Autor Tópico: Como andar de moto com vento  (Lida 5731 vezes)

Março 14, 2017, 09:44:18, 09:44
Lida 5731 vezes

Morgas

• Visitante

Como andar numa moto com vento ?

Não há dúvida de que quando estamos em cima de uma moto ficamos muito vulneráveis e o vento é um dos fatores que influencia bastante na nossa estabilidade. Para reduzir estes riscos oferecemos algumas dicas sobre como andar de moto com vento.

Estas dicas também valem para outras circunstâncias, mas é inevitável dizer: quanto maior a velocidade, maior o risco, de forma que devemos ser cuidadosos.

Se notarmos uma forte rajada de vento ao viajar de moto, o que devemos fazer é aumentar a pressão sobre o guiador, e deixar o resto do corpo ir. Por razões físicas, o resultado será que a moto mal se moverá de sua posição inicial.

Não deve circular no meio da estrada, para evitar que um movimento não intencional o faça invadir outra faixa.

Devemos ficar muito atentos a elementos que estão na estrada que possam nos indicar a força do vento, como por ex. árvores, sinais ou bandeiras. Se percebermos que estão se movendo com muita força, podemos esperar que logo virá uma rajada de vento.

Se o capacete que usamos não protege os olhos, tente usar óculos, já que poderá evitar a entrada de alguma partícula estranha trazida pelo vento pode nos colocar em grande perigo.

Aumentar a tração da moto: quanto menor for a marcha, maior será a capacidade da moto para lutar contra elementos externos como o vento.

Quanto à nossa postura sobre a moto, não deve variar muito com a ausência de vento. Assim, o tronco permanecerá na mesma posição, enquanto a cabeça e os ombros ficarão ligeiramente inclinados para a área de onde vem o vento. Tente também se agachar para estar protegido pela moto.

8) De qualquer forma, a melhor recomendação é que, se pudermos evitar, é melhor não utilizar a moto se estiver um vento muito forte.

Fonte: auto.umcomo.com.br

Março 14, 2017, 09:47:31, 09:47
Responder #1

JViegas

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4723

Masculino
Boas dicas... então estes últimos dias, eu e minha pendura, tenho apanhado boas "tareias" do vento.
É preciso ter muito cuidado pois num segundo o vento pode fazer das "suas".

Março 14, 2017, 10:32:00, 10:32
Responder #2

Sal

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 658

Masculino
  • Texto Pessoal
    Grupo Motard - Amigos do Caneco
Uma boa dica para quem anda de Maxiscooter é fazer "bandeira", ou seja, se o vento estiver do lado direito por exemplo, devemos apontar/rodar o joelho direito para fora da carenagem da moto em direção ao vento, fazendo a tal "bandeira" ( é difícil explicar)
Acreditem que isto atenua e muito a porrada dada pelo vento

Março 14, 2017, 11:29:02, 11:29
Responder #3

jofra

• Motociclista: 1 estrela ❇

• *

• 35
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 900
  • Localidade: Margem Sul
Passo muitas vezes na vasco da gama e as vezes levo com cada rajada de vento que parece que tenho 2 gajos a baterem-me com almofadas no capacete....

O meu truque é simples, e agarrar-me a mota o mais que posso e rezar umas quantas ave marias e pai nossos, ate agora tem dado certo :D.

Tenho que testar esse truque da bandeira, já vi essa solução em outros sítios e sim, dizem que atenua bastante o vento.

Dizem que andar mais rápido também ajuda, mas não me atrevo a experimentar.
« Última modificação: Março 14, 2017, 11:30:21, 11:30 por jofra »

Março 14, 2017, 13:27:54, 13:27
Responder #4

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18434

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
No dia do almoço em Vila Viçosa aqui com a malta do fórum, eu andei literalmente como se vê na imagem acima.

As rajadas eram fortes e a superfície lateral carenada da maxi é maior que numa moto, pelo que volta e meia lá recebia fortes abanões laterais e que me impediam de andar totalmente na vertical.

Isto foi de tal forma que um companheiro que vinha atrás de mim na sua CBF1000FA, me disse ao pararmos que me via em alguns momentos a andar um bocado de lado... :D

Esteve bastante ventoso, mas na PVG também é bastante tramado e lembro-me aqui há coisa de 1-2 anos, ter havido um atravessamento da ponte sob condições e as scooters e motos com escolta, a baixa velocidade.
Acho que foi bastante noticiado na altura.

Obrigado pela partilha Morgas.  :)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Março 14, 2017, 14:11:15, 14:11
Responder #5

dfelix

• 4988
...mas é inevitável dizer: quanto maior a velocidade, maior o risco, de forma que devemos ser cuidadosos.

Quanto maior a velocidade... menos se sente a influencia do vento!
Isto partindo do principio que estamos a falar de ventos laterais.
Pois ventos de costas até dão uma ajudinha!   :D

Que andar depressa é mais perigoso, irresponsável e ilegal... isso é outra história. :)

De qualquer forma, a melhor recomendação é que, se pudermos evitar, é melhor não utilizar a moto se estiver um vento muito forte.

:D  :D  :D  :D  :D  :D  :D  :D  :D  :D  :D  :D

Uma boa dica para quem anda de Maxiscooter é fazer "bandeira", ou seja, se o vento estiver do lado direito por exemplo, devemos apontar/rodar o joelho direito para fora da carenagem da moto em direção ao vento, fazendo a tal "bandeira" ( é difícil explicar)
Acreditem que isto atenua e muito a porrada dada pelo vento

A derradeira dica deste tópico!
Funciona.
Seja na maxiscooter ou em outra moto qualquer!  :nice:

Março 06, 2018, 15:30:51, 15:30
Responder #6

Fabio

• Visitante
Não existe nenhuma imagem a fazer de "bandeira" (como se deve fazer) ?

Este vento na Ponte 25 de Abril vai lá vai... :nempenses:

Março 06, 2018, 16:29:56, 16:29
Responder #7

carlos-kb

• Visitante
Não existe nenhuma imagem a fazer de "bandeira" (como se deve fazer) ?

Este vento na Ponte 25 de Abril vai lá vai... :nempenses:

Simplesmente "rodas" o joelho para fora e apoias o pé pelo calcanhar, na peseira.

Podes também "colocar peso" com o corpo, do lado aonde o vento forte se está a fazer sentir.

Março 07, 2018, 13:39:01, 13:39
Responder #8

Moto2cool

• 4386
Aumentar a velocidade tem a justificação do efeito giroscópio. Mas quanto maior a velocidade maior a consequência de um desvio da trajetória.
Importante é a colaboração entre todos na estrada, nomeadamente com carros e camiões. ( E depois chamam-lhes desdenhosamente enlatados?) :)
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Julho 23, 2018, 12:22:43, 12:22
Responder #9

ericafao

• Visitante
Eu iniciei há 3 dias a minha aventura em cima de 2 rodas com motores. e ontem percebi o que é andar de moto com vento  :o
aventurei-me pela A1 e as rajadas de vento laterais que sofri fizeram-me sentir uns bons calafrios e até dei uns bons berros para libertar a sensação que estava a sentir! impoe respeito e um medo miudinho. Não sabia se haveria de acelerar ou desacelerar e poucos kms depois de ter entrado na A1 perguntei-me onde tinha a cabeça para me atirar para ali com tanta pouca experiencia e com pendura  :???:

Já tinha ouvido falar da "bandeira" e ontem ate a experimentei. É uma boa ajuda. mas cheguei ao fim da viagem com umas boas dores de braços tal era a força que fazia com eles  ;)

Julho 26, 2018, 16:04:13, 16:04
Responder #10

jetsetwilly

• Motociclista: 1 estrela ❇

• *

• 46

Masculino
  • Marca Motociclo: Kymco
  • Modelo Motociclo: AK 500
  • Localidade: Lisboa
A minha abordagem  :nice:

Tenho feito varias viagem com bastante vento (Lisboa - Leiria) onde há varios pontos do trajecto com muito vento.

A forma mais simples de lidar com as rajadas é utilizar o counter steering, isto é, virar o volante a favor da rajada (sopra da direita para a esquerda -> virar o volante para a esquerda) e inclinar a mota contra a rajada de modo a contrariar a saida de trajectoria.
Para endireitar virar o volante para o sentido contrario (para o lado em que a mota está inclinada) e endireitar a mota.
São torções de volante muito pequenas. Mesmo muito pequenas, quanto maior a velocidade menor a torção.

Esta técnica funciona bem porque tem como objectivo inicial mudar de direcção de forma rápida e controlada, ou seja, tudo o que é necessário para lidar com vento forte.
Só que em vez de virar, basta deixar a mota "escorregar" debaixo de nós, inclinando-se e voltar a endireita-la no fim da rajada.

Contudo quem não domina a técnica não deve obviamente esperar por um dia bastante ventoso para a tentar dominar.

Há bastantes videos na net que ensinam e sendo uma abordagem muito pouco intuitiva, tem que ser aprendida.
Esta técnica pode ser utilizada para curvar em qualquer situação desde que seja acima dos 20/30 kms, em mota ou scooter.

Boas curvas e nada de loucuras  :scooter:  :convivio:

Pedro

Julho 27, 2018, 10:18:50, 10:18
Responder #11

dfelix

• 4988
Faz "bandeira" como já foi dito lá atrás, e deixa-te de tretas que possam induzir em erro os mais "maçaricos".

O "counter steering" permite alinhar correctamente as rodas para curvar com a moto inclinada... e numa situação de rajadas fortes o que se pretende é precisamente manter a moto direita!

Contrariar o vento é a reacção natural que todos temos quando surge a rajada.
O problema é... nunca sabemos exactamente quando ela termina. Ou quando vamos ficar a sotavento de algum obstáculo.
E nesses momentos a tendência da moto é seguir a direcção para onde a virámos no inicio da rajada.

Logo, o que chamam de "bandeira" é ainda dos métodos mais simples, eficientes e seguros.