Autor Tópico: Poluição do ar: Só entram carros ímpares em Madrid, esta quinta-feira  (Lida 1660 vezes)

Dezembro 29, 2016, 00:08:53, 00:08
Lida 1660 vezes

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
A vice-presidente da câmara de Madrid anunciou, esta manhã, a proibição da circulação de carros na cidade, na quinta-feira, devido à ultrapassagem dos limites legais de poluição atmosférica.

A fase três do plano de emergência de ambiente implica a circulação alternada de carros, em função da terminação da matrícula. Esta quinta-feira, só poderão circular na cidade carros com a matrícula terminada num número impar.

O plano chegou a estar pronto para ser ativado, há alguns meses. Desta vez, a decisão está tomada.

Madrid é a terceira capital europeia a adotar o regime de circulação alternada. Uma medida já usada noutras ocasiões em Paris e Roma.

As motas, os transportes públicos, os veículos de transporte de pessoas com mobilidade reduzida, e os carros elétricos não estão incluídos.


in TSF (http://www.tsf.pt/sociedade/ambiente/interior/poluicao-do-ar-so-entram-carros-impares-em-madrid-esta-quinta-feira-5574955.html)
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Dezembro 29, 2016, 10:21:55, 10:21
Responder #1

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4723
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Não me espanta que venha acontecer nos grandes centros urbanos de Portugal. A poluição provocada pelos veículos a diesel tem-se acentuado. Li algures (penso que no Observador) que existe um estudo realizado em Paris que associa o aumento de material cancerígena ao aumento de viaturas a circularem nessa cidade.

Era ainda referido que apesar das viaturas a diesel se encontrarem muito evoluídas existem partículas que ainda assim "escapam" para a atmosfera aumentando a degradação do ar.

Vou ver se encontro a noticia.

Dezembro 29, 2016, 16:50:43, 16:50
Responder #2

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4988
Não me espanta que venha acontecer nos grandes centros urbanos de Portugal.

É uma questão de tempo...
Até porque emitimos mais CO2 que os nosso vizinhos espanhóis...

https://electricitymap.tmrow.co/

A poluição provocada pelos veículos a diesel tem-se acentuado.

Talvez mais pelo crescimento do parque automóvel a diesel do que pelo combustível em si.
E influenciado certamente pelo facto da maior longevidade dos veículos resultarem num elevado número de veículos antigos a circular. Sobretudo pesados.

Tecnicamente o motor diesel até tem menores emissões de carbono...
No entanto maiores de partículas. O que tem levado às mais diversas estratégias de higienização cada vez mais eficientes.
Mas a existir no futuro um motor a combustivel totalmente limpo...acredito que será a diesel.

Quanto à noticia em si,
É perfeitamente  compreensível que num país em que a energia é predominantemente produzida por centrais nucleares que se concentrem na redução das emissões apontando o dedo ao uso de combustiveis fósseis e consequentemente aos transportes.

Já em Portugal, em que mais de metade da produção eléctrica (ao contrário do que EDP afirma) tem origem em combustíveis fósseis, incluindo o carvão... os transportes acabam por levar um pouco por tabela.  :-\
« Última modificação: Dezembro 29, 2016, 16:51:58, 16:51 por dfelix »

Dezembro 29, 2016, 17:29:32, 17:29
Responder #3

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18434
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...

Tecnicamente o motor diesel até tem menores emissões de carbono...

Tecnicamente talvez não seja assim...   :)

Diesel cars may be worse than petrol for carbon emissions, report claims
https://www.theguardian.com/environment/2016/feb/19/diesel-cars-may-be-be-worse-than-petrol-for-co2-emissions-report-claims

Segundo um estudo realizado, a emissão do chamado "black-carbon" será até 25% a 50% mais alto do que a estimativa existente para veículos produzidos após 2015.

Atenção que não sou defensor nem do diesel nem da gasolina, mas os motores diesel produzem aerossóis primários, além de óxido de nitrogénio e que se estima seja responsável por largas dezenas de milhar de mortes prematuras por ano...

Para além disso e agora entrando mais numa de ecologista  ;D a verdade é que de acordo com estudos já feitos, este combustível aumenta em 6,7 vezes (comparativamente à gasolina) a formação de aerossóis secundários, ou seja, aqueles que são formados na atmosfera e resultantes de reações químicas.
A este respeito (e não só) basta fazer uma pesquisa daquilo que a Universidades da Califórnia em Berkeley demonstrou a respeito dos motores diesel, considerando-os responsáveis por 60% da produção de aerossóis orgânicos secundários (AOS) e partículas nocivas à saúde humana....e isto quando o parque automóvel com motores diesel representava apenas 10% do total!!

Já em Junho de 2012 a International Agency for Research on Cancer - Agência Internacional de Pesquisa sobre o Cancro - e ligada à ONU, havia classificado as emissões de motores a diesel como cancerígenas para os seres humanos!!


Mas a existir no futuro um motor a combustivel totalmente limpo...acredito que será a diesel.

Como dizem os Espanhóis...Esto es una broma?   :)
Não leves a mal a brincadeira, mas não o creio de todo...  :nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Dezembro 29, 2016, 18:24:33, 18:24
Responder #4

João_Santos

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1964
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Coimbra - Viseu
É efectivamente um problema muito sério a poluição. Mas se imaginar-mos as Fábricas que existem nos arredores de Madrid e a poluição que despejam para a atmosfera, se calhar os Automóveis são um mal menor. Mas as Fábricas não podem parar.

João  :scooter: :scooter:

Dezembro 29, 2016, 21:59:16, 21:59
Responder #5

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4988
Segundo um estudo realizado, a emissão do chamado "black-carbon" será até 25% a 50% mais alto do que a estimativa existente para veículos produzidos após 2015.

O "black-carbon" é o que vulgarmente chamamos de particulas.
E é do senso comum que este tipo de emissão é superior nos motores diesel.

O que não entendo no artigo é a forma como colocam "black-carbon" e CO2 no mesmo saco quando são constituintes diferentes e processados de forma também diferente.

A unica informação do artigo que me parece merecer atenção por ser preocupante é o facto dos 75% de filtros de partículas testados não estarem a funcionar devidamente.
Quanto a tudo o resto... é retórica.

...a verdade é que de acordo com estudos já feitos, este combustível aumenta em 6,7 vezes (comparativamente à gasolina) a formação de aerossóis secundários, ou seja, aqueles que são formados na atmosfera e resultantes de reações químicas.

Esse "6,7 vezes" parece um valor extremamente preciso para uma comparação tão abstracta. :)

Quando tiver um pouco mais de tempo irei pesquisar tais artigos que referiste.
Estou bastante curioso com os motores foram escolhidos para o estudo. Sobretudo quando as emissões regulamentadas são cada vez mais restritas.

Ahhh.. E acho extremamente curioso que os principais artigos e noticias anti-diesel surgem em países onde o consumo não sendo representativo, tem aumentado nos últimos anos. :)

Como dizem os Espanhóis...Esto es una broma?   :)
Não leves a mal a brincadeira, mas não o creio de todo...  :nice:

Há especificidades técnicas em torno do diesel que sustentam essa tendência.
Sobretudo pelo rendimento aumentar e emissões baixarem quanto maior a quantidade de ar injectado. Razão pelo qual os turbos são cada vez maiores e os motores menores!

Depois... há o facto do sector automóvel ser apenas um dos mercados onde está presente o diesel.

A utilização de maquinaria a diesel na industria é enorme e onde há mais tempo existe investimento e investigação sobre formas de eliminar e até extrair energia das emissões.
Por exemplo, os sistemas para redução/eliminação dos NOx baseados em ureia que só muito recentemente começaram a ser introduzidos em veículos automóveis (o adblue) já existem nas unidades de tratamento de gases de muitas máquinas industriais faz algum tempo.

Outro sector onde o diesel é predominante e dificilmente será substituído é a nautica.