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O Cruise Control Adaptativo nos automóveis, pode ser perigoso para motociclistas
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Tópico: O Cruise Control Adaptativo nos automóveis, pode ser perigoso para motociclistas (Lida 3526 vezes)
Março 28, 2018, 15:58:35, 15:58
Lida 3526 vezes
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O Cruise Control Adaptativo nos automóveis, pode ser perigoso para motociclistas
O Cruise Control Adaptativo nos automóveis, pode ser perigoso para os motociclistas
A conclusão é de um estudo feito na Holanda pela Netherlands Vehicle Authority e mostrou que, em determinados casos, os radares dos automóveis não são capazes de detectar a presença de veículos mais "pequenos", como um motociclo.
Para o teste foram utilizados vários automóveis, todos eles equipados com o Adaptive Cruise Control (ACC), um dispositivo que faz uso de sensores localizados na frente do automóvel e que, ao fazer a leitura do que se passa na frente do mesmo, é capaz de desacelerar autonomamente o automóvel por forma a manter a mesma velocidade do veículo que segue na sua frente.
A realidade do estudo demonstrou no entanto, que em determinados casos o sistema não "via" a presença dos motociclos…
Acho que já estão a ver o potencial problema…e a preocupação.
Os testes da Netherlands Vehicle Authority foram realizados seguindo as preocupações levantadas pela Federação Europeia de Associações de Motociclistas (FEMA).
Aliás, toda esta questão foi levantada após um acidente ocorrido em 2016 e que envolveu um Tesla e um motociclista Norueguês…
http://m.motociclismo.it/incidenti-stradali-sistemi-guida-semi-autonoma-auto-pericolosi-moto-69436
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Última modificação: Dezembro 23, 2018, 22:57:30, 22:57 por Sapiens21
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Março 28, 2018, 17:46:36, 17:46
Responder #1
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Re: O Cruise Control Adaptativo nos automóveis, pode ser perigoso para motociclistas
Ainda bem que é detectado nesta fase, aliás as experiências são mesmo para isso.
Veremos se resolvem, parece-me que se trata apenas da escolha dos sensores que dão input para o sistema. Mas se não detecta mota também há forte probabilidade de não detectar peão
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Março 28, 2018, 17:59:41, 17:59
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Re: O Cruise Control Adaptativo nos automóveis, pode ser perigoso para motociclistas
No caso de um peão, o controlo de velocidade adaptativo creio que não se aplica, a não ser que o indivíduo corresse à frente do automóvel.
Mas percebo onde queres chegar com a eventualidade de o mesmo se "atirar" para a via.
Porém, ainda que possam sejam partilhados sensores para a tarefa, tem mais que ver com o EBA, sigla que em inglês significa Electronic Brake Assist, ou seja...Travagem de Emergência Autónoma.
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Responder #3
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Re: O Cruise Control Adaptativo nos automóveis, pode ser perigoso para motociclistas
Quantas vezes os peões avançam com os carros a circular e esperam junto ao traço. Ou por exemplo os carros circulam perto do passeio e um peão dá um passo inadvertidamente para a estrada
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Re: O Cruise Control Adaptativo nos automóveis, pode ser perigoso para motociclistas
E é aí que entra o EBA.
Para essas situações repentinas e em que o condutor não toma acção....nao reage.
No entanto desconheço (porque não pesquisei) se o mesmo funciona ou "lê" apenas veículos ou se toma também intervenção com um peão.
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Março 28, 2018, 21:54:37, 21:54
Responder #5
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Re: O Cruise Control Adaptativo nos automóveis, pode ser perigoso para motociclistas
És capaz de ter razão. Estava a referir-me à leitura dos sensores, mas o sistema de travagem pode ter uma leitura mais ampla que o sistema de cruise, não têm que ser iguais
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Março 29, 2018, 12:55:13, 12:55
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Re: O Cruise Control Adaptativo nos automóveis, pode ser perigoso para motociclistas
Olha que nem de propósito....
Sobre este tema também a British Motorcyclists Federation relatou a situação (na sua página oficial) e revelam algo sobre o Cruise Control Adaptativo:
Excerto do artigo -
LINK
"Some vehicle manufacturers include warnings about the limitations of these technologies within car manuals. For example, the Volvo XC60 2017 manual states that: “Adaptive Cruise Control
does not react to people or animals, or small vehicles such as bicycles and motorcycles.
It also does not react to slow moving, parked or approaching vehicles, or stationary objects.”"
E a própria página da FEMA tem este assunto em destaque:
http://www.fema-online.eu/website/index.php/2018/03/16/acc-does-not-always-see-motorcyclists/
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Responder #7
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Re: O Cruise Control Adaptativo nos automóveis, pode ser perigoso para motociclistas
Mais uma vez o CP Moto à frente na discussão de temas recentes, eles devem ter reparado neste fórum e foram conhecer o que havia sobre isto
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Re: O Cruise Control Adaptativo nos automóveis, pode ser perigoso para motociclistas
Quando estava no outro lado do lago à uns dias atrás só se falava disto...
https://www.recode.net/2018/3/19/17139604/uber-self-driving-autonomous-accident-pedestrian-arizona
A Uber andava a testar os Volvo com o automous driving no estado Arizona e aconteceu o que devia. Uma mulher a atravessar a passadeira e o sistema não detectou nem os sistemas de emergência.
Pela primeira vez não são os condutores ou passageiros.
Agora de moto e quando não se pode fazer "line spliting" dassss escolhe outro para andar de moto lá...
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Responder #9
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Re: O Cruise Control Adaptativo nos automóveis, pode ser perigoso para motociclistas
Ainda vão dizer que foi a mulher que se atirou contra o carro
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Abril 02, 2018, 10:49:07, 10:49
Responder #10
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O Cruise Control Adaptativo nos automóveis, pode ser perigoso para motociclistas
Existe uma ideia (certa?) de que o futuro da condução autónoma obedece a normas e a uniformidade, quando sabemos que o transito é algo "orgânico" "vivo", com diferentes comportamentos, onde tudo muda numa fração de segundos.
A máquina que, neste caso, não "vê" o motociclista (ou não sabe distinguir ou interpretar o que vai à sua frente) segue impassivelmente até ao acidente.
Não sou muito fã da condução autónoma ou na gestão eletrónica da velocidade do meu carro e nem me sinto à vontade quando uma máquina me controla comportamentos ou me corrige os erros.
Mas atenção: reconheço as mais valias na gestão eletrónica do meu carro e mota, não sou "quadrado", mas penso que a máquina deve-me ajudar na minha condução e não me deve substituir.
Mas isso sou eu que sou de "outros anos", mas virá certamente a altura (não será comigo vivo) que as máquinas vingarão na estrada nas grandes cidades.
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Responder #11
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Re: O Cruise Control Adaptativo nos automóveis, pode ser perigoso para motociclistas
A condução por AI será possível quando toda a condução for por AI, isto é, quando for afastado o factor de imprevisibilidade do ser humano.
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Abril 03, 2018, 16:27:37, 16:27
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Re: O Cruise Control Adaptativo nos automóveis, pode ser perigoso para motociclistas
Já falei disso mesmo em tempos...
A condução de veículos, na "convivência" entre o factor humano e a total autonomização, não serão fáceis.
E sim...nas próximas décadas e não em apenas "alguns anos", a circulação de veículos vai afastar praticamente por completo o ser humano da condução, limitando-o a um passageiro do seu próprio veículo.
Alguns desejam essa mudança, outro estão cépticos com as vantagens e desvantagens e outros nem querem acreditar que tal venha mesmo a acontecer.
Mas o futuro para lá caminha... E não são já somente sinais disso.
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Dezembro 23, 2018, 22:57:09, 22:57
Responder #13
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Re: O Cruise Control Adaptativo nos automóveis, pode ser perigoso para motociclistas
Julgo que se insere perfeitamente no tópico aqui em discussão um teste que foi levado a cabo recentemente (e colocado online), no que toca à deteção de um motociclo por parte do sistema de condução autónoma Autopilot da Tesla.
E a realidade é que, num contexto de utilização perfeitamente normal, o sistema ou não "via" a presença do motociclo ou então identificava-o como se tratando de outro automóvel...
Mas não só...
É que quando realmente detectava um motociclo, muitas das vezes fazia uma leitura muito errada da sua real posição face ao automóvel (Tesla).
Com a marca americana a fazer "publicidade" que o seu sistema de 8 câmaras consegue detectar em 360° a presença de veículos até 250m de distância, torna-se ainda mais interessante este teste ao ficar claro que...pode não ser exactamente como dizem.
Sim, é verdade que afirmam que o utilizador deve estar sempre alerta com o Autopilot ligado e pronto para imediatamente tomar os comandos se necessário, mas...como não perceber a aproximação de um motociclo?
Será que para as ditas câmaras um motociclo e respectivo condutor são... invisíveis??
Trata-se, aparentemente, de um problema de ...
frames.
Fica o vídeo...
Um artigo sobre este teste:
https://www.visordown.com/news/general/do-self-driving-cars-see-motorcycles
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Última modificação: Dezembro 23, 2018, 23:03:10, 23:03 por Sapiens21
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