Autor Tópico: Correntes e rodas dentadas...a importância de uma lubrificação regular  (Lida 8142 vezes)

Março 04, 2017, 23:27:33, 23:27
Lida 8142 vezes

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Correntes e rodas dentadas...a importância de uma lubrificação regular

A utilização de um produto específico para correntes de moto ou para as rodas dentadas é mais do que sabido ser de extrema importância, não devendo ser menosprezado aquilo que deverá ser uma utilização regular. Isto será algo que imagino ser já colocado em prática pela maioria dos membros do fórum e que têm motos de corrente, mas não sendo demais lembrar, irei desenvolver um pouco o tema...

Há quem recomende fazer uma limpeza e subsequente lubrificação a cada 1.000Kms, mas a verdade é que também sei de quem a faz com uma quilometragem inferior, até porque os ganhos em termos de durabilidade e correcto funcionamento são evidentes.
Curiosamente também chega a haver quem tenha uma maior regularidade na limpeza e lubrificação conforme a época do ano, ou seja, periodos de Inverno ou de Verão.

Actualmente os produtos para o efeito são facilmente encontrados no mercado e provenientes de diversas marcas, assim como existindo uma grande variedade de preços e respectivos resultados obtidos, por forma a levar a cabo um tipo de tarefa que, se feito de forma correcta, não leva mais do que breves minutos (fazendo-se primeiro a limpeza e depois a lubrificação).

Antes de utilizar o spray de lubrificação e como se percebe pelo que antes escrevi, deverá proceder-se à remoção de sujidade, como terra, poeiras e outros resíduos que se acumulam e decorrentes da utilização de um motociclo. Para tal limpeza existem diversos produtos específicos e que vão desde objectos com escovas e que limpam detritos maiores, até detergentes próprios para dissolver a sujidade e facilitar a sua remoção.

Ora sabendo-se que uma limpeza e lubrificação regular da corrente e das rodas dentadas melhora o rendimento e prolonga a sua vida útil, torna-se importante apostar num bom produto, até porque não se consegue o mesmo com todos...

Dispensando-me de aqui no tópico indicar marcas - situação que deixarei para os vossos testemunhos - torna-se sim importante deixar presente que deve ser encontrado um tipo de produto que consiga trazer bons resultados, tais como:

- Uma secagem rápida
 - Ausência de resíduos decorrentes da sua aplicação
 - Manutenção (no tempo) de um bom rendimento da corrente e outras partes onde seja aplicado

Sabendo que existem aqui membros que podem deixar o seu testemunho quanto a este tema, deixo então assim ao vosso dispor este tópico e que imagino ter da vossa parte também algum interesse.  :nice:

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Janeiro 26, 2022, 17:00:49, 17:00
Responder #1

Növ Aslan

• Motociclista: 1 estrela ❇

• *

• 17
  • Marca Motociclo: Kawasaki
  • Modelo Motociclo: W800
  • Localidade: Eborae city
Desculpem a repescagem.
Por acaso tinha interesse neste tópico.
O que aconselham, para limpeza e depois lubrificação?
E de quantos em quantos kms?
Abç

Janeiro 26, 2022, 18:00:45, 18:00
Responder #2

MaisUm

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 233

Masculino
  • Texto Pessoal
    A estrada é o caminho.
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750X DCT 2020
  • Localidade: Setúbal
Desculpem a repescagem.
Abç
Viva. Andei a fazer uma pesquisa por "corrente" aqui no clube e dei com isto:https://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=606.msg105301#msg105301. Deve haver mais ainda. Os tópicos por vezes, mesmo sendo diferentes têm as mesmas matérias abordadas.
Boas curvas.
Honda NC750x DCT, Yamaha Xmax 250, Yamaha Majesty 125, Yamaha XJ600S
Spritmonitor.de" border="0

Janeiro 27, 2022, 11:31:24, 11:31
Responder #3

Növ Aslan

• *

• 17
  • Marca Motociclo: Kawasaki
  • Modelo Motociclo: W800
  • Localidade: Eborae city
Obrigado.
Pesquisei por corrente, limpeza, mas era tudo muito genérico. De facto não encontrei esse.
 :nice:

Janeiro 27, 2022, 15:27:49, 15:27
Responder #4

JViegas

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4723

Masculino
Desculpem a repescagem.
Abç

O que eu faço:
I - Limpeza da corrente semanalmente em tempo de chuva ou demasiada sujidade acumulada.
ou
Limpeza da corrente no mínimo de 15 em 15 dias. Depende muito da sujidade acumulada.

Limpeza efetuada com um pano e pulverizo abundantemente com isto:
https://texoleo.com/product/motul-c1-chain-clean-400ml
Utilizo igualmente uma escova específica.

II - Lubrifico depois de limpo com pouco spray e por "dentro" da corrente. Este aqui:
https://texoleo.com/product/motul-c2-chain-lube-road-400ml

III - Lubrifico regularmente (+- 250 kms) com um pouco de spray quando chego a casa (com a corrente quente e por dentro). Deixo atuar durante a noite. De manhã numa verificação "a olho" vejo se faltou algum local e sigo viagem.

Este é o meu caso, mas tenho aprendido muito com o erro e tentativa. No inicio punha "bué" e era óleo de corrente no casaco, na mochila, espalhado pela mota quando chovia.
Agora com mais cuidado ponho com maior regularidade e menos. Resultado: menos sujidade espalhada pela mota e pelo dono/pendura.  :smiley:

Julho 21, 2022, 10:08:13, 10:08
Responder #5

nelson.rocha

• *

• 3

Masculino
  • Marca Motociclo: UM
  • Modelo Motociclo: Renegade Sport S
  • Localidade: Gondomar
Boas pessoal.

Como ando nesta vida há pouco tempo ando com os olhos a sangrar de tanto vídeo que tenho comido sobre motas e como cuidar delas.
Apanhei este "estudo" de comparação entre marcas de limpeza e lubrificante que achei giro por ser sistemático.

Não faço comentários de preferências, é mesmo para partilhar convosco. Espero que seja útil.
Abraços

<iframe width="560" height="315" src="
" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe>

<iframe width="560" height="315" src="
" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe>

Julho 21, 2022, 11:20:08, 11:20
Responder #6

JViegas

• 4723

Masculino
Existem muitos produtos no mercado que servem para limpeza e lubrificação.

Uso Motul, mas já experimentei alguns mas regresso sempre a esta marca. Já experimentei WD40 para limpar, para além do cheiro que fica (mais ativo) volto sempre ao Motul.

Atualmente ando a experimentar uma massa em detrimento do spray. Menos projeção mas ainda não estou convencido.

É igualmente essencial que a corrente esteja "afinada" (esticada) de acordo com as indicações do manual para que se garanta uma maior longevidade.

Julho 21, 2022, 14:34:26, 14:34
Responder #7

TMXR

• 4156

Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Tenho o IPONE e é bom. O cleaner da Motul também é bastante bom mas o custo por lavagem é brutal porque se usa grande parte de um spray para limpar uma corrente.

A solução melhor e mais economica é usar mesmo o querosene (acho que se cham parafina em Portugal)
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Julho 21, 2022, 18:42:33, 18:42
Responder #8

dfelix

• 5004
A solução melhor e mais economica é usar mesmo o querosene (acho que se cham parafina em Portugal)

Sim, "parafina" ou "petróleo de limpeza".
Custa cerca de 3/4 euros no leroy a embalagem de 1L

Foi o que sempre usei quando a duração das correntes justificava a manutenção.  :D

Julho 21, 2022, 19:54:32, 19:54
Responder #9

Cross

• Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 1162

Masculino
  • Modelo Motociclo: VFR800X (Crossrunner)
Decidi experimentar o WD40. Como foi grátis das ofertas na concentração de faro, vem numas latas pequenas de amostras o chain cleaner - spray para limpeza apenas.
Uma chegou tinha preparado 2. Depois levou o normal sikolene titanium - "banha da cobra" branco.

Sent from my SM-G780F using Tapatalk

Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Julho 21, 2022, 21:11:26, 21:11
Responder #10

Cross

• Global Moderator

• 1162

Masculino
  • Modelo Motociclo: VFR800X (Crossrunner)

Sim, "parafina" ou "petróleo de limpeza".
Custa cerca de 3/4 euros no leroy a embalagem de 1L

Foi o que sempre usei quando a duração das correntes justificava a manutenção.  :D
Exactamente apenas quando é necessário ou situação o exige. Lavar só por lavar além de desperdício de recursos €€€ afecta a durabilidade da corrente.

Parafina ou qualquer hidrocarboneto derivado do petróleo normalmente pode ser utilizado se os o rings são de borrachas sinteticas nitrilica ou afins... que nas rk e outras mais comuns são...mas não todos os tipos de borracha. É conhecido que a parafina ataca as borrachas naturais e algumas sintéticas igualmente.
Preferível os lubtificantes à base de silicone.

Lembram se que a alguns anos atrás era comum "lavar" ou parafinar o motor do carro nas manutenções...  isso hoje pelo contrário é desaconselhado. Muitos retentores e elastómeros por exemplo eram danificados pela parafina e isso alertou para a aplicação da parafina deixar de ser utilizada.
Custo benefício afinal é tudo assim.

Sent from my SM-G780F using Tapatalk

Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Julho 21, 2022, 22:10:12, 22:10
Responder #11

ALCLCF

• Visitante
O que se depreende do vídeo é que em maior ou menor grau os produtos de limpeza colocam em casa o selamento.....

Isso foi uma das razões porque a minha com tão poucos km deu asneira em vários o-rings/links.

Na nova não me parece que vá andar a limpar com produtos; tenho é de arranjar lubrificante mais fluído para não agarrar tanto lixo.

Julho 22, 2022, 01:46:27, 01:46
Responder #12

dfelix

• 5004
Exactamente apenas quando é necessário ou situação o exige. Lavar só por lavar além de desperdício de recursos €€€ afecta a durabilidade da corrente.

Não sou grande exemplo de preocupação com lavagens seja da moto ou da corrente.  :D
Daí que este tópico dos kits de transmissão tal como o outro das lavagens gerais é algo que acompanho com fascínio!

Há uns valentes anos que também uso esse que chamas de "banha da cobra"... e que por sinal gosto bastante!
Precisamente porque não salpica nem agarra muita poeira.
E basta dar-lhe com pressão na lavagem para se soltar aquela "capa" que se forma do lado exterior.

Normalmente só lavo a corrente quando a caixa do pinhão de ataque começa a acumular toneladas de pasta de terra com lubrificante.
Como implica retirar a tampa... aproveita-se e faz-se o serviço completo.
Mas também é algo que tem acontecido cada vez menos.

A minha experiência com correntes tem duas fases distintas. E separadas por um período em que andei predominantemente com a bmw... que é de veio!  :D
Na fase pré-bmw tive kits a aguentarem 100K até precisarem de ser substituídos, bastando lubrificação regular e uma manutenção ocasional à base de pinceladas com querosene, lavagem a pressão e nova aplicação da "banha da cobra"!
Nesta fase pós-bmw deparo-me com kits que por muito cuidado que se tenha com a manutenção... por volta dos 20K já estão todos lixados!

Durante algum tempo cheguei a achar que o problema seria do kit original da minha scrambler... talvez, sei lá... por ser uma Ducati!  :D
Até que neste fórum vi a luz ao me aperceber que proprietários desse épico da fiabilidade que é a NC/Integra se queixavam também da fraca qualidade da respectiva corrente.
Que é exactamente a mesma DID, diferindo apenas no número de elos.
Recordo sobretudo esta pérola.. e todo o desenrolar da conversa.

Irei na revisão dos 72K instalar o quarto kit!

O primeiro teve uma manutenção mista.
Pois a moto veio para as minhas mãos com 6K e a corrente já tinha alargado e evidenciava 2 ou 3 elos gripados.
Havia ali sinais de negligencia do dono, que acredito nunca sequer a ter lubrificado!
Portanto mimei-a ao máximo acabando-a por trocar na revisão dos 24K quando já estava num estado lastimável e nem tinha mais por onde esticar!

O segundo kit foi igualmente mimado.
Não atingiu um estado tão degradante quanto a elos gripados... mas esticou o suficiente para achar que seria boa ideia substituir na revisão dos 48k.

O terceiro... até começou bem.
Até que me mudei para um local onde a moto dorme na rua, veio o covid e os confinamentos, passei a trabalhar full remote e andar muito menos...
Tornou-se a ser a bandalheira total!
Não me lembro da última vez que lubrifiquei a corrente. Está tão brilhante que quase me consigo ver ao espelho!
Já tem uns quantos elos gripados e... nem me tenho preocupado muito porque vai acabar por ser substituída em breve, acabando por resultar na mesma longevidade das anteriores.

E uma coisa é certa...na fase anterior facilmente largava 300 paus por um kit de transmissão oem.
Já estes kits originais custam-me 150 euros. Se o preço reflecte a falta falta de qualidade... não será coincidência.
Mas que há aqui uma certa obsolescência que coincide com o plano de revisão... tenho cada vez menos dúvidas!
« Última modificação: Julho 22, 2022, 01:54:15, 01:54 por dfelix »

Julho 22, 2022, 09:50:57, 09:50
Responder #13

JViegas

• 4723

Masculino
De facto a corrente é o que mais trabalho me dá. Especialmente no inverno em que a sujidade se acumula bastante e obriga a maiores limpezas.

Experimentei igualmente o WD40, o "normal" e o "adequado" a este tipo de manutenção... algumas "linhas brancas"... mas regressei sempre aos produtos da Motul, por questão pessoal.

Falta-me experimentar a parafina que aqui é referida.

Quando efetuo uma limpeza e adequada lubrificação da corrente noto logo uma melhoria na condução da mota.

Até mesmo quando a mesma é afinada.

Por isso considero, daquilo que tenho aprendido, que não é só a limpeza/lubrificação que melhora o comportamento da mota.

Julho 22, 2022, 14:27:29, 14:27
Responder #14

ALCLCF

• Visitante

uma transmissão nova vs uma moída é uma diferença grande...mas principalmente é a diferença entre ruído e som e a ausência de vibração (que também não deve dar muita saúde ao eixo/veio do pinhão) que em motas não se deve notar tanto por causa do motor, mas em trotinetes é do dia para a noite.

A minha dúvida é se uma pessoa pode dispensar o spray de limpeza e lubrificar em excesso e "limpar" superficialmente com esse extra (pelo menos até chegar a chuva).

Não quero voltar a trocar tudo, por produtos acomerem-me os o-rings/massa da corrente.

Julho 22, 2022, 21:39:56, 21:39
Responder #15

snap

• **

• 184
  • Modelo Motociclo: CBF1000
  • Localidade: Paredes
O problema da durabilidade das correntes, não terá a ver com os motores mais recentes?
Mais cavalos e mais binário, isto se considerarmos os outros motores com mais anos.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Julho 22, 2022, 23:23:42, 23:23
Responder #16

SARider

• 830

Masculino
  • Texto Pessoal
    "Ride Free, Ride Safe!"
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1250RT
  • Localidade: Sintra
O problema da durabilidade das correntes, não terá a ver com os motores mais recentes?
Mais cavalos e mais binário, isto se considerarmos os outros motores com mais anos.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Há 30 anos atrás,  já as motos eram brutas que chegue, e com caixa de 5 ainda pior. No entanto as correntes duravam na boa  o dobro da quilometragem.  Lembro-me de dar quase o equivalente a 500€ por um kit GSXR1100 dos anos 90 (com montagem), por isso o preço também acompanhava.
 É estranho, pois com o passar dos anos e as expectáveis melhorias nos sistemas de produção, este tipo de componente durar menos. Talvez a procura incessante de redução dos custos de produção tenha a a sua influencia.

Quanto á limpeza, querosene é perfeitamente seguro para limpeza de corrente.  Basta ler  o manual de alguns fabricantes, e é comum a referencia a querosene como alternativa aos sprays especificos.  Não sei em relação á esta ultima geração de correntes "maintenance free", mas é questão de ler o manual da REGINA e confirmar.

Normalmente costumo aproveitar o momento em que lavo a moto para lavar também a corrente e verificar fluidos, etc...  o que acontece  1 vês por mês, mas isso sou eu que uso a moto todos os dias.

:convivio:

« Última modificação: Julho 22, 2022, 23:28:47, 23:28 por SARider »
R1250RT [K52]

Julho 22, 2022, 23:25:14, 23:25
Responder #17

MaisUm

• **

• 233

Masculino
  • Texto Pessoal
    A estrada é o caminho.
  • Modelo Motociclo: NC 750X DCT 2020
  • Localidade: Setúbal
Também há correntes para uma 125, para uma 250, para uma 500, para uma 750, etc, etc, etc... só para enfatizar que as correntes serão adequadas para cada motor, conjunto de tracção. Os fabricantes certamente estarão atentos a isso, logo não será esse o motivo de preocupação...
« Última modificação: Julho 22, 2022, 23:26:26, 23:26 por MaisUm »
Honda NC750x DCT, Yamaha Xmax 250, Yamaha Majesty 125, Yamaha XJ600S
Spritmonitor.de" border="0

Julho 23, 2022, 15:40:46, 15:40
Responder #18

dfelix

• 5004
Não sei em relação á esta ultima geração de correntes "maintenance free", mas é questão de ler o manual da REGINA e confirmar.

Até nem as acho caras..
O problema é que só fabricam em passo 525.  :-\