Não creio que o negócio venda ao cliente final vá durar muito porque os controlos irão ser mais apertados, então não terá opção se não se virar para o OEM.
Sobre a performance é mais do mesmo. Na maioria será igual porque a ECU normalmente ajusta os parâmetros para o escape novo automaticamente.Se não o fizer então é que a ECU do modelo em causa não o consegue fazer e é nesse caso os custos acrescidos.
Aumentar 2 ou 3 cavalos será insignificante para um condução vulgo normal of track digo eu... mas para os puristas aceito que não.
Os ECU podem estar muito evoluidos mas ainda não têm capacidade de redesenhar o próprio mapa! Sim, é suposto o ECU ajustar os parâmetros...Mas o ajuste é feito sobre valores definidos na matriz que habitualmente designamos por "mapa de injecção".E naturalmente, de origem o mapa utilizado é o que o construtor ideal para a configuração da moto.Trocas o escape... é mais do que certo que o mapa deixar de ser o mais adequado.
(....)Acho que num mercado cada vez mais concorrencial e até pelas restrições ao nível da poluição e consumos vai ter mais relevância.Isto passa necessariamente por um processo de homologação mais restrito que eventualmente terá de acontecer, até para ser utilizado como suporte para as inspeções que ai vêm. Senão vamos voltar para traz e tudo o que não for de origem pela homologação do construtor será proibido de utilizar.
De acordo as ECU estão cada vez mais evoluídas mas não considera todos os parâmetros só aqueles que lhes interessa aos construtores. É inevitável por exemplo ajustar o motor para uma gasolina com diferentes octanas mas para um escape diferente não tem interesse directo.
O ónus de produzir um escape diferente dos standards propostos pelos OEM's está do lado do produtor de aftermarket para assegurar que pelo menos garanta que não é necessário alterações como ajustar a ECU ou qualquer outro componente.
Isto passa necessariamente por um processo de homologação mais restrito que eventualmente terá de acontecer, até para ser utilizado como suporte para as inspeções que ai vêm. Senão vamos voltar para traz e tudo o que não for de origem pela homologação do construtor será proibido de utilizar.
Citação de: Cross em Fevereiro 06, 2017, 12:36:46, 12:36De acordo as ECU estão cada vez mais evoluídas mas não considera todos os parâmetros só aqueles que lhes interessa aos construtores. É inevitável por exemplo ajustar o motor para uma gasolina com diferentes octanas mas para um escape diferente não tem interesse directo.Não percebi muito bem o exemplo das octanas.Os construtores indicam no manual qual o RON mínimo a usar. Basta isso.Usar combustíveis com maior concentração de anti-detonantes que o indicado é irrelevante para um motor em bom estado de conservação que não tenha sido modificado.E quanto à ignição...À semelhança do que acontece com a injecção, a ignição é também mapeada na ECU. Já cheguei a alterar os limites mas nunca mexi nos parâmetros. (E em motores com mais de uma década.)Não sei se nos motores recentes estes valores sejam afectados por leituras de alguns sensores. Provavelmente sim.Mas, mesmo que a ECU tenha capacidade de alterar ligeiramente a ignição para corrigir alguma coisa, não me parece que evite o motor de bater se estiver a usar um combustível susceptível de autodetonar.Não consigo perceber é a comparação com a alteração de um escape.
... agora também é apenas uma eeprom e já está, os dados para lá por é que são elas. Não deixa de ser "trial and error" mas com menos piada
Falta de respeito é o que mais via quando tinha o escape stock.Ninguém facilitava a ultrapassagem, não metiam piscas, avançavam em cruzamentos sem prioridade, peões jogavam-se à estrada.Nunca mais acabavam aqueles 1000km de rodagem.
Aí está ums coisa que nunca farei, não entendo e não gosto de quem o faz por esse motivo.Colocar um escape que faça mais barulho, para de essa forma ser melhor "visto".Acho (é a minha opinião) uma tremenda falta de respeito para os outros utilizadores da estrada e para a Natureza.Um abraço,JpC
falando em panelas, as minhas até á uns tempos atrás eram da SILAMPOS , o problema é que não encontro mais Silampos agora só há CELAR, ou esgotaram ou a fábrica faliu
Eu gosto particularmente de dois ou três modelos de panelas, a SPARK que eu tinha e já vendi, a Termignoni que o nosso companheiro aqui do forum o Aviónico tem e uma das Yoshimura que é muito gira .
Citação de: Clemente Vicente em Abril 24, 2017, 19:09:51, 19:09falando em panelas, as minhas até á uns tempos atrás eram da SILAMPOS , o problema é que não encontro mais Silampos agora só há CELAR, ou esgotaram ou a fábrica faliu Silampos agora é a Akrapovic do "cookware"! Coisa de gente fina. Citação de: Clemente Vicente em Abril 24, 2017, 19:09:51, 19:09Eu gosto particularmente de dois ou três modelos de panelas, a SPARK que eu tinha e já vendi, a Termignoni que o nosso companheiro aqui do forum o Aviónico tem e uma das Yoshimura que é muito gira .Há mercado para todos os gostos...Dentro do "custom made" sou fã dos trabalhos que os japoneses da Sanctuary realizam pras motos que transforma:
Quem disse que não se mete um Arrow por 150€?Olha este Akrapovic: https://www.wish.com/product/59f9d86b67e9be719de8fbbc?from_ad=fb_generic_feed&ad_cid=59f9d86b67e9be719de8fbbc&ad_cc=US&ad_curr=USD&ad_price=36.00%3Ffrom_ad%3D23843808519190601&_force_currency_code=EUR&_display_country_code=PT&fbclid=IwAR2Ue2Kwh6ihFKtSP5iMsAy9MelmDUS1UUgJXc67n8bDx68sGiHXigm29qkMuito mais barato. E, se este for caro, eles vendem uns a 19€.
Citação de: Nuno YB em Junho 21, 2019, 09:21:40, 09:21Quem disse que não se mete um Arrow por 150€?Olha este Akrapovic: https://www.wish.com/product/59f9d86b67e9be719de8fbbc?from_ad=fb_generic_feed&ad_cid=59f9d86b67e9be719de8fbbc&ad_cc=US&ad_curr=USD&ad_price=36.00%3Ffrom_ad%3D23843808519190601&_force_currency_code=EUR&_display_country_code=PT&fbclid=IwAR2Ue2Kwh6ihFKtSP5iMsAy9MelmDUS1UUgJXc67n8bDx68sGiHXigm29qkMuito mais barato. E, se este for caro, eles vendem uns a 19€.No aliexpress ainda te fazem desconto caso juntes malta para comprar em quantidade!