Autor Tópico: Opinão acerca de moto  (Lida 2493 vezes)

Setembro 20, 2019, 09:02:29, 09:02
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fabio1985

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Bom dia camaradas!

Pois bem este é o meu primeiro tópico aqui no forum, como tal não tenho bem a certeza se o estarei a colocar no sitio correto!Caso não esteja peço desculpa.

Como disse na minha apresentação, tenho uma Maxiscooter Kawasaki J300, modelo 2014. A minha ideia nunca foi comprar uma scooter, a minha paixão era e ainda é a MT-07 mas por diversos motivos e pela utilização que eu pretendia de uma mota, resolvi comprar uma scooter.

Agora ando com macaquinhos na cabeça e resolvi colocar a J300 á venda , e explorar o mercado á procura de um bom negócio de uma mota até no máximo 700 cc.

Não sou de grandes velocidades, não sou de fazer viagens e nem tenho experiencia suficiente para motos de pista ou de grandes cilindradas.

O meu gosto recai sobre as motas denominadas de NAKED , porque a meu ver são mais dadas a percursos urbanos, e um pouco de diversão em estrada.

Como as mt-07 usadas ainda estão um pouco caras para aquilo que posso dar, encontrei um negócio de que considero bom, porem queria a vossa ajuda.

A mota é uma Kawasaki ER-6N , está a venda num concvessionário oficial e tem 20.000 kms (2016). Já procurei pela net/youtube informações sobre a mota em questão e não encontrei quase nada.

Procuro saber de vossa justiça, quem saiba, se é uma boa mota para um iniciante, se é fiável, e se o seu custo de manutenção é elevado (pelo menos no Brasil dizem que é).

À primeira vista as conclusões que tirei foi que a mota é Linda! está bem estimada, é bastante leve e pequena, e está a um preço aceitável para o meu bolso!

Agradecia a vossa ajuda.

Abraços e boas curvas

Setembro 20, 2019, 10:02:29, 10:02
Responder #1

Paulo Fradinho

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Tens um companheiro aqui no forum que te pode ajudar acerca dessa mota que é o 2low.  :cool:
Yamaha DT50 LC Suzuki GS500 Suzuki Bandit 600 Yamaha Majesty 400 ABS Honda CB500X 2017 Honda CBR600F4i Honda CB500X 2021 YAMAHA FZ8

Setembro 20, 2019, 10:05:17, 10:05
Responder #2

JViegas

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Sim... sim o 2low (onde andas homem?) vendeu com grande desgosto a sua ER-6N. Ele será a pessoa ideal para te aconselhar.

No entanto existem algumas coisas que deves prever:
Onde a máquina foi assistida?
Livro de revisões?
Estado dos pneus?

"coisas básicas".

Quanto ao modelo em questão, foi daqueles que muito sucesso trouxe à "Kawa". Não é uma mota muito grande e não muito "agressiva".

A MT-07 também é uma boa mota, mas no mercado em 2ª mão é muito cara.

Setembro 20, 2019, 11:21:00, 11:21
Responder #3

fabio1985

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Pois eu sou novo aqui no forum ainda não conheço o user de que falam.

O modelo foi descontinuado, penso que a substituta é a actual Z650, já com algumas modificações.

A mota está a venda num concessionário kawasaki, penso ter sido sempre lá assistida, foi uma retoma á troca de outra. O pneu da frente é novo, o de tráz está usado mas parece ter poucos quilometros.

Visualmente está impecável. Mesmo que eu vá experimentar a minha experiençia não me permite detectar certas falhas que possa ter. Se for num carro já me sinto á vontade para detectar algumas coisas que estejam erradas.  ;D

O que é certo é que é uma mota que há poucas á venda, reviews no youtube ao detalhe não há, apenas videos de gajos a acelarar, opiniões no google não encontro.

Pode ser que apareça o amigo que vocês falam para dar o sua opinão.

Obrigado

cumpts

Setembro 20, 2019, 12:54:27, 12:54
Responder #4

2low

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Jviegas olha que a que tive não era a naked ER-6N mas sim a carenada ER-6F (modelo de 2009 a 2011) mas praticamente são a mesma moto!

O modelo de 2016 é praticamente o mesmo que apareceu em 2012 e partilha ainda a maioria dos componentes do modelo de 2009-2011, sendo a maior diferença no braço oscilante que esse foi mesmo renovado em 2012, sendo que toda a parte mecância sofreu mesmo muito poucas alterações e praticamente o que mudou foi a "panela de escape" que também foi redesenhada.

As "ER-6F/N - Z650 - ninja 650R" devem ter um comportamento bastante idêntico à MT-07, ambas com motor bicilíndrico e bem rotativos, sendo que ambas têm um peso relativamente reduzido comparando com a concorrência.
Saliento que a maior diferença entre as Kawasaki e as Yamaha é mesmo o barulho, pois as Yamaha foram feitas para serem barulhentas ao contrario das Kawasaki que são bem silenciosas!

No geral são todos modelos fiáveis (modelos Kawasaki que indiquei atrás) e não dão mais despesas que a maioria das motos do mesmo segmento e tudo vai variar apenas no próprio condutor, se fará muitos quilómetros ou se é sempre "prego a fundo". E varia também de onde se vá fazer as revisões...
Se forem muitos quilómetros lá vem a despesa de pneus e talvez pastilhas de travão.

Na altura e antes das MT-07, a Yamaha tinha as XJ-6N que tinham a "vantagem" de fazerem as revisões de 10.000/10.000km contra os 6.000/6.000km da Kawasaki mas o custo das revisões ao final eram idênticos (comparando com um conhecido)! [a "vantagem" significa que usamos a moto durante mais tempo sem ir à oficina]

As únicas "avarias" que tive foi ter ficado sem bateria umas duas ou três vezes (quase sempre por causa do alarme que tinha) e uma vez que teve de levar bomba de água que estava com fuga.
Tudo o resto foi manutenção ou reparação de quedas.
Desde que mudei para baterias Yuasa os tempos entre mudanças de bateria prolongaram-se, justificando no meu caso a diferença de preço.

Havia um site americano - http://www.ninja650shop.com/ - que na altura era constantemente actualizado e alem de venderem tudo e mais alguma coisa para melhorar a moto (escapes - kits transmissão - etc) , tinha ainda uma parte dedicada apenas a todas as avarias dos modelos mas desde 2015/2016 que o site foi "apagado" e agora apenas remete para um email... era a maior referência que havia sobre estes modelos...
De todas as avarias que lá indicavam a minha moto nunca teve nenhuma!

Havia ainda relatos de problemas com as ER-6F e ER-6N das exclusivamente fabricadas na Índia em que o metal usado em algumas peças do motor era de má qualidade fazendo com que tivesse de levar praticamente um motor novo ao final de 14.000/20.000km...

De resto não me recordo nada mais significante...

« Última modificação: Setembro 20, 2019, 13:03:27, 13:03 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
E sempre com boa disposição!

(na realidade dá gozo puxar por ela pelo que é de contar uns 6Lt/100km)

Setembro 22, 2019, 00:39:40, 00:39
Responder #5

fabio1985

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2low obrigado pela opinião e toda a explicação dada.

acabei por fazer negócio com a Kawasaki ER6N, segunda feira irei deixar a minha J300 á retoma e buscar então a dita!

Darei feedback assim que a tenha!

Já agora aproveito para perguntar se 20.000 km numa mota é muito? A minha J300 já caminha para os 31 mil e está impecável de motor.

Cumpts

Setembro 23, 2019, 12:16:28, 12:16
Responder #6

JViegas

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2low obrigado pela opinião e toda a explicação dada.

acabei por fazer negócio com a Kawasaki ER6N, segunda feira irei deixar a minha J300 á retoma e buscar então a dita!

Darei feedback assim que a tenha!

Já agora aproveito para perguntar se 20.000 km numa mota é muito? A minha J300 já caminha para os 31 mil e está impecável de motor.

Cumpts

Acho que respondes à tua pergunta: se o motor da tua está impecável, certamente uma mota com 20 mil (desde que bem mantida) está como nova.  :nice:

Depois atualiza quando tiveres a máquina contigo.

Outubro 06, 2019, 01:01:53, 01:01
Responder #7

fabio1985

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Boas...

300 kms depois da compra da minha ER-6N  e o feedback que posso dar é que estou muito satisfeito. Para quem andava de scooter, senti dificuldade e ainda me estou a habituar a trabalhar com a caixa. O facto de não ter indicador de marcha faz com que eu me descontrole um pouco.

Claro que tenho andado devagar com ela para não apanhar nehum susto, mas os consumos andam na casa dos 4.7 / 4.8 l/100.

Mesmo para quem tem pouca experiencia é uma mota bastante facil de conduzir, faço muito melhor as curvas com esta do que na minha antiga J300.

O único senão até agora detectado, e por isso terei de ir onde a comprei para verificar o que se passa, é uma ressonância qualquer proveniente da zona do deposito quando a mota está mais ou menos nas 3500/4000 rpm. Parece um plastico a bater ou algo do gênero.

Abraços

Outubro 06, 2019, 20:46:33, 20:46
Responder #8

Moto2cool

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A adaptação não é tão difícil assim, apenas na cidade a necessidade de trocar frequentemente de mudança pode ser mais incómodo que uma scooter, para quem anda muito na estrada o desempenho é muito melhor
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Outubro 06, 2019, 20:53:46, 20:53
Responder #9

Sapiens21

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    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Uma ressonância vinda da zona do depósito?  :pensador:

Será uma vibração na tampa de acesso ao bocal do combustível e que nessa faixa de rotação se nota mais?

Experimenta colocar a mão em cima para ver se continua... ou não.

Pode ser algo muito simples de resolver...


"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Outubro 06, 2019, 20:53:50, 20:53
Responder #10

2low

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300 kms depois da compra da minha ER-6N  e o feedback que posso dar é que estou muito satisfeito. Para quem andava de scooter, senti dificuldade e ainda me estou a habituar a trabalhar com a caixa. O facto de não ter indicador de marcha faz com que eu me descontrole um pouco.

Claro que tenho andado devagar com ela para não apanhar nehum susto, mas os consumos andam na casa dos 4.7 / 4.8 l/100.

Mesmo para quem tem pouca experiencia é uma mota bastante facil de conduzir, faço muito melhor as curvas com esta do que na minha antiga J300.

O único senão até agora detectado, e por isso terei de ir onde a comprei para verificar o que se passa, é uma ressonância qualquer proveniente da zona do deposito quando a mota está mais ou menos nas 3500/4000 rpm. Parece um plastico a bater ou algo do gênero.

Abraços

Esse "único senão" resolve-se facilmente com a aplicação de pedaços de "borracha autocolante" - só dá trabalho em ir tocando na moto para procurar onde é preciso a absorção de ressonâncias derivadas das folgas nas carenagens da idade e uso da moto.
A minha ER6F levou um tratamento destes e apenas o velocímetro ficou por rectificar!
A actual moto, já teve um tratamento destes mas como entretanto foi reparada no lado direito voltaram alguns barulhos parasitas...
Está na altura de rever um novo tratamento!

 :nice: :convivio:

Uma ressonância vinda da zona do depósito?  :pensador:

Será uma vibração na tampa de acesso ao bocal do combustível e que nessa faixa de rotação se nota mais?

Experimenta colocar a mão em cima para ver se continua... ou não.

Pode ser algo muito simples de resolver...




A bomba de combustível tinha tendência para provocar uns ruídos típicos nos dias quentes e após puxar-se bem pela moto... bastaria abrir o deposito, para reduzir a pressão interior do deposito e deixar-se de ouvir esses ruídos (não é defeito, é feitio).

 :convivio:
« Última modificação: Outubro 06, 2019, 20:56:33, 20:56 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
E sempre com boa disposição!

(na realidade dá gozo puxar por ela pelo que é de contar uns 6Lt/100km)

Outubro 17, 2019, 11:51:49, 11:51
Responder #11

fabio1985

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Boas

Antes demais peço desculpa pela minha ausência.

O ruido não é da tampa ou bocal do depósito pois isso eu já veifiquei, parece-me a mim vir da zona da caixa do filtro de ar.

Já me desloquei a oficina/stand onde comprei a mota e o responsãvel disse que poderia ser as borrachas da caixa de ar mas que era algo que se poderia ver na próxima revisão, mas caso eu achasse urgente poderia deixar lá a mota que eles viam.

Eu como não axo que seja algo preocupante optei por não deixar a mota, porém com tempo acho que vou ser mesmo eu a tentar verificar o ruido.

Sabem se é dificil tirar o deposito para aceder a caixa de ar?

Cumpts

Outubro 17, 2019, 11:53:52, 11:53
Responder #12

Nuno YB

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Antes demais peço desculpa pela minha ausência.

O ruido não é da tampa ou bocal do depósito pois isso eu já veifiquei, parece-me a mim vir da zona da caixa do filtro de ar.

Já me desloquei a oficina/stand onde comprei a mota e o responsãvel disse que poderia ser as borrachas da caixa de ar mas que era algo que se poderia ver na próxima revisão, mas caso eu achasse urgente poderia deixar lá a mota que eles viam.

Eu como não axo que seja algo preocupante optei por não deixar a mota, porém com tempo acho que vou ser mesmo eu a tentar verificar o ruido.

Sabem se é dificil tirar o deposito para aceder a caixa de ar?

Cumpts

Na minha, não é nada dificil. Tirar 6 parafusos, duas tampas e 2 borrachas de apoio do deposito.
Não consegues achar isso no youtube?
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...