(....)Uma invenção nacional para salvaguardar os interesses das EDPs deste país. Quem fatura e gere tudo isto é uma empresa do estado criada para o efeito , a Mobie.e, que estando já a sorver milhões está a ser agora também alimentada pelo fundo ambiental pois a parcela que cobra nos carregamentos, somada á parcela dos operadores dos postos, somada á parcela da distribuidora de eletricidade, somada á parcela das taxas e impostos, está a a atirar cada vez mais os preços de recarregamento da rede "pública" para valores record comparados com os restantes países com redes privadas.(....)
Aliás, basta recordar a este propósito que a legislação sobre o Imposto sobre Veículos a aplicar aos automóveis usados importados em Portugal, viola o princípio da livre circulação de mercadorias.E isso foi o que concluiu o Tribunal de Justiça da União Europeia...apesar de muito tempo ter passado para que tal acontecesse. Assim, entendo as tuas palavras e partilho dessa preocupação sobre um 'modelo' actualmente em vigor e que parece bloquear a expansão das redes de carga, para salvaguardar interesses que não são, de todo, os do progresso...e dos utilizadores, que se vêm confrontados com dificuldades adicionais e preços praticados incompreensíveis por comparação a outros países da Europa.
Não é de todo um negócio como outro qualquer é precisamente a única atividade em que inventaram de raiz uma empresa pública para gerir empresas privadas.....Quanto ao "business plan" referido não dar o retorno comparado com o fóssil, como afirmado, pois não estou de acordo. O retorno é muito superior, como se tem verificado em alguns países Europeus onde não existe monopólio. O investimento é muio inferior, a logística é quase incipiente, a manutenção mais simples e os riscos muio inferiores. desde que o investidor tenha liberdade contratual e gestionária, não como parte de um monopólio gerido pelo estado.
Custa a perceber um 'modelo'...esse tal que se auto-intitula de melhor do Mundo, ser capaz de causar tamanhos entraves e dificuldades aos estrangeiros que queiram visitar o país no seu v.e.Estamos a falar de um país que vive e muito à custa do turismo e dos milhões que todos os anos cá são deixados.Para quê dificultar? (Já se percebeu a resposta pelo que foi escrito no tópico)Uma qualquer família estrangeira que venha no seu veículo a este rectângulo à beira mar plantado e sem ter contrato (obviamente desconhecedor de tal...burocracia), não conseguir carregar na rede pública utilizando para tal um simples cartão de débito, é na realidade um grande passo atrás.🤦
Companheiro Lourenço.Eu estou a ser critico com os factos atuais e não suposições, e de um modo sarcástico, de notar que também não estou contra nada do objectivo final excepto o tempo e como que se quer lá chegar! esse é o tema do topico.Hoje como está a legislação e o sistema montado o "business plan" não funciona, não é favorável é um facto. Obviamente as petrolíferas estão á espera da mudança para fazer o take over. Em um qualquer negócio a não ser do estado é para fazer dinheiro!Não é legislação é pegar no conceito antitrust numa área recente e inverte-lo completamente. Portanto dizer que é lei, legal, não faz da legislação algo legal.Dinheiro faz-se com uma rede maior e com mais utilizadores, não bloqueando um mercado ao toque de multinacionais.Obviamente também referi que a legislação do sector para produzir e vender energia é uma aberração de acordo, mas por outro lado não sei se pior a emenda que o soneto! Não estou a a presentar alternativa que também é um facto! A alternativa chama-se gestão da operacionalidade da rede electrica, atribuição de licenças com base em critérios técnicos e instalação e manutenção por técnicos.....acho que tem um nome isto....regulação de mercados liberalizados.Existe um défice de energia tremendo e os veículos electricos só vão piorar o problema mas não são problema principal. Quando começar a vir os apagões vamos ver o povo a revoltar-se e se depois se não tiverem se quer água para beber neste verão, aí sim vão perceber que foi gasta para produzir energia porque fecharam as centrais a carvão cedo demais. E mais esses mesmos "&%&$###" que a defendem fizeram nos totalmente dependente das centrais a carvão de ESPANHA muito mais antigas e menos efficientes que as portuguesa!Não existe défice algum e a existir é provado por quem acha que renováveis chegam para colmatar centrais térmicas.....e planta painéis em áreas com 1/4 do tamanho do Porto para a ineficiência chamada H2. Toda a frota auto (pesados incluídos) em Portugal transformada em VE não representava há uns anos atrás mais de 14% consumo.A temática dos recarregamentos está ligado ao problema principal autonomia! É o factor mais importante na compra de um electrico. não é a toa que vem em letras garrafais no marketing dos carros. Não é problema da baterias porque as recicladas ficam melhor que as novas! e quando existir as de sal então sem stress mas porque não estão todavia porque não chega todos ao mesmo tempo.O problema principal continua a ser a mobi.e e uma rede deficiente no funcionamento, operação e preço, com o bonús de Portugal ser o litoral e o resto paisagem. Autonomia só é solução para quem continua a tapar o sol com a peneira para o estada calamitoso com que este processo de pontos de carregamento de desenrola. E mesmo com um Lucid Air Dream Edition o problema mantinha-se.Estamos de acordo no lixo de carros que estão no mercado se entendi bem. Mais uma situação infeliz! É que esses são os mais acessíveis para os Portugueses - o costume! Mas os que são bons não podemos chegar a eles $$$$. Porque não se abre a porta aos chineses... pois eles controlam a REN e a EDP...!!! 20 a 25K um bom electrico...Por mim o Alentejo já deveria estar coberto por painéis solares e a produzir hidrogénio! E se não chegar, abrir uns buracos por todos os lados para sacar o lítio!Lixos de carros e depois querem carros chineses.... Portanto apologista de plantação de painéis em terrenos férteis (alguns áres protegidas) de milhares de hectares para no final subtrair 1/5 ou 1/6 de energia útil utilizada. Neste contexto de seca é épico.E portque não furar no Algarve para lá ir buscar petróleo....é ambientalmente superiorOs motores electrico são mais eficientes certo, mas o carro não é só motor e o resto é feito as três pancadas, e a correr e usadas peças alternativas só para a linha não parar! Claro que têm mais problemas de qualidade. Os Teslas que estão à mais anos é cagadas a torto e a direito também. Acredito que se são "carros" electricos e não meros veiculos electricos e forem feitos como deve ser que cheguem lá. Pois de 5000 peças passam a 3000 e logo menos complicados de avariar. O problema é que mesmo assim os têm e as estatisticas dizem isso. Como é que é mais simples e têm os mesmo problemas, logo.... Tempo!Onde estão as estatísticas? São tipo estas https://www.autoinsuranceez.com/gas-vs-electric-car-fires/ ?OTA mas algum dia eu pessoalmente aceitava updates num carro!!! A meia duzia de anos estva eu a discutir sobre multiplexagem de sinal num cabo em vez de um cabo por sinal, porque podia dar raia ao passar ao pé de um radar de aeroporto ou cabo de alta tensão e tal. Trabalho em software sei muito bem como são feitas essas coisas. Cada um faz como entender e isto é uma opinião pessoal. É como a Tesla, se quiserem utilizar essa coisa do autonomous driving estão por vossa conta!Milhares de milhões de aparelhos eletrónicos com OTA sem problema há anos!....mas automóveis ou motas? Nahhhh. Bonito é continuar na idade da pedra....lá vão evoluindo com o tempo.https://tekdeeps.com/this-is-how-vw-installs-the-software-on-id-3/ Os híbridos não são solução porquê? resolve o problema principal dos electricos e é uma tecnologia conhecida igualmente. Principalmente se forem a hidrogénio e não a gasolina. Ganhar tempo para a transição. Converter os actuais veículos em vez de os substituir. Pois $$$ vs tempo!Claro dizer a Indiano, quase toda a América latina, e em qualquer "arrebaldes" do mundo parecido, começam-se a rir. 2030?!?! ahahaha Temos que comer primeiro e depois vem o resto!híbridos são: mais complexos (e por isso propensos a incêndios face aos restantes » link em cima^), menos ecológicos (mesmo para quem os carrega » https://iopscience.iop.org/article/10.1088/1748-9326/ab8ca5/pdf) As oficinas é um facto. A mão de obra não está preparada a não ser nas marcas e ai.... 800V não é para todos! Tudo menos acessível e mais caro. Tempo.... para que exista profissionais qualificados! Errado e não me apanham numa oficina fora da garantia com ICE ou EV. Antes das redes concessionadas saberem o que é um VE já Portugal tinha e-mobilidades e afins. Os escassos recursos a todos os níveis é um problema grave: Requer tempo, senão provoca cada vez mais dos mesmo. Chips, matérias primas, mão de obra, etc... Dar o passo maior que a perna já dizia a sabedoria popular!Produtos infinitamente mais recicláveis e portanto com menos necessidade de mineração a longo prazo por uma economia circular é de facto um problema gravíssimo.....para quem faz legislação em Portugal. Sem dúvidaEm geral estamos de acordo, excepto no tempo!
Excelente debate.Estamos a viver um momento importante na história e este tipo de situação é normal (perfeitamente normal, melhor diria) em causar opiniões que, não sendo propriamente antagónicas, ainda assim não são vistas por todos de forma igual.A própria transição energética, tal como sucede com uma certa familiarização desta temática pela sociedade em geral, leva o seu tempo. Isto é perfeitamente normal..Assim, vou-me consciencializando também que não deve haver leituras de 'más opiniões'...com excepção de uma eventual defesa intransigente e duradoura do petróleo.É que além de não ser eterno, sabemos o quão importante é vir a ser substituído... Sabemos que não pode ser repentino, sob pena de colapso total da sociedade como a conhecemos.A questão está na velocidade a que tal se processa...e na forma como é substituído sem se enveredar por outros prejuízos para a humanidade.E já que foi abordado o seu nome mais atrás...Elon Musk quote:"I'm not in favor of demonizing the oil and gas industry. Because like we can't stop instantaneously and not have oil and gas. You know, like, we'll likely die of starvation basically. We're going to need to burn fossil fuels for a long time—the question is just at what rate do we move to a sustainable energy future."
Não é legislação é pegar no conceito antitrust numa área recente e inverte-lo completamente. Portanto dizer que é lei, legal, não faz da legislação algo legal.Dinheiro faz-se com uma rede maior e com mais utilizadores, não bloqueando um mercado ao toque de multinacionais.A alternativa chama-se gestão da operacionalidade da rede electrica, atribuição de licenças com base em critérios técnicos e instalação e manutenção por técnicos.....acho que tem um nome isto....regulação de mercados liberalizados.--> Mas algumas vez defendi o que está implementado? Só reconheci o facto. Agora como está o modelo não vale a pena!Não existe défice algum e a existir é provado por quem acha que renováveis chegam para colmatar centrais térmicas.....e planta painéis em áreas com 1/4 do tamanho do Porto para a ineficiência chamada H2. Toda a frota auto (pesados incluídos) em Portugal transformada em VE não representava há uns anos atrás mais de 14% consumo.--> Não existe defice quando se importa energia de Espanha todo os dias! Camiões?!?! Industria é que necessita a energia e as habitações para os carros à noite!O problema principal continua a ser a mobi.e e uma rede deficiente no funcionamento, operação e preço, com o bonús de Portugal ser o litoral e o resto paisagem. Autonomia só é solução para quem continua a tapar o sol com a peneira para o estada calamitoso com que este processo de pontos de carregamento de desenrola. E mesmo com um Lucid Air Dream Edition o problema mantinha-se.--> Mais do mesmo - até mudar é o que temos e com o que temos não vale a pena e não vai passar disso.Lixos de carros e depois querem carros chineses.... Portanto apologista de plantação de painéis em terrenos férteis (alguns áres protegidas) de milhares de hectares para no final subtrair 1/5 ou 1/6 de energia útil utilizada. Neste contexto de seca é épico.E portque não furar no Algarve para lá ir buscar petróleo....é ambientalmente superior--> Obviamente era sarcástico porque assim querem os ambientalista! Sobre os carros é melhor ter a informação actualizada! Os chineses produzem os melhor carros eléctricos do mundo, não tenho qualquer duvida. Estão a muitos mais anos no negócio.Considerando que os Tesla chineses são o que são e talvez melhores que os metal workers de Nevada state! Onde estão as estatísticas? São tipo estas https://www.autoinsuranceez.com/gas-vs-electric-car-fires/ ?Milhares de milhões de aparelhos eletrónicos com OTA sem problema há anos!....mas automóveis ou motas? Nahhhh. Bonito é continuar na idade da pedra....lá vão evoluindo com o tempo.https://tekdeeps.com/this-is-how-vw-installs-the-software-on-id-3/ --> Como estas existem outras ao contrario que se poderia por os links aqui. Existe muita desinformação! As normal da qualidade em qualquer sistema integrado dizem claramente não as atualizações automáticas e sendo OTA pois...Só digo uma coisa VODAFONE hoje funciona ou não!!! Pois não funciona e parou o pais inteiro!híbridos são: mais complexos (e por isso propensos a incêndios face aos restantes » link em cima^), menos ecológicos (mesmo para quem os carrega » https://iopscience.iop.org/article/10.1088/1748-9326/ab8ca5/pdf) --> Correcto mas menos que os puros térmicos mas podem garantir uma transição mais linear com menos consequências contra-producentes.Errado e não me apanham numa oficina fora da garantia com ICE ou EV. Antes das redes concessionadas saberem o que é um VE já Portugal tinha e-mobilidades e afins. --> As coisas não podem ser vistas assim. O "é para quem pode e não para que quer" é no mínimo discutível.Produtos infinitamente mais recicláveis e portanto com menos necessidade de mineração a longo prazo por uma economia circular é de facto um problema gravíssimo.....para quem faz legislação em Portugal. Sem dúvida--> Não sou um defensor dos térmicos e nem contra os eléctricos, mas factos são factos e opiniões são opiniões que eu respeito todas.
O debate é sempre bom desde que aceitemos o contraditório e respeite um princípio essencial: os intervenientes estão de boa fé a apresentar os seus pontos de vista na medida do seu conhecimento e predispostos a consolidar ou a alterar a sua opinião em função da ciência, de conclusões ou nova matéria, sabendo escrutinar, descortinar e diferenciar formação e informação de preconceitos, desinformação e identificar meios e fins.
Citação de: Lourenço em Fevereiro 07, 2022, 14:31:28, 14:31Não é de todo um negócio como outro qualquer é precisamente a única atividade em que inventaram de raiz uma empresa pública para gerir empresas privadas.....Quanto ao "business plan" referido não dar o retorno comparado com o fóssil, como afirmado, pois não estou de acordo. O retorno é muito superior, como se tem verificado em alguns países europeus onde não existe monopólio. O investimento é muito inferior, a logística é quase incipiente, a manutenção mais simples e os riscos muito inferiores. desde que o investidor tenha liberdade contratual e gestionária, não como parte de um monopólio gerido pelo estado.Companheiro Lourenço.Eu estou a ser critico com os factos atuais e não suposições, e de um modo sarcástico, de notar que também não estou contra nada do objectivo final excepto o tempo e como que se quer lá chegar! esse é o tema do topico.Hoje como está a legislação e o sistema montado o "business plan" não funciona, não é favorável é um facto. Obviamente as petrolíferas estão á espera da mudança para fazer o take over. Em um qualquer negócio a não ser do estado é para fazer dinheiro!
Não é de todo um negócio como outro qualquer é precisamente a única atividade em que inventaram de raiz uma empresa pública para gerir empresas privadas.....Quanto ao "business plan" referido não dar o retorno comparado com o fóssil, como afirmado, pois não estou de acordo. O retorno é muito superior, como se tem verificado em alguns países europeus onde não existe monopólio. O investimento é muito inferior, a logística é quase incipiente, a manutenção mais simples e os riscos muito inferiores. desde que o investidor tenha liberdade contratual e gestionária, não como parte de um monopólio gerido pelo estado.
Estamos de acordo no lixo de carros que estão no mercado se entendi bem. Mais uma situação infeliz! É que esses são os mais acessíveis para os Portugueses - o costume! Mas os que são bons não podemos chegar a eles $$$$. Porque não se abre a porta aos chineses... pois eles controlam a REN e a EDP...!!! 20 a 25K um bom electrico...Por mim o Alentejo já deveria estar coberto por painéis solares e a produzir hidrogénio! E se não chegar, abrir uns buracos por todos os lados para sacar o lítio!
Os motores electrico são mais eficientes certo, mas o carro não é só motor e o resto é feito as três pancadas, e a correr e usadas peças alternativas só para a linha não parar! Claro que têm mais problemas de qualidade. Os Teslas que estão à mais anos é cagadas a torto e a direito também. Acredito que se são "carros" electricos e não meros veiculos electricos e forem feitos como deve ser que cheguem lá. Pois de 5000 peças passam a 3000 e logo menos complicados de avariar. O problema é que mesmo assim os têm e as estatisticas dizem isso. Como é que é mais simples e têm os mesmo problemas, logo.... Tempo!OTA mas algum dia eu pessoalmente aceitava updates num carro!!! A meia duzia de anos estva eu a discutir sobre multiplexagem de sinal num cabo em vez de um cabo por sinal, porque podia dar raia ao passar ao pé de um radar de aeroporto ou cabo de alta tensão e tal. Trabalho em software sei muito bem como são feitas essas coisas. Cada um faz como entender e isto é uma opinião pessoal. É como a Tesla, se quiserem utilizar essa coisa do autonomous driving estão por vossa conta!Os híbridos não são solução porquê? resolve o problema principal dos electricos e é uma tecnologia conhecida igualmente. Principalmente se forem a hidrogénio e não a gasolina. Ganhar tempo para a transição. Converter os actuais veículos em vez de os substituir. Pois $$$ vs tempo!Claro dizer a Indiano, quase toda a América latina, e em qualquer "arrebaldes" do mundo parecido, começam-se a rir. 2030?!?! ahahaha Temos que comer primeiro e depois vem o resto!As oficinas é um facto. A mão de obra não está preparada a não ser nas marcas e ai.... 800V não é para todos! Tudo menos acessível e mais caro. Tempo.... para que exista profissionais qualificados! Os escassos recursos a todos os níveis é um problema grave: Requer tempo, senão provoca cada vez mais dos mesmo. Chips, matérias primas, mão de obra, etc... Dar o passo maior que a perna já dizia a sabedoria popular!Em geral estamos de acordo, excepto no tempo!
Estamos em 2022, os preços dos server racks já estoiraram com esses DIY, com um perfil de performance e segurança infinitamente superior.....just saying.Para mim é tudo elétrico no que diz respeito a minha indústria (inclui veículo de recolha/entrega) e não foi, é ou será pela motivação ecológia. É esse pequenino pormenor que continua a escapar nestas discussões, de quem não experimentou 1 ano a viver com €l€ctricidade e pensa que quem defende VE o faz pela ecologia....sendo esta apenas um "bonús", não um objectivo da maioria que compra. Acabo de fazer Viseu-Tondela-Viseu sem deixar 5€ de gasolina na IP3....multiplicado várias vezes para mim é muito dinheiro no final do mês