Autor Tópico: Bajaj Platina ES - 96,9Kms/Litro (Consumo Recorde)  (Lida 2229 vezes)

Junho 08, 2016, 23:36:24, 23:36
Lida 2229 vezes

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18513
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Bajaj Platina ES - 96,9Kms/Litro  (Consumo Record!)



O título é de facto sugestivo, mas não é para menos caríssimos companheiros.

Esta moto de origem indiana, proveniente da enorme e importante fabricante - Bajaj - apresentou o motor de combustão mais eficiente no Mundo!!!  Exacto, leram bem!

O design desta Bajaj Platina ES não é de tirar o fôlego, ou de encher o olho...como queiram dizer, mas possui algo que tem captado uma atenção crescente.

É o primeiro motociclo no Mundo, com motor de combustão, a conseguir praticamente alcançar os 100Kms com 1 Litro de combustível. Para ser mais preciso, são 96,9Kms/L, extraídos do seu avançado motor com 102cc.

Parece um feito que deveria pertencer a uma marca de nome mais sonante, mas a verdade é que a Bajaj, marca que existe desde 1945, é um verdadeiro "super-construtor" que anualmente lança no mercado milhões de unidades, sobretudo para os mercados Indiano e do Sudeste Asiático.

O seu motor, que como disse anteriormente tem 102cc, foi desenvolvido pela própria Bajaj com as mais recentes tecnologias DTSi e ExhausTEC.  Partindo de uma unidade motriz que a marca utiliza noutros modelos recentemente lançados, é precisamente na versão Platina ES que se expressa toda a sua eficiência no campo do consumo, dispondo de 8,2cv às 7.500Rpm e 8,7Nm às 5.000Rpm.

Com uma caixa de 4 velocidades, uma velocidade máxima real de 90Km/h, um depósito de 11,5L e um peso (a seco) de apenas 108Kg, a Bajaj Platina ES é um verdadeiro veículo de transporte super económico e capaz de ser sujeito a uma utilização diária intensiva sem problemas.

As primeiras unidades começaram a chegar aos concessionários na Índia e o preço será de 44.507 rúpias, ou seja, cerca de €638....não me enganei a escrever, o que acontece é que os preços por lá não têm qualquer relação de comparação com os praticados na Europa.

Eu, assim como provavelmente um bom número de pessoas, não nos importaríamos nada de ter este modelo como 2ª moto. Eu arranjava logo mais um espaço na garagem caso viesse a ser vendida por cá....

Nota:  Não façam contas à autonomia com um consumo destes, pois ficariam boquiabertos com aquilo que o depósito da Platina ES seria capaz de fazer.


Página do fabricante dedicada ao modelo: http://www.bajajauto.com/platina100ES_features_technology.asp#topLook




"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Junho 08, 2016, 23:39:53, 23:39
Responder #1

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18513
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
De qualquer forma, este modelo da Bajaj alcançou este recorde o ano passado.

Entretanto não tenho a menor dúvida que tenha vindo outro modelo (da mesma marca ou não!), ainda mais poupado.

De Lisboa a Madrid (ida e volta) com um depósito??  Oh yeah... 8)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Junho 09, 2016, 20:45:17, 20:45
Responder #2

João_Santos

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1964
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Coimbra - Viseu
Esta pelos vistos consegue ganhar em economia á Honda CBF125.

João

Junho 10, 2016, 15:18:47, 15:18
Responder #3

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18513
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
De longe...de longe...

Por muito boas que sejam as CBF125 e a CB125F em consumos, só a descer conseguiam consumir o que esta Bajaj consegue.

Mas claro que existirão compromissos noutras áreas, pois duvido que a Bajaj seja particularmente rápida... :D

90-95km/h e chega.... 8)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Junho 11, 2016, 08:52:00, 08:52
Responder #4

mneves

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 3092
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Realmente os consumos da cbf eram qualquer coisa,o ano passado fui a dois a Sines pela nacional sempre acima dos 90
Fui ,vim e andei mais uma semana com o mesmo depósito....
membro numero 16

Novembro 04, 2017, 16:28:49, 16:28
Responder #5

lmferreira

  • Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 718
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750X
  • Localidade: Évora
A PCX comparado com isto é uma devoradora de gasoil  :D

Novembro 04, 2017, 16:33:17, 16:33
Responder #6

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18513
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Um tipo que estivesse mesmo com o dinheirito todo contado, conseguia com uma moto como a Bajaj Platina ES ir de Lisboa a Barcelona...

Pronto...ok..tinha de ter uma gigantesca disciplina no punho direito e umas descidas a ajudar.   :D
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama