Autor Tópico: Como te classificas enquanto condutor de um motociclo?  (Lida 3133 vezes)

Maio 25, 2016, 18:10:09, 18:10
Lida 3133 vezes

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18434
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Como te classificas enquanto condutor de um motociclo?


A pergunta é algo provocatória da introspecção, porque transporta para nós mesmos uma resposta que, à partida, ficaria logo quinada pois trata-se de uma análise muito própria e, por essa mesma razão, permeável a um entendimento ou interpretação dúbia para quem está do lado de fora e faz a mesma análise.


Ainda assim, em minha opinião, e sabedor que neste fórum estão pessoas que conseguem fazer uma análise pessoal e descomprometida quanto ao seu estilo de condução habitual e não se sentem de maneira nenhuma coibidos a partilhar essa informação, deixo aqui em forma de tópico o convite a que possa ser comentado em breves linhas aquilo em que se traduz o teu “estilo” de condução….


Uns terão constantemente um “ser” mais atrevido no cimo do seu ombro direito a dizer “….acelera, curva mais rápido, não te deixes passar, aqui no semáforo quem sai à frente sou eu, inclina-te ainda mais sem medos, vamos lá a fazer ouvir esse motor, passa-os todos de uma vez, agora…agora…saca aqui um cavalinho…”

….e outros terão uma outra qualquer entidade superior e mais protectora  _anjo_ que lhes segreda “…vai com calma, chegas lá na mesma, não te armes em herói, olha os consumos, olha lá a velocidade a que vais, olha que pode haver aqui radares...”


É claro que não somos robôs que, quando ligados, procedem constantemente da mesma maneira e, por essa mesma razão, é perfeitamente natural que não conduzamos sempre só de uma forma ou de outra, mas a pergunta não é inocente e cada um de nós saberá analisar, dentro do possível e com a distanciação necessária, a sua atitude enquanto condutor de um motociclo.


No meio disto ainda existe quem, calmo ou não na sua condução habitual, se está “marimbando” para o uso dos piscas e consequente sinalética das suas manobras, ou que apesar de um andamento calmo não ajuda deliberadamente à cedência de passagem de quem o precede, ou que toma atitudes de puro desinteresse por outras tantas regras de segurança e convivência sã na estrada.


Há de tudo um pouco e eu também não sou nenhum santo.
Por vezes e de forma muito ocasional, quase como que picado, lá me dá ganas de rodar o punho direito com mais convicção e desfrutar um pouco de determinado caminho mais retorcido, tentando a todo o momento fazer uma compensação na conversa que me ensurdece e provinda de ambos os ombros....



O título em forma de pergunta que encabeça este tópico, não tem qualquer outro sentido senão um espelhar aqui no fórum do estilo de condutor que existe em cada um de nós…

…vá, eu dou uma ajuda de como começar!

Eu sou mais do estilo…
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Outubro 29, 2018, 13:33:50, 13:33
Responder #1

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18434
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Aquele momento em que pensas que és extremamente rápido e és passado por um míssil terra-terra.... :diabolico:


(Nota: a velocidade que aparece é em mph, não em Kmh)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Junho 17, 2019, 13:30:59, 13:30
Responder #2

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18434
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Este decididamente que desafiou a morte...

Acho que é fácil de perceber como ele se classificaria como condutor de um motociclo.  :-\

O vídeo é muito recente e postado pelo próprio.
Este Indiano estava a imaginar-se um piloto de MotoGP até que escapa, literalmente por centímetros, da morte ou de uma vida agarrado a uma cama de hospital todo entrevado.

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Junho 17, 2019, 14:05:14, 14:05
Responder #3

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
É sempre parcial a nossa própria avaliação.
Sou um motociclista calmo, não preciso da adrenalina da velocidade porque a minha vida profissional tem desafios suficientes.
Privilegio a segurança porque já não fazem outro igual a mim ;)
E já caí :) (mais vezes do que gostaria)
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Junho 17, 2019, 14:27:57, 14:27
Responder #4

acvalent

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 55
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
    • Grisalha-Pelo Grande Porto com a minha PCX 125
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750X DCT ABS
  • Localidade: Vila Nova de Gaia
Eu também sou um motociclista calmo, o tal que ouve o "anjo"  ...  :tornarseanjinho: quase sempre (a experiência ainda é pouca).
Mas espero que não façam outro igual a mim  :nempenses:!

O diabo é que o " :diabolico:" às vezes faz ouvir a sua voz ...  :sportbike: raras vezes (a tentar testar a aprendizagem).
A. Valente
NC 750X DCT ABS (2018-...)
Piaggio Zip RST (2017-...) Spritmonitor.de" border="0

Junho 17, 2019, 15:18:40, 15:18
Responder #5

Rossiluis

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 59
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Ride Free
    • Manchabranca
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CBF600 (2004)
  • Localidade: Lisboa
Sei que na maioria vamos todos dizer que somos "calmos" :)
Por isso é que uns têm R's e outros não  ::P:

Comecei a andar numa NSR50 há várias décadas atrás.
Andei em várias motas de amigos...
Sempre fui acelera nesse tempo (antes dos 20 anos)...

Hoje sou dono de uma CBF600SA (2004) com 46000KM's...Ando de trabalho para casa e casa para trabalho...
Ando no trânsito com calma...sem nunca descurar a segurança.
Ultrapasso quando sei que o posso fazer sem stresses...
Deixo os "racers" e os "ubers/glovos" passarem à minha frente...
Não uso as "bermas" das vias rápidas para passar o trânsito...

Mas adoro enrolar o punho quando tenho a estada só para mim.

Assim sendo penso que posso responder: Sou um condutor quarentão sem pressa para chegar ao meu destino!  :sportbike:
"Not everything happens when you expect it; it is what it is. The people who ride with you, ride with you."

Junho 17, 2019, 15:27:56, 15:27
Responder #6

Raminhos

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 425
  • Sexo
    Masculino

    Masculino

Junho 17, 2019, 15:42:17, 15:42
Responder #7

replicantz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 580
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Sei que na maioria vamos todos dizer que somos "calmos" :)
Por isso é que uns têm R's e outros não  ::P:

...Ando de trabalho para casa e casa para trabalho...
Ando no trânsito com calma...sem nunca descurar a segurança.
Ultrapasso quando sei que o posso fazer sem stresses...
Deixo os "racers" e os "ubers/glovos" passarem à minha frente...
Não uso as "bermas" das vias rápidas para passar o trânsito...

Mas adoro enrolar o punho quando tenho a estada só para mim.

Assim sendo penso que posso responder: Sou um condutor quarentão sem pressa para chegar ao meu destino!  :sportbike:

Tal e qual!
Só não tenho "Rossi" no nome/nick  :scooter:


Junho 17, 2019, 16:13:37, 16:13
Responder #8

celinho99

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 77
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: PCX e NC750x
  • Localidade: Quarteira
Curto motas, não curto speed  :yeah: acho que o máximo que andei na minha foi 165 e foi na via do infante.
Gosto de apanha o ventinho, desfrutar sem abusos. Tem vezes que até espero na fila dos semaforos (se for pequena) :toma:
Mas.... as vezes os carros põem-me fulo e só não os passo se não puder  :???: :feliz: :megafeliz: 


Junho 17, 2019, 16:16:44, 16:16
Responder #9

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18434
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
É basicamente tudo isso que dizem.
Depende bastante do momento e das condições para tal...

Uma grande maioria não conduz 90% ou + de 90% de "faca nos dentes".

Ora essas circunstâncias mais  :diabolico: são reservadas para certos momentos.
E também, diga-se de passagem, aquilo que se fazia com "vinte's" não será exactamente o mesmo que se faz com "enta's"... Muito menos como pai e/ou marido.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Junho 17, 2019, 17:16:06, 17:16
Responder #10

carlospira

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 483
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: PCX 125
  • Localidade: Montemor-o-Velho
Bem,

Este " inquérito" não se aplica a mim... :megafeliz: :megafeliz: :megafeliz: A minha Medley, fica-se pelos "estonteantes" 100kms/h de velocidade máxima... :toma: :toma: :toma:
Mas, e se por qualquer eventualidade tira-se a carta e troca-se de "burra"... Não sei se conseguiria aguentar sem dar também umas  enroladelas de punho em certas alturas de mais necessidade ( para chegar rápido ao destino ou uma ultrapassagem mais rápida ) ...
Por enquanto, nunca senti essa necessidade por saber qual a limitação da " burra " actual !!

Boas curvas em segurança.

