Autor Tópico: Dguard - Um sistema eCall para motos  (Lida 2816 vezes)

Setembro 06, 2017, 22:29:44, 22:29
Lida 2816 vezes

lmferreira

  • Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 718
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750X
  • Localidade: Évora
A Digades, empresa referência no fornecimento de equipamentos electrónicos para alguns dos maiores construtores automóveis, acaba de apresentar, oficialmente, o primeiro sistema eCall para motos, do mundo. O sistema automático de chamada de emergência dguard® adapta-se a todos os modelos de todas as marcas de motos, de forma simples e prática.



Considerando que os motociclistas têm apetência para a velocidade, e também tendem a procurar estradas pouco movimentadas e sem populações por perto, como por exemplo estradas de montanha, e é precisamente nesses locais mais remotos que os acidentes podem ter consequências mais graves, numa situação de emergência uma resposta rápida e pronta, pode salvar vidas.
Um acidente num destes locais remotos ao circular sozinho, confere ao motociclista que não estiver capaz de ligar para as equipas de socorro, a sua única esperança de socorro. Mas até nos meios urbanos, estima-se que um dispositivo eCall possa reduzir o tempo de chegada das equipas de emergência em mais de 40%.
O novo sistema dguard eCall é uma mais-valia em todas as situações. Graças à sua tecnologia sofisticada, com recurso a vários sensores, permite uma identificação precisa do local onde ocorreu o acidente e efetua, de imediato uma chamada para o centro de coordenação de emergências, numa questão de segundos.
O centro de emergência recebe uma mensagem, no idioma do país em questão, com as coordenadas exatas obtidas viaGPS, do local onde ocorreu o acidente. Caso o motociclista tenha o dguard ligado ao sistema de comunicação do seu capacete, via Bluetooth, e caso se encontre consciente e capaz de comunicar, o centro de coordenação de emergências pode falar diretamente com a vítima.
E também, um motociclista que encontre um acidente, se tiver o sistema dguard montado na sua moto, pode pedir o socorro das equipas de emergência de forma muito rápida e simples, bastando para isso premir o botão vermelho SOS, instalado no guiador da sua moto, durante alguns segundos. Chamadas inadvertidas através deste botão SOS podem ser canceladas num espaço de 15 segundos.
De forma a assegurar que a chamada de emergência está disponível em todas as áreas do globo, o dguard recorre às redes de todas as operadoras móveis locais, GSM, do país em que se encontre, cobrindo assim, praticamente, todo o globo.
O dguard não apresenta qualquer encargo adicional com as chamadas, nem requer qualquer vinculação a uma rede móvel. Funciona em toda a Europa, com exceção da Holanda, e pode ser configurado e utilizado, de forma simples e intuitiva, através da aplicação disponível para smart phones ou tablets.
De forma a que o dguard pudesse distinguir o que é um acidente do que é uma condução extrema, foram necessários muitos quilómetros e muitas horas de testes, tendo a equipa da digades, percorrido mais de 60,000 km nas estrada da Alemanha, Áustria, Espanha, Estados Unidos e África do Sul.
O fabricante da Saxónia, teve ainda que garantir que o aparelho continua em pleno funcionamento, mesmo sob condições climatéricas e em trilhos mais extremos. Por isso mesmo, recorreu ao conhecido piloto de Enduro, Paul Rossbach, que montou na sua moto de enduro o sistema dguard, utilizando-o nos seus exigentes treinos de preparação, tanto para o campeonato alemão de enduro como para o campeonato europeu da especialidade.
O sistema foi assim colocado à prova, até mesmo em situações completamente impossíveis de acontecerem em estrada. Estes testes permitiram recolher dados importantes, relativamente ao funcionamento e possíveis fragilidades do sistema, procedendo-se em conformidade aos respetivos acertos ou melhorias.
Para além disto tudo, o dguard apresenta ainda uma função anti-roubo. Se alguém mover a moto, a aplicação emite de imediato um alerta para o telemóvel do proprietário de forma silenciosa. O melhor de tudo, é o consumo mínimo da bateria:
Em comparação com um sistema convencional de alarme, o consumo de energia é efectivamente muito baixo (menos que 100 μA). Caso o roubo já tenha sido consumado, é fácil para para a policia e proprietário seguirem o seu rasto através da localização via GPS, disponível através da aplicação.
O sistema ainda permite a gravação dos percursos e detalhes da viagem que podem posteriormente ser analisados na aplicação e partilhados nas redes sociais.
O dguard já se encontra em comercialização em diversos países, estando a sua chegada prevista ao mercado português no final do mês de Outubro de 2017, estando a importação a cargo da New Golden Bat.
Na compra deste equipamento, que é instalado num concessionário autorizado, é fornecido o módulo, o sensor, o botão SOS e a App que permite configurar todo o sistema. O dguard foi desenvolvido e é fabricado pela Digades, empresa líder no desenvolvimento e fabrico de componentes eletrónicos da Saxónia, sendo por isso um sistema cem por cento “Made in Germany”.
O preço do equipamento é de 499 Euros, a que acresce uma verba de 69 euros para activação do cartão SIM e inclui a anuidade do serviço por 2 anos. Anuidades seguintes têm um custo de 29 euros.

Fonte: andardemoto.pt

Setembro 07, 2017, 19:59:58, 19:59
Responder #1

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Existem aplicações Android que emitem alertas em certas situações, como quedas. Tive há tempos uma no telefone mas tirei-a porque gastava muita bateria
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Setembro 07, 2017, 21:27:59, 21:27
Responder #2

lmferreira

  • Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 718
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750X
  • Localidade: Évora
Já existem tantos Gadgets para instalar no guiador, que no futuro terão de ter o dobro do tamanho!!