Acho que a data ultrapassará 2050 na boa.O problema, penso que nao sera ate quando este existirá mas o ate quando será economicamente viavel a sua extracao pois cada vez será necessario extrair em locais mais dificieis e logo de extracao onerosa
Para não ser pessimista, uma oportunidade também para Portugal: "Não tens matérias-primas, investe na Inteligência para as utilizar".
O nuclear é a melhor energia, mas a opiniao publica nao perdoa e ninguem quer ter uma "bomba" por perto
O problema é o armazenamento da energia que nao é possivel.Tu tens ciclos de uso ao longo de um dia e a eolica e o fotovoltaica estão fortemente dependentes de factores que não controlamos, pelo que para compor o "electrocardiograma" tens de ligar as fosseis para suprir esses picos... e também tens outro problema que é: não as podes desligar!Ja o motivo de termos energia muito cara foram os negócios ruinosos do tempo do... Socrates (estou sempre a bater no mesmo ceguinho! ) com o Ricardo Salgado que levaram a que tenhamos renováveis ao custo de 3x das fosseis...Claro que isto é muito giro, mas... a chatice mesmo grande é quando no final do mês olhamos para o salário de terceiro mundo e depois para a conta da luz de 1º mundo E ainda da mais raiva ver que paises muito mais ricos e maiores em dimensoes, logo em impacto das medidas, vao alegremente assobiando para o lado enquanto nós tugas temos sempre de ser mais "papistas do que o papa"