Já perdi a conta ás partilhas do "post do director da revista Turbo".Ou são copy/paste do texto.Ou partilhas de prints publicados por pessoas que não são o "director da revista Turbo".A esta altura questiono-me se o individuo terá realmente publicado isto!
A malta que está a chamar burro ao homem, precisa de entender que nem toda a gente tem um grau elevado de conhecimento sobre o assunto é que se ele foi enganado, muitos outros também o são.Mas sim, pela minha experiência os carregamentos fora de casa tem sido um pouco mais caros que o equivalente na mobilidade a gasolina e a gasóleo
Citação de: TMaxer em Outubro 26, 2021, 11:35:02, 11:35A malta que está a chamar burro ao homem, precisa de entender que nem toda a gente tem um grau elevado de conhecimento sobre o assunto é que se ele foi enganado, muitos outros também o são.Mas sim, pela minha experiência os carregamentos fora de casa tem sido um pouco mais caros que o equivalente na mobilidade a gasolina e a gasóleoPor falta de conhecimento eu próprio se pegasse agora num veiculo eléctrico talvez cometesse o mesmo erro...Tudo deveria ser mais simples e sem artimanhas escondidas... já sei, estamos na Tugalandia... há sempre os "atalhos" e as "excepções" e ...Em todo o caso é revoltante, andarem com a cantiga do "ser ecológico e amigo do ambiente" e depois estarem a assaltar à descarada desta forma.Se querem que as pessoas façam a transição não podem cometer este erro de tornar a electricidade tão ou mais cara que já é o Diesel, já para não falar da gasolina que em alguns casos só mesmo para gente com dinheiro... 2€/L?!?! A electricidade tem de ficar mais barata! (infelizmente sabemos que não vai acontecer mas é melhor ficarmos sempre com um pequena esperança que possa suceder...
(....)não podem cometer este erro de tornar a electricidade tão ou mais cara que já é o Diesel,(....)
Este sistema de facturação e um bocado confuso
Então, eu que nada percebo da conversa técnica, o que retiro de tudo isto;Ter um carro elétrico afinal é um Luxo!Se queres, precisas de autonomia, não funciona, ou então é mais caro que ter uma viatura de combustão!Sim, que ter um carro elétrico para ir comer queijadas, e trocar opiniões com outros nessa hora, para mim é um Luxo que não me posso dar!
A maior dificuldade para fazer a transição está nos preços dos veículos eléctricos é um facto. Não existe ou quase nada mercado de eléctricos usados e esses não se recomendam nem mesmo teslas ou versões iniciais desses modelos. O ritmo de mudança que se estar a impor à volta dos combustíveis a subir porquê é a unica opção onde os outros não chegam com as metas que estão na mesa, se não existir contrapartida vai expecular ainda mais.Existe uma natural resistência à mudança e tudo que seja a mais que parar meter gasolina a qualquer momento e arrancar é confusão e problemas. Porque se vê geradores na mala do eléctrico e almofadas para dormir a sesta quando ter que carregar o carro. A coisa tem que ir com o seu tempo criar mais pontos, mais autonomia, mais usabilidade para se chegar ao nível de usabilidade do carro fóssil que levou muitos anos a chegar onde chegou.A indignação vem muitas vezes com o vender o peixe como o VE melhor que há e depois ver que não é bem assim. Em vez disso ter uma informação disponível que mostre todos esses detalhes para que as expectativas não saem goradas. Falou se aqui dos vendedores não sabem... muitos não querem saber porque ninguém quer explicar nada disso que o comportamento tem que mudar porquê interessa é vender.Mais fácil dizer que os combustíveis vão aumentar e que os eléctricos são mais baratos no combustível e siga. Mas é isso mesmo que está a levar os combustiveis mais caros, o problema não é muito esse, o problema é que o indice geral dos preços está com níveis nunca vistos e o cartaz basico de alimentos subiu em média 15-20%. Isso sim é preocupante e é consequência de não dar tempo para produzir infraestruturas para soportar a electrificação em massa e segudo a Erse a galp só subiu a margem 36% desde 2020. Não existe matéria prima, não existe produção suficiente...Quem tem eléctrico é um luxo e um calvário para muitos sim porque só serve para alguns e casos específicos e outros nem podem ter acesso se quer ou pelo investimento inicial ou por infraestruturas não disponíveis.Sent from my SM-G780F using Tapatalk
Citação de: Vasco Gama em Outubro 26, 2021, 14:21:24, 14:21Então, eu que nada percebo da conversa técnica, o que retiro de tudo isto;Ter um carro elétrico afinal é um Luxo!Se queres, precisas de autonomia, não funciona, ou então é mais caro que ter uma viatura de combustão!Sim, que ter um carro elétrico para ir comer queijadas, e trocar opiniões com outros nessa hora, para mim é um Luxo que não me posso dar!Não percebo porque diz que ter um VE é um luxo. Por terem preços de aquisição mais altos que os a combustão? É relativo e uma questão de se fazer as contas ao longo prazo ao invés de pensar única e exclusivamente no presente e ter em conta que cada vez mais aparecem opções cada vez mais baratas.Agora não podem dizer que ter um VE é luxo quando a filosofia de muitas pessoas é comprar carros usados a combustão de 10k ou 12k ou até menos e claro que aí não há comparação quando falamos em eléctricos com preços a partir dos 30k. Não sei se é o caso mas já tive algumas conversas com amigos e conhecidos que tem essa mentalidade de compra de usados e claro que para eles dar 30k ou 40k num eléctrico é muito! Agora, se você tiver 40k para comprar um carro, optaria por um a combustão ou por um eléctrico? É essa a pergunta que as pessoas têm de fazer. Acho sinceramente que as pessoas simplesmente não gostam da mudança e da evolução normal das coisas. Somos os primeiros a criticar o preço dos combustíveis, o pagamento dos IUC, a manutenção cara que temos de fazer aos nossos veículos mas somos os primeiros também a não aceitar e a criticar as mudanças que ocorrem nesse sentido.
Não quis citar ninguém em particular, mas dirigi-me, de certa forma, a todos os que escreveram depois de mim.Quanto ao meu amigo João: não sou bruxo! Não faço ideia do que vai acontecer no futuro e se vão taxar mais ou menos a electricidade.Mas pergunto: e os combustíveis? Vão descer?
(....) Outra questão adjacente é a da pegada de carbono. É absolutamente falso afirmar que o VE tem uma pegada de carbono inferior a um equivalente VCI. Notem que pegada de carbono não é o mesmo que emissões de carbono. Estas ultimas são avaliadas por unidade emissora enquanto que o primeiro índice que referi diz respeito ao peso total em carbono pelo qual cada veiculo é responsável.Em suma, se fosse realmente verde, eu até podia fazer o esforço em aceitar o custo acrescido, mas desta forma não passa de um embuste.(....)
Citação de: JoãoPVCarvalho em Outubro 26, 2021, 22:55:00, 22:55(....) Outra questão adjacente é a da pegada de carbono. É absolutamente falso afirmar que o VE tem uma pegada de carbono inferior a um equivalente VCI. Notem que pegada de carbono não é o mesmo que emissões de carbono. Estas ultimas são avaliadas por unidade emissora enquanto que o primeiro índice que referi diz respeito ao peso total em carbono pelo qual cada veiculo é responsável.Em suma, se fosse realmente verde, eu até podia fazer o esforço em aceitar o custo acrescido, mas desta forma não passa de um embuste.(....) Caro João,Quanto a esta parte específica, tenho umas certas reservas. Vais-me desculpar, mas existe algo que se designa por 'Break-even point' e que aqui no caso em concreto se traduziria numa comparação directa entre um veículo eléctrico e um veículo de combustão, onde o ponto a partir do qual a pegada de carbono entra em desfavor do veículo de combustão...será na realidade curtíssima.Alguns (poucos) milhares de kms...Totalmente, ou 'realmente verde' como dizes, como é bom de perceber, não existe nenhum...Nenhum mesmo! Isso sim seria um embuste, se acaso fosse dito.Mas coisa diferente é dizer-se que é falso que o veículo eléctrico tenha uma pegada de carbono inferior aos de combustão, pois essa mesma 'pegada carbónica', se analisada de forma correcta, mostraria outra realidade. E quando digo analisada de forma correcta, é desde a produção até ao fim de vida. Estamos a falar do ciclo de vida do produto!! Quem fala dos veículos eléctricos pensa por norma nas baterias e argumenta muito em redor das mesmas para as colocar como o cerne do problema. As 'malvadas' das baterias... Mas a realidade é que cerca de 90% daquilo de que são constituídas as baterias, pode ser reciclado e já se está a fazer isso mesmo no presente (Link), seja por necessidade, seja por questão de custos. Então e um veículo de combustão??Bem...a sua pegada de carbono não é só a da produção do veículo propriamente dito e aquilo que lhe sai do escape ao longo do seu uso.Vai para lá disso, tal como também acontece com o V.E., mas em muito diferente medida. Começa desde logo na extração do petróleo, na bombeagem, nos gastos energéticos enormíssimos ocorridos na refinação e também para o fazer chegar a milhares de kms, onde por fim chega ao consumidor final.Isto sem entrarmos na questão dos recursos, emissões para o ar e para a água, com os muito habituais desastres ambientais e de grande toxicidade, com potencial de risco elevadíssimo para a vida marinha e, em última instância, para a humana aquando do seu consumo.Mas hei... Só a minha modesta opinião. Nem sequer tenho v.e.
Portanto tanto consumidores domésticos como empresariais irão deixar de poder usar electricidade?Não sei, mas a grande vantagem da mobilidade não é andar de posto em posto de carregamento....é pegar no veículo a 80%-100% em casa e/ou no trabalho.A mim a evolução do mercado combustíveis/electricidade é me indiferente (excepto na empresa, onde não consigo colocar mais que 6 painéis). O meu receio são aparecerem roubos (à imagem de Espanha) sobre solar/produção/armazenamento para a malta que caminha para o off grid/sistemas híbridos.Em relação à ecologia o que não falta são contas feitas (aliás o último deve ter sido este: https://fb.watch/8UfH_c11wC/), mas não é a ecologia que me interessou na aquisição de VE nem estou a ver a maioria ter escolhido um elétrico por esse motivo. Para mim, foi mesmo a carteira, a simplicidade de uso/concentração/manutenção e a fiabilidade. E como já disse noutros lados, quanto mais pesado o pé no trabalho, mais "ecológica" fica a carteira. Preciso aquecer a mota/carro? Nope. Aguenta bem o liga/desliga? É indiferente. Os travões aguentam a porrada? 50% vai para travagem regenerativa. Há 3 anos (e comecei com uma chinesa) é esta a minha ideia de VE = veículo de trabalho = fiabilidade = poupar = dedo do meio a impostos Por último. o drama da reciclagem....faço uma pergunta e deixo um vídeo. Onde vou buscar baterias de VE's com degradação (leafs e afins, onde)? É que parece que voam todas. Reciclagem (método arcaico) » ttps://www.duesenfeld.com/index.html
Malta, o futuro das deslocações particulares é a bicicleta.
Citação de: ALCLCF em Outubro 27, 2021, 00:03:58, 00:03Portanto tanto consumidores domésticos como empresariais irão deixar de poder usar electricidade?Não sei, mas a grande vantagem da mobilidade não é andar de posto em posto de carregamento....é pegar no veículo a 80%-100% em casa e/ou no trabalho.A mim a evolução do mercado combustíveis/electricidade é me indiferente (excepto na empresa, onde não consigo colocar mais que 6 painéis). O meu receio são aparecerem roubos (à imagem de Espanha) sobre solar/produção/armazenamento para a malta que caminha para o off grid/sistemas híbridos.Em relação à ecologia o que não falta são contas feitas (aliás o último deve ter sido este: https://fb.watch/8UfH_c11wC/), mas não é a ecologia que me interessou na aquisição de VE nem estou a ver a maioria ter escolhido um elétrico por esse motivo. Para mim, foi mesmo a carteira, a simplicidade de uso/concentração/manutenção e a fiabilidade. E como já disse noutros lados, quanto mais pesado o pé no trabalho, mais "ecológica" fica a carteira. Preciso aquecer a mota/carro? Nope. Aguenta bem o liga/desliga? É indiferente. Os travões aguentam a porrada? 50% vai para travagem regenerativa. Há 3 anos (e comecei com uma chinesa) é esta a minha ideia de VE = veículo de trabalho = fiabilidade = poupar = dedo do meio a impostos Por último. o drama da reciclagem....faço uma pergunta e deixo um vídeo. Onde vou buscar baterias de VE's com degradação (leafs e afins, onde)? É que parece que voam todas. Reciclagem (método arcaico) » ttps://www.duesenfeld.com/index.htmlPeço desculpa pela minha ignorância mas não consegui perceber o sentido do texto. Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk
Eu ando 700 km muitos dias. Alias, tem muitos dias que ate faço 1200 (Lisboa > Madrid > Lisboa)A transicao, ou melhor, a disponilidade de alternativa para/de elétrico sera mais fundamentada e usada para "as voltinhas" do que para grandes viagens. Para isso o diesel é imbatível
A maioria dos phev sem dúvida…. Bateria pequenas e pouca capacidade de carregamento o que resulta em carregamentos lentos que com o “taxímetro” a contar do nosso modelo de facturação resultam numa factura salgadaMas já descobri como dar a volta a isto Como este tipo de abastecimentos e mais vantajoso ser feito em casa, quando migrar definitivamente para o eléctrico, vou comprar uma dúzia de casas espalhadas pelo país e nas zonas que me desloco mais, assim não gasto muito dinheiro
essa rede chama-se família, que no final das contas são a fatia maior de deslocações pelo país que faço ao longo do ano (e foram 2 péssimos anos para o efeito:
Pronto, agora já não sou Eu que estou a fazer futurologia...@Pianoman https://sicnoticias.pt/economia/2021-11-02-Condutores-de-carros-eletricos-estao-a-ser-surpreendidos-com-faturas-dos-carregamentos-03a0f9b2Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk
Citação de: JoãoPVCarvalho em Novembro 03, 2021, 06:06:17, 06:06Pronto, agora já não sou Eu que estou a fazer futurologia...@Pianoman https://sicnoticias.pt/economia/2021-11-02-Condutores-de-carros-eletricos-estao-a-ser-surpreendidos-com-faturas-dos-carregamentos-03a0f9b2Enviado do meu VOG-L29 através do TapatalkAmigo João, O que diz essa reportagem para além do que se pode ler no texto, ou seja, que o valor a pagar nos carregamentos em postos públicos inclui uma percentagem alta de taxas e impostos?
Citação de: Pianoman em Novembro 03, 2021, 21:25:07, 21:25Citação de: JoãoPVCarvalho em Novembro 03, 2021, 06:06:17, 06:06Pronto, agora já não sou Eu que estou a fazer futurologia...@Pianoman https://sicnoticias.pt/economia/2021-11-02-Condutores-de-carros-eletricos-estao-a-ser-surpreendidos-com-faturas-dos-carregamentos-03a0f9b2Enviado do meu VOG-L29 através do TapatalkAmigo João, O que diz essa reportagem para além do que se pode ler no texto, ou seja, que o valor a pagar nos carregamentos em postos públicos inclui uma percentagem alta de taxas e impostos?Caro amigo Eu concordo contigo.
Citação de: JoãoPVCarvalho em Novembro 03, 2021, 21:37:02, 21:37Citação de: Pianoman em Novembro 03, 2021, 21:25:07, 21:25Citação de: JoãoPVCarvalho em Novembro 03, 2021, 06:06:17, 06:06Pronto, agora já não sou Eu que estou a fazer futurologia...@Pianoman https://sicnoticias.pt/economia/2021-11-02-Condutores-de-carros-eletricos-estao-a-ser-surpreendidos-com-faturas-dos-carregamentos-03a0f9b2Enviado do meu VOG-L29 através do TapatalkAmigo João, O que diz essa reportagem para além do que se pode ler no texto, ou seja, que o valor a pagar nos carregamentos em postos públicos inclui uma percentagem alta de taxas e impostos?Caro amigo Eu concordo contigo.A questão é que os combustíveis fósseis não estão muito melhor...Olha lá isto:Dados:(quase) 40 litros abastecidos!71,44 euros gastos no total;Desses 71,44 euros:11,17 euros são de impostos (IVA);25,52 de ISP;1,6 euros (sobrecusto de 0,04 euros por litro);Total de taxas, taxinhas e impostos: cerca de 38 euros, portanto, cerca de 53%É pá...continuem a seguir o director da Turbo...
Citação de: Pianoman em Novembro 03, 2021, 21:47:52, 21:47Citação de: JoãoPVCarvalho em Novembro 03, 2021, 21:37:02, 21:37Citação de: Pianoman em Novembro 03, 2021, 21:25:07, 21:25Citação de: JoãoPVCarvalho em Novembro 03, 2021, 06:06:17, 06:06Pronto, agora já não sou Eu que estou a fazer futurologia...@Pianoman https://sicnoticias.pt/economia/2021-11-02-Condutores-de-carros-eletricos-estao-a-ser-surpreendidos-com-faturas-dos-carregamentos-03a0f9b2Enviado do meu VOG-L29 através do TapatalkAmigo João, O que diz essa reportagem para além do que se pode ler no texto, ou seja, que o valor a pagar nos carregamentos em postos públicos inclui uma percentagem alta de taxas e impostos?Caro amigo Eu concordo contigo.A questão é que os combustíveis fósseis não estão muito melhor...Olha lá isto:Dados:(quase) 40 litros abastecidos!71,44 euros gastos no total;Desses 71,44 euros:11,17 euros são de impostos (IVA);25,52 de ISP;1,6 euros (sobrecusto de 0,04 euros por litro);Total de taxas, taxinhas e impostos: cerca de 38 euros, portanto, cerca de 53%É pá...continuem a seguir o director da Turbo...Eu nunca disse que os combustíveis fósseis eram melhores ou mais baratos, nem tão pouco alguma vez manifestei repúdio aos veículos eléctricos.O que eu defendo com conhecimento de causa é que os veículos eléctricos em nada melhoram a pegada de carbono (essa ideia sim é pura propaganda e um verdadeiro embuste) e que em breve será tão ou mais caro que andar de VCI.Basta usar a lógica para perceber que um veículo que usa uma fonte de energia que resulta de outra fonte primária, não pode ser mais barato que um veículo que consome directamente a fonte primária...A energia eléctrica em Portugal é maioritariamente produzida com recurso a fósseis.É só isto que eu defendo...Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk
A miio é, segundo definição do site da empresa, " A miio é uma empresa dedicada exclusivamente à mobilidade elétrica.". Logo compra a energia tal como ela vem, venha de onde e como vier e seja obtida por qualquer processo, logo não pode garantir que o que fornece é 100% de origem renovavel. Puro marketing.... ela compra a água que vier do cano e revende.
Citação de: JoãoPVCarvalho em Novembro 03, 2021, 21:57:23, 21:57Citação de: Pianoman em Novembro 03, 2021, 21:47:52, 21:47Citação de: JoãoPVCarvalho em Novembro 03, 2021, 21:37:02, 21:37Citação de: Pianoman em Novembro 03, 2021, 21:25:07, 21:25Citação de: JoãoPVCarvalho em Novembro 03, 2021, 06:06:17, 06:06Pronto, agora já não sou Eu que estou a fazer futurologia...@Pianoman https://sicnoticias.pt/economia/2021-11-02-Condutores-de-carros-eletricos-estao-a-ser-surpreendidos-com-faturas-dos-carregamentos-03a0f9b2Enviado do meu VOG-L29 através do TapatalkAmigo João, O que diz essa reportagem para além do que se pode ler no texto, ou seja, que o valor a pagar nos carregamentos em postos públicos inclui uma percentagem alta de taxas e impostos?Caro amigo Eu concordo contigo.A questão é que os combustíveis fósseis não estão muito melhor...Olha lá isto:Dados:(quase) 40 litros abastecidos!71,44 euros gastos no total;Desses 71,44 euros:11,17 euros são de impostos (IVA);25,52 de ISP;1,6 euros (sobrecusto de 0,04 euros por litro);Total de taxas, taxinhas e impostos: cerca de 38 euros, portanto, cerca de 53%É pá...continuem a seguir o director da Turbo...Eu nunca disse que os combustíveis fósseis eram melhores ou mais baratos, nem tão pouco alguma vez manifestei repúdio aos veículos eléctricos.O que eu defendo com conhecimento de causa é que os veículos eléctricos em nada melhoram a pegada de carbono (essa ideia sim é pura propaganda e um verdadeiro embuste) e que em breve será tão ou mais caro que andar de VCI.Basta usar a lógica para perceber que um veículo que usa uma fonte de energia que resulta de outra fonte primária, não pode ser mais barato que um veículo que consome directamente a fonte primária...A energia eléctrica em Portugal é maioritariamente produzida com recurso a fósseis.É só isto que eu defendo...Enviado do meu VOG-L29 através do TapatalkA operadora miio garante que a energia que vende vem 100% de energias renováveis.Tal como ela, outros o fazem.Há aí, portanto, qualquer coisa que falha no teu argumento.Também em relação às pegada ecológica dos EVs ser maior que a dos VCI, tem muito que se lhe diga, mas não vou entrar em discussão porque depois era um ping-pong de troca de "estudos" e de informação "fidedigna" da net.