Autor Tópico: Motos Europeias VS Japonesas! Quais as mais confiáveis?  (Lida 12693 vezes)

Março 23, 2017, 00:05:50, 00:05
Lida 12693 vezes

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18434

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Motos Europeias VS Japonesas!
Quais as mais confiáveis?

Presentemente existem inúmeras propostas no mercado, com diferentes preços, em vários conceitos, a fazer o apelo a todo o tipo de gostos, a apelar à economia umas quantas e outras tantas às emoções fortes, umas carregadas de tecnologia e outras agarradas a um passado que permanece quase impermeável às novas tendências...

...mas havendo tanto por onde escolher e sendo o consumidor cada vez mais inundado de informação, além de a poder recolher de forma extremamente facilitada, pergunto se é possível qualificar um motociclo Europeu ou Japonês como mais confiável.
Sei perfeitamente que existem resultados conhecidos do Consumer Reports National Research Center (Centro de Pesquisa Nacional da revista Consumer Reports), mas nada como a opinião dos membros de um fórum. :)

Estou consciente que isto é tema que dá pano para mangas, pois toca-se claramente no assunto fiabilidade, palavra que muitos sentem como uma punhalada se acaso lêem algo contrário à sua convicção.

De um lado temos, entre outros, nomes sonantes como a Ducati, a Aprilia, a BMW, a Triumph...e do outro lado temos a Kawasaki, a Suzuki, a Honda e a Yamaha.

Sem medos de tocar no assunto (nem existem razões para tal!), qual a opinião que tens de umas e outras?

O Vasco Santana diria "Chapéus há muitos", mas...e no que toca à mecânica de uma moto europeia VS uma japonesa, ou à sua resistência, ou à forma como reflete no tempo e ao longo da utilização aquilo que vale?

Generalizando ou particularizando, há diferenças?  :)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Março 23, 2017, 00:52:24, 00:52
Responder #1

dfelix

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4988

Acho que...
As japonesas já foram bem mais fiáveis do que são no presente.
E as europeias estão bem menos problemáticas do que já foram no passado.

Março 23, 2017, 07:42:29, 07:42
Responder #2

Sapiens21

• 18434

Masculino
  • Texto Pessoal

Acho que...
As japonesas já foram bem mais fiáveis do que são no presente.
E as europeias estão bem menos problemáticas do que já foram no passado.

Uma resposta diplomática que não favorece nem desfavorece nenhuma... :D  :nice:

Para apimentar a coisa e porque s discussão parece não querer sair do lume brando, coloco apenas um gráfico que teve em linha de conta um questionário feito a alguns milhares de proprietários de motociclos...

Para ser preciso foram mais de 12.300 motociclos entre os anos de 2008 e 2014.

Mas sim, foi um questionário feito a proprietários, podendo ser também em parte um pouco falível nos resultados.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.

Dalai Lama

Março 23, 2017, 09:10:01, 09:10
Responder #3

mneves

• 3092

Masculino
Acho graça a estes questionários e vem a cabeça uns feitos na Alemanha a uns anos acerca dos enlatados onde o mais fiável para eles era o mazda....
Para os americanos lexus....
Agora digam me la de que vale a pena ter uma das marcas das listas de mais fiáveis se não tiver a sua manutenção em dia?
E se eu tendo a pior do mundo tiver tudo em dia e durar mais que uma igual de marca sonante?
Por isso não vou 100% nessas coisas e falo por experiência própria  que já tive nos enlatados (fiat) tive 4 e quando todos relatavam falta de fiabilidade eu fazia trinta por uma linha aos meus , nos limites e nada , nunca nada aconteceu, mas atenção só  eu mexo nos meus carros .
Claro que de motas o mundo é  diferente , tem tudo quase o mesmo pela facilidade de representações, etc.Raro é  se aparecer alguém que diga o contrário.
membro numero 16

Março 23, 2017, 10:36:57, 10:36
Responder #4

cgomes

• Visitante
Creio que as japonesas, aproveitando o "know how" da alta competição, terão motores mais desenvolvidos.
Todavia há na europa boas marcas com condições para ombrear, em qualidade, com as japonesas.

Março 23, 2017, 11:02:10, 11:02
Responder #5

Sal

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 658

Masculino
  • Texto Pessoal
    Grupo Motard - Amigos do Caneco
Eu falo por mim e pela minha carteira.
Para mim...japonesas.
Mais em conta, fiáveis e custos de manutenção dentro do razoável.

...mas nao fecho a porta às europeias, tanto que a minha moto de sonho é uma BMW S1000XR.
Tem é um custo absurdo e as manutenções, digam o que disserem, é de loucos!

