Desconfinamento da redacção do Moto-Station: comparativo entre Kawasaki Z1000SX e Suzuki V-Strom 1050XT, aquela que uma vez eu apelidei de Suzuki Varadero 1050

O grupo francês Moto-Station que publica umas quantas revistas distintas dentro do motociclismo só recentemente regressou a uma normalidade "dentro dos possíveis" e após mais de 2 meses de confinamento lá regressaram aos testes fora da redacção.
Desta vez o teste coloca dois estilos de moto que marcam duas fases ou dois momentos do motociclismo de turismo, as "tradicionais ST/GT" e as mais recentes propostas de trail/adventure de turismo. (já sei que o termo trail/adventure de turismo não é o mais correcto e que haverá alguém que me irá corrigir...vezes sem conta...eheh)
No vídeo dá para entender que o próprio mercado provavelmente nem sequer se foi adaptando ao que realmente os motociclistas pretendem mas sim que factores indirectos podem influenciar essas escolhas.
Por exemplo, a Kawasaki Z1000SX que em França é considerada uma moto desportiva levando a um agravamento significativo no valor do seguro mas por outro lado as cada vez mais limitações em termos de velocidade faz com que a malta se sinta talvez mais contida e opte por soluções que "ELES querem que a malta adopte", nomeadamente velocidades de topo mais contidas, acelerações não tão agressivas, redução do ruído do motor/escape, redução do consumo, entre outras tantas "porcarias" que lá os tipos que não têm mais nada que fazer e que dizem que são Amigos do Ambiente embora possam andam com bólides de 4 rodas com motor V8 de 600cv - antigamente até eram mais contidos e escolhiam modelos que realmente eram um ataque ao meio ambiente como citroen 2cv (nunca entendi essa moda dos ambientalistas por este modelo... deveria ser por causa da série do "Duarte e Companhia, em que uma das protagonistas se chamava Joaninha... talvez a relação com a Joaninha animal que anda pelo meio ambiente...
Ou então os jipes...
MAS Não estou a criticar nem a malta dos 2cv nem a malta dos jipes mas estou deveras focado em criticar os demagogos dos pseudo-ambientalistas do "faz o que digo, não o que faço" e que são uns vendidos para em conjunto com grandes grupos fazerem chantagens internacionais com os produtores de motociclos e automóveis...
Felizmente os Alemães fazem-lhes o manguito sempre que podem... Avé BMW's M e Mercedes AMG's...
Regressando ao panorama do motociclismo e à Z1000SX, em Inglaterra com uma caça à multa feroz contra os abusos da velocidade, esta Kawasaki não pode ser explorada convenientemente e como fora de estrada à partida não há radares, será que fará o motociclista tender a escolha para a Suzuki V-Strom 1050 XT?
Já nos EUA obviamente que a situação é diferente e em paralelo com o caso exclusivo Alemão, talvez sejam os únicos casos que mantenham a chama acesa das ST/GT, contudo com uma escolha cada vez mais residual... Para mim parece-me um erro porque os motociclistas cada vez ficam mais contidos e terem o que há e não o que gostariam realmente de ter...
Eu prefiro de longe uma "SprintTurismo" confortável a um "GordaTurismo" ou essas novas propostas que "toda a gente quer" das trail/adventure de turismo.
E será que realmente "toda a gente quer" uma trail/adeventure de turismo ou as possam escolher apenas porque o mercado não lhes coloca as tradicionais alternativas ST/GT ?
Fica a questão...
Voltando ao vídeo, apesar da Kawasaki pesar ~235kg em vez dos 255kg da Suzuki, a baixa velocidade a Z1000SX tende a fazer sentir-se como bem pesadita enquanto a Suzuki se torna mais polivalente e ágil... Talvez aqui uma característica que possa aborrecer os proprietários e interessados em ST's/GT's mas escolher uma trail/adventure de turismo só por causa disto...
Quanto à capacidade das malas laterais que supostamente serão de origem e não como opcionais, na Kawasaki sendo de plástico e com um peso de 7,5kg cada conseguem receber um capacete integral e ainda colocar as luvas enquanto que na Suzuki, ambas de aluminio e com um peso de 10kg cada, não dão para sequer colocar um penico mas têm a abertura para as mesmas colocado numa posição que permite acomodar carga de forma mais fácil...
A outra critica às malas da Suzuki é que têm de usar uma 2ª chave enquanto que na Kawasaki a mesma chave dará para pilotar a moto ou arrumar as coisas...
Achei ainda interessante que os jornalistas tenderam o seu gosto "à minha maneira" e igualmente criticaram o design mais actual da Kawasaki que deixou de ser bonito para se traduzir num "agressivo" - há quem goste...
E quanto à V-Strom ou "Varadero"

que tem (tido) um design constantemente mais tradicional e ainda a fazer lembrar a antiga DR, em termos de motor, deixou um lado mais "desportivo", fazendo-se sentir as tais reduções de velocidade de topo e aceleração pura e ganhando num outro patamar mais interessante, com motor bem mais elástico que os anteriores modelos e com força quase desde inicio das rotações...
Depois no vídeo voltam ao debate que só conseguiram aproveitas a Z1000SX por um ou dois momentos e a V-Strom conseguiram aproveitar quase sempre...
Aqui as próprias estradas podem ajudar nisso e se se escolher um "circuito" com mais curvas e onde a velocidade não se pode explorar e/ou as próprias curvas sem serem as ditas "rápidas", a Suzuki tende a ganhar à Kawasaki...
Ambas as motos apresentam um painel digital, TFT na Kawasaki que aparenta ser pequeno mas legível e completo e na Suzuki que apenas é digital com meia dúzia de cores que sendo maior acaba por ser ilegível pela tecnologia do próprio painel, cores existentes e fraco contraste e pelo excesso de informação...
Mas como já me alonguei muito, vou deixar a malta ver o vídeo e retirar ainda mais "informação" e com ênfase para a parte final do vídeo...
Para concluir que este comparativo não é apenas sobre dois motociclos a avulso, que ainda assim parece terem sido bem testadas, mas sim um comparativo entre dois estilos distintos e que um deles veio ocupar o espaço do outro...
Para mim continua a não fazer sentido essa substituição!