Autor Tópico: Honda Forza 300 VS Honda CB500X, o comparativo Citadino  (Lida 9222 vezes)

Abril 11, 2017, 14:52:30, 14:52
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lmferreira

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Boa tarde amigos

Venho pedir um esclarecimento, mas acredito que não seja fácil para a maioria, pois deve haver poucos utilizadores que já tenham andado diariamente com estas duas máquinas. Atualmente, como alguns sabem, tenho uma Forza 300, mas estou muito seriamente a pensar mudar para uma moto convencional, ou seja, uma CB500X. Como faço maioritariamente cidade, com algumas saídas para fora ao fim de semana, mas também querer ter um veiculo que me permita explorar um pouco o offroad Alentejano, queria esclarecer se há uma diferença significativa em manuseamento em cidade, pois o uso vai ser 80% aqui, de uma moto para a outra.

Abril 11, 2017, 15:17:35, 15:17
Responder #1

mneves

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Claro que há,
Uma scooter por muito que custe a digerir é  muito melhor em cidade que qualquer moto , foi para isso que as inventaram.
Ao serem automáticas ganham em rapidez, conforto etc,
Tem mais proteção, mais espaço de bagagem.
Agora de motor a forza não dá para comparar a cb pois há muita diferença de potência.
membro numero 16

Abril 11, 2017, 15:26:09, 15:26
Responder #2

Luis Salgueiro

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A CB500 X a andar em cidade 'é como uma pena' , manuseia-se (muito) facilmente !

Abril 11, 2017, 15:32:43, 15:32
Responder #3

rodrigues

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Por acaso estou numa pausa de trabalho e dei com este tópico ao qual darei a minha opinião isenta como sempre sobre a utilização da CB500x em cidade e não só.

É uma Mota que se adapta a todo o tipo de circuito, no entanto, para quem tem perna curta ( eu tenho ) e tiver de parar diversas vezes terá de o fazer com suavidade e calma de maneira que tenhas tempo de olhar para o chão e encontrar a melhor forma de colocar os pés e chegar o corpo o mais possível para a frente porque o banco é mais estreito na frente o que permite chegar melhor com os pés ao chão.

Até agora só a deixei cair uma vez parado por esquecimento de colocar o descanso lateral.

A CB500x leva 17,5 de combustível o que equivale a quase 18 kg acima do banco, caso esteja cheio, numa paragem brusca o combustível balança no depósito desequilibrando um pouco, sinto isso quando acabo de parar num semáforo, em andamento deixa de se sentir esse efeito.

Se vais andar 80% em cidade aconselho a levares pouco combustível de cada vez, fica muito mais fácil de manusear.

Já ouvi opiniões que apesar da Nc ser mais pesada a CB500x parece pesar mais precisamente por o depósito ficar mais alto que na NC beneficiando ainda dos 14 litros, menos 3,5 que a CB.

Dizem que a CB500x é acima de tudo uma citadina, nada mais errado, para mim é uma estradista nata pois em cidade quer desenvolver muito depressa devido ao seu motor muito nervoso e acelerador sensível em 2 e 3ª,  basta apanhar uma lomba para dar um salto para a frente caso o punho descaia, só se sente bem acima das 5000 r.p.m. em 5 e 6ª

Claro que é uma questão de prática, depois de alguns meses até os bisontes da BMW se tornam umas penas.

Em estrada e caminhos de terra a história é outra, está na sua praia e transmite uma sensação de segurança difícil de explicar, talvez porque é muito boa a curvar e apesar de ser dura é confortável em piso degradado, eu gosto assim, suspensões demasiado macias não nos deixam sentir o piso e medir o limite de aderência.

Quanto á fiabilidade, eu inventei uma máxima, diz-me como andas e eu digo os anos que a mota dura.

Para terminar, o ideal seria uma PCX para a cidade e uma CB500x para as escapadelas isso seria a cereja no topo do bolo.

Boas curvas e sorte na escolha




Abril 11, 2017, 15:52:03, 15:52
Responder #4

lmferreira

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Obrigado por este extenso e esclarecedor comentário. Realmente dos comentários que tenho visto é que a CB500x é mesmo uma citadina fácil de manusear, mas todos os feedbacks de utilizadores reais são mais fiáveis. Outra questão é o tipo de piso onde ando na cidade (Évora e Beja) onde tudo é calçada e buracos em qualquer curva que damos. A forza mesmo sendo um veículo de cidade, torna-se desconfortável a andar em calçada, mesmo com a suspensão no nível mais macio. Talvez seja do tamanho das rodas.

Acho que devido ao curso da suspensão e mesmo a própria suspensão,a CB500X será uma moto sempre mais confortável para bater calçada.
« Última modificação: Abril 11, 2017, 15:53:20, 15:53 por lmferreira »

Abril 11, 2017, 17:10:05, 17:10
Responder #5

CB500X7

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Por acaso estou numa pausa de trabalho e dei com este tópico ao qual darei a minha opinião isenta como sempre sobre a utilização da CB500x em cidade e não só.

É uma Mota que se adapta a todo o tipo de circuito, no entanto, para quem tem perna curta ( eu tenho ) e tiver de parar diversas vezes terá de o fazer com suavidade e calma de maneira que tenhas tempo de olhar para o chão e encontrar a melhor forma de colocar os pés e chegar o corpo o mais possível para a frente porque o banco é mais estreito na frente o que permite chegar melhor com os pés ao chão.

Até agora só a deixei cair uma vez parado por esquecimento de colocar o descanso lateral.

A CB500x leva 17,5 de combustível o que equivale a quase 18 kg acima do banco, caso esteja cheio, numa paragem brusca o combustível balança no depósito desequilibrando um pouco, sinto isso quando acabo de parar num semáforo, em andamento deixa de se sentir esse efeito.

Se vais andar 80% em cidade aconselho a levares pouco combustível de cada vez, fica muito mais fácil de manusear.

Já ouvi opiniões que apesar da Nc ser mais pesada a CB500x parece pesar mais precisamente por o depósito ficar mais alto que na NC beneficiando ainda dos 14 litros, menos 3,5 que a CB.

Dizem que a CB500x é acima de tudo uma citadina, nada mais errado, para mim é uma estradista nata pois em cidade quer desenvolver muito depressa devido ao seu motor muito nervoso e acelerador sensível em 2 e 3ª,  basta apanhar uma lomba para dar um salto para a frente caso o punho descaia, só se sente bem acima das 5000 r.p.m. em 5 e 6ª

Claro que é uma questão de prática, depois de alguns meses até os bisontes da BMW se tornam umas penas.

Em estrada e caminhos de terra a história é outra, está na sua praia e transmite uma sensação de segurança difícil de explicar, talvez porque é muito boa a curvar e apesar de ser dura é confortável em piso degradado, eu gosto assim, suspensões demasiado macias não nos deixam sentir o piso e medir o limite de aderência.

Quanto á fiabilidade, eu inventei uma máxima, diz-me como andas e eu digo os anos que a mota dura.

Para terminar, o ideal seria uma PCX para a cidade e uma CB500x para as escapadelas isso seria a cereja no topo do bolo.

Boas curvas e sorte na escolha

Tens perna curta? Então e eu com 1,63m?  :lolol:

Concordo com tudo o que disseste  :convivio:

 :scooter:

Abril 11, 2017, 17:11:20, 17:11
Responder #6

CB500X7

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Obrigado por este extenso e esclarecedor comentário. Realmente dos comentários que tenho visto é que a CB500x é mesmo uma citadina fácil de manusear, mas todos os feedbacks de utilizadores reais são mais fiáveis. Outra questão é o tipo de piso onde ando na cidade (Évora e Beja) onde tudo é calçada e buracos em qualquer curva que damos. A forza mesmo sendo um veículo de cidade, torna-se desconfortável a andar em calçada, mesmo com a suspensão no nível mais macio. Talvez seja do tamanho das rodas.

Acho que devido ao curso da suspensão e mesmo a própria suspensão,a CB500X será uma moto sempre mais confortável para bater calçada.

Não te preocupes. A CB come paralelos ao pequeno almoço  8)

Abril 11, 2017, 17:22:17, 17:22
Responder #7

lmferreira

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Tambem se comportará assim a nivel de vibrações? Com o tempo aparecem barulhos parasitas?

Abril 11, 2017, 17:36:10, 17:36
Responder #8

rodrigues

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Obrigado por este extenso e esclarecedor comentário. Realmente dos comentários que tenho visto é que a CB500x é mesmo uma citadina fácil de manusear, mas todos os feedbacks de utilizadores reais são mais fiáveis. Outra questão é o tipo de piso onde ando na cidade (Évora e Beja) onde tudo é calçada e buracos em qualquer curva que damos. A forza mesmo sendo um veículo de cidade, torna-se desconfortável a andar em calçada, mesmo com a suspensão no nível mais macio. Talvez seja do tamanho das rodas.

Acho que devido ao curso da suspensão e mesmo a própria suspensão,a CB500X será uma moto sempre mais confortável para bater calçada.

Nesse aspecto estás à vontade com qualquer Trail incluindo a CB500x.

