Falava de extremos de actuação caro Velasquez...e por isso a referência a um tempo tão curto. Quando referi os hipotéticos 30seg. (que a uma velocidade de A.E. equivalerá a sensivelmente 1-1,2Kms percorridos) seria após realizada a ultrapassagem e não todo o processo de ultrapassagem que vem de trás.Dependerá sempre a autuação - se a houver, o que duvido para a maioria dos casos - da própria "sensibilidade" ou tolerância por parte do agente que a presencie. Isto para não estar aqui a entrar no campo de eventuais indicações dadas pelo próprio Comando da BT, pois aí nada a fazer... Fazer p.ex. 15-20 Kms na faixa do meio de uma A.E. completamente deserta, é bem possível que se arrisque até com o mais tolerante dos agentes...
Agora pergunto eu, que não percebo nada de leis nem quero saber pois quem a inventou matou-se porque não a cumpriu, se circular a 120 na via da direita posso ultrapassar sem sair da direita os que vão na do meio em velocidade mais lenta ?É que for obrigado a ultrapassar pela esquerda vou fazer o percurso todo aos S - Direita,...Esquerda,...Direita,...para não pisar os caracóis do meio.Realmente á cada uma, e só temos 3 vias, nem quero imaginar as AE com 6 ou mais
Se vai no centro a pastelar, eu passo pela esquerda... nem que para tal tenha que cruzar as 3 faixas da AE
Temos de nos habituar ao patético enquanto o País não pagar as dívidas e o pior é que depois de pagas vamos continuar a pagar !...
Agora pergunto eu, que não percebo nada de leis nem quero saber pois quem a inventou matou-se porque não a cumpriu, se circular a 120 na via da direita posso ultrapassar sem sair da direita os que vão na do meio em velocidade mais lenta ?É que for obrigado a ultrapassar pela esquerda vou fazer o percurso todo aos S - Direita,...Esquerda,...Direita,...para não pisar os caracóis do meio.
Realmente á cada uma, e só temos 3 vias, nem quero imaginar as AE com 6 ou mais
A circulação pela faixa da da direita não é ultrapassagem e deve ser utilizada por força de lei. Se um veículo segue no meio e outro seguir mais depressa pela direita, nos termos do código o que faz é seguir a sua trajetória e não uma ultrapassagem. Se juntarmos a isto que é obrigatório seguir pela direita facilmente percebemos que é a melhor opção. Problema: se o condutor que vai no meio decidir ir para a nossa faixa, aí ele incorre numa manobra perigosa porque não podia mudar de faixa sem garantir a segurança da manobra, mas na prática ele pode mentir e dizer que estava a concluir ultrapassagem, aí sem testemunhas a coisa pode ficar complicada. Mas legalmente seguir pela direita é a melhor opção.
Confunde-se com frequência Faixa com Via, uma Faixa de rodagem é composta por uma ou mais Vias de trânsito.Nós circulamos nas Vias de rodagem de uma Faixa.PS: Ainda sei qualquer coisinha
Para quem ainda tenha dúvidas do que é uma faixa ou via de rodagem. Uma faixa de rodagem é que é composta por duas ou mais vias de trânsito e não o contráriohttp://www.bomcondutor.pt/biblioteca/via-publica