Autor Tópico: Condução de motociclos até 350cc com carta Cat.B  (Lida 3464 vezes)

Abril 01, 2019, 00:02:20, 00:02
Lida 3464 vezes

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18434
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Condução de motociclos até 350cc com carta Cat. B





Seria porventura um anseio de muitos e, segundo notícias bem recentes, encontra-se já nos planos da União Europeia tornar obrigatória a carta de condução apenas para motociclos acima de 350cc.

Se até aqui quem tinha carta de automóvel (Cat. B) poderia conduzir um motociclo com cilindrada até 125cc, no final deste ano poderemos ter então mudanças muito significativas nesse aspecto, pois está a ser avaliada e planificada a situação por forma a que a obtenção da carta Cat. A/A2 só seja necessária para quem adquira um motociclo com cilindrada superior à indicada.

Segundo é sabido agora, o processo que dá geralmente origem a projectos de propostas legislativas encontra-se já num estado avançado, pelo que...e correndo tudo bem nos passos seguintes na Comissão Europeia (nas respectivas áreas de competência), serão então enviadas ao Conselho e ao Parlamento para o processo legislativo da UE.

Além de ser de prever uma natural alteração do "escalão" de potência no acesso à Cat. A2 (e que relembro ser actualmente de até 35kW), existe aqui outro dado com que naturalmente poderemos vir a deparar-nos, que é a dispensa de formação para a condução de motociclos até 350cc, quando no presente e para esta cilindrada, assim não ocorre.

A quem não agrada esta mudança que se avizinha para próximo são, sem grande surpresa, as Escolas de Condução, pois com esta possibilidade dada a muitos condutores com carta Cat. B, serão menos os que eventualmente pretenderão efectivamente tirar a carta de moto.

As marcas é que acabam por ver aqui mais uma forma de incremento nas vendas, nomeadamente noutras cilindradas que até agora estavam "à sombra" dos números conseguidos pelas 125cc.

Havendo mais informações quanto a esta alteração, a implementar nos países da União Europeia, deixarei logo por cá  para conhecimento de todos os membros do fórum. :nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Abril 01, 2019, 09:37:05, 09:37
Responder #1

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4156
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
acho bem... conduzir uma 300 pouca diferença tem em relação a uma 125 :nice:
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Abril 01, 2019, 09:50:26, 09:50
Responder #2

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4723
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Lá vai o preço das 300cc subir de preço no mercado de usados.  :pensador:

Acredito que a coisa acalme depois das eleições para a UE, pois esta época é muito fértil em anúncios "alternativos".

O que me preocupa é a ausência de necessidade de formação. Pelo menos algumas horas de formação ou de noções básicas.

Eu mesmo tendo carta de condução de mota, mas não conduzia há muitos anos, foi essencial a orientação que tive de um amigo nos primeiros "passos" com a Forza.


Abril 01, 2019, 11:22:26, 11:22
Responder #3

Quico

  • Visitante
A acontecer, o que duvido, agrada-me a ideia de passar de uma 125 para uma 300.
Não me agrada a ideia de alguém que nunca tenha andado de mota, chegar ali ao stand da esquina e sair de lá com uma 300.

Ainda na semana passada assisti a uma cena na CRIL de uma moça numa tricity que claramente não tinha noção do que estava a fazer, ao ponto de a ter "escoltado" até à saída para linda-a-velha para ver se ninguém se magoava.
Fiquei com a ideia de que a experiência era zero, e quando se viu na faixa da esquerda com pessoal em excesso de velocidade a passar por todos os lados, entrou em pânico e já nem sabia onde eram os piscas, pelo menos a atitude assim o demonstrava.

Se existe malta que tem noção das suas limitações, começa a dar umas voltinhas calmas até se sentir confortável e só depois se aventura por vias rápidas, também há quem ache que já nasceu ensinado e domina tudo e todos.
Se aliarmos isto a veículos que passam facilmente as velocidades permitidas, esses é que me preocupam.