Tive uma Scooter 125 e aquilo era um partir costas em empedrado,  com jantes 17 é muito mais confortável.

Tambem se comportará assim a nivel de vibrações? Com o tempo aparecem barulhos parasitas?

Até agora a minha ainda não faz nada e não tive de apertar parafusos nenhuns, ando sempre com malas e top case, só ouve um caso que tive de parar porque o barulho era incómodo, o cadeado soltou-se do saco e andava à solta na mala.

No entanto admito que cada caso é um caso e alguma pode vir mal montada ou com parafusos mal apertados.

Abril 11, 2017, 22:11:38, 22:11
Responder #9

lmferreira

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Ainda nao explorei bem a máquina mas li algures que tinha um pequeno compartimento debaixo do banco. O banco e elevatório? O que da para meter nesse compartimento, se o mesmo realmente existir?


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Abril 11, 2017, 23:19:56, 23:19
Responder #10

Sapiens21

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    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Antes de mais nada, digo-te que me parece ser uma óptima forma de entrar para o lado das motos convencionais. A CB500X é uma moto interessante dentro das que de enquadram na Cat. A2.  :nice:

Será naturalmente diferente q.b. das scooters/maxiscooters, mas creio que te adaptarás e vais inclusivamente apreciar certas diferenças.

Quanto ao que perguntas acima...o espaço é pequeno e levará apenas um pequeno estojo de ferramentas.

Vê aqui foto 24:  http://smg.photobucket.com/user/bullitboyz/media/image.jpg3_zpschpvmylg.jpg.html
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Abril 12, 2017, 01:46:29, 01:46
Responder #11

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Obrigado pelo sempre pronto esclarecimento. Também acho que será uma excelente moto a considerar. Vai ser difícil fazer um test drive porque há poucas X nos stand. Sei que está quinta vem uma F para beja.


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Abril 12, 2017, 02:28:17, 02:28
Responder #12

salvador99

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Obrigado pelo sempre pronto esclarecimento. Também acho que será uma excelente moto a considerar. Vai ser difícil fazer um test drive porque há poucas X nos stand. Sei que está quinta vem uma F para beja.


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Não sei donde és mas o Lopes e Lopes tem lá uma X para teste, o compartimento debaixo do Baixo cabe lá o estojo de ferramentas que vem incluído na moto e um colete que poderás colocar lá, e depois no próprio banco tens lá uns espaço onde poderás colocar os documentos, papéis etc...

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Abril 12, 2017, 09:18:10, 09:18
Responder #13

lmferreira

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Sou do Alentejo. Algumas F têm saido por esta zona, mas X ainda nao vi nenhuma andar.

Abril 12, 2017, 10:48:35, 10:48
Responder #14

rodrigues

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Porque será que a Motodiana um dos maiores representantes Honda em Portugal raramente tem uma CB500X para teste ?

Pergunto sem intenção de ofender a Motodiana que muito respeito e onde fui bem recebido ( tirando o infortúnio do óleo )

Abril 12, 2017, 12:32:29, 12:32
Responder #15

lmferreira

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Tambem nao entendo. E pelo que tenho lido, juntamente com a NC é um dos modelos mais procurados.

Abril 12, 2017, 14:38:48, 14:38
Responder #16

rodrigues

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Tambem nao entendo. E pelo que tenho lido, juntamente com a NC é um dos modelos mais procurados.

Foi pena não teres vindo à Motoshow, a Honda tinha CB500x para teste

Tem graça que um companheiro de Santarém com uma Forza 125 também a testou e ficou caído por ela.

Abril 12, 2017, 16:05:03, 16:05
Responder #17

lmferreira

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Eu fui ao Motoshow, aliás, foi ai que fiquei caido por ela. Ainda nao tinha mantido contato com ela. Por acaso fui logo marcar um test drive, mas a do teste nao era X e ainda por cima não tinha levado carta, o que me fez ficar logo barrado ao teste.

Abril 12, 2017, 16:19:02, 16:19
Responder #18

Luis Salgueiro

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Os test-drives na LMS eram uma treta .Era ir até à entrada para a Bobadela e voltar , em caravana de 'marcha-lenta' liderada pelos 'instrutores' . Sei de quem foi experimentar certo modelo e nem deu para meter a 3ª  :wtf:

Abril 12, 2017, 17:09:59, 17:09
Responder #19

JViegas

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Porque tenho igualmente uma FORZA 300 sei exatamente a dúvida que te assola, pois apesar de não ter conduzido uma CB500X, sentei-me numa a semana passada durante a Motoshow, e achei que a conseguiria conduzir na cidade, se bem que com as condicionantes de espaço naturais existentes numa mota como esta, comparativamente uma maxiscooter como a FORZA 300 são para mim, atualmente, uma condicionante.

Acho que tens que entrar num compromisso pessoal contigo próprio: abdicar de mais espaço e maneabilidade citadina para o prazer de um motor mais potente, roda mais alta (logo mais conforto) e a condição de andares com topcase para tentar igualar o espaço que tens na maxiscooter.

Acho que gradualmente e aos poucos e poucos a CB500X vai conseguindo brilhar, ficando assim mais conhecida: custo de aquisição mais barato com consumos muito perto da NC750X, por exemplo.

Também já considerei ambos os modelos que refiro em cima, mas depois de me ter sentado na CB500X achei que esta máquina seria um excelente upgrade para os 90% de cidade que faço e possíveis “escapadelas” a solo.

Acho que deves experimentar a moto (depende se o consegues perto de casa), mas olha para o meu caso: moro em Lisboa e fui testar uma série de scooters e maxiscooters a Évora. E acabei por comprar por lá.

Boas decisões e se por acaso avançares, será interessante ler as impressões que alguém que conduzia uma FORZA 300 e passou a conduzir uma CB500X.

Abril 12, 2017, 17:51:21, 17:51
Responder #20

lmferreira

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A condicionante de espaço não é prioritário, pois no dia-a-dia ando sempre apenas com capacete e tenho onde o deixar. Se tiver de fazer uma viagem levo a topcase e o assunto fica resolvido.

No que se refere à maneabilidade citadina, talvez não concorde muito, porque acho que esta moto deve ser muito fácil de manusear, até mesmo mais que a forza. A forza torna-se mais comprida e mais pesada.

O conforto é importante para mim, aliás é prioritário em todos os veículos que tenho, tanto carro como bicicleta como moto, e neste caso o ser de roda mais alta fará toda a diferença.

A Motodiana já me meteu o entrave de não ter a moto em casa, mas que se poderia arranjar. Irei dando feedback com o decorrer.

Entretanto se houver condutores de cidade com CB500x vá deixando partilhas do andar.


Abril 12, 2017, 18:47:45, 18:47
Responder #21

salvador99

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A condicionante de espaço não é prioritário, pois no dia-a-dia ando sempre apenas com capacete e tenho onde o deixar. Se tiver de fazer uma viagem levo a topcase e o assunto fica resolvido.

No que se refere à maneabilidade citadina, talvez não concorde muito, porque acho que esta moto deve ser muito fácil de manusear, até mesmo mais que a forza. A forza torna-se mais comprida e mais pesada.

O conforto é importante para mim, aliás é prioritário em todos os veículos que tenho, tanto carro como bicicleta como moto, e neste caso o ser de roda mais alta fará toda a diferença.

A Motodiana já me meteu o entrave de não ter a moto em casa, mas que se poderia arranjar. Irei dando feedback com o decorrer.

Entretanto se houver condutores de cidade com CB500x vá deixando partilhas do andar.
O test drive não é problema nenhum vens até Lisboa e empresto te a minha pra umas quantas voltas 😂😂😂😂, não seja esse o problema

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Abril 12, 2017, 19:52:57, 19:52
Responder #22

CB500X7

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A condicionante de espaço não é prioritário, pois no dia-a-dia ando sempre apenas com capacete e tenho onde o deixar. Se tiver de fazer uma viagem levo a topcase e o assunto fica resolvido.

No que se refere à maneabilidade citadina, talvez não concorde muito, porque acho que esta moto deve ser muito fácil de manusear, até mesmo mais que a forza. A forza torna-se mais comprida e mais pesada.

O conforto é importante para mim, aliás é prioritário em todos os veículos que tenho, tanto carro como bicicleta como moto, e neste caso o ser de roda mais alta fará toda a diferença.

A Motodiana já me meteu o entrave de não ter a moto em casa, mas que se poderia arranjar. Irei dando feedback com o decorrer.

Entretanto se houver condutores de cidade com CB500x vá deixando partilhas do andar.

A minha CB faz todos os tipos de trajetos... Com malas! Lisboa, Porto, Évora...Não posso dizer que é simples andar com as 3 malas em cidade mas, com o passar do tempo, faz-se.

Oito anos após ter tirado a carta, adquiri a mota em Outubro de 2015, em Lisboa, e foi a minha primeira mota. Posso dizer que não podia ter escolhido melhor mota para aprender ;)

(Tenho cá db da minha CB. Dá uma espreitadela e se tiveres dúvidas diz.)


Abril 12, 2017, 21:30:44, 21:30
Responder #23

rodrigues

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Eu nesse aspeto sou conhecido por ser isento e nunca tentei imfluenciar ninguém por isso estou á vontade para dizer que apesar da Cb500x neste momento ser a mota com melhor relação preço qualidade existem outras dentro deste segmento como a Tracer por exemplo que devias experimentar.
Eu antes de comprar a minha dei muitas voltas e ia gastando as calças de me sentar em tantos modelos até que me apaixonei pela Cb500x e foi uma compra levada pelo coração.

Hoje sinto-me feliz com ela mas também poderia ser um fiasco, tive sorte por isso aconselho sempre a experimentar todas as que possam.

Abril 13, 2017, 06:40:19, 06:40
Responder #24

CB500X7

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Eu nesse aspeto sou conhecido por ser isento e nunca tentei imfluenciar ninguém por isso estou á vontade para dizer que apesar da Cb500x neste momento ser a mota com melhor relação preço qualidade existem outras dentro deste segmento como a Tracer por exemplo que devias experimentar.
Eu antes de comprar a minha dei muitas voltas e ia gastando as calças de me sentar em tantos modelos até que me apaixonei pela Cb500x e foi uma compra levada pelo coração.

Hoje sinto-me feliz com ela mas também poderia ser um fiasco, tive sorte por isso aconselho sempre a experimentar todas as que possam.

Mais uma vez, estou de acordo. Se houver mais uns trocos, a Tracer será a melhor escolha...

Já tive a oportunidade de experimentar a MT 07 e a 09 e aquilo é apaixonante  :curtocircuito:

A 500X convenceu-me pelo seguintes factores: selo, manutenções, preço base, estilo da mota... (Ficava aqui o dia todo  :lolol:)

Abril 13, 2017, 09:33:39, 09:33
Responder #25

lmferreira

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A condicionante de espaço não é prioritário, pois no dia-a-dia ando sempre apenas com capacete e tenho onde o deixar. Se tiver de fazer uma viagem levo a topcase e o assunto fica resolvido.

No que se refere à maneabilidade citadina, talvez não concorde muito, porque acho que esta moto deve ser muito fácil de manusear, até mesmo mais que a forza. A forza torna-se mais comprida e mais pesada.

O conforto é importante para mim, aliás é prioritário em todos os veículos que tenho, tanto carro como bicicleta como moto, e neste caso o ser de roda mais alta fará toda a diferença.

A Motodiana já me meteu o entrave de não ter a moto em casa, mas que se poderia arranjar. Irei dando feedback com o decorrer.

Entretanto se houver condutores de cidade com CB500x vá deixando partilhas do andar.
O test drive não é problema nenhum vens até Lisboa e empresto te a minha pra umas quantas voltas 😂😂😂😂, não seja esse o problema

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Olha que se for a Lisboa vou cobrar isso!! :)

Abril 13, 2017, 09:40:20, 09:40
Responder #26

lmferreira

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A diferença de preço para a Tracer, ainda é muito significativa, estamos a falar de quase 2000€. Por essa diferença provavelmente iria para a NC750X.

Abril 13, 2017, 12:47:02, 12:47
Responder #27

JViegas

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Ora vamos a contas (porque também já as fiz):

CB500X: menor custo de aquisição e de impostos.

A comprar: barras de motor, proteção de punhos ou vidro mais alto e top case e talvez "side cases" para as viagens de maior duração.

Para isto tudo quanto mais? 1000/2000€ se formos comedidos nos gastos?

Cada um sabe de si e da sua carteira e cabe a cada um decidir. Deves sentar nas que conseguires.



Ainda ontem estive a ver uns vídeos da VStorm 650 XT (já trás controlo de tração, protetor de motor e punhos) e confesso que mais uns esforço um homem vacila.

A Versys Tourer Plus por 10.000€ com malas laterais, faróis e protetores de punhos. Porque não?

Pessoalmente acho que existe uma enooooorme oferta e apesar do preço "mais baixo" de aquisição da CB500, a mesma pode chegar a preços muito perto de versões com mais pulmão é certo e mais caras, mas já com algum equipamento adicional.

É uma pena, pois a Honda Portugal se olhasse um pouco mais para esta CB500X, com umas malas ou uma proteção de punhos/motor, a NC750X ficaria uma pouco mais tempo nas montras...

Penso que o Sapiens21 colocou por aqui uma versão vendida além fronteiras da CB500X com malas e outros acessórios e que poderia virar a mesa ao contrário.
« Última modificação: Abril 13, 2017, 12:48:36, 12:48 por JViegas »

Abril 13, 2017, 14:03:41, 14:03
Responder #28

rodrigues

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Para quem estiver interessado e quiser fazer contas à vida a minha CB500X ficou na totalidade em 7750 + 75 tomada de isqueiro, tudo original Honda com vidro Touring.

Não somei o que já poupei em combustível com consumo médio de 3,2

O kit nevoeiro fez parte da campanha

Abril 13, 2017, 21:36:38, 21:36
Responder #29

Luis Salgueiro

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Ainda ontem estive a ver uns vídeos da VStorm 650 XT (já trás controlo de tração, protetor de motor e punhos) e confesso que mais uns esforço um homem vacila.


Mais 'mota' que a 500X ! Nem se discute !

Abril 14, 2017, 07:56:21, 07:56
Responder #30

lmferreira

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É mais moto mas também moto para cima dos 10k.


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Abril 14, 2017, 08:35:07, 08:35
Responder #31

rodrigues

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Ainda ontem estive a ver uns vídeos da VStorm 650 XT (já trás controlo de tração, protetor de motor e punhos) e confesso que mais uns esforço um homem vacila.


Mais 'mota' que a 500X ! Nem se discute !

O ataque continua, todos sabemos que qualquer mota acima dos 500 é mais mota que a Cb500x.

Abril 14, 2017, 09:01:45, 09:01
Responder #32

CB500X7

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Meus caros, a CB500X é a melhor 500 do mercado. Ainda não estão convencidos disso?

E mais. Não façam comparações com motas muito superiores porque a 500X não tem concorrência  8)

Abril 14, 2017, 10:07:36, 10:07
Responder #33

rodrigues

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Meus caros, a CB500X é a melhor 500 do mercado. Ainda não estão convencidos disso?

E mais. Não façam comparações com motas muito superiores porque a 500X não tem concorrência  8)

 :nice:

Aceito e concordo que os críticos da CB500X tenham algum ciume por só se falar desta mota mas assim tanto ataque gratuito torna-se ridículo.

Eu sempre afirmei que "para mim" chega e sobra e sempre fui imparcial ao ajudar os companheiros na escolha realçando as suas qualidades porque defeitos ainda não os encontrei, talvez por não ser demasiado exigente em potências, nem encontrei defeitos na pintura nem ferrugem.

Não ando a espalhar panfletos com publicidade porque a melhor publicidade é a satisfação dos seus donos que se manifestam seja no Facebook seja através de fóruns ou no clube português das cb500 do qual faço parte.

Nunca afirmei que é uma bomba a andar por isso deixem de fazer comparações com motas que têm mais do dobro dos cavalos.

Agora duvidarem da minha afirmação de que a minha CB500x roçou os 190 com malas e top case sem ao menos me pedirem para provar é chamarem-me mentiroso logo á partida sem me darem defesa.

Esta 471 tem 51 cv e não 48, sim ela vem de fábrica com 51 cv, essa treta da carta A2 tirou-lhe 3 cv mas eles estão lá a comer palha basta saberem como os por a galope, e podem crer que faz diferença  ;)

Apenas menos 3 que a NC750X com mais 250 c.c.

Mas pronto, deixemos de falar de velocidades porque eu também só o fiz por duas vezes e em situações que não oferecia riscos a outrem, o que interessa é a sua fiabilidade e baixa manutenção acima de tudo, para mim é o mais importante porque não ando a nadar em dinheiro.

Páscoa Feliz

 :convivio:

Abril 14, 2017, 10:48:53, 10:48
Responder #34

marb

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Meus caros, a CB500X é a melhor 500 do mercado. Ainda não estão convencidos disso?

E mais. Não façam comparações com motas muito superiores porque a 500X não tem concorrência  8)

Se dúvidas!
10/2011-Honda Vision 110 (3600 km), 04/2012-Yamaha XMax 125A (8700 km), 07/2013-Yamaha XMax 250A (10000 km), 07/2014 Honda NC750D (18700 km),03/2016-Honda PCX 125 (8000 km), 04/2017-Honda CB500X (13400 km), 05/2018-Honda CBR650F (7170 km), 09/2018 BMW R1200 GS

Abril 14, 2017, 11:09:20, 11:09
Responder #35

rodrigues

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Meus caros, a CB500X é a melhor 500 do mercado. Ainda não estão convencidos disso?

E mais. Não façam comparações com motas muito superiores porque a 500X não tem concorrência  8)

E se fosse hoje, e gostasse dessas motorizações poupadas, escolhia uma cb500 em deterimento de uma NC por exemplo.

Como não é a minha praia, no minimo seria uma CrossRunner.

Mas perceberam a minha ideia :)

Companheiro Velasquez se eu tivesse a tua idade quase de certeza que pensava como tu mas tens de compreender e aceitar, pois para lá caminhas e espero que vás longe na idade, que mudamos muito ao longo da vida devido ás boas e más experiências.

Quem procura uma CB500x das duas uma, ou a carteira não chega para mais ou se contenta com a melhor 500 do mercado.

No meu caso foi a segunda opção porque felizmente a carteira dava para mais, inclusive ( acho que já o afirmei no meu DB ) tive a possibilidade de comprar uma Pan European 1300 com 30000 ou 35000 já não me recordo apesar de ter 12 anos, estava irrepreensível e sempre de garagem, o dono é meu Cliente e amigo e só a usava para as concentrações, vendia-ma por 8500 €  já com a revisão feita, só desisti dela quando disse que fazia entre 8 a 10 de média, raras vezes conseguiu 6,5 e foi mesmo a pastar.

Se seria uma mota emocionante ? sem dúvida que sim !...mas o consumo sempre foi uma pancada minha, não há nada a fazer, prefiro gastar o que a CB500x poupa em melhores estadias e alimentação.

Abril 14, 2017, 14:22:00, 14:22
Responder #36

lmferreira

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Muito se fala em escolha de motos em deterioramento da idade do utilizador. Na minha opinião isso não é assim tão linear, mas concordo que em algumas faixas etárias pode ser uma condicionante.
Tenho o exemplo o meu pai que durante a vida dele sempre teve varias motos de vários modelos e varias motorizações, mas ao caminhar para os 70, teve necessidade de escolher uma moto mais leve e mais maneirinha e mudou-se para as 125. Mas mesmo com esta idade anda de moto todos os dias, e dia sim dia não faz 100km de bicicleta num abrir e fechar de olhos. Tiro-lhe o chapéu por isso.
Numa faixa etária menor, como por exemplo eu, nos meus 36 anos, que é a idade da loucura e da velocidade, poderia escolher uma super desportiva ou uma qualquer que ande a 300 km/h, mas não é esse o meu objectivo. O meu conceito de "moto" é conseguir ter uma maquina que me satisfaça, que me dê prazer de condução e que me permita dar um passeio de fim de semana, conseguir andar em terrenos que me permita chegar a uma barragem, a uma praia, tirar umas fotos e usufruir da paisagem.
O que quero dizer com isto é que a moto que cada um escolhe tem a ver com o estado de espírito, com o grupo social onde está inserido, onde vive e pelos gostos pessoais. Eu com 36 anos adoro a CB500X, outro poderá gostar de uma CBRXX, outro de uma Vespa.
É claro que se o dinheiro abundasse, eu sei bem o que escolheria, mas raciocinando o fundo de maneio que disponho para adquirir uma moto, e principalmente o custo/qualidade/autonomia, e admitindo que não conheço todos os modelos de todas as gamas de todas as marcas, a CB500X neste momento é a minha escolhida. E só me sentei em cima de uma, nem o som ainda ouvi.

Abril 14, 2017, 16:03:36, 16:03
Responder #37

Luis Salgueiro

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Bom... mas falamos de quê ? de melhores motas  de baixa-média cilindrada ou a conversa está reduzida a motas de preço económico de baixa-média cilindrada ?
È que se a conversa é de 'âmbito alargado' temos a  BMW G310 R para 'ir a jogo' !
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« Última modificação: Abril 14, 2017, 16:06:00, 16:06 por Luis Salgueiro »

Abril 14, 2017, 16:54:44, 16:54
Responder #38

lmferreira

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Eu que já tinha tirado essa de lado...aí está ela para baralhar de novo. Vi no motoshow e gostei muito da estética e da posição de condução. Cerca de menos 700€ que a cb. Pelo menos palavras do vendedor que lá estava.


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Abril 14, 2017, 17:42:28, 17:42
Responder #39

Luis Salgueiro

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Eu que já tinha tirado essa de lado...aí está ela para baralhar de novo. Vi no motoshow e gostei muito da estética e da posição de condução. Cerca de menos 700€ que a cb. Pelo menos palavras do vendedor que lá estava.


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Não sabia ! Pensava que fosse 'ao contrário' . Para percursos citadinos e voltinhas curtas ... é do melhor !  :nice:

Abril 14, 2017, 18:37:37, 18:37
Responder #40

lmferreira

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Pelo que ele me disse a G 5500€ a R 5800€


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Abril 14, 2017, 18:47:11, 18:47
Responder #41

lmferreira

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Podemos comparar tais modelos? Alguém quer comentar?


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Abril 14, 2017, 19:33:06, 19:33
Responder #42

Ricardo 2012

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Eu tenho actualmente uma NMAX e também estive com um dilema idêntico, no meu caso era entre a nova XMAX 300 e a Honda CB 500X.

Vou optar pela onda.  :)

Mas primeiro tenho que tirar a carta.

Abril 14, 2017, 19:39:42, 19:39
Responder #43

Ricardo 2012

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Meus caros, a CB500X é a melhor 500 do mercado. Ainda não estão convencidos disso?

E mais. Não façam comparações com motas muito superiores porque a 500X não tem concorrência  8)

 :nice:

Aceito e concordo que os críticos da CB500X tenham algum ciume por só se falar desta mota mas assim tanto ataque gratuito torna-se ridículo.

Eu sempre afirmei que "para mim" chega e sobra e sempre fui imparcial ao ajudar os companheiros na escolha realçando as suas qualidades porque defeitos ainda não os encontrei, talvez por não ser demasiado exigente em potências, nem encontrei defeitos na pintura nem ferrugem.

Não ando a espalhar panfletos com publicidade porque a melhor publicidade é a satisfação dos seus donos que se manifestam seja no Facebook seja através de fóruns ou no clube português das cb500 do qual faço parte.

Nunca afirmei que é uma bomba a andar por isso deixem de fazer comparações com motas que têm mais do dobro dos cavalos.

Agora duvidarem da minha afirmação de que a minha CB500x roçou os 190 com malas e top case sem ao menos me pedirem para provar é chamarem-me mentiroso logo á partida sem me darem defesa.

Esta 471 tem 51 cv e não 48, sim ela vem de fábrica com 51 cv, essa treta da carta A2 tirou-lhe 3 cv mas eles estão lá a comer palha basta saberem como os por a galope, e podem crer que faz diferença  ;)

Apenas menos 3 que a NC750X com mais 250 c.c.

Mas pronto, deixemos de falar de velocidades porque eu também só o fiz por duas vezes e em situações que não oferecia riscos a outrem, o que interessa é a sua fiabilidade e baixa manutenção acima de tudo, para mim é o mais importante porque não ando a nadar em dinheiro.

Páscoa Feliz

 :convivio:

Não percebi bem essa dos 51 cv. Queres dizer que o motor de origem vem com 51 cv  reais, mas a Honda só anuncia 48 cv?

Ou é preciso fazer alguma repro para extrair os 51 cv?  :pensador:

Abril 14, 2017, 20:21:44, 20:21
Responder #44

rodrigues

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Por causa da carta A2 que só permite até 48 cv a Honda retirou 3 cv através da eletrónica.

No Brasil por exemplo têm 51 cv

Para mim chegam os 48 mas quem tiver carta ilimitada se quiser pode extrair os 3 cv que faltam mas só para quem sabe e pode.


Abril 14, 2017, 20:59:14, 20:59
Responder #45

salvador99

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    honda CB 500X
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Por causa da carta A2 que só permite até 48 cv a Honda retirou 3 cv através da eletrónica.

No Brasil por exemplo têm 51 cv

Para mim chegam os 48 mas quem tiver carta ilimitada se quiser pode extrair os 3 cv que faltam mas só para quem sabe e pode.
Quanto achas que a Honda levará por um serviço assim? Abraço

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Abril 14, 2017, 21:06:46, 21:06
Responder #46

rodrigues

  • Visitante
Por causa da carta A2 que só permite até 48 cv a Honda retirou 3 cv através da eletrónica.

No Brasil por exemplo têm 51 cv

Para mim chegam os 48 mas quem tiver carta ilimitada se quiser pode extrair os 3 cv que faltam mas só para quem sabe e pode.
Quanto achas que a Honda levará por um serviço assim? Abraço

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Não me parece que o façam uma vez que poderão estar a entrar num campo perigoso para eles.

Imagina que um dia vendes a tua Cb500x alterada a um encartado A2 que não pode conduzir com mais de 48cv, é verdade que não é fácil detetar a diferença mas poderão ter problemas mais tarde com as inspeções.

Abril 14, 2017, 23:23:47, 23:23
Responder #47

lmferreira

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Aliás eu estava a falar da G310GS e nao da G310R. A G310GS é da mesma gama que a CB500x

« Última modificação: Abril 14, 2017, 23:25:52, 23:25 por lmferreira »

Abril 14, 2017, 23:30:19, 23:30
Responder #48

lmferreira

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Há um video interessante das primeiras impressões dos lançamentos (honda cb 500x, kawasaki versys 300, yamaha teneré 250, suzuki v strom 250 e bmw g 310 gs) no segmento trail e respectivo comparativo.