Prefiro a Harley Eight Valve.
Eu cá prefiro aqueles motores em que se roda punho e eles andam. Se a cambota é a 287.56º, se as valvulas são laterais, se os pistões são hexagonais ou se os cilindros são de metal bi-composto xpto interessa-me tanto como saber a constituição do governo do Camboja. Isso é o trabalho de quem desenvolve motores.Na prática, o que eu gosto num motor é:- Uma boa resposta em baixas e médias, sem necessitar constantemente de recurso à caixa - O minimo de vibrações possível a passar para o condutor nos poisa pés ou no guiador- Capacidade de rodar a velocidades de cruzeiro entre os 150~160 sem sentir o motor em esforço (aqui mais relacionado com a potência que com a tipologia do motor em si)As "tecnicalidades" deixo para os engenheiros que os desenvolvem. Na maioria das vezes mais grau menos grau é para o lado que 99.9% dos condutores melhor dorme.
OK. Estou a ver que és o Dante Giacosa Português 1915, 745cc 55 cavalos numa Harley, https://www.cycleworld.com/harley-davidson-eight-valve-mystery2018, 745cc 54 cavalos com ohc na NC750. ... Todas as soluções têm vantagens e desvantagens.Mas afinal a Honda o que fez? Nem copy-paste! Prefiro a Harley Eight Valve.
O motor da VFR calculo que seja um 4 em V e que tenha VTEC... ou seja... tens uma came para 8 valvulas... e como tens o vtec quase que apostaria que o sistema de desfazamento e aumento de lift da valvula esteja entre o martelo e a propria valvula...
Citação de: TMaxer em Agosto 17, 2018, 15:09:58, 15:09O motor da VFR calculo que seja um 4 em V e que tenha VTEC... ou seja... tens uma came para 8 valvulas... e como tens o vtec quase que apostaria que o sistema de desfazamento e aumento de lift da valvula esteja entre o martelo e a propria valvula...A V4 da 800 é DOHC e tem o vtec.A V4 da 1200, que é a que o areias se refere é "unicam" e não tem vtec.Só não percebi é até que ponto seja "bom exemplo" quando foi precisamente uma das muitas vítimas do euro 4.A mesma motorização continua em catálogo na crosstourer, mas... numa versão descafeínada do mesmo.
A vfr 1.2 é um SOHC mais leve que o vetusto vtec800. Não é sempre a complexidade a ganhar.
O 800 tem consumos semelhantes aos da 1200, alegadamente.
Citação de: pedroareias em Agosto 17, 2018, 18:53:51, 18:53O 800 tem consumos semelhantes aos da 1200, alegadamente.Não interessa... morreu!
Ariel
http://webshop.45flatheadservice.com/epages/63114975.mobile/en_GB/?ObjectPath=/Shops/63114975/Products/"WL+750+red"&Locale=en_GBJá que se falou algures no fórum sobre a valorização, é interesse olhar para esta moto de 1942 (mais idade do que que provavelmente qualquer membro por cá inscrito) e que custava - já que foi vendida entretanto - praticamente €13.000....Para lá de ser muito rudimentar em muita coisa para os "padrões actuais", não deixa de ser algo que valoriza com o tempo.Aliás...até acho que ficou bem barata. Comprar uma Fat Bob nos dias de hoje, duvido muito que daqui por umas décadas consiga o mesmo.Esta outra foi arrematada no leilão do Bonhams por quase €30.000.Good investiments... Na altura em que saiu seriam umas centenas de dólares.https://www.bonhams.com/auctions/23333/lot/37/
"A nice used right side gas tank for 1941 through 1946 UL models. Will fit other years.(....)"No Ebay, existe de tudo e pedem-se valores que por vezes "dão que pensar".Neste caso, as licitações para este depósito (ou metade dele) onde se nota bem o quanto foi alvo da passagem do tempo...iniciam-se nos 650 dólares americanos.Até ao momento não existe uma única intenção de compra, mas demonstra com clareza o quanto se pede por algo da marca quando leva já décadas de existência (não é a única) e onde neste caso é impossível passar despercebido o seu look bastante...rusty.Há marcas e alguns modelos muito específicos onde o maior investimento a fazer é mesmo guardá-las por vários anos.Pode comprar-se algo mais recente, obviamente, mas algumas...quanto mais tempo passa, m€lhor e mais razões para ceder à tentação de a despachar. Termina daqui a pouco tempo...Apressem-se. LINK
Não estava a pensar em restaurações... Estava mesmo a ver o exemplo do valor sempre em crescimento (no tempo) de alguns motociclos - como o caso da Harley - e que levam a pensar que por vezes a venda prematura pode ser um erro.Estou convicto que a par de muitas Harley's muito antigas, tenho na minha DN-01 algo que vai tornar-se num clássico dentro de alguns anos, tanto graças à sua raridade como o seu look e que, mesmo para os padrões actuais, está algo fora do seu tempo. (Podem rir-se da minha ideia de moto que vai valorizar... Eu não me importo, a sério!).