Autor Tópico: Mercado das duas rodas dá sinal de vida  (Lida 1329 vezes)

Julho 07, 2020, 13:31:20, 13:31
Lida 1329 vezes

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Com a crise generalizada que se verificou em Portugal devido à pandemia, também o setor das duas rodas se viu profundamente afetado pelo confinamento a que todos fomos obrigados. Mas, depois de vários meses em quebra, os dados agora revelados pela Associação Automóvel de Portugal – ACAP, relativos ao mês de junho de 2020, revelam uma inversão nos números.

De facto, e quando fechamos a primeira metade do ano, o setor das duas rodas em Portugal dá um importante sinal de vida depois de meses com resultados negativos.

Em junho foram matriculados 4.339 veículos de duas rodas, triciclos e quadriciclos. Em comparação com o mesmo mês de 2019, isto resulta num crescimento homólogo de 24,5%.

Infelizmente os resultados dos meses afetados pela pandemia Covid-19 continuam a “puxar” o acumulado da primeira metade de 2020 para terrenos negativos. De acordo com a ACAP, o mercado português apresenta um acumulado negativo de 15,4% nos primeiros seis meses do ano. Foram matriculados 13.877 veículos neste período.



Ciclomotores

O mercado de ciclomotores novos matriculados pelos representantes oficiais das marcas totalizou 165 unidades em junho de 2020, tendo apresentado uma variação negativa de 6,3% face ao mês homólogo de 2019.

Em termos acumulados, nos primeiros seis meses do ano, foram matriculados 701 ciclomotores, o que se traduziu num decréscimo de 24,9% relativamente a igual período do ano anterior.

Motociclos

No mês de junho de 2020 foram matriculados em Portugal 4.109 motociclos, o que representou um crescimento de 27,7% face a igual mês de 2019.

Em termos acumulados, de janeiro a junho de 2020, o número de unidades matriculadas caiu 14,3% face ao período homólogo do ano anterior, tendo sido colocados em circulação 12.735 novos motociclos.

Os motociclos de cilindrada até 125 cc registaram, em junho de 2020, um total de 2.364 unidades matriculadas em Portugal, o que representou um aumento de 33,2% face ao mês homólogo de 2019.

Quanto ao número acumulado de motociclos até 125 cc matriculados nos seis meses de 2020, este situou-se em 6.665 unidades, o que representou uma quebra de 10,1% face a igual período do ano anterior.

Os motociclos de cilindrada superior a 125 cc colocados em circulação pela primeira vez em Portugal registaram, no mês de junho de 2020, um total de 1.745 unidades, o que representou um crescimento de 21% face ao mês homólogo de 2019.

Em termos acumulados, no primeiro semestre de 2020, as matrículas deste tipo de veículos totalizaram 6.070 unidades, o que se traduziu numa contração de 18,5% em relação ao período homólogo de 2019.

Quadriciclos

O mercado de quadriciclos situou-se em 52 unidades matriculadas em junho de 2020, o que representou um decréscimo de 13,3% face a igual mês de 2019.

De janeiro a junho de 2020 as matrículas de quadriciclos registaram uma queda de 27% em relação ao período homólogo do ano passado, tendo sido matriculados 378 quadriciclos

https://www.andardemoto.pt/moto-news/49955-mercado-das-duas-rodas-da-sinal-de-vida-em-junho/

Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Julho 07, 2020, 14:15:32, 14:15
Responder #1

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4723
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
As campanhas de aquisição de diferentes marcas que decorreram no passado recente, com facilidades de pagamento ou oferta de equipamento, provavelmente contribuíram para um maior interesse por parte dos Portugueses o que resultou no aumento de compras.

Julho 07, 2020, 15:27:25, 15:27
Responder #2

danteMdie

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 222
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: R1
  • Localidade: Porto
Era interessante também verificar a quantidade de motas vendidas por particulares nesta fase. Vi muitos anúncios de motas praticamente novas que surgiram à venda nesta altura de pandemia.

Muito pessoal deve ter ficado aflito nesta fase...

Julho 07, 2020, 17:26:37, 17:26
Responder #3

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Normalmente um aumento de motas novas está associado a aumento de usadas porque os valores de retoma são abusivos e as pessoas tentam obter mais algum.
Também nesta crise temos que considerar as pessoas que perderam a capacidade de ter mota como bem supérfluo
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Julho 07, 2020, 17:54:32, 17:54
Responder #4

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4156
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Assim que se levantou o desconfinamento foi um tal de ver matriculas novas.


Deveria haver muita moto para entregar na altura em que tudo fechou, que foi entregue no inicio de Maio.


A somar a isso, muita gente deve ter comprado moto ou carro para evitar transportes publicos e tambem deve ter havido alguns aumentos de frota por parte da estafetagem.


Certo é que praticamente todas as marcas lancaram campanhas em Maio e Junho. Tradicionalmente esta tambem é a altura de maiores vendas do ano.




Nas oficinas tambem ha procura... marquei uma revisao no inicio de Junho, para 1 de Julho e foi remarcada para dia 14 de Julho  :topicclosed:   1 mes e meio à espera de vaga  :zangadoregras:
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Julho 07, 2020, 20:22:25, 20:22
Responder #5

saraiva

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1046
  • Texto Pessoal
    E a mim que me importa?
  • Marca Motociclo: UM
  • Modelo Motociclo: Renegade Sport S
  • Localidade: Amadora





A somar a isso, muita gente deve ter comprado moto ou carro para evitar transportes publicos e tambem deve ter havido alguns aumentos de frota por parte da estafetagem

Também acho e por mim falo. Cheguei a pensar a comprar alguma coisa neste regresso ao trabalho.

Ainda assim, em Lisboa não vejo ainda tantas motas como antes da pandemia, nem de perto.

Quer quem ia para chegar as 9 ou as 8 encontrava romarias de motas a filtrar na ic19, no acesso às Amoreiras ou na Av da Liberdade. Agora, nada disso. Poucas motas encontro.
Há rosas cor-de-laranja mas não há laranjas cor-de-rosa. No entanto há laranjas verdes e rosas verdes não há.
Sym Jet14 0km --> 17147km | Keeway SuperLight 7041km --->10500km | UM Sport S 0km-->

Julho 11, 2020, 17:36:42, 17:36
Responder #6

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
A BMW em Portugal em Junho vendeu mais 52% que no mesmo mês de 2019, e não são motos baratas. Só prova que os mercados têm altos e baixos,por vezes ciclos mais longos, mas logo recuperam.
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Julho 12, 2020, 08:25:47, 08:25
Responder #7

Ruben Nunes

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 31
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Virago 535
  • Localidade: Tomar
A BMW em Portugal em Junho vendeu mais 52% que no mesmo mês de 2019, e não são motos baratas. Só prova que os mercados têm altos e baixos,por vezes ciclos mais longos, mas logo recuperam.

Não é para admirar que a BMW tenha tido uma subida de vendas, há uns meses para cá via sempre nas redes sociais vários tipos de publicidades deles em que faziam facilidade de pagamento na compra das novas motas.
Lembro-me que aparecia quase sempre a da F900R, em que faziam um financiamento tipo 80 e tal Euros por mês, uma coisa assim.

Julho 12, 2020, 08:44:41, 08:44
Responder #8

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Quando eu pensava que a BMW era a mais agressiva em condições de crédito, fico espantado quando vejo a Tracer 700 á venda com prestações até 96 meses e a Z900 com um prazo de 120 meses ( cento e vinte?!?) Poucos são os que mantêm uma mota por 10 anos na sua posse, por isso se venderem a mota durante este prazo o que recebem é para amortizar o resto do empréstimo, nem dá para nova entrada

(Edit: corrigir erros do corrector)
« Última modificação: Julho 12, 2020, 11:44:09, 11:44 por Moto2cool »
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Julho 13, 2020, 08:49:46, 08:49
Responder #9

Ruben Nunes

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 31
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Virago 535
  • Localidade: Tomar
Quando eu pensava que a BMW era a mais agressiva em condições de crédito, fico espantado quando vejo a Tracer 700 á venda com prestações até 96 meses e a Z900 com um prazo de 120 meses ( cento e vinte?!?) Poucos são os que mantêm uma mota por 10 anos na sua posse, por isso se venderem a mota durante este prazo o que recebem é para amortizar o resto do empréstimo, nem dá para nova entrada

(Edit: corrigir erros do corrector)

Se calhar aquele pessoal que só anda ao fim de semana e entre os meses de Março e Outubro, devem de aguentar esses anitos 😄😝