Parafusos retirados dos discos de uma Ducati MTS com 3 anos de uso e 14.000 milhas.
Há muitas razões que podem levar um parafuso a ganhar "mau aspecto"...- Pode estar relacionado com o material.- Pode estar relacionado com o tratamento e revestimento utilizado.- Pode estar relacionado com outros componentes com que possa estar em contacto directo.-PODE ESTAR RELACIONADO COM OUTROS COMPONENTES COM QUE POSSA ESTAR EM CONTACTO INDIRECTAMENTE INTERMITENTE...- ...Depois há condicionantes para acelerar a "degradação"...- Estar sujeito a grandes amplitudes térmicas.- Estar sujeito ao contacto com substâncias corrosivas.- ESTAR SUJEITO AO CONTACTO COM DEJECTOS ANIMAIS- ...Isto sem ignorar o facto de que podem ser afectados pela "intervenção" humana: OU DE ANIMAIS- Não utilizarem ferramentas adequadas.- Não respeitar os binários de aperto.- Negligência quanto á verificação e lubrificação dos menos.- ANIMAIS A URINAREM NOS VEICULOS DOS OUTROS QUE NÃO O DO DONO- ...Já li aqui em outros tópicos reacções dramáticas acerca de alguns tipos de oxidação que até nem é nada de anormal.Há materiais cuja própria oxidação é protectora.O único problema é que fica feio!Há determinados parafusos em que é expectável a médio-longo prazo ficarem com mau aspecto.Os mais habituais são os que fixam discos, bombas de travão, tampas dos motores. Habitualmente estes são fabricados em ligas seguindo "receitas" que lhes confere determinada elasticidade.E embora a maioria sejam tratados, os valentes escaldões a que estão sujeitos pode levá-los a ficar com mau aspecto exterior.Já para a maioria dos parafusos, não é de todo expectável ocorrer oxidação..Por vezes acontece porque foram "mordidos" por ferramentas pouco adequadas, mais apertados que o recomendado comprometendo o revestimento...Ou simplesmente por serem de má qualidade! Ou estarem em contacto com outro componente de má qualidade. (já vi parafusos imaculados a apertarem uma anilha completamente oxidada)Citação de: Sapiens21 em Agosto 10, 2018, 14:10:12, 14:10Parafusos retirados dos discos de uma Ducati MTS com 3 anos de uso e 14.000 milhas.Não vejo nada de anormal nestes parafusos.Aliás, o parafuso em si está com bom aspecto.A oxidação visível ocorre no espaço ocupado pelo disco. A "ferrugem" é certamente proveniente deste. E a oxidação branca certamente devido à infiltração de água para o espaço entre a rosca e o furo.A única falha apontar é a Ducati não ter optado por um parafuso que tivesse uma pequena margem entre a cabeça e a rosca que preenchesse devidamente o furo do disco.
(....)Não vejo nada de anormal nestes parafusos.Aliás, o parafuso em si está com bom aspecto.(....)
Atenção! A Imagem dos vários parafusos não está directamente relacionada com a que está logo acima.Trata-se dos parafusos de uma MTS divulgada em fórum da marca, mas provavelmente de outro ano. LINKForam colocadas 2 imagens apenas para sustentar a ideia que tentava passar de que isto da oxidação e corrosão não é algo exclusivo de algumas marcas mais....baratuchas. Citação de: dfelix em Agosto 10, 2018, 15:52:35, 15:52(....)Não vejo nada de anormal nestes parafusos.Aliás, o parafuso em si está com bom aspecto.(....) A cabeça deles está. O resto custa-me a crer que os aches com..."bom aspecto".
Precisamente.As marcas, não tendo responsabilidade por não serem os fabricantes dos parafusos, acabam por tê-la por os instalarem no seu produto.Aliás, causa alguma impressão tantos testes em unidades pré-producão e em diferentes situações climatérica e de amplitudes térmicas...e depois continuar-se a apostar (em demasiados casos) em parafusos tão maus. Eu já vi pior que naquela Brixton e com pouco tempo (-1 ano).Será que iria encarecer assim tão excessivamente um motociclo, ao apostar-se em parafusos melhores? -----------------------------------------------Há quem, por si mesmo, decida por parafusos em alumínio...mas com cores de gosto duvidoso.
Citação de: Sapiens21 em Agosto 10, 2018, 21:36:41, 21:36Precisamente.As marcas, não tendo responsabilidade por não serem os fabricantes dos parafusos, acabam por tê-la por os instalarem no seu produto.Aliás, causa alguma impressão tantos testes em unidades pré-producão e em diferentes situações climatérica e de amplitudes térmicas...e depois continuar-se a apostar (em demasiados casos) em parafusos tão maus. Eu já vi pior que naquela Brixton e com pouco tempo (-1 ano).Será que iria encarecer assim tão excessivamente um motociclo, ao apostar-se em parafusos melhores? -----------------------------------------------Há quem, por si mesmo, decida por parafusos em alumínio...mas com cores de gosto duvidoso. Deixo aqui um site de uma empresa Italiana que fabrica (pelo que divulgam...parafusos em condições) diversos tipos de parafusaria como Titânio, Alumínio ou Carbono. http://www.lls-parafusos.com.pt/produtos.phpÉ só enviar o que se pretende...
Prezados:Apaguei as mensagens que eventualmente possam ter sido interpretadas como ofensivas.Vi acima umas piadas a vermelho e decidi entrar na brincadeira, mas posso ter exagerado.P.
Citação de: pedroareias em Agosto 10, 2018, 20:08:21, 20:08Prezados:Apaguei as mensagens que eventualmente possam ter sido interpretadas como ofensivas.Vi acima umas piadas a vermelho e decidi entrar na brincadeira, mas posso ter exagerado.P.ora bolas… não fui a tempo de ver a saga…eheh
Foste tu, 2low, que começaste a brincadeira.Agora o Sapiens21 está chateado comigo e vou ter de me portar bem durante o resto do ano.Citação de: 2low em Agosto 10, 2018, 23:40:46, 23:40Citação de: pedroareias em Agosto 10, 2018, 20:08:21, 20:08Prezados:Apaguei as mensagens que eventualmente possam ter sido interpretadas como ofensivas.Vi acima umas piadas a vermelho e decidi entrar na brincadeira, mas posso ter exagerado.P.ora bolas… não fui a tempo de ver a saga…eheh
Há quem, por si mesmo, decida por parafusos em alumínio...mas com cores de gosto duvidoso.
Eu sou um malandro…
Atendendo que ambos (os primeiros) produtos terem subido a qualidade ao longo dos últimos 8anos (pelo menos), muito brevemente a Europa começará a ter problemas sérios em produzir igual qualidade com o mesmo preço… se não está já a acontecer…
(....)Agora o Sapiens21 está chateado comigo e vou ter de me portar bem durante o resto do ano.(....)
(....)A grande questão é:Lá por serem mais bonitos e provavelmente oferecerem melhor resistência à corrosão... serão os mais adequados?Isto levanta ainda outras questões:Se comprar um fabuloso kit de parafusos em titânio, quais os binários de aperto que devo utilizar? Os mesmos que os que manual sugere para os parafusos oem? Mesmo sendo um material com propriedades diferentes?(....)
(....)Aliás, causa alguma impressão tantos testes em unidades pré-producão e em diferentes situações climatérica e de amplitudes térmicas...e depois continuar-se a apostar (em demasiados casos) em parafusos tão maus. Eu já vi pior que naquela Brixton e com pouco tempo (-1 ano).Será que iria encarecer assim tão excessivamente um motociclo, ao apostar-se em parafusos melhores? (....)
Citação de: pedroareias em Agosto 10, 2018, 23:50:54, 23:50(....)Agora o Sapiens21 está chateado comigo e vou ter de me portar bem durante o resto do ano.(....)O que pode tender a "chatear"-me são outras coisas na vida. Nada a ver com isto...Don't worry. ---------------------------------------------Citação de: dfelix em Agosto 11, 2018, 00:56:03, 00:56(....)A grande questão é:Lá por serem mais bonitos e provavelmente oferecerem melhor resistência à corrosão... serão os mais adequados?Isto levanta ainda outras questões:Se comprar um fabuloso kit de parafusos em titânio, quais os binários de aperto que devo utilizar? Os mesmos que os que manual sugere para os parafusos oem? Mesmo sendo um material com propriedades diferentes?(....)Será que fazê-lo com o mesmo torque indicado de fábrica para aperto de determinado local (nomeadamente zona do motor), irá comprometer algo?
(....)Para apertos no motor é que tem de se seguir as indicacoes do fabricante (do motor, ou entao num caso particular o dos parafusos).Porque muitas peças do motor tem apertos muitos especificos, do tipo "x de binario de apeto + Y de angulo", em que o parafuso é deformado de proposito é a sua vida é apenas um aperto.(....)
Citação de: TMaxer em Agosto 11, 2018, 12:56:25, 12:56(....)Para apertos no motor é que tem de se seguir as indicacoes do fabricante (do motor, ou entao num caso particular o dos parafusos).Porque muitas peças do motor tem apertos muitos especificos, do tipo "x de binario de apeto + Y de angulo", em que o parafuso é deformado de proposito é a sua vida é apenas um aperto.(....)O que mencionas está correcto, mas a questão acima residia noutro ponto diferente. Ou seja, tendo em conta diferentes propriedades de um parafuso que ao invés de aço seja de titânio, até que ponto será correcto manter esse exacto torque. Não existem alterações?O nível de aperto indicado de fábrica (ft-lb torque) para determinado ponto do motor será mantido com aço ou com titânio?Mas pronto...isto é já entrar num campo um pouco transversal ao tema. No fundo, pretendia-se mostrar uma realidade demasiado comum em motorciclos (a maioria low-cost, é verdade) em que os parafusos são dos primeiros a mostrar uma parte fraca e demasiado evidente ao nível visual.E sou da opinião que isto é inadmissível, além de que o consumidor tem direito em apontá-lo. Mais ainda quando adquire um motociclo e este se apresenta como demonstrei numa unidade com poucos meses.Claro que haverá sempre exemplos de quem consegue driblar o problema com limpeza regular e uso pouco parcimonioso de um comum WD-40..
Às vezes leio coisas que me deixam ficar meio deprimido Eu que estava convencido que tinha uma mota da marca que faz as melhores motas do mundo, e dou com isto...Será que são parafusos chineses????
(....)Mas não se pense que isto é algo que só se verifica em motos Indianas ou Chinesas!!!Nada disso! Quem o pensar...está enganado!Inclusivamente em motos a custar +€10.000 isso se pode constatar!(....)
Como alguém referiu , qualidade de usar e deitar fora ,mesmo nas " melhores".A culpa é do consumidor e querer bom e barato,que não existe
Porque muitas peças do motor tem apertos muitos especificos, do tipo "x de binario de apeto + Y de angulo", em que o parafuso é deformado de proposito é a sua vida é apenas um aperto.
A utilizacao "ah-doc" de parafusos aftermarket tem o que se diga...
Curiosamente na Harley, em tópico de fórum desta marca, recomendam a utilização do WD-40 e que mencionei acima..
Guerrinha de marcas e paises é como a bola, alimenta a notícia mas conteúdo nada.
Por acaso falar de todas as marcas naturalmente e não apenas daquelas que mais se aprecia, é algo que gostaria de ver mais e de forma generalizada, entendendo que promovia uma discussão mais "saudável".
Quem compra uma MT-09 normal não pode querer o equipamento de qualidade da MT-09SP.
A pintura também não é a mesma. A MT-09 SP tem claramente uma pintura específica e muito provavelmente mais dura (pelo menos pelo brilho que apresenta).
Por exemplo quando te referias aos decalques em vinil da Africa Twin (debaixo do verniz) isso não tem nada a ver com a qualidade da pintura. Os metalizados e o verniz na Africa Twin são excelentes.
(....)Citação de: Sapiens21 em Agosto 12, 2018, 22:38:12, 22:38Por acaso falar de todas as marcas naturalmente e não apenas daquelas que mais se aprecia, é algo que gostaria de ver mais e de forma generalizada, entendendo que promovia uma discussão mais "saudável".Promove uma discussão mais "saudável"... baseada em "paninhos quentes".(....)
(....)Não vejo o que impede de gostarmos de determinadas marcas e aceitá-las exactamente como são, com tudo o que têm de bom e mau!(....)
(....)Por exemplo quando te referias aos decalques em vinil da Africa Twin (debaixo do verniz) isso não tem nada a ver com a qualidade da pintura. Os metalizados e o verniz na Africa Twin são excelentes.Obviamente que um trabalho caseiro fica melhor, mais espesso e brilhante, mas de fábrica a Africa Twin para mim foi uma revelação.(....)
Citação de: dfelix em Agosto 12, 2018, 23:21:32, 23:21(....)Citação de: Sapiens21 em Agosto 12, 2018, 22:38:12, 22:38Por acaso falar de todas as marcas naturalmente e não apenas daquelas que mais se aprecia, é algo que gostaria de ver mais e de forma generalizada, entendendo que promovia uma discussão mais "saudável".Promove uma discussão mais "saudável"... baseada em "paninhos quentes".(....)Dfelix, com todo o respeito mas paninhos quentes é uma conclusão tua de uma frase que se referia a haver maior abertura dos membros em não se ficarem somente quanto a opiniões dadas às marcas que mais gostam.Era mesmo um convite a falar-se de todas...mas manter o distanciamento de "guerras de marcas".Confundir-se isso com "paninhos quentes", é não ver espaço para uma discussão que tem pleno caminho para existir (assim quem escreve tenha essa consciência) e sem se entrar na base do conflito da opinião. Diferente portanto do expressar de opinião, mesmo que contrária.Já agora e não tendo sido notado...(falando apenas no meu caso), tenho trazido todo o tipo de temas para este espaço. Inclusivamente abordando temas não discutidos por cá anteriormente ou sequer falados no contexto de outros tópicos.Citação de: dfelix em Agosto 12, 2018, 23:21:32, 23:21(....)Não vejo o que impede de gostarmos de determinadas marcas e aceitá-las exactamente como são, com tudo o que têm de bom e mau!(....)Nem eu...A divulgação é necessária e tocar em "temas quentes" tem feito parte daquilo que me faz vir por cá escrever ou simplesmente promover na discussão.Lembro-me de teres escrito uma coisa num D.B. de uma TRK e que, no meu ver, estava extremamente acertada...pois é a minha maneira de pensar.A divulgação é o melhor que temos num fórum e é também esse "palavra passa palavra" que nos ajuda e ajuda a outros que passem pelo mesmo.Citação de: pedroareias em Agosto 12, 2018, 23:23:56, 23:23(....)Por exemplo quando te referias aos decalques em vinil da Africa Twin (debaixo do verniz) isso não tem nada a ver com a qualidade da pintura. Os metalizados e o verniz na Africa Twin são excelentes.Obviamente que um trabalho caseiro fica melhor, mais espesso e brilhante, mas de fábrica a Africa Twin para mim foi uma revelação.(....)Estou um pouco confuso com o que leio...Referes-te a esta nova Africa Twin lançada há poucos meses atrás, ou ao modelo em si...incluindo portanto a que saiu em 2015?Pergunto isto por me lembro de teres escrito há tempos que a pintura da AT a consideravas algo fraca e em que se notavam facilmente pequenos riscos (no depósito se a memória não me atraiçoa). As palavras agora escritas são-no para a mais recente, é isso? Houve evolução também na pintura nesta nova geração, face a uma pintura que antes era fraca e que facilmente riscava?
Confundir-se isso com "paninhos quentes", é não ver espaço para uma discussão que tem pleno caminho para existir (assim quem escreve tenha essa consciência) e sem se entrar na base do conflito da opinião.