Autor Tópico: [LEGISLAÇÃO] Os escapes barulhentos têm os dias contados  (Lida 12697 vezes)

Agosto 02, 2019, 12:19:16, 12:19
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2low

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O que me aqui traz hoje é o facto de ter visto no mesmo dia duas noticias semelhantes, se bem que uma sobre especificamente os motociclos e outra sobre os automóveis (potentes).

Se bem se recordam de vários tópicos já debatidos sobre "Escapes barulhentos salvam vidas", infelizmente para muita gente, esses escapes barulhentos terão mesmo os dias contados.
Estou a falar de um pacote de novas regras europeias que aí "vêm" e que irão limitar o ruído dos automóveis mas que deverão ser igualmente aplicadas nos motociclos.
Tudo isto aparentemente por causa de um regulamento comunitário com o nº540/2014, já do "longínquo" ano de 2014 mas que terá regras a aplicar em 3 fases, a primeira já aconteceu em 2016, a 2ª fase começou no passado dia 1 de Julho deste ano (recente portanto) e a próxima fase começa "só" em 2024. [para os motociclos se não se aplicar a nº540/2014, há-de vir aí algum XX/2019 ou XX/2020 - aposto!]
Isto para os automóveis...

Fonte: https://www.razaoautomovel.com/2019/07/uniao-europeia-ruido-dos-automoveis

Mas para motociclos deverá vir aí também limitações, pois já estão em testes radares de ruído exclusivos para captar os motociclos barulhentos:
https://translate.google.com/translate?hl=&sl=auto&tl=en&u=https%3A%2F%2Fmoto-station.com%2Fmoto-revue%2Factu%2Fun-nouveau-radar-anti-motard-bruyant-en-test%2F444586&sandbox=1

Portanto, pelo menos Paris vai deixar de ter aquela sonoridade de "Tmax com akrapovic, Fiat's 500's abarth's e afins..."

E caminhando cada vez mais para as inspecções aos motociclos, é preciso começar a ter cuidado em não andar com os "escapes demasiado barulhentos"...

Tenho algumas duvidas quanto a motociclos que estejam com o escape de origem, estando em condições, com os valores dB homologados para o modelo se não virão a ter também problemas com o excesso de ruído...
Vamos lá a ver o que aí vem...

Curiosidade:
Também saiu ou vai sair legislação que obriga (contrariamente a esta) aos veículos eléctricos a terem de produzir ruído para serem notados...





« Última modificação: Agosto 02, 2019, 12:24:40, 12:24 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
E sempre com boa disposição!

(na realidade dá gozo puxar por ela pelo que é de contar uns 6Lt/100km)

Agosto 02, 2019, 16:42:02, 16:42
Responder #1

ricardmag

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Espero bem que isso demore a chegar a portugal porque acabei de meter um VANCE & HINES barulhento para que seja ouvido pelos enlatados distraídos que já por mais de uma vez me pregaram uns valentes sustos.
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Agosto 02, 2019, 16:55:19, 16:55
Responder #2

Vasco99

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Ricardo, vai ser sim...daqui a muitos anos, isto porque se for desde que eu tenho XJ já se falavam nas inspecções às motas na primeira década de 2000, estamos em 2019 e nada...esses radares, lá para 2080 eheh

Agosto 02, 2019, 17:50:25, 17:50
Responder #3

ricardmag

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"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's


Agosto 02, 2019, 18:40:48, 18:40
Responder #4

Sapiens21

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    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Gostaria de recordar os companheiros, nomeadamente os que poderão não acreditar muito na possibilidade de os motociclos poderem vir a ser abrangidos por normas de ruído...que as novas regras europeias vão entrar em vigor no próximo ano.

E se é certo que por agora só afectam automóveis, não me surpreenderia que rapidamente (muito poucos anos) incluíssem a categoria dos motociclos.

A leitura deste artigo que coloco abaixo, relativo ao tema e colocado online há apenas 2 dias, pode levar facilmente a essa convicção.

Até porque sabemos como estas questões, a nível Europeu, facilmente se tornam...uniformizadas.  :-\

https://www.razaoautomovel.com/2019/07/uniao-europeia-ruido-dos-automoveis
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 02, 2019, 19:15:06, 19:15
Responder #5

Moto2cool

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Confesso que não me choca a eliminação de escapes barulhentos. Tenho mantido muita reserva sobre as suas vantagens versus desvantagens e acredito que servem acima de tudo para dar nas vistas :)
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Agosto 02, 2019, 21:00:07, 21:00
Responder #6

Nuno YB

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Confesso que não me choca a eliminação de escapes barulhentos. Tenho mantido muita reserva sobre as suas vantagens versus desvantagens e acredito que servem acima de tudo para dar nas vistas :)

Percebo o teu ponto de vista. Não concordo, mas percebo.

Ainda assim, prefiro dar nas vistas do que não ser visto. Por mais que uma vez me safei de apertos devido ao barulho dos escapes. E já tive outros apertos... que nem com o barulho dos escapes eles notam a minha presença.

Aceito que possa incomodar algumas pessoas mas, a fazer mais barulho que o normal, já não nos vêm... como seria, em muitos casos, se a moto não fizesse o barulho que faz.
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Agosto 02, 2019, 23:10:41, 23:10
Responder #7

Raminhos

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Confesso que não me choca a eliminação de escapes barulhentos. Tenho mantido muita reserva sobre as suas vantagens versus desvantagens e acredito que servem acima de tudo para dar nas vistas :)
Acho existe o barulhento e o "barulhento". Eu adoro ouvir um belo escape mas também concordo que há coisas que são um completo exagero. São poluição sonora.

Agosto 03, 2019, 03:48:09, 03:48
Responder #8

António Teles

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Também saiu ou vai sair legislação que obriga (contrariamente a esta) aos veículos eléctricos a terem de produzir ruído para serem notados...
Citação retirada do post inicial de 2low

E é bem vinda, pois o som serve para nos despertar os sentidos e tornarmo-nos atentos, assim como ajudará os otros animais da aproximação de algo.
Tive uma bicicleta modernísima á época, que se colocava uma carta plástica a roçar nos raios e assim fazia um certo barulho. Todos sabiam identificar o miúdo.
Ágora como a maioria diz existem barulhos e barulhos irritantes, se nos ficarmos por un tom mais alto possívelmente já é melhor é não chateia.
« Última modificação: Agosto 03, 2019, 03:59:05, 03:59 por António Teles »
A ver se paro quieto?! 🏍

Agosto 03, 2019, 04:06:33, 04:06
Responder #9

dfelix

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Já existe legislação relativamente ao barulho dos escapes há décadas.
E o limite legal está bastante bem especificado no DUA.

Algo completamente diferente é a existência de fiscalização.
E ela até existe...

Há uns anos atrás fui multado por excesso de ruído numa moto nova e escape de origem.
Os agentes tinham recebido equipamentos para o efeito. E andavam entretidos com os seus novos brinquedos.
Não escapava ninguém.
E nunca mais vi ou ouvi falar destas fiscalizações.
Acredito que muito provavelmente aquilo não provou funcionar lá muito bem...

Depois disso, já presenciei uma situação em que houve apreensão dos documentos e a situação seria resolvida com uma inspecção B.
E resultou mais de uma situação de conflito que propriamente do facto do barulho incomodar.
Ou seja, se o individuo tivesse ficado sossegado provavelmente não acontecia nada. Mas decidiu aborrecer quem tem a faca e o queijo na mão... correu mal.

E recentemente têm também surgido casos de malta a ser multada por "alteração ás características do veículo" que é daquelas multas bem genéricas que dá para tudo... e portanto se o agente estiver sensível pode perfeitamente passar uma dessas e siga..
(por entre os grupos das MT's têm surgido casos, assim como malta que se tem dado ao trabalho de homologar os escapes no DUA)
« Última modificação: Agosto 03, 2019, 04:09:11, 04:09 por dfelix »

Agosto 04, 2019, 06:56:47, 06:56
Responder #10

mneves

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A benelli tnt de um companheiro tambem se fazia notar, puxava mais ....até que 250 € de multa  e uma ipo tipo b lhe devem ter mudado as ideias....
membro numero 16

Agosto 04, 2019, 09:39:06, 09:39
Responder #11

Sapiens21

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    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
E fazia-se notar em concreto porque...? :pensador:

Tinha um escape sem dbkiller e aquilo fazia-se notar a +300m?
Imagino que fosse isso.

Já agora, foi multado na cidade (pela PSP) ou fora dela (pela GNR)?
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Dalai Lama

Agosto 04, 2019, 13:16:58, 13:16
Responder #12

mneves

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E fazia-se notar em concreto porque...? :pensador:

Tinha um escape sem dbkiller e aquilo fazia-se notar a +300m?
Imagino que fosse isso.

Já agora, foi multado na cidade (pela PSP) ou fora dela (pela GNR)?
Sei que era linha completa,na tnt ouve se bem
Esta no grupo deles ,penso que foi na cidade,o meu filho é  que me mostrou
membro numero 16

Agosto 04, 2019, 18:00:13, 18:00
Responder #13

Africandruglord

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Tudo treta que felizmente aqui nunca será implementada.

Nem haveria dinheiro para radares nem a policia faz caso a isso.

Tenho 2 bem barulhentas e nunca me chatearam por isso. Quanto a limitações de fábrica isso já existe e está no livrete também os db permitidos.

Agosto 04, 2019, 19:04:22, 19:04
Responder #14

Moto2cool

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Sim, o limite de db está registado na homologação do modelo é nisso que as autoridades pegam
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Agosto 04, 2019, 21:24:50, 21:24
Responder #15

Cross

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Se der dinheiro rapidamente se implementa.
Agora no verão está  na moda o controlo do ruído  nas instalações de diversão nocturna. Acho que o aparelho até pode ser o mesmo portanto... uma partilha de material da ASAE e as autoridades que controlam o transito não será despropositado...


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Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Agosto 04, 2019, 22:45:24, 22:45
Responder #16

dfelix

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Acho que o aparelho até pode ser o mesmo portanto...

Pode ser o que eles bem entenderem.
Ou talvez não...

Imagina mandarem-te parar e efectuarem medição à moto que compraste nova e terminou a rodagem poucas semanas antes...
E de repente começam a passar-te a factura. Pois a leitura deu valores acima do indicado.

Acredita que é um bocado frustrante!
E revoltante caso o agente também te diga para ires à marca "para eles abrirem e meter mais lã no escape"...

 :-X

Agosto 04, 2019, 22:54:49, 22:54
Responder #17

dfelix

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Já agora uma pequena nota:

O grande problema de medir som é que o resultado é sempre a soma do som que se pretende medir com todo o ruído que possa existir em volta.
Isto significa que forem para a beira dumas estrada fazer medições (como o que me aconteceu) o que vão medir não é só o barulho do escape como... tudo o que passe lá perto.

Penso que esta seja uma das razões que levam a que quando pretendam fiscalizar especificamente o ruído... empurrem para uma inspecção B.
E daí que seja muito fácil também multarem que tenha comprado escapes homologados simplesmente recorrendo ás multas mais genéricas como a "alteração das características".

Agosto 05, 2019, 21:48:36, 21:48
Responder #18

Pianoman

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E já agora como é medido o nível de ruído do escape?
Aceleram ou é ao ralenti?

Enviado do meu A6_mini através do Tapatalk

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Responder #19

dfelix

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Responder #20

Pianoman

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Responder #21

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Não é somente em França que estão a ser dados "passos" neste caminho...

No Reino Unido passa-se o mesmo.
E a vontade é a de que a emissão de ruído não faça distinções. É para automóveis e motociclos.

E com a montagem de câmaras com detectores de ruído, que levem depois à correspondente multa.
Não há escapatória...  :(  :you.bet: :zangadoregras:

"(....)The aim of the initiative is not exclusively motorcycles, but all vehicles with manipulated exhaust systems and drivers who deliberately turn their engines particularly high. Transport Minister Chris Grayling justifies the measure as saying that the noise pollution poses a serious threat to health. The new technology is a first step on the way to quieter cities.(....)"
Link




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Agosto 06, 2019, 21:18:16, 21:18
Responder #22

Nuno YB

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Eles e a "poluição sonora". Preocupem-se com a industria automovel e as manipulações de emissões, deixem lá o barulho. Já morreu algum urso polar com susto por causa de alguma moto? Nheda-se, sempre a ver se encavam o desgraçado...
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Agosto 08, 2019, 10:27:48, 10:27
Responder #23

Buda

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Apenas deixar aqui uma situação que aconteceu recentemente em NewYork, claro está que é uma população com bastantes razões para temer uma situação do género, o que prova que a "land of the free and home of the brave" não é nem tao free assim e já há muito que não está tão cheia de braves... E com razão como se costuma dizer os Super-herois acabaram quando apareceu a pólvora e por lá há muita...

Enfim deixo-vos com o que foi um mal entendido e que podia ter levado a ferimentos ou até mortes dada a debandada geral numa zona tão cheia de gente...

Mais não foram que uns rateres... Que sinceramente no video mal se ouvem ( ainda tentei encontrar algum video ( há bastantes já) eu que se ouvisse os "tiros" mas não encontrei)...

https://newyork.cbslocal.com/2019/08/07/times-square-crowd-mistakes-backfiring-motorcycle-for-possible-mass-shooter/

https://www.facebook.com/NowThisNews/videos/2384033255249151/


Quão barulhento não havia de ser para causar tal alarido!?...




 

Agosto 09, 2019, 14:08:15, 14:08
Responder #24

Raminhos

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Aproveitem e comecem a multar todos os dias os aviões que passam em Lisboa por cima dos prédios, claramente a exceder (e não por pouco) os níveis de dB permitidos.


Agosto 09, 2019, 15:18:36, 15:18
Responder #25

TMXR

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O Royal Jordanian deve fechar o Vlog em breve :D :D


Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Agosto 09, 2019, 15:26:28, 15:26
Responder #26

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Tendo em conta as leis Britânicas, não andas muito longe da realidade...

...ou então passará a andar de eléctrica.

A diferença nesse caso (entre outras...) é que se atravessam à frente dele muito mais facilmente por causa de tamanho silêncio.  :-X

« Última modificação: Agosto 09, 2019, 15:59:11, 15:59 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 09, 2019, 16:12:26, 16:12
Responder #27

ThatsMe

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Vejo religiosamente os vídeos de Daily Observation dele.

O ronco tanto da 900R como da S1000R são qualquer coisa de outro mundo.

Adoro especialmente o vídeo que ele, na 900R, entra em brincadeira com um Maserati todo XPTO.




"I can't compete with that", diz o homem :D
« Última modificação: Agosto 09, 2019, 16:14:18, 16:14 por ThatsMe »

Setembro 04, 2019, 08:03:23, 08:03
Responder #28

Nuno YB

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Mais novidades acerca do assunto: https://www.autofoco.pt/noticia/ver/803927

Os "radares" anti-ruido serão instalados em Paris, numa 1ª fase, passando depois ( talvez e em principio ) para outras cidades.

Facto curioso: já estão a ser instalados, mas não existe legislação nenhuma que permita multar seja quem for utilizando estes novos "papa-ruidos". Ou seja, não são só os politicos portugueses que lançam "leis" sem decretos aprovados.
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Dezembro 31, 2020, 23:24:11, 23:24
Responder #29

Lourenço

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Um estudo revela a ‘surdez’ dos automobilistas

As conclusões a que chegam são as que estão na imagem abaixo; não corresponde exatamente ao que vivencio frequentemente em vias urbanas, como motociclista e condutor de outros veículos.





https://motomais.motosport.com.pt/noticias/um-estudo-revela-a-surdez-dos-automobilistas/?utm_source=feedly&utm_medium=rss&utm_campaign=um-estudo-revela-a-surdez-dos-automobilistas

Janeiro 01, 2021, 18:46:39, 18:46
Responder #30

Clemente Vicente

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Qualquer tipo de poluição é bom que acabe quanto mais rápido melhor

esta do ruído,
na minha opinião; já ontem era tarde.....


 :convivio:

---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------

Janeiro 01, 2021, 21:22:51, 21:22
Responder #31

rui madeiras

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Penso que quem goste de andar de moto não é por causa de fazer menos ou mais barulho que vai deixar de gostar, por vezes mais barulho leva a mais velocidade,  risco de acidente e problemas com autoridades, pensem nisso um bom ano de 2021 para todos.

Janeiro 01, 2021, 22:05:31, 22:05
Responder #32

SARider

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Um estudo revela a ‘surdez’ dos automobilistas

As conclusões a que chegam são as que estão na imagem abaixo; não corresponde exatamente ao que vivencio frequentemente em vias urbanas, como motociclista e condutor de outros veículos.





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 Por acaso também observo que há ainda muitos automobilistas que são "sensiveis" ao ruido das motos.
De qualquer forma há mais pessoal que interage na via publica com motociclistas:
 Peões;
 "zombies" dos smartphones;
 ciclistas;
 "tuk tuk´s"
 Policias bêbados;
 etc...
 Será que estes não dão conta do ruido de um motociclo?

 :pensador:

BOM ANO A TODOS!!!!
« Última modificação: Janeiro 01, 2021, 22:07:06, 22:07 por SARider »
R1250RT [K52]

Janeiro 03, 2021, 10:02:23, 10:02
Responder #33

Aeminium

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Se o barulho do escape serve, de quando em vez, para se escapar de certos apertos rodoviários, o que terão de levar os velocípedes para terem o mesmo efeito? E os peões?  Uma bateria de camião e buzina de barco petroleiro?

Acho totalmente inadequado tal argumento escape/ruído, para não utilizar outra palavra...

E depois reclamamos que a vizinha faz muito barulho ao gemer!


Janeiro 04, 2021, 01:35:53, 01:35
Responder #34

dfelix

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O video postado é muito interessante porque supostamente recorre a medições.
E as medições são fundamentais para se perceber diferenciais entre o som na rua vs habitáculo.

No entanto tem uma conclusão que me faz um pouco de confusão.
Nomeadamente ser necessário 1 segundo para se fazer ouvir a uma distância de 10m... quando a velocidade do som é  1234kmh.

Não quero com isto dizer que estejam errados.
Eu próprio a conduzir carro já fui surpreendido diversas vezes por motos que só as ouvi no momento que passaram por mim. E isto acontece sobretudo em velocidades mais elevadas na AE quando o próprio ruído dentro do habitáculo é mais elevado.

Porém, em trânsito lento ou parado seja na posição de condutor de carro ou de moto a experiência é muito diferente.

Há ainda a questão dos peões e outros casos que não são avaliados no estudo.

Penso que este tema dos "escapes ilegais" pode ser dissecado em dois tópicos que são completamente distintos:

A) O som produzido permite que outros condutores e peões se apercebam da aproximação de uma moto?
B) O som produzido incomoda condutores, peões e zonas urbanas?

Muito honestamente, acho que a B responde à A.
Se incomoda é porque ouvem a ponto de aborrecer.
E portanto fazem se aperceber!

Qualquer condutor de motociclo que tenha a experiência de circular numa moto com escape aftermarket sem respectivo dbKiller sente perfeitamente a diferença em zonas de tráfego e sobretudo quando se filtra o trânsito.

Andei uns meses sem o dbKiller na minha scrambler. E quando voltei a instalar a sensação foi que perdi estatuto de VIP e deixei de ter disponível uma passadeira vermelha que (por incómodo ou cortesia) me estendiam no trânsito.  :D

O mesmo se aplica a peões.
E não é à toa que os EV recorrem a um aviso sonoro destinado a estes que na minha opinião mais audível que escapes oem de muitas motos.

Parece-me mais sensato se assumir que um escape barulhento incomoda... e por isso mesmo é ilegal.
E se incomoda é porque se faz sentir. Mesmo que não seja a rasgar pela autostrada fora.

Parece-me contraditório que algumas coisas que não incomodam (como moto de cor clara, equipamento claro ou hiviz) possam se fazer mais sentir que algo que incomode.

Parece-me que determinadas opções como o escape ilegal necessitam de ser descredibilizadas mais pelo facto de ferirem susceptibilidades do que propriamente pelo facto de em boa parte das situações até realmente avisarem a presença.

Não quero com isto isto estar a "defender" os escapes ilegais.
Pois apesar de achar que cumprem melhor a função de marcar presença que muitas opções que não ferem susceptibilidades... não devem ser vistos como a derradeira solução.

Tal como acredito que quem decide instalar, estará consciente disso. Sabe que não é uma opção legal. E sabe ao que se sujeita, sobretudo no presente quando a fiscalização a tudo o que aparente ser modificação de características (mesmo optando por um legal) é bem apertada.

E sobretudo parece-em desonesta uma certa corrente de opinião que a instalação de um escape eleve o estatuto do proprietário ao nível de arruaceiro. Pois basta umas voltas pela cidade em dias de sol para observar motociclistas em motos completamente originais a buzinar para que os carros abram caminho de forma bem mais agressiva e incómoda que a provocada por um escape barulhento a rotação "normal".


Janeiro 04, 2021, 08:13:22, 08:13
Responder #35

MotardFeio

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Eu tenho escape aftermarket na minha moto, faz barulho "QB", adoro ouvir o ronco, e faz diferença enquanto se filtra trânsito, e quando se apanham os Zombies dos smartphones cumpre a sua função de evitar um mal maior.

Está averbado no livrete - portanto é legal. E agora?

Claro que não é um simples tubo (o típico akrapochina de 50 €) que se faz ouvir a 30 milhas, esses dispenso bem - são um exagero.
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Janeiro 04, 2021, 15:03:57, 15:03
Responder #36

Wonderboy91

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Camaradas, Bom ano

Eu cá acho que os zumbidos dos zzzzzzz's dos EV são mais incomodativos que um bom Brap de um belo cano.

Quem não gosta, compreendo perfeitamente...mas há quem goste. Desde que haja respeito mutuo, isso é que interessa.