Autor Tópico: Atascanço na lama... A importância de ter ajuda por perto!  (Lida 3046 vezes)

Março 14, 2018, 13:26:32, 13:26
Lida 3046 vezes

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18434
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Atascanço na lama... A importância de ter ajuda por perto!






Com a visualização deste vídeo se vê a importância de saber por onde passar, de saber com que tipo de piso se está a lidar e...caso a coisa corra mal, o quão bom é ter por perto quem possa ajudar.


Neste caso em concreto estamos a falar de uma BMW F800GS (de um tipo bem conhecido nestas aventuras pelo Mundo), por certo naquele momento bem carregada e que levou a que tivessem de ser à volta de 6-7 pessoas a retirá-la, à força de braços, do "atasqueiro" onde se meteu.

Por vezes não basta ter bons pneus, muita potência ou binário (veja-se a meio do vídeo o caso da simples moto que, mesmo com alguma dificuldade, passou por esse caminho), mas sim saber por onde passar.

Claro que o peso aqui também tem uma palavra a dizer e as situações não são todas iguais (mesmo quando se conhece o local), mas uma moto pode perfeitamente ficar soterrada em lama até meio, num ápice. Neste caso só não terá ficado mais porque uma das malas serviu de tala. Aquela lama africana é mesmo tramada! ;)

Mas a ajuda foi preciosa... Que gente fantástica! :nice:
« Última modificação: Março 14, 2018, 13:34:45, 13:34 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Março 14, 2018, 14:29:29, 14:29
Responder #1

Luis Salgueiro

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1796
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 RT
'Andar no monte' requer cuidados para além dos outros 'normais' quando nos deslocamos em rodovias e é muitissímo conveniente que estejamos com companhia por perto pois normalmente são locais onde 'não passa ninguém' .
Durante uns anos experimentei as moto4 , mas 'à séria' ! Pertencia a um grupo de amigos  ( a 'Tribo da Trialeira' ) que semanalmente ou quinzenalmente se deslocavam (de Norte a Sul do País) com as suas moto4 em atrelados para sítios onde era sabido haverem trilhos 'complicados' (muitas das vezes usando 'road books' de malta dos jipes) .
O grupo foi 'minguando' ao longo dos anos e ás tantas vi-me a sair para o monte sózinho até ...um dia !~
Certo dia fiquei atascado 'no meio do nada' com a companhia do meu filho mais novo e ...'foi um filme' . Como comigo 'ou era , ou não era' e não me contentava com  passeios soft , acabei por vender a moto4  para não voltar a passar pela mesma situação.

Março 14, 2018, 14:59:59, 14:59
Responder #2

HBeiras

  • Visitante

Março 14, 2018, 15:32:36, 15:32
Responder #3

Luis Salgueiro

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1796
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 RT


Foste para a lama com o Rolex?  :D

Bela foto Luís  ;)

Não era um Rolex mas era um Camel Trophy Active que os meus pais me tinham oferecido num Natal anterior .
Superou as aventuras  da moto4, mas acabou por ter um fim triste na praia de Porto Côvo. Tirei-o e coloquei-o em cima da toalha de praia para evitar ficar bronzeado com aquela parte em branco no pulso.
Passadas umas horas vim-me embora da praia e  só me lembrei dele mais tarde.......quando  quis ver se já eram horas para o jantar . :napodeser:
Como era um relógio 'á prova de bala' e resistente a 50 mts de profundidade, ainda hoje os peixinhos de Porto Côvo devem andar a ver as horas nele . :D
« Última modificação: Março 14, 2018, 15:45:27, 15:45 por Luis Salgueiro »

Março 14, 2018, 15:34:01, 15:34
Responder #4

Luis Salgueiro

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1796
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 RT
Só falta ai um copinho de 'malt' :D
Acredites ou não , estava uma garrafinha de bolso com Bushmills na mala da Can-Am . Nunca saía de lá .

Março 14, 2018, 16:14:56, 16:14
Responder #5

Luis Salgueiro

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1796
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 RT
Amigo Luís, quantas horas aguentaste naquela posição "sexy",até que chegasse ajuda ?????
 :lolol: :lolol:

Havia mais um nas mesmas circunstâncias que eu e os outros cromos ficaram em terra a gozar o pagode de nós os dois . Passados uns 10 minutos esticaram os guinchos e tiraram-nos de lá , mas ainda deu tempo para eu fumar um cigarrinho .
 

Tenho um extenso stock de fotos dentro do mesmo género , em dunas , na neve , na lama , etc,

Março 16, 2018, 17:21:58, 17:21
Responder #6

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18434
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
A semelhança com areias movediças não deve estar muito longe dessa realidade.

A presença de ajuda, por contraponto à realização de uma viagem a solo, podem fazer TODA a diferença.
Especialmente quando nos caminhos a seguir não faltam situações complicadas e onde se está longe de tudo...

E há coisas para a qual nem a força ajuda. Por mais visitas ao ginásio que se façam, nada substitui a presença de pelo menos 3 ou 4 adultos a ajudar e colaborar.

Ou é assim, ou corre-se o risco de deixar a máquina endurecer junto à lama, passando a fazer parte da paisagem.  :)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Março 17, 2018, 14:18:38, 14:18
Responder #7

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1628
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    texto
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: FJR1300
  • Localidade: Na praia
Nos tempos em que fazia todo-terreno de jipe, aconteceu-me ir dar uma voltinha "só ali" com um amigo. O resultado foi que o jipe ficou "colado" ao chão (que mais parecia uma papa de lama) e a situação resolveu-se com uma caminhada de 45 minutos até encontrar um agricultor que estava a trabalhar com o seu tractor e se disponibilizou para ir "desenterrar" o jipe.

Agora uma pergunta de quem não percebe patavina de mecânica de moto4... depois do motor submerso desta maneira, como era para voltar a colocar o motor a funcionar novamente? Pergunto isto pois o motor devia ficar cheio de água, que deve entrar pelo filtro do ar, escape e mais outros sitios por onde consiga passar.

No caso dos jipes a gasóleo, era necessário tirar as velas de incandescência e dar ao motor de arranque para fazer sair a água de dentro dos cilindros   :toma:



Março 17, 2018, 14:43:22, 14:43
Responder #8

Luis Salgueiro

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1796
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 RT
pjmartinho, a solução foi pôr a moto4 'em pé' ('ao alto' )e retirar-lhe/escorrer toda a água que tinha entrado , para além das mesmas medidas que referes (tirar as velas e dar ao motor de arranque para a água sair dos cilindros) .
Um dos atascanços mais épicos foi numa travessia 'off road' na Serra da Estrela . Demorou muito tempo para que o guincho de uma outra moto4 conseguisse tirar a minha da situação em que estava :
« Última modificação: Março 17, 2018, 14:47:16, 14:47 por Luis Salgueiro »

Agosto 06, 2018, 12:57:28, 12:57
Responder #9

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18434
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Aqui está a demonstração que por vezes nem é preciso haver lama para que um "atascanço" possa ocorrer...

Por vezes basta a moto ser pesada, haver alguma inclinação do terreno a (des)ajudar e um buraco manhoso e algo difícil de transpor. Quando se reúnem estas condições, parece que nem com ajuda a coisa vai lá...

Na minha ideia se tivessem colocado umas pedras na frente do pneu traseiro (quando a recuaram) a coisa seria mais fácil...mas por outro lado, quem sou eu para estar agora a mandar "bitaites" em off-road e de que nada percebo.   :corado:


"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Janeiro 28, 2019, 13:43:21, 13:43
Responder #10

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18434
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Vejam o vídeo mais abaixo e vão ver o que é uma R1250GS Adeventure a "passar as passinhas do Algarve" (neste caso por Espanha) em todo o tipo de terrenos.  :)

Com ajuda daqui e dali por parte de outros motociclistas e lá se foi fazendo. Os atascanços da malta é que foram lixados...






"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama