Autor Tópico: Gasolina...a variação contínua dos preços!  (Lida 102073 vezes)

Agosto 30, 2022, 01:13:44, 01:13
Responder #650

dfelix

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4988
:palmas:
A gasolina polui menos e é mais barata à saída da refinaria!

Só que praticamente tudo o que consomes é transportado até aos locais de venda em veículos a diesel.
Assim como é o que faz mover a grande maioria dos transportes públicos.

Isso das palminhas é muito giro se ignorarmos o impacto que isto tem nos custos logísticos que no final acabam por ser pagos pelo consumidor.

Agosto 30, 2022, 15:14:17, 15:14
Responder #651

ALCLCF

• Visitante
décadas a financiar diesel....mas tenho porque carga de água? Nem para empresa tive diesel na última década!

Agosto 30, 2022, 16:00:38, 16:00
Responder #652

EML

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 338

Masculino
  • Marca Motociclo: Sym
  • Modelo Motociclo: Symphony 125 ST
  • Localidade: Norte

Só que praticamente tudo o que consomes é transportado até aos locais de venda em veículos a diesel.

Isso das palminhas é muito giro se ignorarmos o impacto que isto tem nos custos logísticos que no final acabam por ser pagos pelo consumidor.
As empresas não pagam o gasóleo ao mesmo preço do consumidor final. Há cartões frota e ajustes nos impostos...
Sym Symphony 125 ST (8/2018) - 2,65 l/100 km (23421 Km - 24/10/2024)

Agosto 30, 2022, 22:15:36, 22:15
Responder #653

SARider

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 828

Masculino
  • Texto Pessoal
    "Ride Free, Ride Safe!"
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1250RT
  • Localidade: Sintra
Desculpem lá pessoal, mas noticias de aumentos de preços de combustível ou outra qualquer fonte de energia não me dão quaisquer motivos para ficar contente, mesmo quando aparentemente possa pensar que não me tocará no bolso .
 Significa que mais de nós irão ficar com menos recursos disponíveis depois de encher o deposito de gasolina, diesel ou carregar baterias, já para não  falar que terá sempre impacto no aumento de preço de outros bens e serviços.
 Sinceramente não compreendo.

Os lucros das companhias de energia aumentam, os cofres do estado agradecem, e todos nós aplaudimos como se fossemos imunes, ou vivêssemos dentro de uma bolha.

Mas ok... há que respeitar opinião de cada um, por isso deixei também a minha.

Boas curvas a todos!

R1250RT [K52]

Agosto 30, 2022, 22:24:48, 22:24
Responder #654

2low

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 5394
  • Marca Motociclo: Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: Guerilla 450
  • Localidade: Almada
décadas a financiar diesel....mas tenho porque carga de água? Nem para empresa tive diesel na última década!

Existem alguns testes feitos por jornalistas/técnicos da área, credíveis e isentos (é certo que é discutivel conforme o que cada um acredita) que indicam que ainda existem determinados tipos de deslocação onde o Diesel é ainda bem mais eficiente no transporte de mercadorias.
Também indicam claramente que os eléctricos têm vindo a mudar para melhor e aos poucos conseguem justificar a sua aquisição mas não se pode generalizar que será bom para todos!
Actualmente pode justificar para alguns e para outros não é bem assim...
A transição por muito que se queira jamais será feita do dia para a noite e no entanto não significa que mesmo os eléctricos a médio prazo não sejam substituídos por outra coisa distinta...
Seria a 4ª vez que os eléctricos teriam insucesso...
Se bem que electrodomésticos e ferramentas eléctricas vieram para ficar!

As empresas não pagam o gasóleo ao mesmo preço do consumidor final. Há cartões frota e ajustes nos impostos...

Há situações em que bombas lowcost acabam por apresentar valores mais simpáticos e sem necessidade de recorrer às bombas premium com cartões de desconto/frota...
Posso dizer que no mês passado cheguei inclusivé a colocar gasóleo (ui sou um poluidor...) premium mais barato que o normal...  :corado:

Existem ainda os benefícios fiscais para deslocações que podem ser deduzidas mas nunca na totalidade, é uma pequena ajuda...
Mas isso tanto funciona numa Galp com cartão frota como numa Prio sem cartão cliente/frota...  ;)

Polémica à parte:
Continuo a achar uma demagogia em existir incentivos para aquisição de automóveis, quando nas cidades o cancro actual é mesmo o automóvel, seja a gasolina, a gasóleo ou eléctrico ou gás...
Talvez devesse sim existir incentivos para aquisição de bicicletas eléctricas ou bicicletas sem motorização acessória, trotinetes e afins... e deveria haver um forte investimento nos transportes publicos para incentivar a uma vida colectiva (que caracteriza o que é uma cidade) em vez de se incentivar a transportes particulares de incentivo ao umbigo próprio!

Desculpem lá pessoal, mas noticias de aumentos de preços de combustível ou outra qualquer fonte de energia não me dão quaisquer motivos para ficar contente, mesmo quando aparentemente possa pensar que não me tocará no bolso .
 Significa que mais de nós irão ficar com menos recursos disponíveis depois de encher o deposito de gasolina, diesel ou carregar baterias, já para não  falar que terá sempre impacto no aumento de preço de outros bens e serviços.
 Sinceramente não compreendo.

Os lucros das companhias de energia aumentam, os cofres do estado agradecem, e todos nós aplaudimos como se fossemos imunes, ou vivêssemos dentro de uma bolha.

Mas ok... há que respeitar opinião de cada um, por isso deixei também a minha.

Boas curvas a todos!

No seguimento do que ali disse atrás, "incentivo ao umbigo próprio", a sociedade actual está fragmentada e existe claramente um fraca ideia de coesão social, cada um para seu lado, serve a mim e os outros que se lixem, etc...
Será talvez altura de todos pensarmos um pouco e vermos que isto que os governos nos têm feito é colocar uns contra os outros...nisso era de dizer basta!
Uma manifestação geral seria uma forma de ver que a sociedade estaria saudável e que todos lutariam por justiça social em todos os campos e onde deveria prevalecer valores como humildade, respeito, cooperação, etc.
Mas temos infelizmente assistido apenas a manifestações isoladas, ora dos estivadores, ora dos camionistas, ora dos funcionários da tap, ora dos professores...
E posso dizer que infelizmente os Arquitectos são muito mal representados e que não têm voz...

Do que disseste acabaste por falar apenas de um pormenor que acho que tem mais a ver com o que acabei de dizer de forma "superficial generalizada"...
...fora todas as mudanças que temos assistido devido a factores externos: guerra, pandemia, etc...
« Última modificação: Agosto 30, 2022, 22:35:20, 22:35 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
E sempre com boa disposição!

(na realidade dá gozo puxar por ela pelo que é de contar uns 6Lt/100km)

Agosto 30, 2022, 22:59:17, 22:59
Responder #655

EML

• **

• 338

Masculino
Também sou apologista de bons transportes públicos. Tenho visitado outras cidades de países europeus e lá os transportes públicos funcionam bem e são baratos. Moro perto do Porto e o Metro é caro quando se compram títulos de transporte individuais. Acabo por ir sempre de carro por ser mais flexível e, com 2 a 3 pessoas, ficar mais barato. Só é apelativo para utilizadores frequentes com passe mensal.

Agosto 31, 2022, 00:31:05, 00:31
Responder #656

ALCLCF

• Visitante
Eu não falei de elétricos....falei de como empresa ter deixado o diesel há quase uma década! Elétricos só entraram há 2/3 anos por aqui.

Comecei a abominar diesel quando cá em casa comecei a ver o que eram FP, EGRs e injectores nas lonas (Audi, Opel), óleo contaminado a cada 5000km (belos cdti...) e quando comecei a guardá-los em garagem....o "aroma" que perdurava pela cave fora por mais de meia hora. Maravilhoso...

Portanto a solução foi....gasolina; o último um atmosférico (ainda hoje o motor é vendido sem FP) com 7.6L/100km em 68mil km de muita entrega/recolha a trocar pneus de 20 em 20 mil (coitadinho do diesel para lá chegar com saúde) :D
Portanto nem os veículos estavam em nome da empresa, nem combustível entrava na empresa, nem pneus, manutenção etc, zero benefícios fiscais mas zero dores de cabeça.

Fiquei anti diesel, sentimento reforçado desde que comecei a andar de mota...infelizmente não temos recirculação de ar. Dada as suas limitações só me voltaria a servir de um em uso frequente (e exclusivo) em viagens longas (portanto as limitações de cada tipo de veículo...depende da perspectiva e historial de cada um)  :convivio:

« Última modificação: Agosto 31, 2022, 00:32:53, 00:32 por ALCLCF »

Agosto 31, 2022, 12:05:19, 12:05
Responder #657

2low

• 5394
Eu não falei de elétricos....falei de como empresa ter deixado o diesel há quase uma década! Elétricos só entraram há 2/3 anos por aqui.

Comecei a abominar diesel quando cá em casa comecei a ver o que eram FP, EGRs e injectores nas lonas (Audi, Opel), óleo contaminado a cada 5000km (belos cdti...) e quando comecei a guardá-los em garagem....o "aroma" que perdurava pela cave fora por mais de meia hora. Maravilhoso...

Portanto a solução foi....gasolina; o último um atmosférico (ainda hoje o motor é vendido sem FP) com 7.6L/100km em 68mil km de muita entrega/recolha a trocar pneus de 20 em 20 mil (coitadinho do diesel para lá chegar com saúde) :D
Portanto nem os veículos estavam em nome da empresa, nem combustível entrava na empresa, nem pneus, manutenção etc, zero benefícios fiscais mas zero dores de cabeça.

Fiquei anti diesel, sentimento reforçado desde que comecei a andar de mota...infelizmente não temos recirculação de ar. Dada as suas limitações só me voltaria a servir de um em uso frequente (e exclusivo) em viagens longas (portanto as limitações de cada tipo de veículo...depende da perspectiva e historial de cada um)  :convivio:

Bem... a utilização pessoal de um veículo é uma coisa e outra completamente diferente são as frotas, onde normalmente os motoristas não têm os devidos cuidados e é tudo para partir - não é deles!
Engenheiros mecânicos esclarecem em vários locais que é uma aberração o ódio ao diesel só porque sim e demonstram que por A mais B, o diesel acaba sempre por ser mais eficiente na redução de emissões e que a tecnologia para fazer o mesmo efeito em gasolina é bem mais cara.
Como tudo acaba por ser um pouco pelo dinheiro despendido... como tu indicaste, acaba por ser algo relativo à utilização de cada um e por isso mesmo não se pode generalizar que Eléctrico é que é bom, afinal que Gasolina é que é bom e Na Na Diesel é que é bom...  ;)
Na prática são todos maus, dependem de fonte energia recarregável, ora por ligar à fixa ora por encher o depósito e no processo de produção de energia cinética (acho que é isso) pelo próprio veiculo ou no processo logístico de fornecimento de energia eléctrica, não existe uma energia totalmente limpa! Acabam todos por deixar a sua marca menos ecológica.
A transição vai acabar por ser em determinada altura algo à força e que vai deixar grande parte da população mundial à beira de um ataque de nervos...
...tanto que o que realmente polui o planeta em grande escala parece que não existe informação sequer do que se poderá estar a incrementar/exigir/fiscalizar:
-embarcações de carga e de turismo altamente poluidores
-aviões mais poluidores em funcionamento porque gastam menos combustível que outros menos poluidores...
-industria genérica

Agosto 31, 2022, 12:46:05, 12:46
Responder #658

ALCLCF

• Visitante
Não falei em utilização pessoal....repara que para mim isso é coisa rara. É que estou de férias...e estou a teclar do trabalho, para faturar duas caixinhas e disparar de mota a seguir ao almoço para entregas (quase a irem embora os emigras....Graças a Deus!).

As aparências enganam.
No meu trabalho os volumes são pequenos, portanto não preciso de uma Ducato Maxi para dizer (ou fazer parecer) que ando a trabalhar. Resumindo, tenho um mx5 e uma mota elétrica com um uso esmagador em trabalho, mas aparentemente, mesmo após explicação e como utilizador frequente da nacional 2....são de lazer, porque só veículos comerciais a diesel é que são bons, económicos e boas ferramentas para o efeito. Já estou habituado a esses discursos.

Eu como não tenho tempo para perder em transporte para depois dizer que andei a trabalhar muito.....na estrada, sei bem qual as ferramentas de trabalho com melhor custo/benefício :D

Setembro 01, 2022, 12:54:10, 12:54
Responder #659

2low

• 5394

Setembro 01, 2022, 13:44:11, 13:44
Responder #660

ALCLCF

• Visitante
E estes discursos?

https://www.razaoautomovel.com/2022/09/seguradora-axa-acidentes-automoveis-eletricos

Esse vem demonstrar que ao contrário do que os teóricos dizem, os elétricos não andam a gatinhar para carregadores nem a pastelar na estrada.

Portanto condiz com o meu discurso que são máquinas de uso e abuso e o diesel (e mesmo gasolina) não lhes chegam aos calcanhares para trabalho "despachadinho" 8)

Setembro 01, 2022, 14:50:20, 14:50
Responder #661

TMXR

• 4156

Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
E a tua opinião.

Mas deve mesmo ser só a tua  :D ou de outro fanático dos eléctricos.

Apontas tantos defeitos aos diesel, que vou te contar a minha experiência pessoal: convivo com diesel desde que tenho uns 5 ou 6 anos (tenho hoje mais de 50) Ainda me lembro que tinham um botão para aquecer as resistência e depois e que se podia dar a chave porque se não, não pegavam.

Ao contrário de vcs que expressaram surpresa quando eu escrevi há uns tempos que o diesel quase sempre foi mais barato do que a gasolina ainda me lembro de abastecer diesel a 50 escudos e de a gasolina na altura ser uns 80 paus.

Nessa altura o diesel era fumarento, pouco performances e pouco mais de 200 mil kms faziam sem o motor ser aberto.

Início dos anos 90 começam a aparecer os primeiros diesel “modernos”, e no final da década afirmou-se o casamento muito feliz dos motores diesel com a sobrealimentacao e são resolvidas uma série de problemas que transformam uma nova geração de motores em unidades performantes , elásticas, pouco ruidosas, sem fumo e sem praticamente vibrações.

A geração de motores que temos hoje são desenvolvimento dessa geração.

Em termos de fiabilidade, o diesel e extremamente robusto. Daí estes tipo de ciclo ser a motorização de praticamente 100% das soluções profissionais de mobilidade.

O único problema dos Diesel, são as normas que foram impostas numa altura em que a engenharia ainda não tinha as soluções necessárias para as implementar e muitos fabricantes cortaram curvas e outros tiveram de ser criativos de formas mais ou menos alternativas

Falas aí de uma série de problemas dos diesel… FP, EGR… são componentes que necessitam manutenção. Ainda recentemente fiz a manutenção do FP do meu BmW, foram 150€ em 250 mil kms. Achas muito?

Gasolina também tem catalisador e válvula de ar secundário. E daí?

Em 800 mil kms que 3 dos meus diesel mais activos tem nunca tive problema com uma EGR. Mas dou te a dica gratuita: 90% dos problemas que os carros tem de FP devem-se a 3 fatores: óleo de fritar batatas e intervalo de mudança excessivo, Quem usa o carro não o sabe conduzir e o último: o tipo de percurso utilizado não e o ideal.

Outros problemas: injectores? Por acaso tenho um carro que já precisou de os trocar. E um TD com 200 cavalos e 350 mil kms. Queres o que???? Os milagres são em Fátima  :D

Estas mesmo convencido que o eléctrico não vai dar problemas???? Vou te dar uma muito má notícia. E que ainda estás mais enganado no eléctrico do que estás no diesel  :D :D :D
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Setembro 01, 2022, 16:16:11, 16:16
Responder #662

ALCLCF

• Visitante
Desde 220d (w202); hdi (1.4 3x206 (um comercial); 2x307; 1x308 » 1.6); cdti (2xcorsa 1.3); w211 220cdi; w212 250cdi; b8 2.7tdi; c218 250cdi; ducato's (primeira geração 1.9D; segunda geração 2.5tdi e 2.8idTD)

A gasolina foram mais. As únicas aquisições diesel válidas (em retrospectiva) foram as ducato, mas isso era porque se faziam médias de ~30mil km num mês.

Vou aproveitar as semi férias para experimentar a plataforma do último hit a entrar no mercado (possivelmente o VE mais vendido dos próximos tempos), enquanto a malta discute teorias  :festa:

Setembro 01, 2022, 16:26:40, 16:26
Responder #663

2low

• 5394
Acho que fui eu que falei em FP, EGR,...  :blush:

No entanto dou razão ao ALCLCF quanto a performances dos veículos eléctrico, nisso já superam os valores da maioria dos diesel e mesmo gasolina ou híbridos...
... pelo menos em acelerações, recuperações e binário.
Em termos de potência são coisas distintas, lamento, uns são CV/HP, os outros KW...

No entanto, eu sou Velho do Restelo e gosto de usar uma caixa manua, ouvir o motor a puxar e a sentir-me agarrado ao "baquet".
E como sou pobre, não tenho dinheiro para a última novidade no mundo dos electrodomésticos de mobilidade eléctrica com certificação A++...  :D
Contento-te com um bom usado enquanto for possível e enquanto estiver satisfeito com ele.

Mas não escondo que se tivesse dinheiro o primeiro veículo eléctrico a entrar em casa seria uma das recentes Enérgica Ego  :love0001:
Em termos de automóveis estou ainda demasiado confuso e sem saber o que será melhor e que se encaixe nos meus gostos... entre híbrido gasolina, híbrido diesel, tradicional diesel turbo ou biturbo ou enveredar por um eléctrico que não me diz nada a não ser para ficar menos excluído de uma sociedade virada para as modas...
Mas isso sou eu.
E ainda não desisti da ideia da trotinete eléctrica ou uma pequena scooter eléctrica para as deslocalizações mais curtas...

Setembro 01, 2022, 17:58:26, 17:58
Responder #664

TMXR

• 4156

Masculino
Tanto carro e todos uma porcaria e dar carradas de problemas de FP, egr e injectores

E fita ducato a fazer 30mil por mês…. Ou seja 1000 por dia num carro que sustém 100 a 120 km/ de velocidade de cruzeiro em AE, todos os dias do mês

Ta serto…. Rendo-me a minha insignificante ignorância
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Setembro 01, 2022, 19:50:13, 19:50
Responder #665

SARider

• 828

Masculino
  • Texto Pessoal
    "Ride Free, Ride Safe!"
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1250RT
  • Localidade: Sintra
E enquanto por aqui se navega na maionese, a região autónoma dos Açores baixa preço diesel e gasolina para valores que fariam inveja aos espanhóis…
  Claro que por essas paragens é o governo autónomo a regular o preço. 
  Ainda por cima a descida é menor no diesel 14,3 cent, e maior na gasolina 15,4 cent. Assim todos ficam contentes… os anti diesel, os gasolina, os eléctricos e acima  de tudo, o pessoal vive um pouco melhor.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
R1250RT [K52]

Setembro 01, 2022, 22:26:28, 22:26
Responder #666

mneves

• 3092

Masculino
Por aqui a minha indignação é gastar o menos possível no carro da família,tendo toda a manutenção em dia e com material bom.
Aqui a média das férias,na segunda foto já tinha mais de 1000km e a média envergonha os sujos diesel.
Ah,já vao dizer tretas e mais tretas de como isto é possível e como foi feito....família, férias sem pressa,sem horários,sem estupidez,estradas nacionais a respeitar.
Carro a gasolina,sem turbo, japonês,feito no UK de 2016 .
membro numero 16

Setembro 02, 2022, 11:24:53, 11:24
Responder #667

TMXR

• 4156

Masculino
Fico contente em ver que o Marco já comprou um Cayenne igual ao do Nuno Agonia…  ::P: ::P:

Acho que sei a resposta mas quantos kms de AE e que fizeste aos 120 km/h de lei para ter essa média???

Acredito que um YT de sucesso, não precise de andar a fazer médias para ir de férias, mas quiseste dar o exemplo e agora vir fazer devida e merecida sinalização de virtude.  :D :D

Provavelmente não te deste conta, mas os custos da energia, alimentação e até de habitação aumentaram dramaticamente, muitos destes aumentos devido ao aumento artificial do preço do sujo diesel.

Não nos queres dar umas dicas? E que como o resto da plebe terei de baixar os custos de energia da minha casa pois é bem provável que irão aumentar ainda mais nos próximos meses.

Achas que passe a tomar banho uma vez por semana? Uma vez por mês? E para cozinhar? Achas que deva passar a comer a comida crua??? :D :D. Ou não comer pura e simplesmente? Qual seria o número de calorias mínimo legal? :D

Marco, ao contrário dos emocionados dos eléctricos, ninguém aponta nenhuma arma a ninguém para comprar um diesel.

Se o diesel não serve o teu perfil, serve de o de outros. Eu também vou de Lisboa a Madrid e gasto 5l / 100 de diesel.  E quase todas as minhas férias foram pagas com o sacrifício de evitar AE em deslocações de trabalho. So what???

Ate ao dia de hoje não há motorização melhor que o diesel para o uso profissional. Se estás alimentado hoje e porque uma série de máquinas cujo diesel e o seu combustível que desempenharam funções na cadeia de produção e distribuição.

Porque ao contario de outro cidadão parece achar, a comidinha que compras no Pingo Doce não chegou lá de Mx5 e moto eléctrica e no caminho para la, não parou meia dúzia de vezes na beira da estrada para trocar injectores, egrs e filtros de partículas.

Chamas o diesel de sujo, mas vou-te relembrar de uma coisa que uma pessoa culta automobilisticamente como tu deve saber, que e a invenção humana que matou mais pessoas na história da humanidade?  E que foi a gasolina, ou melhor o uso do chumbo como agente anti detonante na gasolina.

Claro que o teu carro atmosférico a gasolina não polui, a cada km saem uns quantos malmequeres pelo tubo de escape.

E tal e qual como os carros eléctricos dos emocionados do clima… a produção dos carros e das baterias não polui nada. Aliás, todos devíamos ter uma mina de cobalto no nosso conselho  :D :D :D

E também não dão problemas…. Os motores continental dos clios não queimam, os conversores ac-dc de certos Bmw também não, os problemas do I-Rex são mas línguas, e podia continuar…

Começa-me a dar ideia que a malta do clima e um bocado como a malta do sporting. Não se preocupam se o clube está bem ou mal, o drama deles e o Benfica.

Peço desculpa a todos pelo desabafo, nem me deveria ter postado ontem, até porque o nível de disparates ja exigia a intervenção de alguém com formação clínica que claramente nao possuo.

« Última modificação: Setembro 02, 2022, 11:27:17, 11:27 por TMXR »

Setembro 02, 2022, 12:10:24, 12:10
Responder #668

Cross

• Global Moderator

• 1141

Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: VFR800X (Crossrunner)
Isto não é nada complicado. Os preços dependem da oferta e da procura e a estabilidade dos mesmos depende dos factores que influencia as necessidades dos mercados.

Numa visão em que hoje em dia não é por excepção mas a regra (tudo é emergência, tudo alerta, tudo é mais prioritário que o outro...) ou gerir "à bombeiro" primeiro apagar os fogos depois logo se vê,... uma perspectiva totalmente disruptiva dos mercados incentivada pelo radicalismos de uns "idiotas" iluminados que na maioria são carneiros e "bottom feader" que apenas gerem votos.

O mundo funciona a gasóleo é um facto inegável.
A transição  tem que ser escalonada com alternativas ou seja dar tempo a se contruir alternativas que ainda não existem ou seja tem que existir tempo para equilibrar a oferta e a procura nas soluções novas e o abate de outras - dos dois lados da balança.

Esta politica de subir e descer preços semanais é uma aitentica palhaçada. Nenhuma risco para o produtor e tudo no consumidor que tem quebabsorverbas variações.
Na proxima semana vai descer  gasoleo  e gasolina ou seja porque subiu esta semana?! A não ser para proteger os interesses das empresas  petrolíferas que são os maiores lobbies dos eléctricos não percebo porquê...

Sent from my SM-G780F using Tapatalk

Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Setembro 02, 2022, 14:00:01, 14:00
Responder #669

TMXR

• 4156

Masculino
O problema do diesel e dos fósseis chama-se “agenda 2030”

E um conjunto de políticas a serem adoptadas pelos fantoches que estão a frente dos governos de cada país e de alguns outros fantoches que nem sequer são eleitos como é caso das chefias da UE e que foi decidida pelas elites mundiais, mais precisamente, pelos ultra mega milionários do fórum económico mundial, uma organização privada globalists que se acha no direito de decididir o que é melhor para cada um de nós.

E as ações para o reset ecológico, com uma meta de economia de carbono neutro em 2050, já começaram a muito, com os mais ricos do planeta a comprarem terreno agrícola e habitações e muito provavelmente com uma pandemia e uma guerra que foi devidamente planeada e plantada.

Eles vão continuar a viajar de jacto partícular e fazer uns voos de 20 minutos de turismo espacial, mas o Zé daqui por pouco tempo já não vai ter carro porque a carteira não lhe vai permitir. Acho mesmo que o Zé está tao empolgado com o clima que ainda não viu o quanto a vida dele vai andar para trás.

E será que vai funcionar?

O sacrifício vai ser inevitável, mas os resultados muito duvidosos

Setembro 02, 2022, 19:01:35, 19:01
Responder #670

Erza

• Motociclista: 1 estrela ❇

• *

• 19

Feminino
  • Marca Motociclo: FK Motors
  • Modelo Motociclo: Street Fighter 125
O problema do diesel e dos fósseis chama-se “agenda 2030”

E um conjunto de políticas a serem adoptadas pelos fantoches que estão a frente dos governos de cada país e de alguns outros fantoches que nem sequer são eleitos como é caso das chefias da UE e que foi decidida pelas elites mundiais, mais precisamente, pelos ultra mega milionários do fórum económico mundial, uma organização privada globalists que se acha no direito de decididir o que é melhor para cada um de nós.

E as ações para o reset ecológico, com uma meta de economia de carbono neutro em 2050, já começaram a muito, com os mais ricos do planeta a comprarem terreno agrícola e habitações e muito provavelmente com uma pandemia e uma guerra que foi devidamente planeada e plantada.

Eles vão continuar a viajar de jacto partícular e fazer uns voos de 20 minutos de turismo espacial, mas o Zé daqui por pouco tempo já não vai ter carro porque a carteira não lhe vai permitir. Acho mesmo que o Zé está tao empolgado com o clima que ainda não viu o quanto a vida dele vai andar para trás.

E será que vai funcionar?

O sacrifício vai ser inevitável, mas os resultados muito duvidosos

Então basicamente o que está escrito em cima é:
"Nunca vamos conseguir inverter a situação de emergência climática, por isso mais vale aproveitarmos enquanto pudermos, e especialmente garantirmos que o Zé aproveita também, não só os ricaços"

É mais ou menos isto?  :D  ;)

Setembro 02, 2022, 22:19:00, 22:19
Responder #671

TMXR

• 4156

Masculino
Possivelmente não iremos conseguir inverter a situação climática que temos agora.

Emergência é um termo seu (e muito provavelmente hipotético), promovido por quem nos doutrina diariamente.

Ainda me lembra de ver um filme "da desgraça ecológica do futuro" quando era pequeno que tinha uma animação em que 2020 Nova York ia estar alagada. Hoje a única agua a rodos que por la existe e do governador Democrata, a juntar a muita agua que jorra na California proveniente do governo estadual (mas isso e outra conversa)

Mas esta bem, para simplificar vamos considerar o estado do clima que todos desejamos como a utopia da economia carbono 0 de 2050

Ja agora,  esta familiarizada com a situação demográfica da  Europa e do resto do mundo? conhece a situação dos protestos dos agricultores Holandeses?  conhece o Climate Pulse Survey 2021 da Deloitte?? a queda catastrófica do Sri Lanka e das politicas que motivaram a ruina económica do pais??? sabe o que é o UBI?? CDBC??

Sendo muitos simplista na resposta, acredito que a única forma de melhorarmos o clima e tornando-nos todos mais ricos e educados. A solução a ser implementada vai custar muito e não estou a falar dos 178 triliões da solução delirante da Deloitte, estou a falar na vida de milhões de pessoas em países pobres e emergentes que dependem de uma económica sustentada em gás e carvão.

A energia que usamos e indispensável para termos vidas confortáveis e suportáveis. A redução e o aumento de preco que querem impor nessa energia, ira alterar dramaticamente a quantidade de produção de comida por exemplo o que motivara aumentos de preços que serão insuportáveis para muitos e devido a situação demográfica que a maioria dos paises ocidentais tem, nao teremos economias baseadas em crescimento devido a consumo, nem tao pouco ricas em capital como aconteceu ate agora.

Sem carro vivemos, passamos a andar de bicicleta. Mas a partir do momento em que a nossa preocupação principal passar a ser a próxima refeição, vai deixar de haver preocupação com o clima.  Tao simples quanto isto. Todos somos civilizados e sociáveis enquanto temos a barriga cheia e vidas com prosperidade. A partir do momento que estivermos desesperados e os nosso unico problema for a sobrevivência imediata, voltamos a ser aquilo que somos em primeiro lugar: animais.

Lembra-se da revolta dos agricultores na India há 2 ou 3 anos, ou como a maioria não deu por isso???   Viu a revolta no Sri Lanka o mês passado?? Entendeu a revolta dos agricultores Holandeses ou nem deu por isso nas noticas ( deviam estar a passar fakes news do Bolsonaro... que ja agora governa o único pais no mundo que teve deflação nos ultimos 3 meses... mas essas noticias sao abafadas)

Sabe quanto foi a redução de emissão de CO2 durante a pandemia, naqueles meses que todo o mundo esteve em casa???? Ja li 15. Ja li 17 e ja li 20%.

Acredita sinceramente que a Austrália vai conseguir fazer uma redução de emissões de + de 40% nos próximos 8 anos como se propôs recentemente???

Entretanto, tenho de pedir desculpa a todos pelas minhas participações neste tópico. Quem me conhece sabe a minha sede e busca de conhecimento e pragmatismo e sinceramente , tenho mais que fazer com o meu tempo do que estar a ler chorrilhos de disparates. A vida é curta e precisa ser vivida, e para ser vivida precisamos fazer aquilo que gostamos mais e uma das coisas que gosto mais de fazer é andar de moto. Tenho mais que fazer do que perder tempo ou boa disposição com pessoas que parecem mais preocupadas com as escolhas dos outros do que em viver e gozar a sua vida e as suas escolhas.

Amanha ou depois irei apagar os meus posts neste tópico e ainda iriei partilhar mais algumas coisas por aqui mas a medio prazo, por insatisfação com a maioria dos conteúdos do CPMotos irei abandonar o fórum. Tal não se deve a qualquer inimizade ou conflito com qualquer membro, não estarmos de acordo é natural e desejável num mundo e num forum que se pretende o mais plural possivel.  Trata-se sim de passar a dedicar tempo a outros projectos que me trazem uma maior realização pessoal. Abraço a todos e peco desculpa se alguma palavra possa ter causado

E ja agora, isto também não e nada contra os elétricos. Já tive carro elétrico e neste momento tenho uma moto elétrica já há cerca de um mes, portanto, nao se trata de ser "velho do restelo". Comprei porque reconheço as qualidades, da mesma forma que reconheço as limitações. E comprei porque quero saber como é, porque a coisa que mais detesto é aqueles pessoas que nao sabem nada mas tem certeza de tudo  :D :D 

« Última modificação: Setembro 20, 2022, 15:27:45, 15:27 por TMXR »

Setembro 02, 2022, 22:34:55, 22:34
Responder #672

Erza

• Motociclista: 1 estrela ❇

• *

• 19

Feminino
  • Marca Motociclo: FK Motors
  • Modelo Motociclo: Street Fighter 125
Olá TMXR,

Peço desculpa se o meu comentário meio a brincar ofendeu de algum modo. Foi uma forma de "graçola" para abordar o tema. Mas precisamente por pensar de outro modo é que gostaria de debater mais o assunto.

Gostaria que não apagasse os seus comentários, mas claro que é a sua escolha. Penso ser mais enriquecedor poder haver um debate entre pontos de vista bem diferentes, podemos ambos aprender algo com isso.

Não sou climatóloga,mas estudei biologia e tive por isso algum contacto com informação sobre as alterações climáticas, e custa-me ver que muito boa gente desvaloriza e acha que é tudo um grande exagero.

Gostaria de responder mais tarde com mais tempo, até porque alguns dos pontos que levantou não conheço, mas fiquei curiosa de ir ver do que se trata (só assim podemos ter uma conversa. Sabendo do que ambos estamos a falar).

E sim, acho que o que nos liga a todos aqui é gostarmos de andar de mota, de resto, podemos ter opiniões diferentes e discuti-las de forma salutar
 ;)

Setembro 02, 2022, 23:33:12, 23:33
Responder #673

Sapiens21

• 18434

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Do que li até agora...trata-se de debate.

Não vejo razão alguma para eliminar posts.

Haver opiniões distintas faz parte de um fórum.
Não há razão para se tomar a questão como pessoal.  :nice:

Vamos tentar direccionar o fórum num sentido mais 'motociclístico' e com a participação de todos.  :)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Setembro 03, 2022, 07:03:56, 07:03
Responder #674

mneves

• 3092

Masculino
Falaram de energia em casa e dos custos , falaram também da minha pessoa
Não quero ser gozado e explicar como consigo ter tudo eléctrico em casa,não tenho gás,e pago faturas abaixo dos 50€ mensais ,fiz uma vez deixando o refeitório duma empresa a olharem calados,não faço mais pois o anormal na sociedade sou eu,por isso ando a colidir com isto tudo , é melhor ficar quieto e calado e ir gozando.
membro numero 16

Setembro 03, 2022, 09:50:11, 09:50
Responder #675

TMXR

• 4156

Masculino
Olá TMXR,

Peço desculpa se o meu comentário meio a brincar ofendeu de algum modo. Foi uma forma de "graçola" para abordar o tema. Mas precisamente por pensar de outro modo é que gostaria de debater mais o assunto.

Gostaria que não apagasse os seus comentários, mas claro que é a sua escolha. Penso ser mais enriquecedor poder haver um debate entre pontos de vista bem diferentes, podemos ambos aprender algo com isso.

Não sou climatóloga,mas estudei biologia e tive por isso algum contacto com informação sobre as alterações climáticas, e custa-me ver que muito boa gente desvaloriza e acha que é tudo um grande exagero.

Gostaria de responder mais tarde com mais tempo, até porque alguns dos pontos que levantou não conheço, mas fiquei curiosa de ir ver do que se trata (só assim podemos ter uma conversa. Sabendo do que ambos estamos a falar).

E sim, acho que o que nos liga a todos aqui é gostarmos de andar de mota, de resto, podemos ter opiniões diferentes e discuti-las de forma salutar
 ;)

Não me ofendeu.

Não nego as alterações climáticas antropogénicas. Mas estamos a fazer nada de mal ao planeta. Ele vai continuar aqui rodando a volta do sol, as condições de vida humana no planeta é podem deixar de ser viáveis e ai ou evoluímos como espécie ou então somos extintos.

Não sei nem tenho conhecimentos para avaliar se existe "emergência" climática ou não, mas tenho muitas duvidas sobre a legitimidade e reais "boa intenções e interesses" por parte de todos os actores da área ecológica e do sector de energia. E nem falo apenas da extração, refinação e comercialização de produtos petrolíferos, estas empresas sao metidas numa serie de outros negocios "ambientais" (aquelas fabricas extratoras de CO2 da atmosfera sao um bom exemplo)

Mas ja entendi e disso nao tenho qualquer duvida, que todo este movimento é uma excelente oportunidade para ganhar dinheiro, muito dinheiro. O sector energético nunca ganhou tanto. E também sao uma excelente oportunidade para instaurar governancas globais e obrigar as pessoas a fazer praticamente tudo, sem que haja qualquer justificação para isso, instaurando politicas totalitárias, as quais sou totalmente oposto.

A solução climática só terá sucesso com ação individual e local. Os esforços coletivistas estão condenados ao insucesso. De nada serve andarmos a não poluir aqui na Europa e com medidas para limitar o lixo de plástico, e depois o exportar para um fim do mundo qualquer se depois o resto do mundo não faz o mesmo esforço e se o plástico usado que exportamos é despejado num qualquer rio e inevitavelmente vai parar ao mar.

Também não faz sentido termos aqui uma serie de regras ambientais, e depois importamos tudo da China e as coisa sao la fabricadas sem qualquer regras e sem quaisquer cuidados.

Tao pouco faz sentido mantermos uma economia de "low cost" onde tudo e descartável e trocamos de mobília, TV, Smartphone, etc a cada ano.

Certo que o meio de transporte individual também é poluente, mas que sentido terá estarmos a proibi-lo neste momento em que não existe alternativa de mobilidade elétrica, quando por exemplo vivemos num pais pequeno e que apenas a poluição dos navios de cruzeiro que passam nas nossas aguas somam 80x a poluição do nosso parque automóvel inteiro.

E mesmo a transição para o elétrico, é uma panaceia. Os centros das cidades ficarão certamente menos poluídos, mas a poluição continuara a somar, porque o minério para a sua construção e para as suas baterias terá de ser minerado, a um custo ambiental pesado, e a energia para carregar as baterias terá de ser produzido e nem toda será produzida de forma limpa.

A perseguição da meta de 2050, que sinceramente ainda nem entendi, é uma utopia.

Setembro 03, 2022, 11:39:16, 11:39
Responder #676

pjmartinho

• 1629

Masculino
  • Texto Pessoal
    texto
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: FJR1300
  • Localidade: Na praia
Não me ofendeu.

Não nego as alterações climáticas antropogénicas. Mas estamos a fazer nada de mal ao planeta. Ele vai continuar aqui rodando a volta do sol, as condições de vida humana no planeta é podem deixar de ser viáveis e ai ou evoluímos como espécie ou então somos extintos.

Não sei nem tenho conhecimentos para avaliar se existe "emergência" climática ou não, mas tenho muitas duvidas sobre a legitimidade e reais "boa intenções e interesses" por parte de todos os actores da área ecológica e do sector de energia. E nem falo apenas da extração, refinação e comercialização de produtos petrolíferos, estas empresas sao metidas numa serie de outros negocios "ambientais" (aquelas fabricas extratoras de CO2 da atmosfera sao um bom exemplo)

Mas ja entendi e disso nao tenho qualquer duvida, que todo este movimento é uma excelente oportunidade para ganhar dinheiro, muito dinheiro. O sector energético nunca ganhou tanto. E também sao uma excelente oportunidade para instaurar governancas globais e obrigar as pessoas a fazer praticamente tudo, sem que haja qualquer justificação para isso, instaurando politicas totalitárias, as quais sou totalmente oposto.

A solução climática só terá sucesso com ação individual e local. Os esforços coletivistas estão condenados ao insucesso. De nada serve andarmos a não poluir aqui na Europa e com medidas para limitar o lixo de plástico, e depois o exportar para um fim do mundo qualquer se depois o resto do mundo não faz o mesmo esforço e se o plástico usado que exportamos é despejado num qualquer rio e inevitavelmente vai parar ao mar.

Também não faz sentido termos aqui uma serie de regras ambientais, e depois importamos tudo da China e as coisa sao la fabricadas sem qualquer regras e sem quaisquer cuidados.

Tao pouco faz sentido mantermos uma economia de "low cost" onde tudo e descartável e trocamos de mobília, TV, Smartphone, etc a cada ano.

Certo que o meio de transporte individual também é poluente, mas que sentido terá estarmos a proibi-lo neste momento em que não existe alternativa de mobilidade elétrica, quando por exemplo vivemos num pais pequeno e que apenas a poluição dos navios de cruzeiro que passam nas nossas aguas somam 80x a poluição do nosso parque automóvel inteiro.

E mesmo a transição para o elétrico, é uma panaceia. Os centros das cidades ficarão certamente menos poluídos, mas a poluição continuara a somar, porque o minério para a sua construção e para as suas baterias terá de ser minerado, a um custo ambiental pesado, e a energia para carregar as baterias terá de ser produzido e nem toda será produzida de forma limpa.

A perseguição da meta de 2050, que sinceramente ainda nem entendi, é uma utopia.

Há por aqui um tópico sobre "ambientalismo" onde escrevi as minhas ideias sobre o tema um bocado alinhadas com estas e, na altura apareceram uns eco-warriors todos zangados. Deixei de entrar nestas discussões "teologicas fundamentalistas" uma vez que cada um (por enquanto) é livre de pensar, e acreditar, no que quiser.

Falaram de energia em casa e dos custos , falaram também da minha pessoa
Não quero ser gozado e explicar como consigo ter tudo eléctrico em casa,não tenho gás,e pago faturas abaixo dos 50€ mensais ,fiz uma vez deixando o refeitório duma empresa a olharem calados,não faço mais pois o anormal na sociedade sou eu,por isso ando a colidir com isto tudo , é melhor ficar quieto e calado e ir gozando.

Marco, tens de me me explicar como consegues isso (não estou a gozar) pois já vivi numa casa onde também não tinha gás (era tudo electrico) e não me livrava de contas de electricidade que, no mínimo, eram de 130€/mês. Como estou em vias de mudar de casa novamente, este é um assunto que me interessa.

Para não estar a poluir este tópico com assuntos que não têm nada a haver com ele, podes responder por PM ou mesmo por telefone pois trocamos os nossos numeros no passado.

Setembro 03, 2022, 12:45:30, 12:45
Responder #677

Cross

• Global Moderator

• 1141

Masculino
Sabemos que estes temas estão na ordem do dia e que são complexos de natureza. Isso não significa que não se possa debater e exprimir a opinião de cada um. O forum é constituído pelos seus membros e  sempre o vi e vivi numa perspectiva de pluralismo político, religioso ou outro qualquer respeitando todos os membros primeiro e das suas opiniões ebdepois o resto...apesar de não concordar com as mesmas e acreditem que são muitas, acabo por exprimir igualmente a minha opinião e isso não significa renegar as outras. Portanto não me interessa as cores, as crenças ou os credos de cada um a não ser reconhecer o valor dos mesmos. Acho que do pluralismo sempre se ganha mais do que se perde é o grande problema dos governos não terem representação de todos. Não confundir com democracia.

Para não ser totalmente fora de tópico.

Cá em casa é diesel, todos a comer 9 e 10 litros.
Mota é 98oct a 6.5 mas quando anda com a válvulas todas gasta 9 lts e reconheço sou mais feliz.

Próximo talvez seja híbrido porque sofro de "range anxiety" e não tenho idade para andar a stressar com isso e com problemas de tenra idade.

Sobre o resto faço a minha parte, mas sou céptico como disse outras vezes.
Dar a volta a isto do planeta vai ser impossível porque está na natureza humana.

Fazendo um quote do autor do filme terminator. "We never had a chance"

Vou queimar mais uns hidrocarbonetos...

Setembro 03, 2022, 13:26:27, 13:26
Responder #678

2low

• 5394
TMXR,

Vamos lá a ver se nos entendemos... Velho do Restelo sou eu  ::P:
Mas se quiseres podes ser só velho.  :D

De resto, deixa-lá o pensamento de de novo saíres do fórum. Não sejas palerma!
A tua contribuição no tópico é clara, seria mau sempre o mesmo monólogo daquilo que entendi serem os "ecowarriors", tal como lhes chamou o pjmartinho, porque se é debate que seja real e com todas as vertentes possíveis... todas são válidas mas se uns têm uma postura arrogante "eu é que sei" a moderação poderia/poderá intervir para moderar e encaminhar o debate no bom caminho...
Caso contrário é aquilo que já tantas vezes aqui vimos...

Mneves, em vez de PM com o pjmartinho pediu, não te acanhes e partilha a tua experiênci, certamente que haverá muitos interessados no que tenhas para dizer, eu inclusive, afinal energia e custos é a ordem do dia.

De resto, uma boa discussão (debate) sabe bem ler, obrigado a todos os intervenientes.
 :cool:

nota: ACLCF também gosto do teu ponto de vista, pode é não me servir a mim para já 🤣
« Última modificação: Setembro 03, 2022, 14:23:48, 14:23 por 2low »

Setembro 03, 2022, 14:23:16, 14:23
Responder #679

ALCLCF

• Visitante
A piada é ver num forúm de motas ver o enviesamento diesel e cantarem histórias de embalar a quem já passou por tudo (excepto GPL)...Fico sem perceber se é 1 de Abril :D

Monotonias à parte, ar puro este fim de semana no Caramulo. Só não sei qual das máquinas de trabalho vou levar  :stuck_out_tongue:

Setembro 03, 2022, 14:26:40, 14:26
Responder #680

2low

• 5394
A piada é ver num forúm de motas ver o enviesamento diesel e cantarem histórias de embalar a quem já passou por tudo (excepto GPL)...Fico sem perceber se é 1 de Abril :D

Monotonias à parte, ar puro este fim de semana no Caramulo. Só não sei qual das máquinas de trabalho vou levar  :stuck_out_tongue:

É pena esta coisa do ambiente porque não chegámos a ver motos a diesel, só mesmo um protótipo tipo trail ainda antes de 2018...

O teu mx5 é eléctrico? desconhecia...
 :cool:

nota: a malta é ainda toda binária "gasolina ou diesel" e só uma pequena parte é não binária  :D
« Última modificação: Setembro 03, 2022, 14:29:05, 14:29 por 2low »

Setembro 03, 2022, 16:58:08, 16:58
Responder #681

Cross

• Global Moderator

• 1141

Masculino

Se já passaste por tudo, podes ajudar quem ainda não passou.
Eu não sei mas talvez alguns tenham passado mais por "tudo" que tu aqui...

Maquinas de trabalho!? Comute para o trabalho ou férias... Ou eu não percebi ou tu não percebeste...

Ecowarrior já sei que o companheiro não é, é mesmo a carteira que te motiva como alias 99% dos adeptos dos EVs. Estas de acordo comigo alias tu já o disseste. De todos pelo menos 50% deles até baterem com a mão na mesa de cabeceira e acordaram para a realidade que saltaram antes do tempo e sem rede, ou outros 50% pois o orgulho não deixa falar ou podem pagar...por isso que paguem esses não faz mal.

A apple vai lançar um carro EV e anda a testar o mercado. Eu vou já comprar stock, escrevam para depois não dizerem que não vos alertei...

« Última modificação: Setembro 03, 2022, 17:31:45, 17:31 por Cross »

Setembro 03, 2022, 20:08:37, 20:08
Responder #682

ALCLCF

• Visitante
Qualquer um destes veículos permite um custo por km baixo sem dores de cabeça na oficina....e ao mesmo tempo doses de diversão qb. Portanto além de excelentes para transportes urgentes (volumes pequenos), dão para uma pessoa se divertir.
Eu não faço os km em commute para o trabalho (moro a 3km, brevemente 260m), faço entregas de dispositivos médicos a título de urgência, diariamente, muitas vezes várias vezes ao dia.
Portanto a escolha de veículos é fácil (poupados, fiáveis e que curvem alguma coizita porque nacionais são muitas)

Férias, nos últimos 6 anos dignas desse nome, só fiz uma vez que isto é trabalho sempre para ontem e foi porque ofereceram :D.

Tirando estas férias de ~3500km (com uma média de 5.9L/100), fiz uma vez a n2 uns ocasional trackdays e tiradas de madrugada a solo nas serranias na zona para espairecer...portanto dou de borla 7000km. Os outros 60000km entregas/recolhas.

Eu não compro veículos pela moda (nunca tive um Apple na vida), compro aquilo que acho que me oferece o que pretendo. E quando tenho dúvidas se irá servir o propósito e para não me qu€imar arranja-se um "espelho" (comprei uma supersoco pre pandemia e fiz-lhe 3600km, todas as entregas dentro da cidade lá ia ela....foi suficientemente exaustivo para perceber como um VE iria servir ou não, incluindo passar a trabalhar com 2 rodas)

Portanto gosto de moer e remoer antes de ter a certeza que o veículo x serve e o comprar. E estes dois serviram e servem para trabalhar, mesmo quando o preço de combustível (e o diferencial diesel vs gasolina) era outro.

Setembro 04, 2022, 08:33:46, 08:33
Responder #683

mneves

• 3092

Masculino
Então para não entrar muito em off topic irei criar outro sobre eficiência energética,para partilharmos experiências...
Finalizando só com mais uma experiência feita ontem, tendo ido com a família a Santarém, coloquei o trio e computador de bordo a zero e ...vamos ver o que marca em ae a velocidades estabilizadas de 120 kmh ;saído de sintra pelo ic 19 em direção a Lisboa para apanhar a a1 sem passar dos 100kmh ,o legal na via em questão e usando Cruise control,ficamos entre os 3.7 e 4.5lt/100km,depois aí chegar ao destino marcava 5lt ou seja num gasolina a velocidade de 120 é muito bom.
Na volta subiu aos 5.1 até casa pois apanhei um acidente no ic 19 com cortes de via.
Agora não vale a pena nos estarmos todos a criticar,a ser ambientalistas quando o principal problema de tudo somos sempre nós, nós enquanto não aceitamos mudanças,não aceitamos mudar, tentar....o ser humano é o problema.
Entretanto os combustíveis vão baixar na próxima semana segundo já verifiquei.
membro numero 16

Setembro 04, 2022, 19:42:42, 19:42
Responder #684

2low

• 5394

Setembro 05, 2022, 11:30:33, 11:30
Responder #685

EML

• **

• 338

Masculino
Então para não entrar muito em off topic irei criar outro sobre eficiência energética,para partilharmos experiências...
:palmas: Ótima ideia! :palmas:
Obrigado, vai ser uma grande ajuda nestes tempos de crise energética! :bandeiraportugal:

Setembro 05, 2022, 12:20:24, 12:20
Responder #686

TMXR

• 4156

Masculino
Finalizando só com mais uma experiência feita ontem, tendo ido com a família a Santarém, coloquei o trio e computador de bordo a zero e ...vamos ver o que marca em ae a velocidades estabilizadas de 120 kmh ;saído de sintra pelo ic 19 em direção a Lisboa para apanhar a a1 sem passar dos 100kmh ,o legal na via em questão e usando Cruise control,ficamos entre os 3.7 e 4.5lt/100km,depois aí chegar ao destino marcava 5lt ou seja num gasolina a velocidade de 120 é muito bom.
Na volta subiu aos 5.1 até casa pois apanhei um acidente no ic 19 com cortes de via.
Agora não vale a pena nos estarmos todos a criticar,a ser ambientalistas quando o principal problema de tudo somos sempre nós, nós enquanto não aceitamos mudanças,não aceitamos mudar, tentar....o ser humano é o problema.
Entretanto os combustíveis vão baixar na próxima semana segundo já verifiquei.

:palmas: :palmas: :palmas: :palmas:

5.1. excelente.

Sei bem que o companheiro não anda a poupar por estar estar a beira da sua capacidade económica como caso da maioria dos Portugueses, mas porque é um digital influencer de sucesso que gosta de dar o exemplo. E para sinalizar virtude que é o que da os likes e os subs  :nice: :nice:

A minha tia Graciete que é muito viajada este ano foi numa excursão de camionete para a Alemanha, Polonia, Rep Checa e Eslovaquia e disse-me que nunca tinha visto pilhas de madeira tao grandes a porta das pessoas. E olhe que ela e viajada.

Parece que la faz muita frio e 80% das casas sao aquecidas a gas no Inverno porque se não morrem congelados. Se puder dar umas dicas sobre o que é que eles nessas zonas e em outras podem fazer para ficarem quentinhos sem aumentar os CO2, também lhe fico muito grato  :nice: :nice:

Setembro 05, 2022, 12:27:25, 12:27
Responder #687

2low

• 5394
Boa disposição é o que se gosta e esta última intervenção está deliciosa!
 :lolol:

Normalmente é no carnaval que se costuma dizer "é carnaval ninguém leva a mal" mas acho que se aplica e deveria aplicar por aqui, sempre!

Desejo um excelente dia ao senhor doutor e ao agricultor, logo levanto um copinho 1927 à vossa saúde, no bom sentido, porque hoje fizeram-me rir como à muito não sucedia, e logo hoje que o dia está a a ser uma cagada, inclusive já dei uma pequena arrochada com o turbo diesel na traseira de um depósito diesel para aí de 800lt (camião tir) que decidiu fazer marcha atrás numa curva depois de não contar com o candeeiro que já estava a se raspar... pelo meio, já lixado com o sucedido e a pensar para mim "não há maneira dos aborrecimentos pararem", dou comigo a olhar para o lado e vejo escrito numa parede "Deus te ama",  eu que não sou nada religioso pensei logo, foudace, isto agora é para me sentir abençoado por algo que ainda muitos acreditam que existe ou devo ficar preocupado com um tal Deus que deve ser não binário?!  :D

Para finalizar... bem hajam!

Editado:
... fui trabalhar

« Última modificação: Setembro 05, 2022, 17:56:59, 17:56 por 2low »

Setembro 05, 2022, 13:39:11, 13:39
Responder #688

mneves

• 3092

Masculino
Não sei se será boa disposição ou algo mais...contra....
Prefiro pensar na boa disposição
membro numero 16

Setembro 05, 2022, 20:50:47, 20:50
Responder #689

Sapiens21

• 18434

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Acaba de ser anunciado...

Nos combustíveis, é prolongada até ao final do ano a suspensão do aumento da taxa de carbono, a devolução da receita adicional de IVA e redução do ISP.

Tenho ideia que a medida tinha como 'prazo' este mês de Setembro, mas foi prolongado atendendo à escalada no preço da energia.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Setembro 06, 2022, 17:59:15, 17:59
Responder #690

ALCLCF

• Visitante
Painéis e contador analógico....a malta sem estudos tem analógico....e dentro de casa!

Bate qualquer bateria....desde que não andem a falar com a DGEG 8)

Setembro 06, 2022, 19:17:54, 19:17
Responder #691

TMXR

• 4156

Masculino
Acaba de ser anunciado...

Nos combustíveis, é prolongada até ao final do ano a suspensão do aumento da taxa de carbono, a devolução da receita adicional de IVA e redução do ISP.

Tenho ideia que a medida tinha como 'prazo' este mês de Setembro, mas foi prolongado atendendo à escalada no preço da energia.

Este governo é uma malha...

"Vamos dar um pacote de ajuda à crise"...   a ajuda é que não lhes vamos aumentar os impostos  :D :D  :palmas: :palmas: :palmas:

E tipo ver um velhote a subir uma longa escadaria com 2 baldes de massa em cada mao e dizer-lhe... "amigo, vou-lhe dar uma enorme ajuda: nao o vou obrigar a carregar tambem um saco de cimento as costas"  :D :D :D

É desta comedia que o povo gosta  :nice: :nice: :palmas: :palmas: :convivio: :convivio:

Setembro 07, 2022, 13:38:09, 13:38
Responder #692

dfelix

• 4988

Os cartões de frota não conferem diretamente preços mais baixos.
Servem para "contornar" do ponto de vista fiscal.
Um pouco à semelhança do que acontece com os subsídios de alimentação em cartão.
Ou os programas da TV que oferecem prémios monetários.. em cartão.

Nessa altura o diesel era fumarento, pouco performances e pouco mais de 200 mil kms faziam sem o motor ser aberto.

Não concordo com a última parte...  :-\
A generalidade dos diesel atmosféricos eram motores subaproveitados.
E isso é perfeitamente visível nos 190D desta vida.
Tantos que já fizeram praça e hoje continuam a circular.

Só quando começaram a ser sobrealimentados é que o material realmente começou a perceber o que era esforço.

« Última modificação: Setembro 17, 2022, 22:51:04, 22:51 por ModeradorB »

Setembro 07, 2022, 14:30:12, 14:30
Responder #693

TMXR

• 4156

Masculino

Não concordo com a última parte...  :-\
A generalidade dos diesel atmosféricos eram motores subaproveitados.
E isso é perfeitamente visível nos 190D desta vida.
Tantos que já fizeram praça e hoje continuam a circular.

Só quando começaram a ser sobrealimentados é que o material realmente começou a perceber o que era esforço.

Nos casos dos 190D e de muitos outro Mercedes tens toda a razão, aquilo fazia milhões de kms, fruto da tal mecânica robusta e fiável por se extrair muito pouco potencial do motor. Geralmente eram motores de muita cilindrada e valores absolutos baixos de potencia e binário (e que rodavam a baixas RPMs)

As aberturas de motor, falo por experiencia. Vi muito motor dessa época ser aberto ca em casa... Renault Diesel de 2048cc, o 2.3 que foi uma das motorizações utilizada pela Peugeot durante o inicio dos anos 80, e posteriormente mesmo o 1.6 VW teve de ser aberto e esse já era TD, o turbo também teve de ser intervencionado.

Na minha opiniao, tal deveu-se não só as tolerâncias e nível de engenharia não estar na altura ao nível atual, mas também a qualidade dos lubrificantes estar muito abaixo daquilo que é possivel hoje.

O motor que lhe deu seguimento ca em casa foi um 1.9 TDi também VW e para mim foi um dos melhores motores em termos de utilização, performance e economia e vendi esse carro com cerca de 500 mil Kms, muita coisa no carro já não funcionava, mas o motor estava praticamente igual a novo. Apenas gastou uns 3 ou 4 sensores de massa de ar.

Com outro diesel também aconteceu uma historia semelhante... apenas vendi porque o carro já estava bem cansado e tinha-se partido o cardan do diferencial traseiro. (portas, tablier partido, estofos furados) mas o motor com cerca de 600 mil Kms estava impecável (Iveco Daily)

Não sao "historias de embalar" e muito menos "mentiras". A gasolina também tive uns quantos, mas não foram usados para utilização profissional como estes foram.  :nice:

Setembro 07, 2022, 23:39:18, 23:39
Responder #694

dfelix

• 4988
... e posteriormente mesmo o 1.6 VW teve de ser aberto e esse já era TD, o turbo também teve de ser intervencionado.

Este CLD mk1 usa a versão atmosférica desse motor:

(sim, tem 4 farois como o mk2 mas foram adaptados)

Andei uns tempos com ele quando tirei a carta em 1997.
Tinha cerca de 450 mil km. E começou a perder compressão uns tempos mais tarde já depois de ultrapassar os 500 mil km.
O motor foi revisto e desde aí continua em uso até aos dias de hoje.
Mas como se vê bem na foto... marca território!

Não sei quantos quilómetros terá, pois o quadrante avariou pouco depois dos 600 mil.
Andou uns anos assim, até começarem a aborrecer por isso na inspecção.
E isto já foi há uns 15 anos atrás.
Acredito que tenha já mais de um milhão.

O motor que lhe deu seguimento ca em casa foi um 1.9 TDi também VW e para mim foi um dos melhores motores em termos de utilização, performance e economia e vendi esse carro com cerca de 500 mil Kms, muita coisa no carro já não funcionava, mas o motor estava praticamente igual a novo. Apenas gastou uns 3 ou 4 sensores de massa de ar.

Tirei esta foto na semana passada.

Há uns tempos para cá tem começou a aparecer as primeiras chatices.
Mas coisas simples, obviamente resultantes de desgaste.
E sensor de massa de ar.. está a pedir o terceiro há alguns tempos.

Também já marca território. Perde um bocadinho pelo turbo que vai depois acumulando no resguardo.

Não sao "historias de embalar" e muito menos "mentiras".

Mas eu acredito em ti.  :D
Há 23 anos que vou usando exatamente o mesmo carro.
O meu pai mantém o mesmo há quase 40!

Quando penso nisto, a primeira coisa que me ocorre é que nenhum fabricante beneficia disto.
A segunda coisa é ao preço que custa o diesel hoje...  chegar a estes valores é um investimento de milhares de euros!

« Última modificação: Setembro 07, 2022, 23:45:04, 23:45 por dfelix »

Setembro 08, 2022, 06:39:26, 06:39
Responder #695

TMXR

• 4156

Masculino
Excelentes recordações porque também foi o carro com que fiz a instrução  :D

Esse motor da VW estava numa Passat de 89 ou 90. Era a versão TD de 80 cavalos se não estou enganado. Fez 330 mil kms mas para o final da vida já era um bocado fumarento. O motor foi aberto entre os 200 e os 250 mil e na altura foi um erro porque mais valia logo ter trocado de carro. Não teve a melhor vida porque eu na altura abusava muito do peso que transportava, tanto que esse carro levou uns 5 jogos de rolamentos traseiros que iam gripando em protesto.

O carro seguinte foi a A4 com a saudosa motorização de 1.9 TDi de 115 cavalos que era “de guerra”. Nunca fumou, nunca precisou de revisão ar turbo, apenas as MAF. Vendi o carro porque já tinha outras chatices

Setembro 08, 2022, 08:51:28, 08:51
Responder #696

2low

• 5394
(...)
Não sao "historias de embalar" e muito menos "mentiras".

Mas eu acredito em ti.  :D
Há 23 anos que vou usando exatamente o mesmo carro.
O meu pai mantém o mesmo há quase 40!

Quando penso nisto, a primeira coisa que me ocorre é que nenhum fabricante beneficia disto.
A segunda coisa é ao preço que custa o diesel hoje...  chegar a estes valores é um investimento de milhares de euros!

O paradigma da transição para hábitos mais sustentáveis às vezes também têm algo de contraproducente, porque manter um carro durante mais anos acaba por se minimizar mais no meio ambiente do que andar a trocar de 2/4 em 4/8 anos...
Os tipos "capitalistas" é que não gostam dessa ideia (onde é que já se viu bruxelas penalizar brutalmente a industria automóvel sem aborrecer os tipos do verde que depois deixam de ter assunto para se aborrecerem...) e acabam por atirar à malta que é mais sustentável um pópó mais moderno porque faz menos fumo que um pópó mais velhinho...
É que sustentabilidade ambiental não se trata apenas de gazes! E todos os recursos que são extraídos do meio ambiente para que todos vocês andem de *Modere a sua linguagem* tremido novo?!
É que ainda se está longe de uma reciclagem total ou quase total...
Já sobre os eléctricos a coisa pode ser ligeiramente mais grave porque a tal extracção de matérias primas é idêntico a um veículo de motorização "ainda tradicional" e depois acaba por ser penalizado no "conceito amigo ambiente" não por realmente deixar de fazer fumos mas porque actualmente a produção de energia e baterias pode ser um contrassenso ambiental... mas que dá jeito esconder isso, dá!

De resto o meu turbo diesel (1.9tdi 130) já vai com 267.000km e cheira que se não for já nas minhas mãos, o meu sogro passará facilmente com ele dos 500.000km tal como já o fez com uma Peugeot 504 (passou dos 750.000km) ou a ainda actual Peugeot 505 (vai perto dos 620.000km), máquinas de guerra!  :D
(normalmente a minha transição é quando o sogro "rebenta" com a viatura e já não justifica a manter)

Já agora...porque raio falamos de diesel se o tópico só fala da variação de preços da gasolina?!  :lolol: :stuck_out_tongue_winking_eye:
« Última modificação: Setembro 08, 2022, 08:55:22, 08:55 por 2low »

Setembro 08, 2022, 09:42:03, 09:42
Responder #697

TMXR

• 4156

Masculino
Também tive uma Peugeot 504  :D provavelmente ainda deve andar  :D

Tens um bom ponto quando dizes que manter e também proteger o clima. Infelizmente acho que o clima e usado como argumentação de venda.

As vezes mais vale ter um pouco em manutenção e segurar o carro mais uns anos e kilometros do que estar a despacha-lo para abate. Fabricar um carro e processo muito intensivo energeticamente.

O assunto foi parar ao diesel la atrás. O diesel tem uma partícularidade e o seu preço afecta bem a nossa economia e a nossa carteira. Mesmo que não o usemos. Dependemos dele para o transporte de mercadorias, para a construção, para a mineração e para a agricultura. (E até para o aquecimento) O aumento indiscriminado do seu custo aumenta preços transversalmente.

« Última modificação: Setembro 08, 2022, 09:52:14, 09:52 por TMXR »

Setembro 29, 2022, 21:02:14, 21:02
Responder #698

pjmartinho

• 1629

Masculino
  • Texto Pessoal
    texto
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: FJR1300
  • Localidade: Na praia
Hoje deparei-me com esta noticia...  fico doido ao ler a argumentação para esta medida :pensador:

"No ponto 4.4 da Resolução de Conselho de Ministros n.º 82/2022 consta a Campanha de Comunicação e Sensibilização, onde uma das "ações com investimento" é a de promover a redução da velocidade máxima para os 100 km/h.
Esta será apenas uma recomendação do Governo e não se espera que a medida venha a ser obrigatória.
"

Aiii não não... quando virem que poucas pessoas ligam a esta "recomendação", passará a ser obrigatória para caçar mais multas "sensibilizar" os condutores.

Os preços dos combustíveis, a inflação, a carga de impostos que levamos em cima aliados aos ordenados baixos praticados por cá, fazem com que sobre pouco dinheiro nos bolsos dos condutores e, naturalmente, acabam por andar a velocidades mais baixas para fazer render o "liquido precioso" que têm no depósito do seu carro... não é cá preciso "acções de sensibilização".

Ao ler isto só me vem à cabeça aquela afirmação da vereadora do Livre, da CML (quando propos a redução da velocidade dentro de Lisboa): "As pessoas têm de perceber que é para o bem delas"  :megafeliz:

Setembro 30, 2022, 10:11:12, 10:11
Responder #699

JViegas

• 4723

Masculino
E acredita que é essa história que nos vão contar:

"As pessoas têm de perceber que é para o bem delas"

E reduzir/eliminar portagens?
E maior fiscalização aos postos de abastecimento sobre as condições em que estão em funcionamento?
E melhorar a condição das estradas nacionais, com melhor sinalização e melhor pavimento?
E maior fiscalização para quem anda a conduzir sem carta, sem seguro, sem IPO e com droga ou bebida nos queixos?
E maior fiscalização nas estradas por parte da policia em vez de estarem atrás de um muro a apanhar pessoal?