MIPS: um novo nível de protecção para lesões cerebrais em caso de embate
O MPIS é uma invenção Sueca que levou, após diversos estudos, a uma promessa real no aumentar do nível de segurança (a nível cerebral) dos atuais capacetes.
Se acaso se perguntam o que significa a sigla MIPS, então é:
Multi Impact Protection System, tratando-se de tecnologia de proteção desenvolvida por neurocirurgiões e cientistas em parceria com o Instituto Real de Tecnologia e o Instituto Karolinska, da Suécia.
Encontra-se patentado e pertence à empresa sueca MIPS AB, fundada em 2001 por cinco cientistas da área de biomecânica.
Em que se traduz ou o que trás na prática??
Pois bem...trata-se de uma estrutura de material plástico de muito baixa fricção desenvolvido para ficar no interior do capacete, acompanhando a curvatura ditada pelo próprio forro.
A ideia é muito clara e já com estudos feitos em situações de embate com a cabeça: minimizar as lesões do cérebro no caso de embate oblíquo, permitindo que esta fina estrutura MIPS deslize o bastante no interior do capacete para minimizar a tensão a nível cerebral. A imagem que coloquei de início julgo que o ilustra com clareza estes deslizar.
A tecnologia MIPS presentemente é usada em capacetes para desportos de ski, snowboard, canoagem, futebol americano e outras modalidades que exijam protecção da cabeça.