Autor Tópico: Qual é afinal a lógica de utilizar pneus de carro...numa moto?  (Lida 2936 vezes)

Fevereiro 19, 2017, 12:02:25, 12:02
Lida 2936 vezes

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18479

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Qual é afinal a lógica de utilizar pneus de carro...numa moto?

Acreditem que já vi, nas pesquisas que vou fazendo na net, variadíssimos casos de motos que utilizam pneus de carro...

Não me considero minimamente entendido no assunto, mas numa análise puramente visual e antevendo aquilo que será a dinâmica de um pneu em determinadas situações, nomeadamente em plena curva, tudo me leva a crer que os efeitos na condução devem ser substancialmente inferiores aos conseguidos com um pneu de facto concebido para uso em moto.

A instabilidade em curva, a sensação estranha no guiador, a trajectória que será bem menos definida, o desgaste que será tudo menos normal (com a zona exterior da banda de rodagem dos pneus a sofrer bastante), o trabalhar da suspensão que tem de fazer frente a movimentos verticais por via de uma nova dinâmica na condução...enfim...

Uma coisa é ter um modelo do tipo Can-Am e em que de facto existem rodas que estão paralelas no mesmo eixo, fazendo sentido a aproximação àquilo que é o tipo de condução de um automóvel, mas fazê-lo numa GoldWing, numa Pan-European, numa FJR1300...ou até mesmo numa maxiscooter como a Burman 650, parece-me um bocado contra-natura.

Chamam-lhe, segundo tenho lido...conduzir no lado negro ("Riding on the Darkside"), mas a mim pessoalmente acho que me custaria a ser convencido.

De qualquer forma e porque julgo que deverão ser lidas as razões contra e a favor do uso de pneus de automóvel, deixo-vos a opinião de quem escreveu sobre o assunto:  http://forum.ironbutt.org/index.php?threads/examining-the-%E2%80%9Cdark-side%E2%80%9D.9/   :nice:

Para mim pessoalmente, basta saber que potenciam um acidente, para que fique imediatamente "de pé atrás" para com este lado negro da condução... :)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Fevereiro 19, 2017, 12:12:29, 12:12
Responder #1

Moto2cool

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4386
Antes de ler o que está no link a minha primeira reação foi mesmo escrever isso mesmo :)
Quando muito, pneu de carro só para andar em frente.
Penso que existirão outras formas mais inteligentes de poupar, a começar por comprar uma Suzuki em vez de uma HD e a diferença paga todos os pneus durante a vida útil da mota    :zangadoregras:
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Fevereiro 19, 2017, 18:10:39, 18:10
Responder #2

Africandruglord

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 466
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: MT 07
  • Localidade: Algures

Fevereiro 19, 2017, 18:20:47, 18:20
Responder #3

Sapiens21

• 18479

Masculino
  • Texto Pessoal
Qual a lógica?

Nenhuma.

Eu também não vejo lógica, mas coloquei este tópico à discussão porque parecem não faltar exemplos de quem o faz.

Com uma pesquisa rápida encontramos imensos exemplos disso.
Mas pronto...lá terão as suas razões.. 8)

Existem gostos e verdadeiros exageros do tipo "Fenómenos do Entroncamento", para todos os gostos...

:D :D :D

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.

Dalai Lama

Fevereiro 19, 2017, 18:26:05, 18:26
Responder #4

Cross

• Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 1149

Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: VFR800X (Crossrunner)
Normalmente é para compensar qualquer coisa...
Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Fevereiro 19, 2017, 23:12:28, 23:12
Responder #5

Sapiens21

• 18479

Masculino
  • Texto Pessoal
Normalmente é para compensar qualquer coisa...

Acho que te estou a perceber... :lolol: :lolol:

Mas excluindo essa vertente, continuo a achar uma escolha de pneu muito estranha.  ::P:

Isto mesmo tendo já visto uns vídeos em que a malta ainda assim não demonstra grandes problemas em andar depressa com eles montados...mesmo em curva!  :o

Dalai Lama

Fevereiro 20, 2017, 18:32:40, 18:32
Responder #6

Moto2cool

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4386
Curiosamente o pneu que aparece na primeira imagem não parece o que está a rolar, nas curvas o pneu rolava em cima da banda lateral, e inclinado, penso que a capacidade de resistir a um escorregamento diminui.
Pareceu-me também que tinha os pneus pouco cheios porque o peso de uma mota não faz um pneu daqueles à pressão normal abaular tanto.
Agora se funciona? é um pneu, deve funcionar, se ficam reduzidas as condições de segurança? acho sinceramente que sim, mas é o couro deles  :toma:

Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Fevereiro 21, 2017, 20:52:36, 20:52
Responder #7

Sapiens21

• 18479

Masculino
  • Texto Pessoal
Até certo ângulo a coisa deve funcionar bem, e se for um bom pneu (de carro, claro) as curvas até terão segurança q.b.

O maior problema, parece-me, assenta em curvas contínuas de esq./drt. e muito próximas, pois o pneu não tendo curvatura acabará por levar a que a moto passe numa espécie de ressalto, mesmo que mínimo.

O outro problema reside nos limites laterais do próprio pneu...mais limitados que um pneu de moto.  :pensador:

Dalai Lama

Fevereiro 22, 2017, 06:59:11, 06:59
Responder #8

Cross

• Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 1149

Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: VFR800X (Crossrunner)
Para curvar estas motas deve ser um pesadelo. Já quando tenho os pneus mais gastos noto diferença então com um pneu completamente quadrado....
Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!