Março 23, 2017, 11:06:02, 11:06
Responder #6

dfelix

• 4988

Inquéritos baseados em opinião valem o que vale.
Se perguntarem ao Moto2cool qual a moto mais fiável do mundo ele vai vos responder que é a SV650!  :D

Relativamente a este tema da "fiabilidade" faço duas observações:

- A "fiabilidade" é um critério de escolha por vezes sobrevalorizado.
Muita gente acaba por nunca comprar aquela moto que realmente gostaria por influencia da má imagem ou mitos urbanos que se criaram em torno de algumas marcas.

- Actualmente com a internet, forums e blogues e todo um vasto número de fontes de informação qualquer moto passa muito facilmente por problemática.
Basta um individuo no meio do Texas se queixar online que perdeu um parafuso. Todo o mundo ao pesquisar sobre esse modelo vai achar que se trata de um problema crónico desse modelo ou mesmo da marca. Mesmo que o post tenha sido escrito há 10 anos e surgido no mercado várias gerações sucessoras.

Março 23, 2017, 11:23:47, 11:23
Responder #7

Sapiens21

• 18434

Masculino
  • Texto Pessoal
O que indicas é pertinente, pois uma marca (qualquer que seja), está actualmente muito sujeita às muitas opiniões e que se encontram à distância de um click!

Mas há uma coisa particularmente importante nisto tudo...é que estão TODAS sujeitas ao mesmo.
O que acaba por de alguma forma não resultar numa justificação absoluta (e que pode ser pensada!) de que umas podem estar mais visadas ou "protegidas" do que outras.  :)

Nisto da Internet e abertura da mesma, estão todas no mesmo saco.

Dalai Lama

Março 23, 2017, 11:31:29, 11:31
Responder #8

jofra

• Motociclista: 1 estrela ❇

• *

• 35
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 900
  • Localidade: Margem Sul
Falando das manutenções das motas europeias e dando o exemplo da BMW, não as acho assim tão caras como como a malta do forum da a entender...

Tenho um conhecido que tem uma bmw  F800GT, faz todas as suas revisões na MotoMil e pelo que sei os valores andam sempre próximos das revisões das motas japonesas, esta ultima que fez dos 10.000, ficou perto dos 100 e poucos €€, nada de extravagante....

Março 23, 2017, 16:10:08, 16:10
Responder #9

Tiago Parracho

• Visitante
Este tipo de relatório é muito útil às marcas para perceberem em que vertentes de marketing devem apostar mais.

Quando se obtém mais de 1000 respostas, pode-se ter a certeza que os resultados obtidos são estatisticamente relevantes pelo que há efetivamente ilações que podem e devem ser retiradas do mesmo.

Exemplos:
- A fiabilidade percebida não é muitas vezes um factor determinante para a satisfação com uma determinada marca
- A grande maioria das marcas tem uma fiabilidade percebida superior à satisfação com a marca. Perceber o porquê  desta questão, pode ser essencial para essas marcas continuarem a vender muitos milhões de modelos. veja-se o caso da Suzuki. Valerá a pena continuarem a investir a maior parte do seu orçamento de I&D na fiabilidade dos seus modelos? Provavelmente deveriam apostar mais noutras vertentes, como serviço pós-venda, imagem de marca, design, etc., pois este estudo demonstra que os clientes reconhecem fiabilidade às suas motas, mas ainda assim o nível de satisfação é baixo.

Não vejo estes estudos como um guia orientador para futuros compradores sobre que marcas são mais fiáveis que outras, ou que marcas garantem maior nível de satisfação.

Março 23, 2017, 18:32:21, 18:32
Responder #10

Moto2cool

• 4386
Inquéritos baseados em opinião valem o que vale.
Se perguntarem ao Moto2cool qual a moto mais fiável do mundo ele vai vos responder que é a SV650!  :D
Não te posso dizer que é a mais fiável, porque só tenho 5k feitos, mas posso dizer que espero que seja ;)

E impressão minha ou a marca com mais satisfação foi extinta?  :megafeliz: ainda bem que a Suzuki não ficou bem classificada, assim tenho garantia de assistência técnica por uns anos  :nice:

Mas em verdade estes testes valem o que valem   http://www.latimes.com/business/autos/la-fi-hy-consumer-reports-motorcycle-ratings-20160127-story.html , nota-se muito o esforço de marketing,as marcas apontam para targets e investem tudo aí  "European bikes are engineered for character and sex appeal, and Japanese bikes are engineered for reliability," Day said. "The Japanese bikes are bulletproof, but there's a perception of exclusivity that comes with the Ducatis and KTMs. The idea of owning a European bike still feels more special."

Sobre o tema inicial e com base neste estudo: "For reliability, Japanese bikes tend to be better than European ones." http://www.cheatsheet.com/automobiles/consumer-reports-on-motorcycles-buy-victory-for-fun-yamaha-for-reliability.html/?a=viewall
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Março 23, 2017, 21:32:19, 21:32
Responder #11

catb

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 105
  • Marca Motociclo: Piaggio
  • Modelo Motociclo: Beverly 350 ST
  • Localidade: Lisboa
Para mim a Ducati, tem outra beleza , alem disso penso que o comprador deve pensar em contribuir para a industria Europeia

Enviado do meu iPad usando o Tapatalk

Março 23, 2017, 21:44:58, 21:44
Responder #12

Luis Salgueiro

• 1797
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 RT
Para mim a Ducati, tem outra beleza , alem disso penso que o comprador deve pensar em contribuir para a industria Europeia

Enviado do meu iPad usando o Tapatalk

Indústria europeia ? isto agora é uma 'aldeia global' , se a Toyota fechasse portas (por e.x.) tinha mais impacto negativo na economia da Europa do que propriamente no Japão.

Março 25, 2017, 00:04:57, 00:04
Responder #13

dfelix

• 4988
Mas há uma coisa particularmente importante nisto tudo...é que estão TODAS sujeitas ao mesmo.

E é por isso que hoje começas a ler e ouvir falar de "problemas" em marcas que antigamente nunca davam problemas!
Já raramente se ouve o tão típico "Honda é Honda"!

Tal como marcas que eram vistas como bastante fiáveis perderem drasticamente a reputação!
Caso da bmw. Embora seja sobretudo dum aumento do numero de consumidores para constatar algo que durante anos esteve em segredo.  :D

Falando das manutenções das motas europeias e dando o exemplo da BMW, não as acho assim tão caras como como a malta do forum da a entender...

Pelo que percebi, a malta do forum tem como exemplo a C650... que pelos vistos tem no plano de manutenção uma substituição de um kit qualquer que sai caro.
Já num outro tópico qualquer se falou disso, e os argumentos baseiam-se sobretudo num post colocado num fórum americano.  ;)

Naturalmente pode existir especificidades em algumas motos que podem tornar a manutenção mais cara.
Mas elas também pode existir em motos japonesas.
Fora isso, lubrificante e consumíveis assim como mão-de-obra não difere muito.

Por norma faço a manutenção em casa. Mas as vezes que precisei de recorrer às marcas nunca senti pagar mais do que já paguei por japonesas.
Isto claro, comparando agentes oficiais.

Indústria europeia ? isto agora é uma 'aldeia global' , ...

Completamente verdade...
Parte dos modelos base da Ducati têm suspensões Showa, que é parcialmente propriedade da Honda!  :D

Ainda assim, dentro dos construtores mais populares a Ducati é capaz de ser o que tem as suas produções mais localizadas.
A produção é feita em Itália, e exceptuando alguns componentes e acessórios continuam a privilegiar fornecedores italianos.

Algo que não acontece por exemplo com as outras principais europeias que mesmo mantendo alguma produção na terra natal, estão já globalmente espalhados pelo mundo...
Caso da BMW (com fabricas em Italia, India e Brasil) , KTM (India) ou Triumph (Taiwan)...

Março 25, 2017, 01:05:06, 01:05
Responder #14

Sapiens21

• 18434

Masculino
  • Texto Pessoal
(....)
Tal como marcas que eram vistas como bastante fiáveis perderem drasticamente a reputação!
Caso da bmw. Embora seja sobretudo dum aumento do numero de consumidores para constatar algo que durante anos esteve em segredo.  :D
(....)

Xiiiu
Não digas isso muito alto.  :lolol:

Mas verdade seja dita, se nos colocamos a dissecar problemas, não haverá uma única marca que escape.

Excepto se falarmos da CUB (sei que é um modelo e não uma marca), a qual é praticamente indestrutível.

Dalai Lama

Abril 20, 2017, 11:54:00, 11:54
Responder #15

Clemente Vicente

• 1780

Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Integra 750
  • Localidade: Bela Vista-Lisboa
Boas,

Fiabilidade ? para mim Japonesas, mas não todas,

só três HONDA e YAMAHA e tb KAWASAKI , o resto são cancros !!!

Alguém falou em Suzuki ??? Sim pertence á familia dos cancros como a marca que gosto mais a BMW , mas eu reconheço que gosto desta marca, mas tb. reconheço que é cancro .

:bandeiraportugal:
« Última modificação: Abril 20, 2017, 13:45:38, 13:45 por Clemente Vicente »
---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------

Abril 20, 2017, 12:14:19, 12:14
Responder #16

rodrigues

• Visitante

Boas,

Fiabilidade ? para mim Japonesas, mas não todas,

só duas HONDA e YAMAHA o resto são cancros !!!

Alguém falou em Suzuki ??? Sim pertence á familia dos cancros como a marca que gosto mais a BMW , mas eu reconheço que gosto desta marca, mas tb. reconheço que é cancro .

A tua e a minha   :cool:

Brincadeira claro !... :tornarseanjinho:
« Última modificação: Abril 20, 2017, 13:27:00, 13:27 por rodrigues »

Abril 20, 2017, 13:20:49, 13:20
Responder #17

Sapiens21

• 18434

Masculino
  • Texto Pessoal
Tenho uma opinião bastante positiva das Kawasaki.

Tenho-a mesmo como estando entre as mais confiáveis. :)

É certo que a representação por cá (PT) poderia ser melhor, mas em termos de motos, considero-as bastante boas. Pelo menos desde há muito tempo que tenho essa ideia e do que vou falando com quem as rem.

Dalai Lama

Abril 20, 2017, 13:57:39, 13:57
Responder #18

Clemente Vicente

• 1780

Masculino

Já acrescentei, esqueceu-me completamente a KAWASAKI, até parece mentira que eu já tive uma,  a Kawasaki GPX 600 a versão Americana ela tinha sido importada com 5.000 kms. era branco pérola , linda .

« Última modificação: Abril 20, 2017, 14:21:13, 14:21 por Clemente Vicente »
---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------

Abril 20, 2017, 13:59:11, 13:59
Responder #19

dfelix

• 4988
A Kawasaki sempre produziu bons produtos.
E é precisamente a fiabilidade que acaba por compensar uma presença no mercado que poderia ser muito melhor.

Porém... ter um modelo desta marca é preciso gostar de algumas especificidades.
Seja no contexto estético onde nem sempre foram consensuais como do próprio comportamento característico de alguns dos seus produtos.

Abril 20, 2017, 14:14:20, 14:14
Responder #20

pedroareias

• Visitante
Esqueceram-se das Americanas.

Nas Kawasaki a pintura é em geral [ZZR/GTR1400, Z1000/Z1000SX] espectacular.

Não está ao nível das Harley CVO, mas não anda longe.

A Kawasaki sempre produziu bons produtos.
E é precisamente a fiabilidade que acaba por compensar uma presença no mercado que poderia ser muito melhor.

Porém... ter um modelo desta marca é preciso gostar de algumas especificidades.
Seja no contexto estético onde nem sempre foram consensuais como do próprio comportamento característico de alguns dos seus produtos.

Abril 20, 2017, 15:58:57, 15:58
Responder #21

karloxilva

• **

• 400

Masculino
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: Burgman AN400AZ ABS (Fev.2014)
  • Localidade: Setúbal
Cada vez que me armo em motociclista e meto a Suzuki na estrada, dos que se cruzam comigo só os entendidos perceberão levo um de dois destinos possíveis: vou para a oficina ou venho da oficina. Uma certeza porém, ando a brincar ao gato e ao rato com a polícia que só por sorte ainda não me apreendeu a montada por colocar em risco a sensibilidade dos verdadeiros "motards". Além disso, um autêntico abuso da boa fé da companhia de seguros que só por distracção ainda não me triplicou a anuidade.

Com tanta boa marca do Japão fui logo escolher a pior. Já tenho dúvidas se será mesmo japonesa... Sim!, "Hamamatsu"... quem raio põe um nome destes a uma terra? Cheira-me que é o sítio do Japão onde haverá mais chineses, ou taiwaneses - sei lá!, não é tudo a mesma coisa?
"Made in Japan"... devem estar a gozar! Uma etiqueta para disfarçar 40 anos de montagem em Espanha, e durante a "siesta" como diziam os entendidos a que não dei ouvidos.

Ao comprar uma Suzuki não estava a comprar uma mota, estava fazer um acto de caridade digno de alguém que baptizado de fraldas também pertence à reclamada "maioria católica". Porquê?
Porque a única vantagem da Suzuki é o valor comercial que dá às outras marcas.
[Excepto à Sym, porque pertence ao mesmo importador europeu da Suzuki (e sofre de falta de qualidade por osmose - além de ser chinesa, claro].

Ainda bem que perdida a fé sobra-me a decência e não me meto em concentrações. Que faria a minha "gorda" no meio de tão ilustres máquinas "made in" Tailândia, França, Índia... só se fosse para estragar o cenário... Como conseguiria disfarçar aquele desprezível "S"... de "Sucata"?
"Made in Japan"? O Japão já não é o que era! Pelo menos os japoneses de Hama...ma... e Fukushima! (querem ver que a Suzuki também constrói centrais nucleares?)
« Última modificação: Abril 20, 2017, 16:10:15, 16:10 por karloxilva »
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

Abril 20, 2017, 16:10:16, 16:10
Responder #22

Clemente Vicente

• 1780

Masculino
Cada vez que me armo em motociclista e meto a Suzuki na estrada, dos que se cruzam comigo só os entendidos perceberão levo um de dois destinos possíveis: vou para a oficina ou venho da oficina. Uma certeza porém, ando a brincar ao gato e ao rato com a polícia que só por sorte ainda não me apreendeu a montada por colocar em risco a sensibilidade dos verdadeiros "motards". Além disso, um autêntico abuso da boa fé da companhia de seguros que só por distracção ainda não me triplicou a anuidade.

Com tanta boa marca do Japão fui logo escolher a pior. Já tenho dúvidas se será mesmo japonesa... Sim!, "Hamamatsu"... quem raio põe um nome destes a uma terra? Cheira-me que é o sítio do Japão onde haverá mais chineses, ou taiwaneses - sei lá!, não é tudo a mesma coisa?
"Made in Japan"... devem estar a gozar! Uma etiqueta para disfarçar 40 anos de montagem em Espanha, e durante a "siesta" como diziam os entendidos a que não dei ouvidos.

Ao comprar uma Suzuki não estava a comprar uma mota, estava fazer um acto de caridade digno de alguém que baptizado de fraldas também pertence à reclamada "maioria católica". Porquê?
Porque a única vantagem da Suzuki é o valor comercial que dá às outras marcas.
[Excepto à Sym, porque pertence ao mesmo importador europeu da Suzuki (e sofre de falta de qualidade por osmose - além de ser chinesa, claro].

Ainda bem que perdida a fé sobra-me a decência e não me meto em concentrações. Que faria a minha "gorda" no meio de tão ilustres máquinas "made in" Tailândia, França, Índia... estragar o cenário? Aquele desprezível "S"... de "Sucata" "Made in Japan"?

O texto não tem necessidade de ser tão longo para justificar a sua insatisfação, eu percebo mas tb já estive do outro lado da barricada, ou seja do lado das chinesas e não vou dizer que desta água não beberei.

Dito isto, todos sabemos que Burgman dão problemas como outras marcas tb  dão, mas o problema fica mais grave quando a Suzuki  pede pela mesma peça o dobro, que pedem pela mesma peça nas outras três marcas nipónicas e não é por acaso que de ano para ano a Suzuki está perdendo território, cá em Portugal nem vou comentar o estado  dos concessionários Suzuki .

Ou desejava que dissesse que 1º Suzuki , 2º. Honda, 3º yamaha, 4º. Kawasaki  , todos iam ver que estávamos  a mentir...

Aliás eu digo mais,o fim da Suzuki é ser adquirido por algum grupo Chinês ou indiano !

« Última modificação: Abril 20, 2017, 16:13:37, 16:13 por Clemente Vicente »

Abril 20, 2017, 16:39:11, 16:39
Responder #23

dfelix

• 4988
Existe Suzuki para lá das Burgman!
E a reputação das plataformas SV e GSX está longe de ser má.

Abril 20, 2017, 17:03:44, 17:03
Responder #24

Clemente Vicente

• 1780

Masculino

Não estou de acordo !!!

A BMW tbb tem motos muito boas mas todos se queixam dos custos de manutenção.

As SV e GSX podem ser boas, acredito que sim, mas depois tem o problema do preço de qualquer peça para ela, é  carissimo, é necessário informar as pessoas da realidade, não é andar aqui como em outros forum  a vender banha da cobra, a tapar o sol com a peneira, porque eu não gostava que fizessem isso comigo.

Abril 20, 2017, 17:32:58, 17:32
Responder #25

mneves

• 3092

Masculino
Como é normal cada um com a sua ideia.
Eu falo do que sei é já tive para não dizer babuzeiras  e sim tenho em mente que as japonesas são fiáveis tal como as piaggio e algumas do grupo.
A BMW tem motores fábricados pelos " chineses" da kymco e não é sinal de falta de fiabilidade.
Haja sorte porque boas são todas 🤔
membro numero 16

Abril 20, 2017, 17:44:23, 17:44
Responder #26

Moto2cool

• 4386
Às vezes não lemos, outras vezes treslemos, no estudo citado aqui: "Consumer Reports’ survey of our subscribers shows that the Japanese brands are significantly more reliable than most bikes from other regions—led in order by Yamaha, Suzuki, Honda, and Kawasaki. "  Se preciso posso traduzir, porque alguma coisa terá falhado na leitura deste artigo.
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Abril 20, 2017, 17:49:19, 17:49
Responder #27

jofra

• Motociclista: 1 estrela ❇

• *

• 35
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 900
  • Localidade: Margem Sul

Não estou de acordo !!!

As SV e GSX podem ser boas, acredito que sim, mas depois tem o problema do preço de qualquer peça para ela, é  carissimo, é necessário informar as pessoas da realidade, não é andar aqui como em outros forum  a vender banha da cobra, a tapar o sol com a peneira, porque eu não gostava que fizessem isso comigo.

Só aqui é que vejo a malta a queixar-se dos famosos custos de manutenção :P

Abril 20, 2017, 17:53:07, 17:53
Responder #28

karloxilva

• **

• 400

Masculino
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: Burgman AN400AZ ABS (Fev.2014)
  • Localidade: Setúbal
Companheiros.
Desculpem, a minha falta de jeito não terá dado para perceber que o propósito do meu anterior texto era a Ironia..

Adoro a "gorda", a mota. Já experimentei outras e até já me sugeriram mudança e fiquei nesta. Ainda se vai tornar mais clássica do que já é.
Não digo é "Desta Água não beberei" com ar tão peremptório como alguns companheiros, a maior parte dos peixes que conheci morreram pela boca.

Problemas, sim já tive, nada que não conseguisse resolver. Curiosamente, iguais a alguns de outras marcas japonesas, que dão as horas certas 24 horas por dia, mas pouco divulgados, ou divulgados depois do modelo desaparecer (deve ter sido por causa da cotação do usados)...
O que nunca consegui foi resolver os problemas que outros lhe imputam e nunca tive. Sendo uma Suzuki só devo ter tido sorte.

Não venho defender marca alguma, mas a calma para não se embarcar nesse clubismo que afasta as pessoas de falarem daquilo que gostam mais: das motas. De marcas, só falo pelo conhecimento dos concessionários, e aqui digo: se não conhecesse os outros, eu diria que a Suzuki era má.
Mas conheço (Honda e Yamaha, pelo menos em Setúbal) e a diferença, meus caros, não vale a chatice.
Continuo a ir ao representante local da Suzuki porque está perto e só quando preciso de algo específico como uma mudança de pneus.
Mudar óleos de motor e transmissões,  filtros e velas, roletes e limpeza da embraiagem sou eu que faço.

O que eu quis dizer com a anterior ironia mal entendida é que acho que não há marcas predestinadas para fazer bem e outras pelo contrário.
Quem estiver um pouco mais atento que o preconceito ou a paixão, verá que há marcas que procuram crescer fazendo cada vez melhor e outras que não raras vezes colocam produtos que se vendem mais pelo logótipo do que pela diferença abismal de qualidade.
Depois, continua-se a imputar características às marcas baseadas em impressões que vêm desde o tempo em que de motas praticamente só existiam as revistas especializadas. Ainda oiço malta dizer mal das suspensões dos Honda e da electricidade dos Fiat e da chaparia que não presta do... o mesmo de há 40 anos!

Aprecio as máquinas, não ligo a logótipos. Faço parte daquele segmento da minha geração que arrancava as etiquetas dos jeans (de ganga bem melhor do que hoje!) e as arruçava na praia. Pode parecer algo estranho (quando as calças hoje valem mais pela etiqueta do que pela qualidade da ganga, e até já vêm roçadas e ruçadas pelos pulmões desfeitos pela silicose de uns desgraçados do Terceiro Mundo) mas ainda há gente assim.
Como esses gajos estranhos que teimam em andar de "scooter" com tanta "trial" à mão de semear, ou os que vão ali de  clássica no lado direito da autoestrada, na deles, a verem os putos a exibirem a testosterona na terceira faixa.
"O amor é louco, não faças pouco".
O que é importante é a Biodiversidade.

« Última modificação: Abril 20, 2017, 17:59:22, 17:59 por karloxilva »
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

Abril 20, 2017, 18:01:16, 18:01
Responder #29

dfelix

• 4988

Uma revisão "normal" da minha R1200S na SDrive/Santogal custa cerca de 120 euros.
Não é mais do que pagava pela DL1000 na HM Motos, pela Speed Triple na Triumph Lisboa, por uma FZ6 na Riquexó ou por uma 600RR na Motorway.

Por revisão "normal" refiro-me a substituição do lubrificante e filtros.
Alternadamente junta-se o custo das velas... e naturalmente uma moto que leve 4 pode sair 15-20 euros mais caro que uma que só leve duas. Ou três, como o caso da Triumph.
A única intervenção que na BMW me acrescenta algum custos é a verificação da folga das válvulas e a manutenção do cardan a cada 40 mil.

Tive duas Bandit 400 bastante problemáticas ao nível electrico como eram a maioria das motos da época.
Precisei na altura de comprar um alternador e vários rectificadores de corrente. Os preços eram "normais". Mas considerando que isto se passou há mais de 20 anos... não interessa muito para agora.

Num passado mais recente com a DL1000, felizmente nunca tive necessidade de substituir peças de mecânica.
Tive no entanto que a recuperar de um acidente que implicou comprar uma lateral, suportes de peseira, piscas, pedal de travão e uns quantos brindes.

Há peças que foram mesmo estupidamente caras, nomeadamente os plásticos. Mas manetes e pedais foram por exemplo muito mais baratos do que já paguei na Honda.

A minha experiência com arranjos de motos acidentadas é que nunca sai barato.
Seja com que marca for!

E no que diz respeito a fiabilidade a minha experiência acaba por ser atípica, já que as motos que acabei por ter mais tempo e somar mais quilómetros acabam eram ou são de marcas que nas conversas de café tendem a ter má reputação...
« Última modificação: Abril 20, 2017, 18:06:31, 18:06 por dfelix »

Abril 20, 2017, 18:14:09, 18:14
Responder #30

Clemente Vicente

• 1780

Masculino

Os plásticos na Honda tb não são nada baratos, as minhas bochechas  :lolol: laterais custam  +/- 300 euros, chiça que é quase o meu ordenado !!!

:convivio:

Abril 21, 2017, 22:46:19, 22:46
Responder #31

salvador99

• **

• 413

Masculino
  • Texto Pessoal
    honda CB 500X
  • Modelo Motociclo: cb 500 X
  • Localidade: PÓVOA DE SANTA IRIA

Os plásticos na Honda tb não são nada baratos, as minhas bochechas  ol: laterais custam  +/- 300 euros, chiça que é quase o meu ordenado !!!

:convivio:
Depende donde os compras, os da minha cb 500 X dois plásticos na Europa preço standard, custavam 498 €, vindo da América, peças originais 61 dólares eh eh eh eh, entendesse, eu não, cumprimentos.

Enviado do meu MI 5 através de Tapatalk

Abril 21, 2017, 23:50:37, 23:50
Responder #32

pedroareias

• Visitante

Um aspecto é a (con)fiabilidade outro é a durabilidade.

As Harley são pouco fiáveis e vejo algumas dos anos 1970 ainda a funcionar.

Quando a Honda faz os revestimentos que faz (incluindo em modelos Glamour) ... para mim é um sintoma de falta de qualidade.

Também existe um conceito em desuso que se chama seriedade. Algumas peças da minha Honda não tinham primário.

Depois há o "marketing" e as injecções de distorção de realidade.

Quando as marcas fazem isto:

USA preço da Z1000SX ABS, modelo 2017 (11373 Euros)

https://www.kawasaki.com/Products/2017-Ninja-1000-ABS

PT preço da Z1000SX ABS, modelo 2017 (14590 Euros)
http://www.kawasaki.pt/pt/products/sport_tourer/2017/z1000sx/overview?Uid=0871UAwNWF5bWg5aDl5dXFBeUQpfWlhfDQxfXQwKWwpaXl8

Posso dizer-vos que, aparentemente, observo mais qualidade nas Harley, Victory e nas Yamaha de topo (algumas 'custom') do que nas Honda, BMW, Suzuki e outras marcas.

A culpa, na minha humilde opinião, é do cliente. Troca-se de moto de 2 em 2 anos, os fabricantes sabem isso e portanto "bacalhau basta".

Abril 22, 2017, 00:23:14, 00:23
Responder #33

Sapiens21

• 18434

Masculino
  • Texto Pessoal
Sim, de facto existem aqui duas realidades diferentes que parecem estar em discussão...

A confiança de um modelo ou marca (sobretudo esta última por via da generalização) pode desta forma não ter uma relação directa com a durabilidade.

Uma NC750X, apesar de reconhecidamente fiável e confiável a longo prazo, pode ter determinados materiais (plásticos p.ex.) que não são tão duráveis quanto os de outra marca que por acaso até é menos confiável. Algo que dá confiança a longo prazo, pode perfeitamente falhar em termos de durabilidade, em certos aspectos, quando confrontada com outras...

E é engraçado que dentro de cada marca podem perfeitamente existir (...e existem mesmo!) diferenças conforme o tipo de segmento. Diferenças essas que assentam não só no tipo e qualidade do material, como também na montagem e "aprimoramento" do produto final.

Uma N-Max não tem a qualidade ou mesmo durabilidade geral de uma T-Max, mas a marca tem no consumidor a ideia de igual confiança. :)

Dalai Lama

Abril 22, 2017, 00:29:16, 00:29
Responder #34

mneves

• 3092

Masculino
E tem a ver com o cuidado do dono também , pois posso mostrar-vos uma nc700 com 140000km que de aspecto ....minha nossa mas 0 de problemas , aqueles plásticos/ ferros sem ser cuidados  e de garagem  esqueçam parecem com 50 anos
membro numero 16

Abril 22, 2017, 00:40:19, 00:40
Responder #35

Sapiens21

• 18434

Masculino
  • Texto Pessoal
E já vi um vídeo no Youtube de uma com ainda mais Kms...pelo que não posso deixar de concordar também com esse aspecto que referes: O cuidado regular tido pelo dono/utilizador de um motociclo!

É que faz realmente diferença no longo prazo.

Dalai Lama

Abril 22, 2017, 02:57:39, 02:57
Responder #36

dfelix

• 4988
As Harley são pouco fiáveis e vejo algumas dos anos 1970 ainda a funcionar.

As japonesas na década de 70 definiram uma nova bitola no que diz respeito a fiabilidade.
Pois fossem americanas, inglesas ou italianas... tudo perdia muito nesse aspecto. Não é à toa que muitos construtores desapareceram neste período.
E as que sobreviveram, acabam por injustamente carregar no presente essa imagem do passado.

A HD desde o Evo que deixou de marcar território. A Triumph da Era Bloor já não é assombrada pelo "prince of darkness". As Ducati desde o desmodue a injecção que deixaram de avariar paradas na garagem.
Naturalmente para subsistir num mercado cada vez mais exigente, todas tiveram que mudar pois de outra forma estariam extintas.

USA preço da Z1000SX ABS, modelo 2017 (11373 Euros)
(...)
PT preço da Z1000SX ABS, modelo 2017 (14590 Euros)

As diferenças de preço não será sobretudo um "problema" político e de fiscalidade?

Posso dizer-vos que, aparentemente, observo mais qualidade nas Harley, Victory e nas Yamaha de topo (algumas 'custom') do que nas Honda, BMW, Suzuki e outras marcas.

Olha que a "qualidade de construção" no que diz respeito a detalhes e acabamentos nas HD é um fenómeno muito recente.
Se recuares meia dúzia de anos até os modelos mais premium tinham péssimos acabamentos recorrendo imenso a  "plástico cromado" e equipamento extremamente rudimentar. Nomeadamente interruptores e restantes comandos eléctricos com fios à vista e um ar extremamente barato.

« Última modificação: Abril 22, 2017, 03:04:18, 03:04 por dfelix »

Abril 22, 2017, 03:16:13, 03:16
Responder #37

pedroareias

• Visitante
Esqueci-me: algumas Triumph também têm um "fit-and-finish" muito bom. A Speed Triple e a Tiger Sport, são bons exemplos.

As Harley CVO, quanto a mim, estão no absoluto top, mas mesmo as turísticas de produção têm um aspecto irrepreensível. Plásticos cromados não me recordo, mas acredito que sim.

Abril 22, 2017, 14:56:13, 14:56
Responder #38

dfelix

• 4988
Esqueci-me: algumas Triumph também têm um "fit-and-finish" muito bom. A Speed Triple e a Tiger Sport, são bons exemplos.

A Triumph deu um enorme salto na qualidade de muitos dos componentes em 2008.
Ou seja, depois de ter começado nas instalações da Tailândia.

A Speed que comprei em 2006 tinha por exemplo o depósito em plástico, e a geração a seguir passou a trazer novamente de metal.
A diferença abismal era mesmo na qualidade do metal e soldaduras dos colectores.

Da gama actual, esta nova geração de neoclássicas são para mim das motos com melhores acabamentos que existem no mercado.
Até mesmo a familia street twin apesar de ser "gama de entrada" está excelente.

« Última modificação: Abril 22, 2017, 14:58:47, 14:58 por dfelix »

Abril 22, 2017, 23:15:08, 23:15
Responder #39

marb

• **

• 335

Masculino
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 GS
  • Localidade: Santarém
Penso que hoje as coisas estão bem mais equiibradas e há excelência em várias marcas e não apenas nas japonesas. Aliás há marcas europeias mais confiáveis do que algumas japonesas.

Hoje em dia penso que a Triumph, a KTM, Ducati ou a BMW têm qualidade significativa e não ficam atrás das japas  Honda, Yamaha ou Kawasaki!

É tudo uma questão de sorte e de cuidado com as "meninas"!
10/2011-Honda Vision 110 (3600 km), 04/2012-Yamaha XMax 125A (8700 km), 07/2013-Yamaha XMax 250A (10000 km), 07/2014 Honda NC750D (18700 km),03/2016-Honda PCX 125 (8000 km), 04/2017-Honda CB500X (13400 km), 05/2018-Honda CBR650F (7170 km), 09/2018 BMW R1200 GS

Fevereiro 25, 2019, 15:57:24, 15:57
Responder #40

dfelix

• 4988
Aquele momento em que validas uma factura da revisão à Ducati... e o site das finanças avaria!
 :D

Fevereiro 25, 2019, 16:32:39, 16:32
Responder #41

JViegas

• 4723

Masculino
Aquele momento em que validas uma factura da revisão à Ducati... e o site das finanças avaria!
 :D

Acredito que exista um misto de amargo de boca mas uma satisfação enorme quando se "monta" a máquina.

Abril 13, 2019, 13:44:11, 13:44
Responder #42

Rodrigues1

• Visitante
Eu penso assim

A qualidade e fiabilidade de determinadas marcas depende muito da quantidade de viaturas que vendem pois o lucro daí resultante servirá para estudos posteriores de melhoramento, os bons Eng. não ficam baratos.

Como os Japoneses vendem mais é natural que a qualidade seja superior, mas também depende da forma de estar das suas gentes, os Japoneses sempre foram um povo inventivo e muito à frente do resto do mundo em tudo, veja-se o caso da pólvora, papel, tinta, velas para os barcos, etc etc. que já tinham há 2000 anos e na Europa só se começou a usar a partir de 1800.

( A pólvora foram os Chineses mas vai dar ao mesmo  :D )

Não me admira nada que já se pensassem em motas há 1000 anos  :lolol:
« Última modificação: Abril 13, 2019, 16:12:32, 16:12 por Rodrigues1 »