Autor Tópico: O "ataque" a uma curva rápida...diferentes abordagens!  (Lida 3301 vezes)

Setembro 09, 2016, 15:23:45, 15:23
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Sapiens21

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O "ataque" a uma curva rápida...diferentes abordagens!




Nem todos abordam uma curva rápida da mesma maneira e, da mesma forma, nem todos se sentam ou se posicionam para uma curva de forma igual...e as razões para tal são muito variadas.

- Receio de cair, que "impede" maior inclinação ou velocidade na sua entrada...

- Experiência ganha com a condução de diferentes tipos de moto, cilindrada e potência das mesmas....

- Tipo de motociclo e conceito, pois se umas não permitem grande ângulo e inclinação, outras parecem desafiar as leis da física...

- Tipo de pneumáticos ou estado dos mesmos, que têm um papel determinante no negociar da curva...

- Posição do banco e guiador que permitem um diferente "agachamento" na união homem-máquina...

- Diferentes tipos de piso ou estado em que os mesmos se encontram...

- Meteorologia que se faça sentir no momento e que também ela influencia a abordagem a uma curva rápida.

....tudo e muito mais que isto, levam a que cada qual aborde uma curva "à sua maneira", ou como se sente melhor, ou mesmo como se sente mais confiante a fazê-la.  :nice: :nice:
« Última modificação: Dezembro 08, 2018, 18:28:31, 18:28 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
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Setembro 10, 2016, 07:39:29, 07:39
Responder #1

Moto2cool

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Excelente :), uma abordagem explicativa que fica sempre bem ler, ou recordar.
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Setembro 10, 2016, 10:37:02, 10:37
Responder #2

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 :nice: :nice:

Tu próprio de certeza que agora sentes bem essa clara diferença, entre aquilo que conseguias...e até mesmo a confiança depositada em ti, quando circulavas com a PCX por comparação à mais recente aquisição da SV650.  :nice:
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Setembro 11, 2016, 08:43:01, 08:43
Responder #3

Moto2cool

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Claro ;) ainda estou em lento processo de adaptação, mas as diferenças entre scooter e mota são óbvias, seja pelo peso, seja pela posição de condução, seja mesmo pelo uso de caixa manual vs variador. E neste processo de adaptação todas as dicas são bem vindas, por isso este post foi oportuno :)
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Junho 08, 2017, 22:21:17, 22:21
Responder #4

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Sim, há diferenças sem dúvida...

Desde logo a começar precisamente por essa...a nossa posição de condução em muitas motos VS scooters.

Verdade seja dita que nem todas alcançam o mesmo ângulo de inclinação (e que pode até ter limitação estrutural), mas por norma são mais os casos de motos a possibilitar um angulo de inclinação maior, diferenciando-se igualmente a abordagem (e velocidade) a uma curva rápida.
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Dezembro 08, 2018, 17:52:42, 17:52
Responder #5

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Talvez velocidade a mais, talvez pouco conhecimento da moto em questão (primeiro passeio), talvez o chamado "kit de unhas" fosse algo curto, talvez por descrever a curva sem olhar para o ponto mais distante da mesma, talvez por estar a tentar fazer a pressão errada no guiador (sem countersteer)...

...talvez de tudo um pouco!







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Dezembro 08, 2018, 21:37:26, 21:37
Responder #6

dfelix

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Belo momento offroad!  :)

Parece-me que o gajo se assustou com os carros, travou... e não soube dar resposta á moto quando esta começou a abrir trajectória.
Felizmente a erva parecia estar fofinha.


Dezembro 09, 2018, 01:23:20, 01:23
Responder #7

2low

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Um bom exemplo é verificar como o Marc Marquez desenvolve técnicas de como curvar cada vez mais rápido e como nessas ocasiões conseguir controlar na perfeição a trajectória e normal movimento da moto/corpo. (e inclusive optar por trajectórias menos consensuais e fruto da experiencia por ele ganho)
O Marc Marquez dá nas vistas no Moto GP mas há um lado semi-escondido que não muitos conhecem, ele tenta praticar de tudo o que o desporto motorizado de 2 rodas tem para oferecer e seja em que piso for… desde aquelas corridas de pista oval de terra batida, na neve, trail, etc…

Infelizmente não nascemos ensinados, uns têm mais equilíbrio que outros, outros aprendem mais rapidamente e outros que ao mínimo susto ficam com receios e medos que os impedem de melhorar a sua condução.

No caso do vídeo com a MT-07 parece-me que foi apenas fruto da inexperiência e muito provavelmente ter dado o salto da 125cc para essa MT-07 muito recentemente.
É nestas alturas em que se sente mais a diferença de cilindrada e de performances… já subir de uma 500/600 para uma 1000/1200 não é assim tão diferente…
Portanto… parece-me que o facto de terem vindo carros em sentido oposto foi o menos responsável pelo acidente/despiste...
Parece-me que esta ultrapassagem quase em cima da curva, com essa falta de experiencia, não o deixou confortável ou em posição de abordar a curva e simplesmente travou, e não tendo ABS (não sei se é o caso) bloqueou trajectória e seguiu em frente…  julgo que tenha sido isto… se fosse com piso molhado era mais fácil de perceber, pois ao mínimo bloqueio de travão era logo queda…(sem ABS obvio)

"saber controlar/dosear travão" - de recordar o próprio primeiro susto que o Miguel Oliveira teve nas primeiras voltas com moto de MotoGP…

 :offtopic:
Dfelix, como te considero um exemplo a seguir (muito dificilmente), diz-me, conforme a tua experiência, se o que disse faz sentido ou é totalmente disparatado ?
 :ok: :convivio:
« Última modificação: Dezembro 09, 2018, 01:31:25, 01:31 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
E sempre com boa disposição!

(na realidade dá gozo puxar por ela pelo que é de contar uns 6Lt/100km)

Dezembro 09, 2018, 10:27:54, 10:27
Responder #8

Sapiens21

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O vídeo é Francês.. Em França foram vendidas MT-07 sem ABS? Se sim...desconhecia.  :nice:

De qualquer forma e analisando o vídeo, não creio que tenha havido senão uma muito errada trajectória. Além disso, o olhar fixamente para o ponto mais próximo da curva e (provavelmente) não ter feito countersteering, levou a que seguisse em frente.

Os cerca de 100kmh também não seriam - para aquele local -a velocidade que ele se sentiria mais à vontade para descrever a curva.

Quanto ao Marc Márquez, isso é pura verdade. Aquele "miúdo" é mesmo um talento do camandro.  :nice:
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Dezembro 09, 2018, 12:10:54, 12:10
Responder #9

TMXR

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O Marc Marquez e um wonder kid que tem uma coisa enorme: talento...  :ok: :nice:

Mas a condução de uma moto de gp tem algumas particularidades: Em 1lugar porque tem tanta potência e tao pouco peso que compensa assassinares uma trajectória perfeita em detrimento de uma mais “bicuda”. O que sacrificas de apex speed, ganhas imediatamente em 2 pontos: travas ligeiramente mais tarde e aceleras um pouco mais cedo.

Depois porque o estilo do MM depende muito da capacidade de patinagem da traseira a saída da curva 😉



O acidente e um bocado parvo... o jovem chegou a curva, não perdeu velocidade e também não se mandou lá para dentro. Dá-me ideia que se distraiu na ultrapassagem e chegou a curva sem dar por isso e entrou em “target fixation” e bloqueou.


Se calhar passou mesmo de uma 125 para a mt...
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Dezembro 09, 2018, 15:42:55, 15:42
Responder #10

Moto2cool

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Sinceramente não vejo ligação entre a ultrapassagem e o despiste. Ele ultrapassa, controla a mota já trajectória posterior, e depois sai de frente. 3 momentos diferentes. Alinho mais pela distração e não olhar para a saída da curva.
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Dezembro 09, 2018, 17:34:14, 17:34
Responder #11

Cross

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Esta é muito simples de explicar. Demasiado depressa, na aproximação como ela não curvou, pânico, olhou em frente e foi para onde estava a olhar.


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Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Dezembro 10, 2018, 17:49:42, 17:49
Responder #12

dfelix

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O Marc Marquez dá nas vistas no Moto GP mas há um lado semi-escondido que não muitos conhecem, ele tenta praticar de tudo o que o desporto motorizado de 2 rodas tem para oferecer e seja em que piso for… desde aquelas corridas de pista oval de terra batida, na neve, trail, etc…

Não sei isso é propriamente um "lado semi-escondido" pois a generalidade dos pilotos treina regularmente nessas condições variadas.
E também se magoam regularmente nessas condições variadas...  :D

Dfelix, como te considero um exemplo a seguir (muito dificilmente), ...

Deduzo que estejas a ser sarcástico...  :)

..., diz-me, conforme a tua experiência, se o que disse faz sentido ou é totalmente disparatado ?

A minha experiência em espatifar motos vale o que vale, mas...

Não acho que ele tenha feito a ultrapassagem demasiado em cima da curva.
Não acho que ele fosse demasiado depressa nem tivesse entrado demasiado rápido na curva.
Não acho que a trajectória seleccionada fosse sequer a incorrecta.

Acho que o gajo ficou desconfortável quando viu os carros a vir de frente.
Acho que o gajo ficou ainda mais desconfortável quando a tentar "abrandar", com alguma inclinação , sentiu a moto alargar trajectória.

Acho que o gajo errou ao olhar em frente prá berma quando devia ter olhado prá direcção que pretendia seguir.
Acho que o gajo cometeu a derradeira cagada quando ao entrar na "zona suja" puxou a embraiagem e deixou a moto "solta".


O vídeo é Francês.. Em França foram vendidas MT-07 sem ABS? Se sim...desconhecia.

Nas pré-Euro 4 o ABS era opcional...
Desconheço se em França já existia alguma obrigatoriedade do mesmo antes dos outros.
De qualquer forma, não me parece que fosse esse o problema. Quanto muito, pode ter é impedido de ir parar ao chão mais cedo...  :)

« Última modificação: Dezembro 10, 2018, 17:51:33, 17:51 por dfelix »