Autor Tópico: Quão bom é um motor de 6 cilindros nos dias de hoje??  (Lida 2764 vezes)

Agosto 27, 2017, 16:07:23, 16:07
Lida 2764 vezes

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18513
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Quão bom é um motor de 6 cilindros nos dias de hoje??






Um motor de 6 cilindros está por norma montado, nos dias de hoje, numa grande Touring ou numa Bagger...luxuosas, vistosas, super confortáveis e carregadas de gadgets para facilitar a vida do seu afortunado condutor.

Mas apesar de todo um package que lhe está associado, é no motor que se concentra o centro das atenções. Pelo menos a parte sensorial por ele permitida. :)

Claro que existem configurações e formas de resposta diferentes, mas aquilo que habitualmente se associa a um motor de 6 cilindros é uma entrega da potência de forma suave mas decidida, com uma notória capacidade para devorar kms a fio num ritmo elevado e sem denotar esforço.

Não são motores especialmente rotativos (excepto se recuarmos p.ex. ao da RC166 e das suas cerca de 20.000Rpm.), mas sim projetados para oferecer um desempenho o mais homogéneo possível e ao longo de um grande espectro de velocidades.

Há quem use uma curiosa comparação para explicar aquilo que se consegue com um motor de 6 cilindros, nomeadamente para descrever o agrado da sua condução...It's pure silk.

Pessoalmente ainda nunca andei numa moto de 6 cilindros - infelizmente o digo - sendo que o máximo que consegui foi sentar-me aos comandos de uma F6C e de uma F6B (ver foto abaixo), esta última com o motor a trabalhar, quando aqui há uns anos estava em curso uma concorridíssima apresentação do modelo em Portugal.

Estamos a falar de motores que na sua grande maioria parecem projetados para agradar um certo tipo de cliente, seja no desempenho ou na grande competência para um tipo de utilização voltada para o Turismo de longo curso. São motores que clamam por elogios, tal a forma como tudo se passa quase sem vibrações, sem denotar esforço e capaz de rolar com velocidades de cruzeiro elevadas.

As propostas do género serão por demais conhecidas por quem acompanha as tendências do sector, mas ainda assim deixarei aqui uma relação das mais recentes a fazer uso de um motor de 6 cilindros.
Trata-se de uma "guerra" travada praticamente apenas por dois grandes construtores: BMW e Honda, havendo depois algumas marcas menos conhecidas como p.ex. a Horex e que também têm um 6 cilindros.


- BMW K1600 GT/GTL
- BMW K1600 B
- Honda Gold Wing 1800 GL
- Honda Gold Wing 1800 F6B
- Honda Gold Wing 1800 F6C Valkyrie



 
Vá...não gozem com o colete reflector. Ainda hoje o tenho guardado. :D


Em breve trarei um tópico dedicado às 6 cilindros de outras décadas e em que, aí sim...havia um pouco mais de propostas existentes. ;)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 27, 2017, 18:33:09, 18:33
Responder #1

Sal

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 658
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Grupo Motard - Amigos do Caneco
Sem esquecer também a Triumph Rocket III que mesmo sem a parafernália de gadgets também anda com 6 cilindros



Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Agosto 27, 2017, 18:36:32, 18:36
Responder #2

Sal

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 658
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Grupo Motard - Amigos do Caneco
Nunca andei em nenhuma 6 cilindros mas há pouco tempo andei numa Tracer 700 (bicilindrica) e comparativamente à minha que tem 4, há realmente uma grande diferença.
Seja em vibrações, seja em nervosismo.
Resultado dessa experiência de 2 cilindros...não gostei


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Agosto 27, 2017, 18:52:57, 18:52
Responder #3

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18513
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Companheiro Sal, por incrível que possa ser (atendendo à cilindrada do "bicho"), a Rocket não é uma 6 cilindros, mas sim ficando-se por metade.

É uma tricilindrica com os mesmos dispostos em linha.
Ora vê amigo:

 http://www.triumphmotorcycles.pt/bikes/cruisers/rocket/2016/rocket-iii-roadster/variants/rocket-iii-roadster#specification
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 27, 2017, 19:16:09, 19:16
Responder #4

Sal

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 658
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Grupo Motard - Amigos do Caneco
Olha...tens toda a razão.
Pensava mesmo que era uma 6 cilindros


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Agosto 28, 2017, 19:35:53, 19:35
Responder #5

dfelix

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5006
Existem diversas razões para recorrer aos seis cilindros.
Todas elas razões muito diferentes.

Seja a necessidade de geometrias hiperquadradas para obter elevadas rotações pico a partir duma baixa capacidade como o exemplo dado da RC166.

Seja aumentar aumentar prestações sem afectar o comportamento duma geometria se considere equilibrada. Caso dos outros exemplos indicados.

Seja simplesmente adicionar mais utilizando aquilo que já se tem na fábrica só para destacar dos construtores rivais. Como muitos dos exemplos do passado.  :D


Agosto 28, 2017, 19:49:29, 19:49
Responder #6

pedroareias

  • Visitante
Em linha ou boxer (este último tem alguns detalhes menos bons), o 6 cilindros é o motor mais simples equilibrado (vibrações primárias e secundárias, i.e. massas dos êmbolos e dos componentes a girarem a 2x rpm), o que permite aumentar a capacidade, as rotações, ou ambas:
https://en.wikipedia.org/wiki/Straight-six_engine

L6, V12 e V16 são magníficos. Nos V12 e V16 não se sentem as vibrações.

Quem quiser um bom "upgrade" para a NC750X é adquirir o Sulzer na versão 6 cilindros em linha:

https://en.wikipedia.org/wiki/W%C3%A4rtsil%C3%A4-Sulzer_RTA96-C
« Última modificação: Agosto 28, 2017, 19:55:59, 19:55 por pedroareias »

Agosto 28, 2017, 20:02:45, 20:02
Responder #7

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18513
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Sempre foi aquilo que me foi transmitido...essa quase ausência de vibrações emitidas pelo motor, tornando a própria utilização bastante agradável e silenciosa numa grande faixa de rotações, tornando-se perfeita numa utilização do tipo Touring / Sport Touring.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 29, 2017, 01:55:35, 01:55
Responder #8

dfelix

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5006
Em linha ou boxer (este último tem alguns detalhes menos bons), o 6 cilindros é o motor mais simples equilibrado...

O problema dos motores longitudinais é sempre o mesmo...
Por muitas estratégias que adoptem a inércia do recheio faz-se sempre sentir.
Num carro por ter 4 rodas isto é irrelevante. Sente-se o abanar quando se dá à chave e ao desligar.
Numa moto torna-se um bocado mais chato.

Neste aspecto, a K1600 é um docinho.

Espero num proximo bmw moto experience voltar a fazer o passeio nela.
E que de preferencia não venha com o rádio em onda media como da ultima vez! :D