Abril 01, 2019, 11:24:54, 11:24
Responder #4

meneses85

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 142

Abril 01, 2019, 11:48:31, 11:48
Responder #5

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4723
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Dia das mentiras...

Só pode ser mentira. Foste apanhado Sapiens21. LOOOOLLL

Abril 01, 2019, 12:29:57, 12:29
Responder #6

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4156
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Por acaso acho uma 125 mais perigosa do que uma 300.


Mas como é óbvio, se metermos alguém sem noção, até ao volante de uma bicicleta a coisa vai correr mal
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Abril 01, 2019, 13:54:09, 13:54
Responder #7

tiagofo20

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 445
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB125F
  • Localidade: Guimarães
Espero que a notícia não seja verdadeira... Senão vou ganhar o vicio de subir para uma 300cc em vez de tirar a carta e levar mais tempo até subir para uma 500/650cc

Em relação a formação, também acho que deviam incentivar os motociclistas a frequentar formações. Poder comprar uma 300cc com carta B, mas num prazo de 6 meses ou 1 ano teria de frequentar umas aulas pagas pelo Estado, podendo levar a própria mota ou usando uma mota da escola.

Já vi vídeos de formações que fazem e aquilo em algumas horas "despacham" um grupo. Montam lá os mecos para fazer manobras, ensinam para onde devemos olhar ao curvar, ensinam a travar... Não precisa ser algo dispendioso. E pode evitar muitos acidentes no futuro.

Enviado do meu Redmi 4X através do Tapatalk


Abril 01, 2019, 19:11:47, 19:11
Responder #8

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Esta foi muito boa, mas se fosse amanhã tinha outra piada. Assim......
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Abril 01, 2019, 23:50:17, 23:50
Responder #9

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18434
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Bem....estamos a chegar ao final do dia 01/Abril, dia das mentiras.

E sim, tratou-se de uma mentirinha.  :corado: Espero que me perdoem, mas tratou-se de uma ideia sem maldade alguma.

Se acaso alguém já estava a esfregar as mãos e com a cabeça no ar a pensar que desta vez é que encostava a PCX para ir buscar uma BMW G310GS, sem ter de tirar a carta, então pode voltar a descer à terra. :)

Isto foi algo que me lembrei de escrever na tarde do passado domingo (para postar no fórum depois da meia-noite) e em que tentei deixar algum impacto na informação que figurava no tópico. Pelo menos que não se percebesse logo instantaneamente que se tratava de uma partida.

Aparentemente resultou durante um tempito...

Mas a verdade é que, para o bem ou para o mal (depende da perspectiva de cada um), com carta Cat. B só se pode andar num motociclo até 125cc e 15cv.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Abril 02, 2019, 08:47:49, 08:47
Responder #10

Quico

  • Visitante
Foi uma boa mentira, até porque provocou discussão sobre o tema.

Abril 02, 2019, 09:02:00, 09:02
Responder #11

tiagofo20

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 445
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB125F
  • Localidade: Guimarães
O 1° alerta de mentira (além do dia em si) foi ausência de fonte no final.
De qualquer forma, quem sabe se não é uma mentira q virá a ser verdade no futuro. Não deixa de ser um tópico interessante.

Enviado do meu Redmi 4X através do Tapatalk


Abril 02, 2019, 09:22:56, 09:22
Responder #12

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18434
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Efectivamente a ausência de fonte a corroborar a notícia era um bom alerta.

Mas inventar um link para uma notícia fictícia era complicado.  ;)

Mas bem que poderia ser permitido até aos 350cc....com alguma formação ministrada p.ex. pela PRP.  http://prp.pt/formacao/
As Escolas de Condução é que não iam achar muita piada, claro...
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Abril 02, 2019, 17:38:15, 17:38
Responder #13

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18434
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Esta foi, muito provavelmente, uma das melhores que descobri relativa ao dia das mentiras....  :feliz:

Foi colocado na publicação Francesa lerepairedesmotards.com e diziam no seu artigo que passaria a ser mais um sinal de proibição com que os condutores teriam que lidar na estrada.

Fabuloso...   :palmas:

LINK da Notícia...


"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama