Autor Tópico: Poderá a lendária BSA estar de volta...?  (Lida 2333 vezes)

Outubro 27, 2016, 17:24:57, 17:24
Lida 2333 vezes

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18434
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Poderá a lendária BSA estar de volta...?


Imagem obtida em: http://www.motofire.com


A notícia tem pelo menos sido avançada por algumas das publicações ligadas ao sector do motociclismo, acreditando eu e muitos mais que a leem, que terá algum fundo de veracidade e potencial para acontecer.

A lendária BSA e cujas iniciais significam Birmingham Small Arms Company, iniciou-se em 1930 e fabricou uma admirável lista de modelos até há década de 70'...altura em que infelizmente encerrou.

Mas nem o tempo (...e já lá vão +40 anos) apagou da memória este fabricante, tendo hoje lido a notícia que o gigante Indiano Mahindra & Mahindra, Ltd se prepara para fazer o relançamento da marca, numa operação que os terá mesmo levado à quisição (através de uma subsidiária da Mahindra) de 100% das 120.000 acções existentes da marca.

Não se ficando por aí, noticia-se igualmente que está já também de olho noutra marca britânica, também ela muito bem conhecida por parte de quem gosta deste Mundo das 2 rodas: a Norton.

Já sobre as intenções por detrás desta aquisição, ainda que não sejam naturalmente dadas a conhecer em toda a sua extensão, pode talvez presumir-se que não se ficará pelas boas finalidades de relançamento do nome da marca e da sua carga histórica para o séc. XXI.

Mas aguardemos por mais notícias  :nice:...tudo o que for para lá disso talvez seja especular.   :)
« Última modificação: Outubro 27, 2016, 19:22:05, 19:22 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Outubro 27, 2016, 17:29:50, 17:29
Responder #1

LoneRider

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 364
A Mahindra não produz motores para motos.
Talvez seja o começar de uma nova linha de negócio.
Quando leres as minhas palavras, barbaridades e demais conjecturas,  pensa no Gato que Ri do conto Alice no País das Maravilhas.

Outubro 27, 2016, 18:32:01, 18:32
Responder #2

Luis Salgueiro

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1796
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 RT
Mais uma boa informação/ bom tópico,  Sapiens21 !  :cool:

A Triumph  é também uma marca britânica que já foi propriedade da BSA, mas acho melhor neste tópico aparecer uma imagem de uma genuína BSA :



Outubro 27, 2016, 19:25:12, 19:25
Responder #3

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18434
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Fizeste bem Luis Salgueiro.
Detive-me mais na preparação do texto e quando cheguei à imagem a inserir e já meio à pressa e sem tempo disponível, seguiu a que não devia.

Agora já lá tem (no início) uma bonita clássica da BSA. E bem acompanhada.. :)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Outubro 27, 2016, 20:01:26, 20:01
Responder #4

LoneRider

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 364
Bela bicilindrica!

E aquelas Kayaba 47mm multiregulaveis!?
Quando leres as minhas palavras, barbaridades e demais conjecturas,  pensa no Gato que Ri do conto Alice no País das Maravilhas.

Agosto 16, 2018, 11:27:19, 11:27
Responder #5

tmr

  • Visitante
Tal e qual como a Norton que é Indiana...

Agosto 16, 2018, 11:54:46, 11:54
Responder #6

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4988
Tal e qual como a Norton que é Indiana...

Indiana?
Não estarás a confundir?

Há um ano atrás anunciaram uma parceria com os chineses da Zongshen para a produção de um novo motor cujo R&D é da Norton e que poderá ser partilhado em produtos de ambos.

Mas a Norton propriamente dita continua uma brincadeira detida e gerida por um único empresário inglês que não só tem torrado milhões do seu próprio dinheiro como conseguido convencer uns quantos a investir lá.

Se fosse indiana, certamente que seria uma marca rentável.   :D




Agosto 16, 2018, 13:02:23, 13:02
Responder #7

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18434
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Por acaso...por acaso...a referência feita à India mais acima até terá a sua razão de ser enquanto local de produção futuro e já anunciado.

Aliás, veio a público uma notícia no dia de ontem quanto a isso e de que deixo aqui um excerto:


(....)"Norton has established a joint venture to build bikes in Pune, India, which will allow it to sell machines into South East Asian markets, escaping punishing import tariffs.

The Pune factory will be supplied with components and sub-assemblies from the Donington facility."(....)


https://www.eastmidlandsbusinesslink.co.uk/mag/property/norton-motorcycles-factory-extension-to-create-100-new-jobs/
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 16, 2018, 14:59:04, 14:59
Responder #8

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4988
Ou seja, vão expandir-se ao sudoeste asiático montando kit's estilo IKEA enviados de Donington para a índia.

Não compreendo muito bem a estratégia da Norton.
Pois nem na própria Europa tem mostrado saber se expandir.  >:(

Agosto 16, 2018, 21:56:47, 21:56
Responder #9

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18434
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Parece ser mesmo isso que se retira do indicado no artigo...

Mas vendo o lado "burocratico" e associado a taxas de importação que podem ser mesmo muito penalizadoras, creio que se compreende o contornar da questão, enviando a moto por construir.

Fica-lhes mais barato assim do que se calhar adaptar uma fábrica para produzir inteiramente na Índia.

Assim basta uma boa tradução de Inglês para Hindi a acompanhar o puzzle.  :)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama