais pronunciada e os 30º são alcançados ou ultrapassados... Espertos, hem! :)


Veremos se daqui por um par de anos não haverá mais propostas a apresentar algo semelhante.
Creio que sim... :nice:


"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 23, 2017, 11:58:29, 11:58
Responder #1

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18434
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 23, 2017, 13:12:46, 13:12
Responder #2

Sal

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 658
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Grupo Motard - Amigos do Caneco
Também a FJR nova tem uma tecnologia dessas...



Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Agosto 23, 2017, 13:41:10, 13:41
Responder #3

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18434
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
É verdade companheiro. A mais recente FJR também tem.  :cool:

E dá-me ideia, pelo visionamento do vídeo, que o funcionamento é em tudo semelhante, com o sensor de inclinação a ditar o seu acendimento.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 23, 2017, 13:59:32, 13:59
Responder #4

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4988
Isto lança uma questão pertinente:

Será que num countersteering violentíssimo  o condutor consegue fazer acender a luz do lado contrário à curva?  :D

Agosto 23, 2017, 14:02:12, 14:02
Responder #5

Sal

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 658
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Grupo Motard - Amigos do Caneco
Exactamente.
Consoante a inclinação, ela acende progressivamente os LEDs colocados para o efeito.
Essa KTM foi a segunda moto que conheci com este sistema, bastante bom para quem ande muitas vezes de noite


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Agosto 23, 2017, 14:21:58, 14:21
Responder #6

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18434
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Só acende se a inclinação da moto for superior a determinado grau.
Caso contrário, não.

Com ou sem o countersteering, o acendimento do(s) LED(s) é sempre ditado pelo sensor que mede a inclinação da moto. :)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 23, 2017, 19:09:07, 19:09
Responder #7

Rui Jorge

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 146
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R 1200 GS
  • Localidade: Quinta do Anjo
Deixo aqui a análise à KTM por um YouTuber Canadiano que subscrevo e que faz sempre umas análises muito completas e engraçadas-o fortnine, em que é possível ver essa coisa dos leds nas curvas. Parece que não são 100% eficazes mas ajudam:


Agosto 23, 2017, 21:38:41, 21:38
Responder #8

lmferreira

  • Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 718
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750X
  • Localidade: Évora
Possivelmente já andará por ai faróis auxiliares chinocas que também poderão fazer o mesmo. Não me parece dificil copiar essa tecnologia nem implementa-la.
Até um telemóvel de baixo preço já possui giroscópio, tecnologia que tem imensas utilidades, consoante o software que se instale.

Agosto 25, 2017, 19:32:01, 19:32
Responder #9

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18434
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Se acaso ainda não existe, de certeza que a indústria chinesa tratará de "fazer acontecer" e a um preço que será pelo menos 60-70% mais barato.  :nice:

O pior que pode acontecer é algumas unidades vendidas poderem accionar os Leds correspondentes ao lado contrário para onde é inclinada a moto.  :D

Daqui por uns anos (poucos), prevejo que as cornering lights estejam instaladas em muitas mais motos.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama