Por acaso estou numa pausa de trabalho e dei com este tópico ao qual darei a minha opinião isenta como sempre sobre a utilização da CB500x em cidade e não só.É uma Mota que se adapta a todo o tipo de circuito, no entanto, para quem tem perna curta ( eu tenho ) e tiver de parar diversas vezes terá de o fazer com suavidade e calma de maneira que tenhas tempo de olhar para o chão e encontrar a melhor forma de colocar os pés e chegar o corpo o mais possível para a frente porque o banco é mais estreito na frente o que permite chegar melhor com os pés ao chão.Até agora só a deixei cair uma vez parado por esquecimento de colocar o descanso lateral.A CB500x leva 17,5 de combustível o que equivale a quase 18 kg acima do banco, caso esteja cheio, numa paragem brusca o combustível balança no depósito desequilibrando um pouco, sinto isso quando acabo de parar num semáforo, em andamento deixa de se sentir esse efeito.Se vais andar 80% em cidade aconselho a levares pouco combustível de cada vez, fica muito mais fácil de manusear.Já ouvi opiniões que apesar da Nc ser mais pesada a CB500x parece pesar mais precisamente por o depósito ficar mais alto que na NC beneficiando ainda dos 14 litros, menos 3,5 que a CB.Dizem que a CB500x é acima de tudo uma citadina, nada mais errado, para mim é uma estradista nata pois em cidade quer desenvolver muito depressa devido ao seu motor muito nervoso e acelerador sensível em 2 e 3ª, basta apanhar uma lomba para dar um salto para a frente caso o punho descaia, só se sente bem acima das 5000 r.p.m. em 5 e 6ªClaro que é uma questão de prática, depois de alguns meses até os bisontes da BMW se tornam umas penas.Em estrada e caminhos de terra a história é outra, está na sua praia e transmite uma sensação de segurança difícil de explicar, talvez porque é muito boa a curvar e apesar de ser dura é confortável em piso degradado, eu gosto assim, suspensões demasiado macias não nos deixam sentir o piso e medir o limite de aderência.Quanto á fiabilidade, eu inventei uma máxima, diz-me como andas e eu digo os anos que a mota dura.Para terminar, o ideal seria uma PCX para a cidade e uma CB500x para as escapadelas isso seria a cereja no topo do bolo.Boas curvas e sorte na escolha
Obrigado por este extenso e esclarecedor comentário. Realmente dos comentários que tenho visto é que a CB500x é mesmo uma citadina fácil de manusear, mas todos os feedbacks de utilizadores reais são mais fiáveis. Outra questão é o tipo de piso onde ando na cidade (Évora e Beja) onde tudo é calçada e buracos em qualquer curva que damos. A forza mesmo sendo um veículo de cidade, torna-se desconfortável a andar em calçada, mesmo com a suspensão no nível mais macio. Talvez seja do tamanho das rodas.Acho que devido ao curso da suspensão e mesmo a própria suspensão,a CB500X será uma moto sempre mais confortável para bater calçada.
Tambem se comportará assim a nivel de vibrações? Com o tempo aparecem barulhos parasitas?
Obrigado pelo sempre pronto esclarecimento. Também acho que será uma excelente moto a considerar. Vai ser difícil fazer um test drive porque há poucas X nos stand. Sei que está quinta vem uma F para beja.Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Tambem nao entendo. E pelo que tenho lido, juntamente com a NC é um dos modelos mais procurados.
A condicionante de espaço não é prioritário, pois no dia-a-dia ando sempre apenas com capacete e tenho onde o deixar. Se tiver de fazer uma viagem levo a topcase e o assunto fica resolvido.No que se refere à maneabilidade citadina, talvez não concorde muito, porque acho que esta moto deve ser muito fácil de manusear, até mesmo mais que a forza. A forza torna-se mais comprida e mais pesada.O conforto é importante para mim, aliás é prioritário em todos os veículos que tenho, tanto carro como bicicleta como moto, e neste caso o ser de roda mais alta fará toda a diferença.A Motodiana já me meteu o entrave de não ter a moto em casa, mas que se poderia arranjar. Irei dando feedback com o decorrer.Entretanto se houver condutores de cidade com CB500x vá deixando partilhas do andar.
Eu nesse aspeto sou conhecido por ser isento e nunca tentei imfluenciar ninguém por isso estou á vontade para dizer que apesar da Cb500x neste momento ser a mota com melhor relação preço qualidade existem outras dentro deste segmento como a Tracer por exemplo que devias experimentar. Eu antes de comprar a minha dei muitas voltas e ia gastando as calças de me sentar em tantos modelos até que me apaixonei pela Cb500x e foi uma compra levada pelo coração. Hoje sinto-me feliz com ela mas também poderia ser um fiasco, tive sorte por isso aconselho sempre a experimentar todas as que possam.
Citação de: salvador99 em Abril 12, 2017, 18:47:45, 18:47Citação de: lmferreira em Abril 12, 2017, 17:51:21, 17:51A condicionante de espaço não é prioritário, pois no dia-a-dia ando sempre apenas com capacete e tenho onde o deixar. Se tiver de fazer uma viagem levo a topcase e o assunto fica resolvido.No que se refere à maneabilidade citadina, talvez não concorde muito, porque acho que esta moto deve ser muito fácil de manusear, até mesmo mais que a forza. A forza torna-se mais comprida e mais pesada.O conforto é importante para mim, aliás é prioritário em todos os veículos que tenho, tanto carro como bicicleta como moto, e neste caso o ser de roda mais alta fará toda a diferença.A Motodiana já me meteu o entrave de não ter a moto em casa, mas que se poderia arranjar. Irei dando feedback com o decorrer.Entretanto se houver condutores de cidade com CB500x vá deixando partilhas do andar.O test drive não é problema nenhum vens até Lisboa e empresto te a minha pra umas quantas voltas 😂😂😂😂, não seja esse o problema Enviado do meu MI 5 através de TapatalkOlha que se for a Lisboa vou cobrar isso!!
Citação de: lmferreira em Abril 12, 2017, 17:51:21, 17:51A condicionante de espaço não é prioritário, pois no dia-a-dia ando sempre apenas com capacete e tenho onde o deixar. Se tiver de fazer uma viagem levo a topcase e o assunto fica resolvido.No que se refere à maneabilidade citadina, talvez não concorde muito, porque acho que esta moto deve ser muito fácil de manusear, até mesmo mais que a forza. A forza torna-se mais comprida e mais pesada.O conforto é importante para mim, aliás é prioritário em todos os veículos que tenho, tanto carro como bicicleta como moto, e neste caso o ser de roda mais alta fará toda a diferença.A Motodiana já me meteu o entrave de não ter a moto em casa, mas que se poderia arranjar. Irei dando feedback com o decorrer.Entretanto se houver condutores de cidade com CB500x vá deixando partilhas do andar.O test drive não é problema nenhum vens até Lisboa e empresto te a minha pra umas quantas voltas 😂😂😂😂, não seja esse o problema Enviado do meu MI 5 através de Tapatalk
Ainda ontem estive a ver uns vídeos da VStorm 650 XT (já trás controlo de tração, protetor de motor e punhos) e confesso que mais uns esforço um homem vacila.
Citação de: JViegas em Abril 13, 2017, 12:47:02, 12:47Ainda ontem estive a ver uns vídeos da VStorm 650 XT (já trás controlo de tração, protetor de motor e punhos) e confesso que mais uns esforço um homem vacila.Mais 'mota' que a 500X ! Nem se discute !
Meus caros, a CB500X é a melhor 500 do mercado. Ainda não estão convencidos disso? E mais. Não façam comparações com motas muito superiores porque a 500X não tem concorrência
Citação de: CB500X7 em Abril 14, 2017, 09:01:45, 09:01Meus caros, a CB500X é a melhor 500 do mercado. Ainda não estão convencidos disso? E mais. Não façam comparações com motas muito superiores porque a 500X não tem concorrência E se fosse hoje, e gostasse dessas motorizações poupadas, escolhia uma cb500 em deterimento de uma NC por exemplo.Como não é a minha praia, no minimo seria uma CrossRunner.Mas perceberam a minha ideia
Eu que já tinha tirado essa de lado...aí está ela para baralhar de novo. Vi no motoshow e gostei muito da estética e da posição de condução. Cerca de menos 700€ que a cb. Pelo menos palavras do vendedor que lá estava.Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Citação de: CB500X7 em Abril 14, 2017, 09:01:45, 09:01Meus caros, a CB500X é a melhor 500 do mercado. Ainda não estão convencidos disso? E mais. Não façam comparações com motas muito superiores porque a 500X não tem concorrência Aceito e concordo que os críticos da CB500X tenham algum ciume por só se falar desta mota mas assim tanto ataque gratuito torna-se ridículo.Eu sempre afirmei que "para mim" chega e sobra e sempre fui imparcial ao ajudar os companheiros na escolha realçando as suas qualidades porque defeitos ainda não os encontrei, talvez por não ser demasiado exigente em potências, nem encontrei defeitos na pintura nem ferrugem.Não ando a espalhar panfletos com publicidade porque a melhor publicidade é a satisfação dos seus donos que se manifestam seja no Facebook seja através de fóruns ou no clube português das cb500 do qual faço parte.Nunca afirmei que é uma bomba a andar por isso deixem de fazer comparações com motas que têm mais do dobro dos cavalos.Agora duvidarem da minha afirmação de que a minha CB500x roçou os 190 com malas e top case sem ao menos me pedirem para provar é chamarem-me mentiroso logo á partida sem me darem defesa.Esta 471 tem 51 cv e não 48, sim ela vem de fábrica com 51 cv, essa treta da carta A2 tirou-lhe 3 cv mas eles estão lá a comer palha basta saberem como os por a galope, e podem crer que faz diferença Apenas menos 3 que a NC750X com mais 250 c.c.Mas pronto, deixemos de falar de velocidades porque eu também só o fiz por duas vezes e em situações que não oferecia riscos a outrem, o que interessa é a sua fiabilidade e baixa manutenção acima de tudo, para mim é o mais importante porque não ando a nadar em dinheiro.Páscoa Feliz
Por causa da carta A2 que só permite até 48 cv a Honda retirou 3 cv através da eletrónica. No Brasil por exemplo têm 51 cv Para mim chegam os 48 mas quem tiver carta ilimitada se quiser pode extrair os 3 cv que faltam mas só para quem sabe e pode.
Citação de: rodrigues em Abril 14, 2017, 20:21:44, 20:21Por causa da carta A2 que só permite até 48 cv a Honda retirou 3 cv através da eletrónica. No Brasil por exemplo têm 51 cv Para mim chegam os 48 mas quem tiver carta ilimitada se quiser pode extrair os 3 cv que faltam mas só para quem sabe e pode.Quanto achas que a Honda levará por um serviço assim? Abraço Enviado do meu MI 5 através de Tapatalk
Eu que já tinha tirado essa de lado...aí está ela para baralhar de novo. Vi no motoshow e gostei muito da estética e da posição de condução. Cerca de menos 700€ que a cb. Pelo menos palavras do vendedor que lá estava.Aliás eu estava a falar da G310GS e nao da G310R. A G310GS é da mesma gama que a CB500x