 :scooter: :scooter: :scooter:
Carlos Pires
Kymco Agility 125 - 4 000  até 32.000 kms
Piaggio Medley 125  -  0 kms   até...114.940 kms
Honda PCX 125  -   0  kms   - até  55 mil  para já...

Junho 17, 2019, 22:22:48, 22:22
Responder #11

acvalent

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 55
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
    • Grisalha-Pelo Grande Porto com a minha PCX 125
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750X DCT ABS
  • Localidade: Vila Nova de Gaia
...   :yeah: acho que o máximo que andei na minha foi 165 e foi na via do infante.
...  desfrutar sem abusos.
... as vezes os carros põem-me fulo e só não os passo se não puder  :???: :feliz: :megafeliz:

Afinal sou só ... um anjinho ...
A. Valente
NC 750X DCT ABS (2018-...)
Piaggio Zip RST (2017-...) Spritmonitor.de" border="0

Junho 18, 2019, 10:11:29, 10:11
Responder #12

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4723
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Sou um condutor em duas rodas 99% citadino, logo a condução é defensiva.

A condução em duas rodas mostrou-me que tudo muda num segundo e que por vezes 10 kms a mais na velocidade não é assim tão importante. O facto de andar entre carros fez-me notar a maior fragilidade que temos entre os enlatados. A necessidade de ter uma maior perceção do que se passa à nossa volta fez-me reaprender a conduzir.

Não sou santo nenhum e quando estou sozinho cometo alguns excessos para aquilo que 300cc e o tipo de máquina me permite fazer.

Penso que não é uma questão de velocidade mas saber como posso abordar aquela curva ou sequência de curvas, se a dose de travagem é a ideal para sair um pouco mais rápido da curva. E isso faz-me ter um comportamento diferente no modo como estou em cima da mota.

É tipo um botão "on-off" que desligo conforme a minha disposição, vontade, estado da via/transito, etc. etc.

A necessidade de manter o equilíbrio enquanto conduzo ensinou-me que a vida é mesmo assim: equilíbrio constante.

Junho 18, 2019, 10:22:56, 10:22
Responder #13

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4156
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Aquele momento em que pensas que és extremamente rápido e és passado por um míssil terra-terra.... :diabolico:


(Nota: a velocidade que aparece é em mph, não em Kmh)


Em pista isto é extremamente frequente acontecer. A diferença de ritmo entre um "pro" e um "curtidor" é precisamente a que o video demostra  :nice:
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Junho 18, 2019, 16:30:58, 16:30
Responder #14

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Muito raramente passo dos 80/90 Km/h nas deslocações casa-trabalho-casa ( e esta velocidade é fora da cidade, mesmo sabendo que já é ilegal ).

Nas voltinhas de lazer, tanto subo acima dos 120/140, como faço um monte de kilometros a 100 ou menos... e não tenho problemas com isso.

Curiosamente, quando vou dar uma volta sem companhia, é quando abuso um pouco mais. Tenho tendência para seguir o mais lento da "manada", quando vou em grupo. Se não há "manada", o mais lento sou eu... e isso leva-me a abusar um pouco mais.
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Outubro 20, 2019, 22:47:50, 22:47
Responder #15

filipe cravo

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 24
  • Marca Motociclo: honda
  • Modelo Motociclo: vfr750 rc36
  • Localidade: Oeiras
Boas, neste momento considero me um condutor consciente ,quando comecei na tellepizza pensava que era melhor o rossi ou qualquer motociclista do mundo ,tive motas como a mitica tzr250 2t ,FZr 400 ,r6,r1,vfr800, cbr1100xx cbr1100xxI, mas neste momento adoro o vento a bater na cara e sentir a maior liberdade que a mota  dá.

Outubro 21, 2019, 11:13:16, 11:13
Responder #16

VCS

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 940
    • Offramp
  • Marca Motociclo: Vespa, Lambretta, Honda
  • Modelo Motociclo: GTS 300, Golden Special, RC89
  • Localidade: Lisboa
Guio cada vez mais devagar. Ter motos lentas também ajuda. Não sinto necessidade nenhuma de velocidade, ao contrário do que acontecia há 20 anos.
Tive muita sorte em sobreviver aos anos 90. :tornarseanjinho:
Acho que vamos amadurecendo com a experiência, que nos torna mais "observadores" e aptos para antecipar problemas.
Mas noto também que os reflexos já não são os mesmos de há 20 anos. Acho que há razões físicas para isso, mas também o facto de muito raramente andar em motos rápidas também deve ter influência.

Outubro 21, 2019, 11:20:54, 11:20
Responder #17

filipe cravo

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 24
  • Marca Motociclo: honda
  • Modelo Motociclo: vfr750 rc36
  • Localidade: Oeiras
Guio cada vez mais devagar. Ter motos lentas também ajuda. Não sinto necessidade nenhuma de velocidade, ao contrário do que acontecia há 20 anos.
Tive muita sorte em sobreviver aos anos 90. :tornarseanjinho:
Acho que vamos amadurecendo com a experiência, que nos torna mais "observadores" e aptos para antecipar problemas.
Mas noto também que os reflexos já não são os mesmos de há 20 anos. Acho que há razões físicas para isso, mas também o facto de muito raramente andar em motos rápidas também deve ter influência.

Sinto exactamente o mesmo,acho que sou um sobrevivente dos anos 90 com potencia pura e dura.  As motas de hoje sao mais faceis de conduzir.
« Última modificação: Outubro 21, 2019, 11:23:42, 11:23 por filipe cravo »

Outubro 21, 2019, 15:04:03, 15:04
Responder #18

Vasco Gama

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 373
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: F 900 XR
  • Modelo Motociclo: Bajaj Pulsar 200
« Última modificação: Outubro 21, 2019, 15:07:42, 15:07 por Vasco Gama »
Omnia tempus habent

Outubro 21, 2019, 18:21:49, 18:21
Responder #19

JoãoPVCarvalho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1950
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
Também Eu sobrevivi aos anos 90, a uma TRZ 125 a uma RG 250 ou à monstruosa CBR 1000, lambi o alcatrão muitas mais vezes do que as que gostaria, fui contra carros, perdi o controlo e galguei rails, desci ribanceira às cambalhotas e... Nunca parti um osso (o diabo seja cego e surdo)...
A verdade é que aprendi a tempo (com muitos custos, durante anos tudo o que ganhava derretida nas motas) e hoje não tenho pressa nenhuma, tenho uma scooter 350 e não preciso de mais, só faço AE para ir trabalhar porque em passeio levo sempre a patroa e escolho as nacionais onde raramente passo dos 90kmh (até os camiões me apitam 😁😁),  quando ando na estrada só tenho dois objectivos, chegar inteiro ao destino e desfrutar.
Já perdi a pica há muito tempo.
Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Outubro 21, 2019, 19:54:44, 19:54
Responder #20

VCS

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 940
    • Offramp
  • Marca Motociclo: Vespa, Lambretta, Honda
  • Modelo Motociclo: GTS 300, Golden Special, RC89
  • Localidade: Lisboa
Há um certo padrão de sobreviventes dos anos 90...  ;)
Uma das coisas que noto é que a escolha de motos mais calmas (no meu caso, mesmo lentas) é meio caminho andado para "quebrar" alguma vontade residual de andar depressa. É que quando temos "punho" para enrolar, ele está ali "à mão", é muito fácil dar uns esticões e metermo-nos em aventuras... 
Isto não quer dizer que sinta necessidade de andar depressa de moto, mas quando estamos com uma moto "potente/grande" há sempre um " já agora... " no nosso subconsciente, ainda que em condições tendencialmente muito mais controladas do que as tais loucuras dos anos 90... (falo por mim, claro)
Ao passo que se a moto é lenta, nem vale a pena pensar nisso, e goza-se de outra maneira, bem diferente e não necessariamente pior.

Fazendo um paralelismo com os carros, eu noto isso com um automóvel que tenho. Sempre que ando nele não consigo andar devagar... quando conduzo um outro, um pachorrento diesel, ando sempre devagar, o carro não me "puxa"...
Se tivesse uma moto rápida, acho que talvez fosse parecido... o amor aos ossos também conta, claro, mas provavelmente não ia resistir muito tempo... por mais que se diga a célebre frase: "a moto anda o que tu quiseres que ela ande"... bem, isto é verdade até certo ponto... Mas arrisco-me a dizer que para a grande maioria dos motociclistas (mesmo dos experientes)... é treta. Somos humanos...
Eu pelo menos não sinto que esteja nesse patamar de total autocontrolo. Na verdade, nem sei bem se quero estar...
« Última modificação: Outubro 21, 2019, 19:56:12, 19:56 por VCS »