LED Cornering Lights...como funciona na KTM 1290 Super Adventure
Recentemente li aqui pelo fórum uma curtíssima referência às Cornering Lights da mais recente KTM 1290 Super Adventure e entendi que essa "tecnologia" aplicada ao modelo merecia uma explicação de como funciona, acompanhado de um vídeo que demonstrasse como resulta afinal na prática...
E coloquei propositadamente a palavra tecnologia acompanhada de ("aspas") porque o sistema tem de aqui ser encarado mais como engenhoso do que outra coisa.
E o que é facto é que funciona bastante bem, pelo que poderão visionar do vídeo aqui deixado.
Ao contrário do que se possa imaginar e que se encontra em alguns (poucos) automóveis, aqui as LED Cornering lights não têm um mecanismo que lhes permite uma rotação dentro da óptica por forma a acompanhar a curva...
Aqui a coisa funciona de forma diferente, mas igualmente eficazmente, e sem peças móveis a poder avariar e a encarecer o custo do sistema. No fundo trata-se de uma opção já existente em boa parte dos automóveis e que fazem uso dos pequenos faróis onde normalmente encontramos os de nevoeiro.
Passo a explicar:
A KTM de forma particularmente engenhosa colocou umas pequenas lâmpadas adicionais na própria carenagem (uma à direita e outra à esquerda), em posição inferior ao farol com a famosa "assinatura LED do modelo" e mais saídas na lateral frontal, e que são activadas conforme for ditado pelo sensor que faz a leitura do ângulo da moto a cada momento.
Cada um destes pequenos focos integra 3 potentes LED e que acendem e apagam autonomamente à esquerda ou à direita, melhorando imenso a iluminação para o lado em que é "deitada" a moto.
Mas a coisa não fica por aqui e a KTM entendeu que o sistema deveria ter uma iluminação gradual, com o seu sensor a fazer acender mais LED's quanto maior é a inclinação da moto.
Ora havendo 3 LEDs em cada foco (direita e esquerda), o sensor de inclinação faz então acender um LED quando se alcança ou ultrapassa os 10º, acende dois LEDs quando se alcança ou ultrapassa os 20º e acende os três LEDs sempre que a inclinação é mais pronunciada e os 30º são alcançados ou ultrapassados... Espertos, hem!

Veremos se daqui por um par de anos não haverá mais propostas a apresentar algo semelhante.
Creio que sim...
