Autor Tópico: Gasolina...a variação contínua dos preços!  (Lida 102146 vezes)

Outubro 26, 2021, 02:58:02, 02:58
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Já perdi a conta ás partilhas do "post do director da revista Turbo".
Ou são copy/paste do texto.
Ou partilhas de prints publicados por pessoas que não são o "director da revista Turbo".

A esta altura questiono-me se o individuo terá realmente publicado isto!  :D
Nisso tem muita razão. Se calhar até não foi.
Mas espero que pelo menos venha desmentir e já agora fazer um artigo completo sobre o tema.
Um jornalista pegando no caso concreto pode aprofundar o tema e provar que o sistema é uma treta e se não tiver indicações é um labirinto para conseguirbalguma poupança e mais provar também por A + B que andar "de eléctrico" é quase igual que andar a "gasóleo" em certas condições ;)
E é só uma questão de tempo pelas leis do mercado que seja superior com a movimentação dos impostos do fóssil  a passar para o verde, etc....

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Outubro 26, 2021, 08:45:37, 08:45
Responder #451

Sapiens21

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Outubro 26, 2021, 11:35:02, 11:35
Responder #452

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A malta que está a chamar burro ao homem, precisa de entender que nem toda a gente tem um grau elevado de conhecimento sobre o assunto é que se ele foi enganado, muitos outros também o são.

Mas sim, pela minha experiência os carregamentos fora de casa tem sido um pouco mais caros que o equivalente na mobilidade a gasolina e a gasóleo
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Outubro 26, 2021, 12:08:14, 12:08
Responder #453

2low

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A malta que está a chamar burro ao homem, precisa de entender que nem toda a gente tem um grau elevado de conhecimento sobre o assunto é que se ele foi enganado, muitos outros também o são.

Mas sim, pela minha experiência os carregamentos fora de casa tem sido um pouco mais caros que o equivalente na mobilidade a gasolina e a gasóleo

Por falta de conhecimento eu próprio se pegasse agora num veiculo eléctrico talvez cometesse o mesmo erro...
Tudo deveria ser mais simples e sem artimanhas escondidas... já sei, estamos na Tugalandia... há sempre os "atalhos" e as "excepções" e ...
Em todo o caso é revoltante, andarem com a cantiga do "ser ecológico e amigo do ambiente" e depois estarem a assaltar à descarada desta forma.
Se querem que as pessoas façam a transição não podem cometer este erro de tornar a electricidade tão ou mais cara que já é o Diesel, já para não falar da gasolina que em alguns casos só mesmo para gente com dinheiro... 2€/L?!?!
A electricidade tem de ficar mais barata! (infelizmente sabemos que não vai acontecer mas é melhor ficarmos sempre com um pequena esperança que possa suceder...
Grão a Grão, Comemos Feijão!
E sempre com boa disposição!

(na realidade dá gozo puxar por ela pelo que é de contar uns 6Lt/100km)

Outubro 26, 2021, 12:12:23, 12:12
Responder #454

ThatsMe

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A malta que está a chamar burro ao homem, precisa de entender que nem toda a gente tem um grau elevado de conhecimento sobre o assunto é que se ele foi enganado, muitos outros também o são.

Mas sim, pela minha experiência os carregamentos fora de casa tem sido um pouco mais caros que o equivalente na mobilidade a gasolina e a gasóleo

Por falta de conhecimento eu próprio se pegasse agora num veiculo eléctrico talvez cometesse o mesmo erro...
Tudo deveria ser mais simples e sem artimanhas escondidas... já sei, estamos na Tugalandia... há sempre os "atalhos" e as "excepções" e ...
Em todo o caso é revoltante, andarem com a cantiga do "ser ecológico e amigo do ambiente" e depois estarem a assaltar à descarada desta forma.
Se querem que as pessoas façam a transição não podem cometer este erro de tornar a electricidade tão ou mais cara que já é o Diesel, já para não falar da gasolina que em alguns casos só mesmo para gente com dinheiro... 2€/L?!?!
A electricidade tem de ficar mais barata! (infelizmente sabemos que não vai acontecer mas é melhor ficarmos sempre com um pequena esperança que possa suceder...

Nem mais.
Se me passassem um elétrico para as mãos, muito provavelmente faria o mesmo que ele fez da mesma forma que é parvo chamar burro a alguém que abastece BP Ultimate a 2€/L em vez de ir ao Intermarche a 1,7€/L.

Outubro 26, 2021, 12:34:55, 12:34
Responder #455

Sapiens21

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    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
(....)não podem cometer este erro de tornar a electricidade tão ou mais cara que já é o Diesel,(....)

Percebo a indignação e subscrevo que deveria existir muito maior transparência.

Mas deixo a ressalva que, neste caso em concreto, o problema não será propriamente o custo da electricidade em si mesma (que quanto muito representou 30% da conta), mas sim o absurdo que é cobrado pela utilização daquele posto e mais uns asteriscos que por ali houvesse. Isso sim é escandaloso.

E compreendo a indignação nesse sentido.
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Dalai Lama

Outubro 26, 2021, 12:47:45, 12:47
Responder #456

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A malta que está a chamar burro ao homem, precisa de entender que nem toda a gente tem um grau elevado de conhecimento sobre o assunto é que se ele foi enganado, muitos outros também o são.

Mas sim, pela minha experiência os carregamentos fora de casa tem sido um pouco mais caros que o equivalente na mobilidade a gasolina e a gasóleo
Foi uma burrisse que ele fez sem pensar nas consequências, mas isso todos nós fazemos e neste tema vamos ser todos enganados mais do que já fomos não tenho dúvidas:)
Já hoje aprendi como não fazer uma serie de coisas...

Agora isso não quer dizer que ele é burro. Acho que ninguém aqui disse isso directamente, em outros lados sim vi de  "asno" para baixo vindo principalmente de ecologistas radicais que enfim...

Isto escalou a este nível porque estando o tema na ordem do dia, provavelmente o assunto mais importante desde a revolução industrial (do carvão), sendo uma revista da especialidade, e a posição que tem, que o assunto não fosse tratado com ligeireza de um desabafo numa rede social porque lhe foram à carteira.

Já sei que o tema não é facil e certamente estará como sempre dependentes da publicidade etc... merece uma abordagem mais detalhada até porque a malta quer saber dos especialistas do sector como funciona e que tem que fazer no meio desta confusão toda, que carro comprar, que opção tem e não mais dúvidas.

Ainda vai a tempo de dar a volta por cima e fazer um brilharete, vamos ver.

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Outubro 26, 2021, 13:02:31, 13:02
Responder #457

Pianoman

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Não quis citar ninguém em particular, mas dirigi-me, de certa forma, a todos os que escreveram depois de mim.

Tanto erro no post do director da Turbo... A começar pela média do carro (25kwh a 104km/h é impossível - eu faço menos de metade disso a essa velocidade) a acabar na média da velocidade de carregamento (num posto que carrega até 350kw como é que ele carregou a 60kw?)

Além disso ele "por acaso" usou um dos únicos postos em Portugal (os da Ionity) que custam quase o dobro da maioria (e 8 vezes mais que carregar em casa!)

A questão, para além dos erros, é que vem de quem deveria saber o que diz (ou se calhar até sabe...). Mas a culpa deste "erros" não é só dele, pois começa nos comerciais dos stands que não sabem informar o comprador de um VE, pois não conhecem nada do produto que vendem. Nem sequer o querem vender. Um potencial comprador de um VE vai a um stand ainda indeciso ensaio de lá com um ICE...
Mas claro, o senhor director da Turbo queria fazer vista com o Taycan e carregar num posto da Ionity. Não podia ser mais chique...
E não...se souberem escolher os postos adequados ao veículo que temos, NUNCA sai mais caro do que gasóleo ou mesmo gasolina.

Gasto 1,5 a 2 euros para percorrer 100 km (já escrevi isto imensas vezes) carregando em casa. Fora de casa nunca ultrapassa os 4-5 euros ficando até mais barato do que a minha moto.

Como em tudo na vida, há que obter informação. Comparem com as vossas motos. Não se informaram de tudo e mais alguma coisa? Não leram o manual? Até sabem se leva gasolina 95 ou 98 preferencialmente! Porque não lêem o manual de um Veículo Eléctrico? É muito simples, basta entender questões básicas de potência e capacidade.

Quanto ao meu amigo João: não sou bruxo! Não faço ideia do que vai acontecer no futuro e se vão taxar mais ou menos a electricidade.
Mas pergunto: e os combustíveis? Vão descer?

Abraços.
P.S.: sabem onde se discutia bem isto tudo?
Era à volta de uma mesa a almoçar. Pena que o almoço de Natal seja a a um sábado...
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Outubro 26, 2021, 14:00:06, 14:00
Responder #458

TMXR

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Este sistema de facturação e um bocado confuso
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Outubro 26, 2021, 14:13:03, 14:13
Responder #459

Pianoman

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Este sistema de facturação e um bocado confuso
Bota confuso nisso...a solução adoptada pela Mobi-E em Portugal tem coisas boas e más.
As boas é que basta adquirires (gratuitamente)   um cartão de um CEME às tua escolha que consegues carregar em qualquer posto da rede pública. Pode não ser o mais barato para aquele posto especificamente mas consegues carregar. O ideal é teres vários (eu tenho 3) e escolhes o que ficar mais em conta a cada momento.
Outra coisa boa é que, a partir do excelente trabalho da miio, consegues ter uma APP que centraliza toda a informação. Permite-te saber TUDO sobre cada posto, inclusivamente a quanto vai ficar o carregamento. Também por isso o artigo do director da Turbo foi despropositado...
As coisas más são, obviamente o "meter a unha" típico do tuga. Taxas, taxinhas e impostos em cada posto são uma autêntica aberração. Então não é que até taxa de activação se paga? Já imaginaram pagar taxa por activar a bomba de gasolina? É realmente idiota. Depois paga-se ao dono do posto e ao fornecedor da energia (CEME) e, claro...ao Estado.
Em Espanha é bem mais complicado carregar pois tens que te registar (via APP, site, etc) como cliente de cada operador para poderes carregar nos postos desse mesmo operador.
É mais confuso e os preços não são muito diferentes de cá.
« Última modificação: Outubro 26, 2021, 14:14:19, 14:14 por Pianoman »
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Responder #460

Vasco Gama

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Então, eu que nada percebo da conversa técnica, o que retiro de tudo isto;

Ter um carro elétrico afinal é um Luxo!

Se queres, precisas de autonomia, não funciona, ou então é mais caro que ter uma viatura de combustão!

Sim, que ter um carro elétrico para ir comer queijadas, e trocar opiniões com outros nessa hora, para mim é um Luxo que não me posso dar!
Omnia tempus habent

Outubro 26, 2021, 14:34:55, 14:34
Responder #461

ALCLCF

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E no entanto nada mais simples ao alcance de UMA aplicação....coisa difícil

Continuo na minha ao fim de 10000km....quero é PCR's no eixo NS interior. O preço é para onde durmo melhor, 99% dos km são com carregamento doméstico/empresarial.

Outubro 26, 2021, 15:01:04, 15:01
Responder #462

FilipeC

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Acho que o aumento vai-se agravar, assim como todos os tipos de energia. A única solução que há a breve prazo é aumentar os preços para reduzir o consumo. Enquanto não houver uma forma de gerar energia sem os problemas que essa produção dá aos dias de hoje, não vejo outra forma. A energia eléctrica não é limpa e as renováveis só lá vão com subvenções do estado. Pode ser que com o aumento do custo energético, as renováveis deixem de ser subvencionadas.

Outubro 26, 2021, 15:08:17, 15:08
Responder #463

Pianoman

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Então, eu que nada percebo da conversa técnica, o que retiro de tudo isto;

Ter um carro elétrico afinal é um Luxo!

Se queres, precisas de autonomia, não funciona, ou então é mais caro que ter uma viatura de combustão!

Sim, que ter um carro elétrico para ir comer queijadas, e trocar opiniões com outros nessa hora, para mim é um Luxo que não me posso dar!
Então não leste com atenção o que escrevi.
Não é um luxo, embora o preço de aquisição assim possa parecer.
Vou a todo o lado com o carro elétrico, fiz uma viagem a Trás-os-Montes onde, em vez dos tradicionais 200 euros de combustível (viagens e passeios), gastei 70 (e parei o mesmo número de vezes que com o carro a gasóleo).
Ter um VE não me limita em nada no meu dia-a-dia nem nos momentos de lazer.

E já não falo no prazer de condução, que isso já é mais subjectivos, pois depende do gosto individual.

Voltar para um carro a combustão? Nunca mais!
« Última modificação: Outubro 26, 2021, 15:09:20, 15:09 por Pianoman »
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Itália já disse, energia nuclear até a transição porque vai ser necessário mudar tudo desde a rede de distribuição como a gestão do micro produtores e armazenar todo esse excedente quando não é necessario.

Ao mesmo tempo o carro mais vendido na Europa em Setembro, Tesla Model 3!

Carros elétricos a 40k Euros media pois...

A unica opção que vale a pena é mesmo carregar em casa ou do trabalho com painéis, de casa à noite de preferência de baterias que foram carregadas por painéis solares durante o dia, não tenho dúvida, mas isso não é fácil nem à disposição de todos...

Para alguns será facil fazer a gestão do percurso para para carregar e tal... outros a grande maioria será muito difícil. Tudo que é mercadorias e logística será mais dificil gerir.

Os híbridos gasolina com 60km média para o comute diário parece o melhor dos dois mundos para ter o prazer ou mais de condução em auto estrada e no comute andar só electrico mas sem o stress que vai acabar... já dizia o Murphy...


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Outubro 26, 2021, 16:27:57, 16:27
Responder #465

Tojas

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Então, eu que nada percebo da conversa técnica, o que retiro de tudo isto;

Ter um carro elétrico afinal é um Luxo!

Se queres, precisas de autonomia, não funciona, ou então é mais caro que ter uma viatura de combustão!

Sim, que ter um carro elétrico para ir comer queijadas, e trocar opiniões com outros nessa hora, para mim é um Luxo que não me posso dar!

Não percebo porque diz que ter um VE é um luxo. Por terem preços de aquisição mais altos que os a combustão? É relativo e uma questão de se fazer as contas ao longo prazo ao invés de pensar única e exclusivamente no presente e ter em conta que cada vez mais aparecem opções cada vez mais baratas.
Agora não podem dizer que ter um VE é luxo quando a filosofia de muitas pessoas é comprar carros usados a combustão de 10k ou 12k ou até menos e claro que aí não há comparação quando falamos em eléctricos com preços a partir dos 30k. Não sei se é o caso mas já tive algumas conversas com amigos e conhecidos que tem essa mentalidade de compra de usados e claro que para eles dar 30k ou 40k num eléctrico é muito! Agora, se você tiver 40k para comprar um carro, optaria por um a combustão ou por um eléctrico? É essa a pergunta que as pessoas têm de fazer. Acho sinceramente que as pessoas simplesmente não gostam da mudança e da evolução normal das coisas. Somos os primeiros a criticar o preço dos combustíveis, o pagamento dos IUC, a manutenção cara que temos de fazer aos nossos veículos mas somos os primeiros também a não aceitar e a criticar as mudanças que ocorrem nesse sentido.
« Última modificação: Outubro 26, 2021, 16:30:01, 16:30 por Tojas »

Outubro 26, 2021, 17:12:06, 17:12
Responder #466

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A maior dificuldade para fazer a transição está nos preços dos veículos eléctricos é um facto. Não existe ou quase nada mercado de eléctricos usados e esses não se recomendam nem mesmo teslas ou versões iniciais desses modelos. O ritmo de mudança que se estar a impor à volta dos combustíveis a subir porquê é  a unica opção onde os outros não chegam com as metas que estão na mesa, se não existir contrapartida vai expecular ainda mais.

Existe uma natural resistência à mudança e tudo que seja a mais que parar meter gasolina a qualquer momento e arrancar é confusão e problemas. Porque se vê geradores na mala do eléctrico e almofadas para dormir a sesta quando ter que carregar o carro.
A coisa tem que ir com o seu tempo criar mais pontos, mais autonomia, mais usabilidade para se chegar ao nível de usabilidade do carro fóssil que levou muitos anos a chegar onde chegou.

A indignação vem muitas vezes com o vender o peixe como o VE melhor que há e depois ver que não é bem assim. Em vez disso ter uma informação disponível que mostre todos esses detalhes para que as expectativas não saem goradas. Falou se aqui dos vendedores não sabem... muitos não querem saber porque ninguém quer explicar nada disso que o comportamento tem que mudar porquê interessa é vender.

Mais fácil dizer que os combustíveis vão aumentar e que os eléctricos são mais baratos no combustível e siga.
Mas é isso mesmo que está a levar os combustiveis mais caros, o problema não é muito esse, o problema é que o indice geral dos preços está com níveis nunca vistos e o cartaz basico de alimentos subiu em média 15-20%. Isso sim é preocupante e é consequência de não dar tempo para produzir infraestruturas para soportar a electrificação em massa e segudo a Erse a galp só subiu a margem 36% desde 2020. Não existe matéria prima, não existe produção suficiente...

Quem tem eléctrico é um luxo e um calvário para muitos sim porque só serve para alguns e casos específicos e outros nem podem ter acesso se quer ou pelo investimento inicial ou por infraestruturas não disponíveis.



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Outubro 26, 2021, 17:48:48, 17:48
Responder #467

Tojas

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A maior dificuldade para fazer a transição está nos preços dos veículos eléctricos é um facto. Não existe ou quase nada mercado de eléctricos usados e esses não se recomendam nem mesmo teslas ou versões iniciais desses modelos. O ritmo de mudança que se estar a impor à volta dos combustíveis a subir porquê é  a unica opção onde os outros não chegam com as metas que estão na mesa, se não existir contrapartida vai expecular ainda mais.

Existe uma natural resistência à mudança e tudo que seja a mais que parar meter gasolina a qualquer momento e arrancar é confusão e problemas. Porque se vê geradores na mala do eléctrico e almofadas para dormir a sesta quando ter que carregar o carro.
A coisa tem que ir com o seu tempo criar mais pontos, mais autonomia, mais usabilidade para se chegar ao nível de usabilidade do carro fóssil que levou muitos anos a chegar onde chegou.

A indignação vem muitas vezes com o vender o peixe como o VE melhor que há e depois ver que não é bem assim. Em vez disso ter uma informação disponível que mostre todos esses detalhes para que as expectativas não saem goradas. Falou se aqui dos vendedores não sabem... muitos não querem saber porque ninguém quer explicar nada disso que o comportamento tem que mudar porquê interessa é vender.

Mais fácil dizer que os combustíveis vão aumentar e que os eléctricos são mais baratos no combustível e siga.
Mas é isso mesmo que está a levar os combustiveis mais caros, o problema não é muito esse, o problema é que o indice geral dos preços está com níveis nunca vistos e o cartaz basico de alimentos subiu em média 15-20%. Isso sim é preocupante e é consequência de não dar tempo para produzir infraestruturas para soportar a electrificação em massa e segudo a Erse a galp só subiu a margem 36% desde 2020. Não existe matéria prima, não existe produção suficiente...

Quem tem eléctrico é um luxo e um calvário para muitos sim porque só serve para alguns e casos específicos e outros nem podem ter acesso se quer ou pelo investimento inicial ou por infraestruturas não disponíveis.



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Exactamente! Todos os problemas/chatices/contratempos que vão acontecendo à malta que tem eléctricos, faz parte do processo normal das coisas e vão continuar a acontecer. Agora, as pessoas não podem simplesmente criticar tudo e mais alguma coisa quando ainda nem sequer deram o tempo suficiente para os VE se estabelecerem no nosso meio com as condições certas. É como tudo na vida, é um processo que leva tempo. E isto é a única coisa que profundamente me revolta. Malta sem conhecimento de causa que simplesmente gosta de mandar umas postas para o ar criticando tudo e mais alguma coisa. Eu posso não ser um grande entendido mas se há coisa que não faço é criticar algo sem ter experimentado alguma coisa.

Agora, ''ai e tal tem pouca autonomia'' .... ''já existem opções com 700 e muitos km. ''
''Ah e tal mas esse de 700km de autonomia custa 120 mil euros'' .... ''andas 700km dia?''
''Ah não mas se quiser fazer uma viagem Porto Algarve dá jeito'' ....''compras um de 300 ou 400km que já é mais que suficiente na maior parte dos casos e  paras a meio da viagem e enquanto tomas um café e fumas um cigarro ele carrega e podes seguir viagem.''
''Ah e tal mas eu nunca paro quando vou para o algarve'' ..... ''pronto, desisto. Deves fazer as tuas necessidades fisiológicas com a janela aberta no meio da autoestrada, fumar dentro do carro com os putos na cadeira a dormir e esticar as pernas contra a cara da tua mulher ''

É este tipo de conversa que me irrita. Malta mesmo sem disponibilidade e abertura nenhuma em tentar perceber o lado bom dos VE's. Claro que também tem os seus pontos negativos, nada é perfeito. Agora a questão da autonomia que parece ser o grande problema da maior parte das pessoas, não me f***m simplesmente. Se andarem 50km por dia, é muito!







Outubro 26, 2021, 18:01:04, 18:01
Responder #468

2low

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Se queres, precisas de autonomia, não funciona, ou então é mais caro que ter uma viatura de combustão!

Sim, que ter um carro elétrico para ir comer queijadas, e trocar opiniões com outros nessa hora, para mim é um Luxo que não me posso dar!

Não percebo porque diz que ter um VE é um luxo. Por terem preços de aquisição mais altos que os a combustão? É relativo e uma questão de se fazer as contas ao longo prazo ao invés de pensar única e exclusivamente no presente e ter em conta que cada vez mais aparecem opções cada vez mais baratas.
Agora não podem dizer que ter um VE é luxo quando a filosofia de muitas pessoas é comprar carros usados a combustão de 10k ou 12k ou até menos e claro que aí não há comparação quando falamos em eléctricos com preços a partir dos 30k. Não sei se é o caso mas já tive algumas conversas com amigos e conhecidos que tem essa mentalidade de compra de usados e claro que para eles dar 30k ou 40k num eléctrico é muito! Agora, se você tiver 40k para comprar um carro, optaria por um a combustão ou por um eléctrico? É essa a pergunta que as pessoas têm de fazer. Acho sinceramente que as pessoas simplesmente não gostam da mudança e da evolução normal das coisas. Somos os primeiros a criticar o preço dos combustíveis, o pagamento dos IUC, a manutenção cara que temos de fazer aos nossos veículos mas somos os primeiros também a não aceitar e a criticar as mudanças que ocorrem nesse sentido.

Parece-me um comentário mais assertivo.
A transição será complicada por vários factores:
- disponibilidade financeira imediata ou com possibilidade de prestações altas, se o propósito ser mesmo a troca por um eléctrico familiar com características assim para o parecido com monovolume/carrinha familiar a diesel/gasolina (com turbo).
- vontade de cada um em fazer essa transição já (os conservadores e tradicionais terão enorme dificuldade em fazer a mudança)
- receios de muitos com o que aí possa vir (sim, aumento do preço da electricidade, aumento de taxas e taxinhas em tudo o que envolve o processo de carregamento dos veiculos electricos e até em aplicação de novas taxas mesmo na própria habitação enquanto "produção eléctrica para autoconsumo".
- ...

No meu caso, como estou a ponderar adquirir um novo veiculo a médio prazo, tenho nos últimos dois/três meses oscilado sobre o que fazer, alturas em que me pareceu que ainda é altura para continuar a ser tradicional e comprar um bom turbo diesel (equivalente a gasolina é significativamente mais caro), já ponderei por hibridos a gasolina com potencia combinada acima de 200cv (já pesquisei até campanhas para empresas ou a titulo particular, mas de novo já pensei em voltar a comprar um Charutinho (veiculo até Junho 2007 com preços abaixo de 8500€), ultimamente até tenho visto rentings/alds a veiculos de 2016/2017/2018 com preços abaixo de 35.000€, entre outras tantas vontades e devaneios.
Assumo que se fosse hoje que fosse comprar um carro, teria enorme receio de avançar com qualquer uma das soluções, embora a que me sinta menos desconfortável é aquela que pelo menos a mim me tem sido mais favorável na carteira que é comprar o Charutinho  :D
Mas lá está, não significa que à partida tenha um orçamento disponivel reduzido abaixo de 10.000€...  eu é que prefiro desviar os custos extra num automóvel de outras características (mais recente, electrico ou hibrido, etc) e canalizar para outros fins mais lucrativos porque um veiculo só é lucrativo se for para fins comerciais (TVDE,TAXI, etc) e mesmo assim pode não render o suficientes para se justificar esse fim.

Aquela ideia de que ter um carro eléctrico significar poupar bastante face ao consumo habitual em encher depósitos de 50/70L de diesel ou gasolina tem os seus dias contados, pois tal como já lemos no outro tópico aqui no fórum sobre as petroliferas virem a controlar os pontos de carregamento de veículos eléctricos e também pelas politicas Europeias de taxar tudo e canalizar para subvenções vitalícias para os amigos dos primos e tios do Zé que lá está por ser Massônico ou não... https://www.cmjornal.pt/politica/detalhe/pensoes-vitalicias-dos-titulares-de-cargos-politicos-disparam-custos ...continuaremos a pagar e pagar para usufruir do veiculo próprio, quer queiram quer não queiram, mas é mesmo idiota afirmar coisas como "nunca mais voltarei a andar de bicicleta" quanto é "nunca mais vou andar de transportes públicos" entre outros tantos devaneios parecidos... porque mais cedo ou mais tarde vai-se acabar por fazer uma coisa que à pouco dizia-se que "nunca mais" se se chegar à conclusão que é mais rentável dar um passo atrás.
Tudo vai depender das contas ao final do mês/semana quando a electricidade for taxada ainda mais...querem apostar?
Aí partilho de muitas ideias que o JoãoPVCarvalho já cá publicou mas que parece ninguém ter entendido...

E como este tópico virou para um outro parecido "paradigma da transição..." conclui-se que, o tempo em que vivemos actualmente é tão instável e incerto que acaba por criar enormes receios nas pessoas em fazer essa transição o quanto antes.


nota: pessoalmente por questões de conforto, gosto de um veiculo com autonomia grande, uma moto com pelo menos 400km autonomia e um carro com pelo menos 750/800km autonomia - detesto ter de ir encher o deposito do carro mais do que 1/2 vezes mês, tal como seria de fazer uma viagem de 600km que normalmente se faz em 4/5h, ter de passar a fazer em 6/7h para parar para carregar o carro eléctrico porque os postos de carregamento (rápido) fazem disparar as contas nas tabelas excel feitas de propósito para mostrar que um veiculo eléctrico é mais económico que um veiculo a gasolina ou gasóleo...  :D :stuck_out_tongue_winking_eye:


« Última modificação: Outubro 26, 2021, 18:06:47, 18:06 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
E sempre com boa disposição!

(na realidade dá gozo puxar por ela pelo que é de contar uns 6Lt/100km)

Outubro 26, 2021, 21:57:59, 21:57
Responder #469

TMXR

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Eu ando 700 km muitos dias. Alias, tem muitos dias que ate faço 1200 (Lisboa > Madrid > Lisboa)


A transicao, ou melhor, a disponilidade de alternativa para/de elétrico sera mais fundamentada e usada para "as voltinhas" do que para grandes viagens. Para isso o diesel é imbatível
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Outubro 26, 2021, 22:12:35, 22:12
Responder #470

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Estava a ler um artigo sobre isto dos combustíveis e de quem vive (ou sobrevive) graças à comercialização dos mesmos e de imediato me lembrei de uma conversa que me foi feita também aqui há dias...

Os contornos da situação, apesar da distância desses que estão na fronteira e que sofr€m bastante, não deixa de ter pontos de conexão com os relatos que li.

Ora leiam o que dizem operadores de postos de combustível em Portugal, junto à fronteira...
É o desespero, com alguns a pensar em encerrar.


“O máximo que metem agora é até 20 euros. Cinco, dez euros, é a média dos últimos dias”, diz Diogo Rosa, acrescentando que a “quebra nas vendas é muito acentuada, sobretudo na gasolina”


“Num turno de oito horas passavam aqui mais de 100 carros e agora quase não chega a metade”

“Há muita gente que já não enche o carro. Antigamente era 50/60 euros e, neste momento, metem aos 10 e 20 euros. E onde se nota um decréscimo maior é na gasolina”, conta Augusto, afirmando que “a culpa de toda esta situação é do Estado”.

“As pessoas procuram ter dinheiro para todos os gastos do mês e subindo os combustíveis têm de procurar onde são mais baratos e como estamos próximos da fronteira, rápido vão para o lado de lá”

https://rr.sapo.pt/noticia/economia/2021/10/25/escalada-dos-combustiveis-se-continuar-assim-posso-vir-a-fechar/257689/
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Outubro 26, 2021, 22:55:00, 22:55
Responder #471

JoãoPVCarvalho

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Não quis citar ninguém em particular, mas dirigi-me, de certa forma, a todos os que escreveram depois de mim.

Quanto ao meu amigo João: não sou bruxo! Não faço ideia do que vai acontecer no futuro e se vão taxar mais ou menos a electricidade.
Mas pergunto: e os combustíveis? Vão descer?



Meu querido amigo Nuno,

Eu também não sou bruxo.
Trabalho no sector da produção de energia e faço parte dos comités de avaliação dos business plan entre outras funções de gestão e por isso tenho acesso a informação antecipada (não é privilegiada, na verdade é pública e pode ser consultada por ora nas atas das reuniões do ministério com os parceiros).

Não estou a fazer futurologia, estou a informar os companheiros que esta e outras propostas como esta estão a ser discutidas com o Ministério da Economia bem como no seio da Comunidade Europeia. Por isso vos garanto que, logo que terminem os apoios do Estado à mobilidade eléctrica, vai ser tão ou mais caro andar de VE do que de VCI.

Outra questão adjacente é a da pegada de carbono. É absolutamente falso afirmar que o VE tem uma pegada de carbono inferior a um equivalente VCI. Notem que pegada de carbono não é o mesmo que emissões de carbono. Estas ultimas são avaliadas por unidade emissora enquanto que o primeiro índice que referi diz respeito ao peso total em carbono pelo qual cada veiculo é responsável.
Em suma, se fosse realmente verde, eu até podia fazer o esforço em aceitar o custo acrescido, mas desta forma não passa de um embuste.

Outra questão ainda é a apontada pelo @Cross, a pressa e descontrolo com que se pretende fazer esta transição é um absurdo e vai ter consequências negativas. Não há, repito, Não há capacidade de produção de energia eléctrica para dar resposta à demanda que se prevê para 2030 assumindo as metas impostas pela CE sem recurso a fontes nucleares. Volto a lembrar que a produção de energia com recurso às renováveis é uma fracção diminuta do consumo total e sofre os efeitos da sazonalidade inerente à sua origem bem como os condicionalismos característicos da Geografia onde se encontram instalados.
Aponto como exemplo o que se decidiu em Itália e que por força da razão acabará por ser a tendência em todo o Mundo ocidental. Para produzir hidrogénio a preços praticáveis vão investir na energia nuclear, (em breve será um dos mais importantes exportadores de energia eléctrica bem como de hidrogénio na Europa levando consigo os Países mais ricos que certamente não querem perder o comboio nem ficar dependentes de um dos PIG´S).

Temos ainda a questão das baterias, da sua longevidade, da sua eficiência, da sua produção e da sua reciclagem. não podemos esquecer que os custos por quilometro que agora se anunciam não têm em conta nenhum destes factores, logo, mais uma falácia.

P.S. Os combustíveis não vão descer, disso também não tenho duvidas!
Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Outubro 26, 2021, 23:44:55, 23:44
Responder #472

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    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
(....)
Outra questão adjacente é a da pegada de carbono. É absolutamente falso afirmar que o VE tem uma pegada de carbono inferior a um equivalente VCI. Notem que pegada de carbono não é o mesmo que emissões de carbono. Estas ultimas são avaliadas por unidade emissora enquanto que o primeiro índice que referi diz respeito ao peso total em carbono pelo qual cada veiculo é responsável.
Em suma, se fosse realmente verde, eu até podia fazer o esforço em aceitar o custo acrescido, mas desta forma não passa de um embuste.

(....)

Caro João,

Quanto a esta parte específica, tenho umas certas reservas. :)

Vais-me desculpar, mas existe algo que se designa por 'Break-even point' e que aqui no caso em concreto se traduziria numa comparação directa entre um veículo eléctrico e um veículo de combustão, onde o ponto a partir do qual a pegada de carbono entra em desfavor do veículo de combustão...será na realidade curtíssima.
Alguns (poucos) milhares de kms...

Totalmente, ou 'realmente verde' como dizes, como é bom de perceber, não existe nenhum...Nenhum mesmo!
Isso sim seria um embuste, se acaso fosse dito.

Mas coisa diferente é dizer-se que é falso que o veículo eléctrico tenha uma pegada de carbono inferior aos de combustão, pois essa mesma 'pegada carbónica', se analisada de forma correcta, mostraria outra realidade.

E quando digo analisada de forma correcta, é desde a produção até ao fim de vida. Estamos a falar do ciclo de vida do produto!!

Quem fala dos veículos eléctricos pensa por norma nas baterias e argumenta muito em redor das mesmas para as colocar como o cerne do problema. As 'malvadas' das baterias... :)
Mas a realidade é que cerca de 90% daquilo de que são constituídas as baterias, pode ser reciclado e já se está a fazer isso mesmo no presente (Link), seja por necessidade, seja por questão de custos.

Então e um veículo de combustão??

Bem...a sua pegada de carbono não é só a da produção do veículo propriamente dito e aquilo que lhe sai do escape ao longo do seu uso.
Vai para lá disso, tal como também acontece com o V.E., mas em muito diferente medida. Começa desde logo na extração do petróleo, na bombeagem, nos gastos energéticos enormíssimos ocorridos na refinação e também para o fazer chegar a milhares de kms, onde por fim chega ao consumidor final.

Isto sem entrarmos na questão dos recursos, emissões para o ar e para a água, com os muito habituais desastres ambientais e de grande toxicidade, com potencial de risco elevadíssimo para a vida marinha e, em última instância, para a humana aquando do seu consumo.

Mas hei...  :nice:

Só a minha modesta opinião. Nem sequer tenho v.e. :stuck_out_tongue_winking_eye:
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Dalai Lama

Outubro 27, 2021, 00:03:58, 00:03
Responder #473

ALCLCF

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Portanto tanto consumidores domésticos como empresariais irão deixar de poder usar electricidade?

Não sei, mas a grande vantagem da mobilidade não é andar de posto em posto de carregamento....é pegar no veículo a 80%-100% em casa e/ou no trabalho.

A mim a evolução do mercado combustíveis/electricidade é me indiferente (excepto na empresa, onde não consigo colocar mais que 6 painéis). O meu receio são aparecerem roubos (à imagem de Espanha) sobre solar/produção/armazenamento para a malta que caminha para o off grid/sistemas híbridos.

Em relação à ecologia o que não falta são contas feitas (aliás o último deve ter sido este: https://fb.watch/8UfH_c11wC/), mas não é a ecologia que me interessou na aquisição de VE nem estou a ver a maioria ter escolhido um elétrico por esse motivo.
Para mim, foi mesmo a carteira, a simplicidade de uso/concentração/manutenção e a fiabilidade. E como já disse noutros lados, quanto mais pesado o pé no trabalho, mais "ecológica" fica a carteira. Preciso aquecer a mota/carro? Nope. Aguenta bem o liga/desliga? É indiferente. Os travões aguentam a porrada? 50% vai para travagem regenerativa. Há 3 anos (e comecei com uma chinesa) é esta a minha ideia de VE = veículo de trabalho = fiabilidade = poupar = dedo do meio a impostos ;)

Por último. o drama da reciclagem....faço uma pergunta e deixo um vídeo. Onde vou buscar baterias de VE's com degradação (leafs e afins, onde)? É que parece que voam todas. Reciclagem (método arcaico) » ttps://www.duesenfeld.com/index.html

Outubro 27, 2021, 00:13:07, 00:13
Responder #474

JoãoPVCarvalho

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Outra questão adjacente é a da pegada de carbono. É absolutamente falso afirmar que o VE tem uma pegada de carbono inferior a um equivalente VCI. Notem que pegada de carbono não é o mesmo que emissões de carbono. Estas ultimas são avaliadas por unidade emissora enquanto que o primeiro índice que referi diz respeito ao peso total em carbono pelo qual cada veiculo é responsável.
Em suma, se fosse realmente verde, eu até podia fazer o esforço em aceitar o custo acrescido, mas desta forma não passa de um embuste.

(....)

Caro João,

Quanto a esta parte específica, tenho umas certas reservas. :)

Vais-me desculpar, mas existe algo que se designa por 'Break-even point' e que aqui no caso em concreto se traduziria numa comparação directa entre um veículo eléctrico e um veículo de combustão, onde o ponto a partir do qual a pegada de carbono entra em desfavor do veículo de combustão...será na realidade curtíssima.
Alguns (poucos) milhares de kms...

Totalmente, ou 'realmente verde' como dizes, como é bom de perceber, não existe nenhum...Nenhum mesmo!
Isso sim seria um embuste, se acaso fosse dito.

Mas coisa diferente é dizer-se que é falso que o veículo eléctrico tenha uma pegada de carbono inferior aos de combustão, pois essa mesma 'pegada carbónica', se analisada de forma correcta, mostraria outra realidade.

E quando digo analisada de forma correcta, é desde a produção até ao fim de vida. Estamos a falar do ciclo de vida do produto!!

Quem fala dos veículos eléctricos pensa por norma nas baterias e argumenta muito em redor das mesmas para as colocar como o cerne do problema. As 'malvadas' das baterias... :)
Mas a realidade é que cerca de 90% daquilo de que são constituídas as baterias, pode ser reciclado e já se está a fazer isso mesmo no presente (Link), seja por necessidade, seja por questão de custos.

Então e um veículo de combustão??

Bem...a sua pegada de carbono não é só a da produção do veículo propriamente dito e aquilo que lhe sai do escape ao longo do seu uso.
Vai para lá disso, tal como também acontece com o V.E., mas em muito diferente medida. Começa desde logo na extração do petróleo, na bombeagem, nos gastos energéticos enormíssimos ocorridos na refinação e também para o fazer chegar a milhares de kms, onde por fim chega ao consumidor final.

Isto sem entrarmos na questão dos recursos, emissões para o ar e para a água, com os muito habituais desastres ambientais e de grande toxicidade, com potencial de risco elevadíssimo para a vida marinha e, em última instância, para a humana aquando do seu consumo.

Mas hei...  :nice:

Só a minha modesta opinião. Nem sequer tenho v.e. :stuck_out_tongue_winking_eye:
Só um pequeno reparo.

A extracção e transporte de combustíveis não irá diminuir por se transitar a mobilidade para os eletricos a menos que se invista na energia nuclear.
De outra forma não é possível produzir energia eléctrica suficiente para a demanda, logo, vai continuar a ser produzida com recurso a fósseis.

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Outubro 27, 2021, 00:14:08, 00:14
Responder #475

JoãoPVCarvalho

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Não sei, mas a grande vantagem da mobilidade não é andar de posto em posto de carregamento....é pegar no veículo a 80%-100% em casa e/ou no trabalho.

A mim a evolução do mercado combustíveis/electricidade é me indiferente (excepto na empresa, onde não consigo colocar mais que 6 painéis). O meu receio são aparecerem roubos (à imagem de Espanha) sobre solar/produção/armazenamento para a malta que caminha para o off grid/sistemas híbridos.

Em relação à ecologia o que não falta são contas feitas (aliás o último deve ter sido este: https://fb.watch/8UfH_c11wC/), mas não é a ecologia que me interessou na aquisição de VE nem estou a ver a maioria ter escolhido um elétrico por esse motivo.
Para mim, foi mesmo a carteira, a simplicidade de uso/concentração/manutenção e a fiabilidade. E como já disse noutros lados, quanto mais pesado o pé no trabalho, mais "ecológica" fica a carteira. Preciso aquecer a mota/carro? Nope. Aguenta bem o liga/desliga? É indiferente. Os travões aguentam a porrada? 50% vai para travagem regenerativa. Há 3 anos (e comecei com uma chinesa) é esta a minha ideia de VE = veículo de trabalho = fiabilidade = poupar = dedo do meio a impostos ;)

Por último. o drama da reciclagem....faço uma pergunta e deixo um vídeo. Onde vou buscar baterias de VE's com degradação (leafs e afins, onde)? É que parece que voam todas. Reciclagem (método arcaico) » ttps://www.duesenfeld.com/index.html
Peço desculpa pela minha ignorância mas não consegui perceber o sentido do texto.

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Outubro 27, 2021, 00:43:14, 00:43
Responder #476

FilipeC

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Malta, o futuro das deslocações particulares é a bicicleta.

Outubro 27, 2021, 08:27:20, 08:27
Responder #477

Luis Salgueiro

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Malta, o futuro das deslocações particulares é a bicicleta.

.... elétrica !

Outubro 27, 2021, 08:36:48, 08:36
Responder #478

Cross

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Malta, o futuro das deslocações particulares é a bicicleta.
E transporte colectivo porque nas cidades nem uns nem outros.

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Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Outubro 27, 2021, 09:03:32, 09:03
Responder #479

2low

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As taxas e taxinhas serão tantas que até andar de bicicleta será caríssimo...
Portanto, como visionário, vamos já criar o clube português do calçado confortável?
 :lolol:
Grão a Grão, Comemos Feijão!
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(na realidade dá gozo puxar por ela pelo que é de contar uns 6Lt/100km)

Outubro 27, 2021, 09:03:57, 09:03
Responder #480

Cross

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Não sei, mas a grande vantagem da mobilidade não é andar de posto em posto de carregamento....é pegar no veículo a 80%-100% em casa e/ou no trabalho.

A mim a evolução do mercado combustíveis/electricidade é me indiferente (excepto na empresa, onde não consigo colocar mais que 6 painéis). O meu receio são aparecerem roubos (à imagem de Espanha) sobre solar/produção/armazenamento para a malta que caminha para o off grid/sistemas híbridos.

Em relação à ecologia o que não falta são contas feitas (aliás o último deve ter sido este: https://fb.watch/8UfH_c11wC/), mas não é a ecologia que me interessou na aquisição de VE nem estou a ver a maioria ter escolhido um elétrico por esse motivo.
Para mim, foi mesmo a carteira, a simplicidade de uso/concentração/manutenção e a fiabilidade. E como já disse noutros lados, quanto mais pesado o pé no trabalho, mais "ecológica" fica a carteira. Preciso aquecer a mota/carro? Nope. Aguenta bem o liga/desliga? É indiferente. Os travões aguentam a porrada? 50% vai para travagem regenerativa. Há 3 anos (e comecei com uma chinesa) é esta a minha ideia de VE = veículo de trabalho = fiabilidade = poupar = dedo do meio a impostos ;)

Por último. o drama da reciclagem....faço uma pergunta e deixo um vídeo. Onde vou buscar baterias de VE's com degradação (leafs e afins, onde)? É que parece que voam todas. Reciclagem (método arcaico) » ttps://www.duesenfeld.com/index.html

Não discordo no essencial, mas lá está é a mensagem. Vamos todos para alternativas porque somo obrigados e é uma questão de "Tempo"
Existem inconvenientes para mudar para o electrico porque o mundo não está adaptado para isso.
 
Os consumidores residenciais e empresas vão ter que investir em continuidade ou seja defender dos apagões uma coisas que nos dias de hoje...hum o quê isso não tenho facebook....daassee, antes não ter comer!?!?
Já não existe garantia nos fornecedores de energia fornecimento assegurado. Se há energia ok senão há azarito. Basta que se ligue os ar condicionados ao mesmo tempo no verão que a rede vai abaixo, estando todos pendurando na rede de noite uiuiui. Falta tempo...

O sweet spot do veiculo eléctrico é a malta do nine to five e do home office se tem painéis, os demais pois falta tudo. Quem anda na rua ou empresas que não podem investir milhares num mercado especulado $$$ para se adaptarem nesta velocidade!
Baterias maiores que já existem, os eléctricos tem a vantagem de ter muito mais autonomia que os fósseis mas muito caro hoje. Necessitamos carregamento em DC rapidos e muito mais. Falta tempo...

A questão do chinês, voltamos ao mesmo a china é lider mundial neste mundo e já ultrapassa o Japão como lider em todas tecnológicas praticamente. Love/hate, sim não gosto é chinês mas porfavor faz carrinhos mais baratos porque senão estamos fubar. Tempo...

O carro é mais simples , menos manutenção, menos desgaste, travagem etc... e os componente para o fazer...?! E os mecânicos para os arranjar quando dá raia, e .... falta tempo...

Sobre Espanha pois o modelo é outro.
Se fizermos o mesmo pois baixam os preços dos fósseis 20 cêntimos e aumentam na electricidade os 20 cêntimos e pagamos todos os que têm e não têm eléctricos. Porque no final é os fosseis que queimamos para alimentar os eléctricos quando não há sol.
Quando pensarem que os combustíveis estão caros pois pensem nisso como alternativa.

Faltam tempo (planeamento, estratégia, direção da Europa) para isto tudo... e quem paga é o Zé povinho...

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Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Outubro 27, 2021, 09:04:56, 09:04
Responder #481

ALCLCF

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Portanto tanto consumidores domésticos como empresariais irão deixar de poder usar electricidade?

Não sei, mas a grande vantagem da mobilidade não é andar de posto em posto de carregamento....é pegar no veículo a 80%-100% em casa e/ou no trabalho.

A mim a evolução do mercado combustíveis/electricidade é me indiferente (excepto na empresa, onde não consigo colocar mais que 6 painéis). O meu receio são aparecerem roubos (à imagem de Espanha) sobre solar/produção/armazenamento para a malta que caminha para o off grid/sistemas híbridos.

Em relação à ecologia o que não falta são contas feitas (aliás o último deve ter sido este: https://fb.watch/8UfH_c11wC/), mas não é a ecologia que me interessou na aquisição de VE nem estou a ver a maioria ter escolhido um elétrico por esse motivo.
Para mim, foi mesmo a carteira, a simplicidade de uso/concentração/manutenção e a fiabilidade. E como já disse noutros lados, quanto mais pesado o pé no trabalho, mais "ecológica" fica a carteira. Preciso aquecer a mota/carro? Nope. Aguenta bem o liga/desliga? É indiferente. Os travões aguentam a porrada? 50% vai para travagem regenerativa. Há 3 anos (e comecei com uma chinesa) é esta a minha ideia de VE = veículo de trabalho = fiabilidade = poupar = dedo do meio a impostos ;)

Por último. o drama da reciclagem....faço uma pergunta e deixo um vídeo. Onde vou buscar baterias de VE's com degradação (leafs e afins, onde)? É que parece que voam todas. Reciclagem (método arcaico) » ttps://www.duesenfeld.com/index.html
Peço desculpa pela minha ignorância mas não consegui perceber o sentido do texto.

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O sentido do texto é de quem comprou uma mota de 25mil € em nome de empresa para uso empresarial e continua sem perceber como há quem pense que a esmagadora compra VE pela ecologia (que aparentemente é real) ou pense que a poupança é um engodo.

O meu sentido é este e não o de passeios de fds que não tenho muito tempo para isso
&t=5s&ab_channel=ALCLCF

Outubro 27, 2021, 09:21:49, 09:21
Responder #482

Tojas

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Eu ando 700 km muitos dias. Alias, tem muitos dias que ate faço 1200 (Lisboa > Madrid > Lisboa)


A transicao, ou melhor, a disponilidade de alternativa para/de elétrico sera mais fundamentada e usada para "as voltinhas" do que para grandes viagens. Para isso o diesel é imbatível

Em relação a isso não tenho nada a dizer. Claro que no seu caso não seria de todo vantajoso. Mas a generalidade da população não faz tantos kms diários...

Outubro 29, 2021, 15:07:39, 15:07
Responder #483

Sapiens21

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Todas as dúvidas que poderás ter, julgo que as consegues esclarecer com a leitura deste artigo...

Como funciona o IVAucher...

https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/ivaucher-dos-combustiveis-vai-devolver-1325-milhoes-de-euros-a-consumidores
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Novembro 01, 2021, 11:37:40, 11:37
Responder #484

JoãoPVCarvalho

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Mais alguém que partilha da minha opinião...


https://www.leak.pt/combustiveis-carregar-hibrido-roubo/




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by JDilemas

Novembro 01, 2021, 11:55:05, 11:55
Responder #485

TMXR

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A maioria dos phev sem dúvida…. Bateria pequenas e pouca capacidade de carregamento o que resulta em carregamentos lentos que com o “taxímetro” a contar do nosso modelo de facturação resultam numa factura salgada


Mas já descobri como dar a volta a isto

Como este tipo de abastecimentos e mais vantajoso ser feito em casa, quando migrar definitivamente para o eléctrico, vou comprar uma dúzia de casas espalhadas pelo país e nas zonas que me desloco mais, assim não gasto muito dinheiro  :cost: :D :D :D
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Novembro 01, 2021, 12:36:57, 12:36
Responder #486

JoãoPVCarvalho

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A maioria dos phev sem dúvida…. Bateria pequenas e pouca capacidade de carregamento o que resulta em carregamentos lentos que com o “taxímetro” a contar do nosso modelo de facturação resultam numa factura salgada


Mas já descobri como dar a volta a isto

Como este tipo de abastecimentos e mais vantajoso ser feito em casa, quando migrar definitivamente para o eléctrico, vou comprar uma dúzia de casas espalhadas pelo país e nas zonas que me desloco mais, assim não gasto muito dinheiro  :cost: :D :D :D
Boa... Depois alugas os pontos de carregamento.

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by JDilemas

Novembro 01, 2021, 12:42:06, 12:42
Responder #487

ALCLCF

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essa rede chama-se família, que no final das contas são a fatia maior de deslocações pelo país que faço ao longo do ano (e foram 2 péssimos anos para o efeito).

Por acaso dei informação errada e ao fim de verificar fico preocupadíssimo com +10mil km e estes custos de carregamento....



Sim, só tenho um cartão/app :nice:


Novembro 03, 2021, 06:06:17, 06:06
Responder #488

JoãoPVCarvalho

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« Última modificação: Novembro 03, 2021, 06:07:41, 06:07 por JoãoPVCarvalho »
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Novembro 03, 2021, 11:06:30, 11:06
Responder #489

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Alugo gerador 5500W trifasico a gasolina - a gasóleo não porque é mal visto.
 :lolol:
Grão a Grão, Comemos Feijão!
E sempre com boa disposição!

(na realidade dá gozo puxar por ela pelo que é de contar uns 6Lt/100km)

Novembro 03, 2021, 12:08:11, 12:08
Responder #490

TMXR

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essa rede chama-se família, que no final das contas são a fatia maior de deslocações pelo país que faço ao longo do ano (e foram 2 péssimos anos para o efeito:


Agora percebo porque é que o Brad e a Angelina adoptaram várias centenas de jovens


A ideia e espalha-los pelo país e terem carregamentos grátis no futuro  :cost: :have.idea:
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Responder #491

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Amigo João,

O que diz essa reportagem para além do que se pode ler no texto, ou seja, que o valor a pagar nos carregamentos em postos públicos inclui uma percentagem alta de taxas e impostos?
Daelim S3 125: Ago11->Jul12(14k) ; Maxsym 400i: Jul12->Mai13(21k) ; Maxsym 400i ABS: Jun13->Mai14(18k) ; Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
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Responder #492

JoãoPVCarvalho

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Amigo João,

O que diz essa reportagem para além do que se pode ler no texto, ou seja, que o valor a pagar nos carregamentos em postos públicos inclui uma percentagem alta de taxas e impostos?

Caro amigo Eu concordo contigo.
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Novembro 03, 2021, 21:47:52, 21:47
Responder #493

Pianoman

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Amigo João,

O que diz essa reportagem para além do que se pode ler no texto, ou seja, que o valor a pagar nos carregamentos em postos públicos inclui uma percentagem alta de taxas e impostos?

Caro amigo Eu concordo contigo.
A questão é que os combustíveis fósseis não estão muito melhor...

Olha lá isto:


Dados:
(quase) 40 litros abastecidos!
71,44 euros gastos no total;

Desses 71,44 euros:
11,17 euros são de impostos (IVA);
25,52 de ISP;
1,6 euros (sobrecusto de 0,04 euros por litro);

Total de taxas, taxinhas e impostos: cerca de 38 euros, portanto, cerca de 53%

É pá...continuem a seguir o director da Turbo...
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Responder #494

JoãoPVCarvalho

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O que diz essa reportagem para além do que se pode ler no texto, ou seja, que o valor a pagar nos carregamentos em postos públicos inclui uma percentagem alta de taxas e impostos?

Caro amigo Eu concordo contigo.
A questão é que os combustíveis fósseis não estão muito melhor...

Olha lá isto:


Dados:
(quase) 40 litros abastecidos!
71,44 euros gastos no total;

Desses 71,44 euros:
11,17 euros são de impostos (IVA);
25,52 de ISP;
1,6 euros (sobrecusto de 0,04 euros por litro);

Total de taxas, taxinhas e impostos: cerca de 38 euros, portanto, cerca de 53%

É pá...continuem a seguir o director da Turbo...
Eu nunca disse que os combustíveis fósseis eram melhores ou mais baratos, nem tão pouco alguma vez manifestei repúdio aos veículos eléctricos.
O que eu defendo com conhecimento de causa é que os veículos eléctricos em nada melhoram a pegada de carbono (essa ideia sim é pura propaganda e um verdadeiro embuste) e que em breve será tão ou mais caro que andar de VCI.

Basta usar a lógica para perceber que um veículo que usa uma fonte de energia que resulta de outra fonte primária, não pode ser mais barato que um veículo que consome directamente a fonte primária...
A energia eléctrica em Portugal é maioritariamente produzida com recurso a fósseis.

É só isto que eu defendo...

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Novembro 03, 2021, 22:28:34, 22:28
Responder #495

Pianoman

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Amigo João,

O que diz essa reportagem para além do que se pode ler no texto, ou seja, que o valor a pagar nos carregamentos em postos públicos inclui uma percentagem alta de taxas e impostos?

Caro amigo Eu concordo contigo.
A questão é que os combustíveis fósseis não estão muito melhor...

Olha lá isto:


Dados:
(quase) 40 litros abastecidos!
71,44 euros gastos no total;

Desses 71,44 euros:
11,17 euros são de impostos (IVA);
25,52 de ISP;
1,6 euros (sobrecusto de 0,04 euros por litro);

Total de taxas, taxinhas e impostos: cerca de 38 euros, portanto, cerca de 53%

É pá...continuem a seguir o director da Turbo...
Eu nunca disse que os combustíveis fósseis eram melhores ou mais baratos, nem tão pouco alguma vez manifestei repúdio aos veículos eléctricos.
O que eu defendo com conhecimento de causa é que os veículos eléctricos em nada melhoram a pegada de carbono (essa ideia sim é pura propaganda e um verdadeiro embuste) e que em breve será tão ou mais caro que andar de VCI.

Basta usar a lógica para perceber que um veículo que usa uma fonte de energia que resulta de outra fonte primária, não pode ser mais barato que um veículo que consome directamente a fonte primária...
A energia eléctrica em Portugal é maioritariamente produzida com recurso a fósseis.

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A operadora miio garante que a energia que vende vem 100% de energias renováveis.
Tal como ela, outros o fazem.

Há aí, portanto, qualquer coisa que falha no teu argumento.
Também em relação às pegada ecológica dos EVs ser maior que a dos VCI, tem muito que se lhe diga, mas não vou entrar em discussão porque depois era um ping-pong de troca de "estudos" e de informação "fidedigna" da net.
Daelim S3 125: Ago11->Jul12(14k) ; Maxsym 400i: Jul12->Mai13(21k) ; Maxsym 400i ABS: Jun13->Mai14(18k) ; Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
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Responder #496

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A miio é, segundo definição do site da empresa, " A miio é uma empresa dedicada exclusivamente à mobilidade elétrica.". Logo compra a energia tal como ela vem, venha de onde e como vier e seja obtida por qualquer processo, logo não pode garantir que o que fornece é 100% de origem renovavel. Puro marketing.... ela compra a água que vier do cano e revende.
Honda NC750x DCT, Yamaha Xmax 250, Yamaha Majesty 125, Yamaha XJ600S
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Novembro 03, 2021, 22:48:30, 22:48
Responder #497

ALCLCF

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Eu nunca disse que os combustíveis fósseis eram melhores ou mais baratos, nem tão pouco alguma vez manifestei repúdio aos veículos eléctricos.
O que eu defendo com conhecimento de causa é que os veículos eléctricos em nada melhoram a pegada de carbono (essa ideia sim é pura propaganda e um verdadeiro embuste) e que em breve será tão ou mais caro que andar de VCI.

Basta usar a lógica para perceber que um veículo que usa uma fonte de energia que resulta de outra fonte primária, não pode ser mais barato que um veículo que consome directamente a fonte primária...
A energia eléctrica em Portugal é maioritariamente produzida com recurso a fósseis.

É só isto que eu defendo...

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[/quote]

A razão é económica (ponto) E é económica, porque é mais barato e é mais barato porque é mais eficiente.

Uma central termoelétrica tem uma eficiência superior a um ICE, uma rede elétrica é muito mais eficiente que um camião cisterna, um motor elétrico é mais eficiente que um a combustão, etc, etc...

Portanto é económico porque gasta menos (muito menos) e com bonús....gasta-se da fonte que se quizer...inclusivé produção própria sem legislação por aí além, com ROI's de 4 a 10 anos.

Acho que dá para perceber onde vai chegar o custo menor por uma eficiência muito superior, certo? Chama-se menos emissões: https://fb.watch/92OqX7Jblf/

 

Novembro 03, 2021, 22:56:10, 22:56
Responder #498

Pianoman

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A miio é, segundo definição do site da empresa, " A miio é uma empresa dedicada exclusivamente à mobilidade elétrica.". Logo compra a energia tal como ela vem, venha de onde e como vier e seja obtida por qualquer processo, logo não pode garantir que o que fornece é 100% de origem renovavel. Puro marketing.... ela compra a água que vier do cano e revende.

Não é assim. A miio compra a energia em Espanha.
É preciso sabermos procurar a informação no local certo e não opinilar a partir de uma frase solta e generalizarmos.
O que escreveste demonstra ignorância sobre o funcionamento do SEN. O SEN é um sistema "fechado", em que a energia entra através da produção e sai através do consumo. Ao contratares energia verde, estás a garantir a injeçao de energia, através de fontes renováveis no sistema, independentemente de a energia que "fisicamente" consomes ser ou não de fontes renováveis, portanto, a diferenciação dá-se no momento da produção e não do consumo.
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Responder #499

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Amigo João,

O que diz essa reportagem para além do que se pode ler no texto, ou seja, que o valor a pagar nos carregamentos em postos públicos inclui uma percentagem alta de taxas e impostos?

Caro amigo Eu concordo contigo.
A questão é que os combustíveis fósseis não estão muito melhor...

Olha lá isto:


Dados:
(quase) 40 litros abastecidos!
71,44 euros gastos no total;

Desses 71,44 euros:
11,17 euros são de impostos (IVA);
25,52 de ISP;
1,6 euros (sobrecusto de 0,04 euros por litro);

Total de taxas, taxinhas e impostos: cerca de 38 euros, portanto, cerca de 53%

É pá...continuem a seguir o director da Turbo...
Eu nunca disse que os combustíveis fósseis eram melhores ou mais baratos, nem tão pouco alguma vez manifestei repúdio aos veículos eléctricos.
O que eu defendo com conhecimento de causa é que os veículos eléctricos em nada melhoram a pegada de carbono (essa ideia sim é pura propaganda e um verdadeiro embuste) e que em breve será tão ou mais caro que andar de VCI.

Basta usar a lógica para perceber que um veículo que usa uma fonte de energia que resulta de outra fonte primária, não pode ser mais barato que um veículo que consome directamente a fonte primária...
A energia eléctrica em Portugal é maioritariamente produzida com recurso a fósseis.

É só isto que eu defendo...

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A operadora miio garante que a energia que vende vem 100% de energias renováveis.
Tal como ela, outros o fazem.

Há aí, portanto, qualquer coisa que falha no teu argumento.
Também em relação às pegada ecológica dos EVs ser maior que a dos VCI, tem muito que se lhe diga, mas não vou entrar em discussão porque depois era um ping-pong de troca de "estudos" e de informação "fidedigna" da net.



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Amigo João,

O que diz essa reportagem para além do que se pode ler no texto, ou seja, que o valor a pagar nos carregamentos em postos públicos inclui uma percentagem alta de taxas e impostos?

Caro amigo Eu concordo contigo.
A questão é que os combustíveis fósseis não estão muito melhor...

Olha lá isto:


Dados:
(quase) 40 litros abastecidos!
71,44 euros gastos no total;

Desses 71,44 euros:
11,17 euros são de impostos (IVA);
25,52 de ISP;
1,6 euros (sobrecusto de 0,04 euros por litro);

Total de taxas, taxinhas e impostos: cerca de 38 euros, portanto, cerca de 53%

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O que eu defendo com conhecimento de causa é que os veículos eléctricos em nada melhoram a pegada de carbono (essa ideia sim é pura propaganda e um verdadeiro embuste) e que em breve será tão ou mais caro que andar de VCI.

Basta usar a lógica para perceber que um veículo que usa uma fonte de energia que resulta de outra fonte primária, não pode ser mais barato que um veículo que consome directamente a fonte primária...
A energia eléctrica em Portugal é maioritariamente produzida com recurso a fósseis.

É só isto que eu defendo...

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A operadora miio garante que a energia que vende vem 100% de energias renováveis.
Tal como ela, outros o fazem.

Há aí, portanto, qualquer coisa que falha no teu argumento.
Também em relação às pegada ecológica dos EVs ser maior que a dos VCI, tem muito que se lhe diga, mas não vou entrar em discussão porque depois era um ping-pong de troca de "estudos" e de informação "fidedigna" da net.

Pois o que vos falha é exactamente essa informação "fidedigna da NET"...
Eu trabalho no ramo da produção de energia eléctrica e a minha informação não vem da Net.

E esta questão das garantias dos operadores é tudo uma questão de cotas.
Em Portugal só há um produtor de energia eléctrica, todos os outros são apenas revendedores.
O único produtor de energia eléctrica em Portugal disponibiliza publicamente informação oficial sobre a origem da sua energia. Nos meses "bons" apenas 12% de toda a energia produzida em Portugal é de origens renováveis. De modo que afirmar que 100% da energia que se vende é de origens renováveis, só depende daquilo que o operador comercializa até completar a cota...
Mas agora sou eu que digo. Cada qual compra o que quer...

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Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas