Autor Tópico: Como atuam por cá as autoridades para com os motociclistas? E lá fora, como é?  (Lida 8856 vezes)

Março 29, 2017, 21:23:09, 21:23
Lida 8856 vezes

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Como atuam por cá as autoridades para com os motociclistas?
E lá fora, como é..?

Este assunto julgo ter alguma relevância (ou pelo menos interesse) para a temática do motociclismo, no sentido de se analisarem os testemunhos dos membros aqui do fórum que já foram mandados parar pelas autoridades.

Desta forma, aquilo que se pretende com a abertura deste tópico é uma opinião quanto à forma de abordagem, tipo de fiscalização de que foram alvo, se terão havido razões específicas que levaram à paragem pelas autoridades, entre outros dados que cada um entenda por bem partilhar.

Tendo eu na família quem pertença às forças de segurança, sinto ter ainda assim uma opinião que não sofre de "familiaridade" quanto a este contexto, pois não deixo de ser forte crítico de injustiças...sempre que entendo dever ser o caso de deixar vincada a minha posição sobre determinado assunto, assim como da mesma forma cá estou para tecer também elogios sempre que verifico algo que o mereça, como são as boas campanhas de prevenção e sensibilização, pelas quais já passei enquanto condutor.

Até hoje, o tipo de abordagem que me foi feito quando me mandam parar (uma enquanto condutor de motociclo e várias enquanto condutor de automóvel), tem-se pautado sempre pela correção, notando (pelas conversas que tenho), que a formação dos elementos mais jovens das forças de segurança tem mudado muito. Aceitar-se-á perfeitamente como verdade - por constatação - que por norma existem algumas diferenças na abordagem entre quem entrou nas forças de segurança há menos tempo, por contraponto a quem já está nas forças de segurança há vários anos, mas não senti pessoalmente "abusos" ou "excessos de autoridade".

No geral e falando unicamente no tipo de abordagem a que já fui sujeito por parte das autoridades nacionais (não estou a referir-me à excessiva "caça à multa"), a opinião que tenho é positiva.

Mas já agora e depois de aqui deixarem a vossa valiosa opinião quanto ao tipo de abordagem que é feita por parte das autoridades de cá, convido a que a deixem  igualmente opinião quanto àquela que é levada a cabo noutros países, especificamente para com os motociclistas. :)

Com toda a certeza dirão que depende do país de que se fale.. e quem o disser está carregado de razão...

Veja-se p.ex. a ira deste motociclista brasileiro a falar das autoridades argentinas...

**Deixo o alerta para alguns termos utilizados**

Nota: Agradeço ao membro Tmaxer a recente indicação deste vídeo que aqui vos deixo. :)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Março 29, 2017, 21:47:47, 21:47
Responder #1

Luis Salgueiro

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 1797
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 RT
A minhas experiências com os 'agentes da autoridade' não abonam nada a favor destes . A maior parte das vezes tem sido comigo no papel de condutor de carro mas as poucas vezes em que foi comigo transitando de mota também foi negativo . A última foi há cerca de um mês atrás tinha ido eu até Samora Correia . O 'cromo' do 'polícia-trânsito' com quem falei era um otário de m***a e só não levou a resposta que merecia porque eu sei que eles têm sempre 'a faca e o queijo na mão ' .
Podia aqui contar alguns destes (infelizes) episódios, mas ia tornar o texto longo demais para ser lido com atenção .
image ru

Março 29, 2017, 22:12:37, 22:12
Responder #2

Scooterado

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 129

Masculino
  • Texto Pessoal
    Tmax 530 será que vem aí uma Tmax600 ?
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: TMax 530
  • Localidade: Parchal-Lagoa-Algarve
........Grande post Sapiens :nice: com o nosso companheiro brasileiro fulo da vida com alguns guardas das pampas..... Ri-me bué mas compreendo bem a frustração dele e há que combater por todos os meios o fenómeno da corrupção.
Comigo, em cerca de 100.000 km a andar de scooter só por 2 vezes fui abordado pelas forças segurança ( sempre pela GNR ) na 1ªvez foi ainda com a minha ex T500 e vieram atrás de mim porque segundo eles o meu seguro não estava em dia ( afinal eles através do portátil da viatura lá descobriram que o meu seguro estava ok) da outra vez, foi já com a T530 e foi uma daquelas operações stop em que mandam parar toda a gente e foi rápido e sem nada a assinalar, em ambas as ocasiões foram bastante profissionais e de bom trato :nice:
1 abraço
Scooterado  :scooter: SLB

Março 29, 2017, 23:05:13, 23:05
Responder #3

dfelix

• 5006
Nunca senti qualquer diferença de tratamento entre ir de moto ou carro.
Quer dizer... Já aconteceu, mas de forma "positiva": Como mandarem parar só porque queriam para meter conversa!
E não foram poucas vezes!

No que diz respeito à actuação das autoridades em geral:
Desde os tempos do Miguel Macedo como ministro da Administração Interna que houve uma enorme mudança.
O que chegava a ser assédio... passou a ser feito pela calada.

Por outras palavras... a polícia já não corre atrás do suposto "prevaricador.
Agora manda a factura pra casa!

Comparativamente a outros países, só posso comparar com Espanha já que se trata do único em que conduzo com regularidade e já fui bastantes vezes abordado pela guardia civil.
E se por cá temos muita caça à multa... eles são piores.
E no geral os agentes são muito menos cordiais comparativamente aos nossos.

Março 29, 2017, 23:19:44, 23:19
Responder #4

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
(....)
Comparativamente a outros países, só posso comparar com Espanha já que se trata do único em que conduzo com regularidade e já fui bastantes vezes abordado pela guardia civil.
E se por cá temos muita caça à multa... eles são piores.
E no geral os agentes são muito menos cordiais comparativamente aos nossos.

Tenho precisamente a mesma ideia.
Em Espanha o trato aparenta ser diferente...  O meu pai quando ia muito a Madrid (por questões de saúde de um familiar), chegou a ser mandado parar pela guardia civil umas quantas vezes...sendo que numa delas embicaram com ele porque - diziam - tinha pisado momentaneamente a linha longitudinal contínua.
Por mais que dissesse que não e que por certo teriam visto mal, lá teve de o largar...e b€m.  :napodeser:  Embicaram com ele e não havia nada a fazer, por mais que o seu "Portunhol" se esforçasse em alterar o rumo de uma multa certa.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.

Dalai Lama

Março 30, 2017, 02:41:30, 02:41
Responder #5

dfelix

• 5006
Já cheguei a ter problemas devido ao prazo de validade da carta!!!!
Como foi emitida na altura que lei só obrigava a renovação aos 65, indicar ser válida até 2044 é algo que lhe fez confusão em 2006.

De moto já levei com algumas de excesso de velocidade por lá...
E receita é a mesma daqui: Escolhem locais que são autenticas armadilhas para facturar.

A melhor de todas foi perto de Tarifa.
Uma enorme recta numa zona completamente deserta mas que tinha um sinal de 50 praticamente invisível de tão enferrujado que estava...
A razão de existência desse sinal era uma estação de serviço que deveria estar abandonada há décadas: Só restavam as paredes do edifício e os pilares que habitualmente suportam a cobertura.

Espanha é uma enorme confusão!
Eles têm uma enorme variedade de radares fixos não sinalizados e milhares de sinalizados com tabuletas muito diferente umas das outras.

Algo que me incomodou bastante foi a forma de pagar as multas:
Por não ser residente, fui sempre obrigado a pagar na hora... directamente ao agente!
Da primeira vez cheguei a ser escoltado ao ATM mais próximo para poder levantar!
E passam um recibo/comprovativo a partir dum bloco de papel com ar bastante primitivo!

Março 30, 2017, 09:45:21, 09:45
Responder #6

JViegas

• 4723

Masculino
Com enlatado as multas por excesso de velocidade em locais estrategicamente definidos já lá vão 2, uma delas com pena suspensa por 6 meses.
Para verificação de documentação uma série de vezes, nada a apontar: documentação em dia ou se a cadeira da miúda vai bem colocada ou se ela vai com o cinto corretamente colocado.

Nada de anormal portanto.

Na mota já fui parado igualmente por duas vezes para verificação de documentação, nada de surpreendente.

Aguardo no entanto no entanto alguma carta em casa por excesso de velocidade, pois há dias que...  :corado:

Quanto ao tratamento pelos agentes da autoridade não notei até à data qualquer diferenciação enquanto eu condutor de enlatado ou em duas rodas.

Provavelmente porque o tempo a conduzir em duas rodas é relativamente recente e ainda não tive a "oportunidade" de ter mais encontros. No entanto e porque o meu circuito diário é 99% citadino com vias rápidas à mistura, mais facilmente aparecerá a multa em casa do que ser parado pelos agentes da autoridade.

É como o dfelix refere:
Por outras palavras... a polícia já não corre atrás do suposto "prevaricador.
Agora manda a factura pra casa!

Março 30, 2017, 10:40:17, 10:40
Responder #7

rodrigues

• Visitante
Em 37 anos de carta só fui abordado uma vez de carro perto do Autódromo do Estoril em 1990, pisei um pouco o traço contínuo numa ultrapassagem porque simplesmente não o vi devido á fumarada que uma carrinha velha fazia à minha frente, ainda hoje estou para saber como é que o Agente viu a mais de 400 m de distância quando me mandou encostar.

Foi cordial e simpático e depois de lhe dar os elementos verificou que era "patrício" o Agente era de Mirandela a 10 kms da minha terra mas já era tarde para perdoar pois já estava marcado no químico do duplicado.

Lá me deu o papelinho aconselhando a esperar pelo Papa que viria a 13 de Maio e era normal perdoarem as multas só que o prazo entretanto tinha passado e lá tive de ajudar a encher os cofres com mais 5 contos.

Multas por excesso de velocidade só fui apanhado uma vez em Lisboa, quer dizer o carro foi apanhado pelo flash mas era o meu Pai que ia a conduzir sozinho :lolol:

De Mota nunca fui abordado, pelo contrário, já abordei alguns Polícias em operações stop para pedir informações e foram sempre cordiais.

Março 30, 2017, 11:41:09, 11:41
Responder #8

Africandruglord

• **

• 466
  • Modelo Motociclo: MT 07
  • Localidade: Algures
Até agora só fui parado 1x de carro e umas 5 de mota.

Nada a dizer, algumas destas ocasiões havia mais do que razão para multa, mas sempre perdoaram, portanto não me posso queixar.

Março 30, 2017, 12:20:23, 12:20
Responder #9

Manhas

• **

• 253

Masculino
  • Marca Motociclo: Piaggio
  • Modelo Motociclo: X8 250 ie
  • Localidade: Lisboa
Eu também não tenho razão de queixa das Autoridades.

De mota já me safei de poder ser autuado.
« Última modificação: Março 30, 2017, 15:35:31, 15:35 por Manhas »

Março 30, 2017, 15:23:10, 15:23
Responder #10

meneses85

• **

• 142
De carro só fui mandado parar duas vezes, em 14 anos de carta...
Nunca soprei ao balão e sempre correctos comigo, inclusive uma das vezes tinha seguro pago no MB mas não tinha o comprovativo... e eu vinha da noite...
Conversa puxa conversa só me indicou que não fazia mal com ele, que acreditava mas para ter cuidado até chegar a casa que se me mandassem parar podiam não ser tão condescendentes como ele foi...
Em ano e meio quase dois de carta de mota nunca me mandaram parar, mas neste ulltimo mês tive duas situações caricatas com a PSP em que a primeira foi o PSP de mota do trânsito a filtrar o trânsito, vejo-o pelo espaço e dou abertura para ele passar e quando me passa, dá-me indicação para ir atrás dele... e eu fui... :D no final ele saiu da 2ª circular, cumprimentei-o a agradecer, ele retribui e fui à minha vida...
Esta semana a entrar na 2ª circular como quem vem da Marechal Gomes da Costa, tou a filtrar o trânsito e faço algo que não devia ter feito, entrar para a raia que dá acesso à 2ª circular... estava um carro do trânsito com 3 policias... um deles com atenção especial ao trânsito...nisto que os vejo, faço sinal com a mão a pedir desculpa e continuei... ele fez sinal para eu continuar e segui a minha... :D

Março 30, 2017, 18:34:25, 18:34
Responder #11

carlospira

• **

• 484

Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: PCX 125
  • Localidade: Montemor-o-Velho
Boas,
Também não tenho razoes de queixa enquanto enlatado/motard da policia. Já fui mandado parar na scooter 2 vezes e foi só para control da documentação.
O trato foi sempre impec.
Lá fora em Espanha já fui " denunciado " una vez... Ia a 160 kms na AE e ultrapassei um camiao e na frente dele ia um Alfa romeu da guardia civil descaracterizado...Foi logo atrás de mim e com a raquete de stop mandou-me segui-lo...Lá fui e na faixa de acelaração mais á frente mandou-me então encostar...eu ia a sair ( já tinha a porta aberta ) e o guardilha disse logo colocando a mao na porta -  aguarda sentado e mi dá os documentos ! -   Dei-lhos e ele perguntou-me se eu sabia a que velocidade ia...Eu, inocente respondo : 130/140...Diz-me ele : está brincando comigo ??!!  Eu engasguei-me e lá lhe disse que ia a mais qualquer coisa.... Eu nao tinha visto radar nenhum na frente, nem no tablier, portanto eles multar por excesso de velocidade não tinham como provar...Disse-lhes isso mesmo e eles olharam um para o outro e disseram, não podemos mesmo, mas vamos multar-te porque fizeste uma ultrapassagem e não fizeste o pisca....
Perguntei quanto era - são 60 euros. se pagares agora em dinheiro ,tens desconto e fica em 48 euros !!!
- Não tenho dinheiro ! Disse eu.
-  Anda atrás de nós ao multibanco .
Lá fui, levantei o dinheiro, paguei e deram-me um recibo...
Já vinha de Madrid , sempre a dar gáz...e isto passou-se já perto de Vilar Formoso...
 :scooter: :scooter: :scooter:
Carlos Pires
Kymco Agility 125 - 4 000  até 32.000 kms
Piaggio Medley 125  -  0 kms   até...114.940 kms
Honda PCX 125  -   0  kms   - até  62 mil  para já...

Março 30, 2017, 21:31:23, 21:31
Responder #12

Moto2cool

• 4386
Não tenho nenhuma razão de queixa da policia, sempre fui muito bem tratado, já tive vários autostop e sempre correu bem nunca soprei o balão em autostop mas sim quando tive acidentes. (de carro)

A única razão de queixa que tenho e penso que não era um policia foi uma citação para uma multa de um carro que não era e nunca foi meu, numa cidade que não vou há anos  :napodeser:

Sobre a tolerância para a motas, também sou testemunha de algumas asneiras que fiz na presença da autoridade e nunca fui importunado.
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Março 31, 2017, 08:04:38, 08:04
Responder #13

mneves

• 3092

Masculino
1 dia depois de tirar a cbf do stand fui mandado parar 2 x num espaço de 5km!!!!
Isto tem quantos CVS? Tá mexida?
Sr agente olhe o conta km que só tem 11 km marcados , acho que responde a tudo não?
De scooter a mais de 10 anos que não sou mandado parar porque será??
membro numero 16

Março 31, 2017, 17:06:29, 17:06
Responder #14

Moto2cool

• 4386
É o sonho de qualquer polícia ter uma mota :) sempre que vêem uma perguntam para poder escolher

Março 31, 2017, 17:28:02, 17:28
Responder #15

dfelix

• 5006
É o sonho de qualquer polícia ter uma mota :) sempre que vêem uma perguntam para poder escolher

Nada bate um "geninho" a saltar por dentro dum arco em chamas...  :D

Março 31, 2017, 20:07:20, 20:07
Responder #16

TMXR

• 4156

Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
Podia estar aqui dias a escrever historias durante dias sobre problemas e situações caricatas que tive com a policia....

Nao pelo meu comportamento, mas tendo já estado em varias dezenas de países do 3 mundo deixa-me com um conhecimento pratico de imensos esquemas usados pelas policias para sacar dinheiro...

E também já foi muito o dinheiro que passei para a mão de policias, à semelhança do companheiro do video... algumas por pena, outras porque nao tinha outra saida, outras porque não me estava para chatear... tambem muitas vezes fui mais esperto do que eles e enrolei-os para não pagar nada... 

Um exemplo claro disso é um dos esquemas que a Policia Militar no Brasil tem para chatear quem não tem carta de condução Brasileira, que é alegar que é preciso uma "tradução da carta"... umas vezes ameaçam com multa, outras levar para a delegacia, outras que vai preso... como era um esquema que ja conhecia bem, deixava-os sempre falar e mesmo no final sacava da copia do "diário da republica Brasileiro" onde estava o decreto lei que me isentava da dita traducao  :D :D :D :D

Mesmo assim muitas vezes, so com o aviso que "tinha que deixar qualquer coisa para o cafe"... o problema dos PMs Brasileiros é que so devem beber Kopi Luwac vindo directamente da Indonesia em correio expresso e é um bocado caro  :megafeliz: :megafeliz:

Na Argentina tambem tenho umas boas historias, uma deles nao muito longe de onde o video foi filmado  :D
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Março 31, 2017, 22:22:46, 22:22
Responder #17

Scooterado

• **

• 129

Masculino
  • Texto Pessoal
    Tmax 530 será que vem aí uma Tmax600 ?
  • Modelo Motociclo: TMax 530
  • Localidade: Parchal-Lagoa-Algarve
Companheiro Tmaxer, bem que essas estórias e muitas outras dariam para rechear um bom tópico e assim ficaríamos todos com a bagagem necessária para "enfrentar" as forças de segurança e os respetivos desvios de procedimento cá no burgo e lá por fora.
1 abraço
Scooterado :scooter:SLB

Janeiro 31, 2019, 13:20:31, 13:20
Responder #18

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
Vejam o vídeo que foi colocado a circular no Youtube e tirem as vossas próprias conclusões...  :???:

A sério, vejam e percebam o que estava em causa!

Especialmente a partir do minuto 3:00.

Dalai Lama

Fevereiro 09, 2019, 16:24:38, 16:24
Responder #19

Lourenço

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 816
  • Modelo Motociclo: SH 125 - Silence S01
Andei toda manhã no passeio. Lisboa centro, sou mesmo de natureza citadina e gosto de passear na cidade quando há menos trânsito, e depois, mais para os arredores passei por uns bairros  daqueles onde não há turistas e vemos carros com tijolos no lugar das rodas á espera de jantes novas.

Quando vinha a sair de um desses bairros, já tinha dado nas vistas e senti-me observado, reparei num veículo descaraterizado que me seguiu á distancia durante uns 3 ou 4 minutos apesar de algumas mudanças de direção e depois sem me aperceber apareceu um veículo PSP com sirenes ligadas que me parou. 3 agentes, boa tarde os documentos sff, levou os documentos ao primeiro veiculo, um agente veio entretanto para junto de mim, e tal é um controle de rotina, repondo que devia haver mais, 3 minutos depois voltou o outro agente com os meus documentos, disse "tudo exemplar", tem alguma questão, eu respondi que não obrigado sr. agente, ok então boa tarde boa estrada.

Fiquei admirado, foi a primeira vez que tal me aconteceu, gostei, se alguém me tivesse roubado a scooter teria sido apanhado.

Fevereiro 09, 2019, 16:41:39, 16:41
Responder #20

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
Fixe.  :nice:

Ainda bem que andam a fazer esse controlo (sem dar nas vistas).

Portugal não se pode dizer que tenha uma vaga de furtos como acontece p.ex. no Reino Unido ou Itália, mas não deixa de haver por cá grupos nas redes sociais a dar conta de vários casos. Muitos mesmo.

Essa zona por onde passaste de certeza que estava sob "quarentena".

Dalai Lama

Abril 03, 2019, 13:35:37, 13:35
Responder #21

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
Como é!? Estacionaste a tua scooter onde não devias!? Agora vai à paulada...  :???:

Na Índia as coisas resolvem-se de uma forma no mínimo curiosa....isto para não dizer outra coisa.  :-X

Dalai Lama

Abril 11, 2019, 13:42:58, 13:42
Responder #22

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
Um agente de autoridade Nova-Iorquino achou que era correcto ser ele próprio a levar para a esquadra a moto confiscada, em vez de esperar pelo reboque da polícia. E, mais do que isso, fazê-lo sem usar capacete....

O resultado deixa qualquer um estupefacto com a cena e ao mesmo com um nadinha de troça difícil de conter.
Pelo menos os que assistiram àquilo não se contiveram.  :-\

Ahhh....Nova-Iorquinos...  :feliz:

Dalai Lama

Abril 11, 2019, 17:39:49, 17:39
Responder #23

JoaoHD

• Motociclista: 1 estrela ❇

• *

• 20
  • Marca Motociclo: HD
  • Modelo Motociclo: Fat bob
  • Localidade: Matosinhos
Boa tarde aos foristas.

Não posso falar da experiência fora do país a andar de mota, que é pouca. Mas na zona onde resido, até posso dizer que muitas vezes a policia é condescendente com os motociclistas. Escapes que acordam uma rua inteira, a colocarem em risco a sua vida e a dos restantes utentes, algumas scooters que passam pelo trânsito a velocidades que até assusta e a procurarem qualquer buraco de agulha para o fazer. Nestas situações, esperava até que houvesse uma atitude mais forte por parte da policia.

Obrigado.

Abril 11, 2019, 19:34:51, 19:34
Responder #24

Moto2cool

• 4386
Um agente de autoridade Nova-Iorquino achou que era correcto ser ele próprio a levar para a esquadra a moto confiscada, em vez de esperar pelo reboque da polícia. E, mais do que isso, fazê-lo sem usar capacete....

O resultado deixa qualquer um estupefacto com a cena e ao mesmo com um nadinha de troça difícil de conter.
Pelo menos os que assistiram àquilo não se contiveram.  :-\

Ahhh....Nova-Iorquinos...  :feliz:

Teve especial piada a reacção  dos transeuntes, que mostra bem como a policia é respeitada para aqueles lados   :yeah:

Abril 13, 2019, 12:07:37, 12:07
Responder #25

Rodrigues1

• Visitante
Por cá só sei que a Ponte Vasco da Gama tem pouca vigilância depois da meia noite.

Na quinta feira atravessei a Ponte à uma da manhã em direção a Lisboa e à saída da mesma passaram umas 8 motas que até abanaram a Ford transit, imagino a velocidade que traziam  :Dressed_bek035:

Abril 13, 2019, 12:14:32, 12:14
Responder #26

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
Por cá só sei que a Ponte Vasco da Gama tem pouca vigilância depois da meia noite.

(....)

Estão câmaras a cada 400m ou 500m, posicionadas bem alto e com grande abrangência.

Estão sentados numa sala de controlo a funcionar permanentemente. A essa hora não se farão ao frio, a não ser que seja mesmo necessário e por comunicação dessa sala de controlo.  :) :nice:

Dalai Lama

Abril 13, 2019, 13:24:20, 13:24
Responder #27

Rodrigues1

• Visitante

(....)

Estão câmaras a cada 400m ou 500m, posicionadas bem alto e com grande abrangência.

Estão sentados numa sala de controlo a funcionar permanentemente. A essa hora não se farão ao frio, a não ser que seja mesmo necessário e por comunicação dessa sala de controlo.  :) :nice:

Eu sei que as câmaras de vigilância estão lá mas pelos vistos só servem para em caso de acidente chamar as entidades competentes.

Não passo nessa ponte todos os dias mas sei que as corridas são constantes durante a noite e as autoridades não fazem nada mas se eu for apanhado a 100 numa nacional de 70 levo porrada  :toma:

Abril 13, 2019, 21:31:45, 21:31
Responder #28

Moto2cool

• 4386
As câmaras de vigilância do trânsito não têm a ver com os radares de velocidade

Abril 13, 2019, 22:38:23, 22:38
Responder #29

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
A minha intervenção não era relativa a radares, mas sim em resposta à menção dada para a falta de vigilância na ponte Vasco da Gama Duarte a noite.

Por essa razão mencionei a existência das câmaras que gravam tudo o que se passa permanentemente.

É outro tipo de "vigilância" aquela a que fazia referência. :)

Dalai Lama

Outubro 15, 2019, 21:00:36, 21:00
Responder #30

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
Ora aqui está um caso extraordinário.  :nice:

A forma como se desenrolou a conversa entre o agente de autoridade e o estudante, com a ajuda do primeiro a inclusivamente lhe fazer o nó da gravata, é sublime...

Bem sei que o caso não retrata a abordagem feita a um motociclista, mas o que se pode ver é demonstrativo que isto de que aqui se fala no tópico depende muito (ou inteiramente...) da pessoa que nos manda encostar.

LINK do vídeo...

Uma atitude positiva e uma forma de abordagem e de "meter conversa" absolutamente fantástica.

Dalai Lama

Outubro 17, 2019, 09:05:10, 09:05
Responder #31

Nuno YB

• 1209
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Grande exemplo.

Muitas pessoas não estão por dentro dos seus direitos, quando um agente da autoridade "manda" abrir a mala do carro, a pessoa abre porque o agente mandou.
Isto não funciona bem assim, o agente terá que ter um mandato de busca, suportado por uma causa provavel, para mandar alguem abrir a mala do carro. Nunca me aconteceu, mandarem abrir a mala do carro, mas já me aconteceu pedirem " não se importa de abrir a mala do carro?". A Guardia Civil e a GNR já me fizeram isso... e eu abri. Não transporto nada que me traga problemas, não tenho problemas em o fazer.
No entanto, se o agente tiver uma atitude prepotente e não for tão educado para mim como eu sou para ele... terá que me apresentar o tal mandato de busca, sustentado pela opinião de um juiz que me achou suspeito de transportar algo ilegal no meu veiculo.

Dou um exemplo simples: Quando processei controlo de acessos numa fabrica ( com normas de segurança muito severas ), era "obrigado" por essas normas a fazer uma revista ás viaturas. Ora, isso é ilegal e eu não o posso fazer ( apenas os agentes das forças de autoridade e o exercito, em casos especiais, o podem fazer e SEMPRE apoiados pelo tal mandato de busca, com a tal exceção do exercito nos tais casos especiais ).
Sabendo eu que não o posso fazer, que os motoristas de longo curso vêm cansados e sem paciencia e que a cabine do camião que conduzem é a sua "casa", a minha abordagem era o mais amigavel, simpatica e "brincalhona" possivel.
Enquanto colegas meus "mandavam" abrir as portas das viaturas, eu pedia por favor se o podiam fazer, de modo a eu poder verificar se não traziam "bombas, armas de fogo ou gajas nuas" escondidas lá dentro. Esta simples frase transformava a pergunta " Porquê?" numa indisfarçavel risota por parte dos condutores dos camiões, especialmente os de transporte internacional, que já vinham com milhares de kilometros no lombo.

É um facto, aparecia sempre algum que não concordava, e com razão, e que só abria as portas na presença da PSP. Está no seu direito e dentro da lei... mas isso só ia atrasar, ainda mais, a entrega da carga. Mesmo depois de toda a situação explicada com simpatia e em tom amigavel ( eram normas internas, só ia poder descarregar se obedecesse ás normas, mesmo eu compreendendo perfeitamente os seus argumentos ), há sempre um que não aceita. Pelo menos, não de inicio... quando ficava 3 horas, com o tempo de descanso a descontar, á espera de uma patrulha da PSP para abrir as portas da cabine... acabavam por desistir e abdicar dos seus direitos constitucionais, só para fazerem aquilo que já podiam ter feito há 3 horas atrás.
Sei que isto não é correcto e viola os direitos dos cidadão... mas não era eu que fazia as normas. Quem as quisesse cumprir, cumpria. Quem não quisesse cumprir, não cumpria... mas tambem não entrava para fazer a descarga.

Não custa nada ser educado e tentar facilitar e agilizar, na medida do possivel, o trabalho e a vida dos outros. Seja no trabalho ou em qualquer outra situação.

Qualquer pessoa séria e cumpridora da lei até deixa que os seus direitos constitucionais sejam atropelados, se o agente da autoridade for simpático e educado... e se for uma agente bonita e jeitosa, mais depressa abdicamos deles.  :megafeliz:
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Outubro 17, 2019, 11:03:41, 11:03
Responder #32

JCSC

• Motociclista: 1 estrela ❇

• *

• 30
Grande exemplo.

Muitas pessoas não estão por dentro dos seus direitos, quando um agente da autoridade "manda" abrir a mala do carro, a pessoa abre porque o agente mandou.
Isto não funciona bem assim, o agente terá que ter um mandato de busca, suportado por uma causa provavel, para mandar alguem abrir a mala do carro. Nunca me aconteceu, mandarem abrir a mala do carro, mas já me aconteceu pedirem " não se importa de abrir a mala do carro?". A Guardia Civil e a GNR já me fizeram isso... e eu abri. Não transporto nada que me traga problemas, não tenho problemas em o fazer.
No entanto, se o agente tiver uma atitude prepotente e não for tão educado para mim como eu sou para ele... terá que me apresentar o tal mandato de busca, sustentado pela opinião de um juiz que me achou suspeito de transportar algo ilegal no meu veiculo.

Dou um exemplo simples: Quando processei controlo de acessos numa fabrica ( com normas de segurança muito severas ), era "obrigado" por essas normas a fazer uma revista ás viaturas. Ora, isso é ilegal e eu não o posso fazer ( apenas os agentes das forças de autoridade e o exercito, em casos especiais, o podem fazer e SEMPRE apoiados pelo tal mandato de busca, com a tal exceção do exercito nos tais casos especiais ).
Sabendo eu que não o posso fazer, que os motoristas de longo curso vêm cansados e sem paciencia e que a cabine do camião que conduzem é a sua "casa", a minha abordagem era o mais amigavel, simpatica e "brincalhona" possivel.
Enquanto colegas meus "mandavam" abrir as portas das viaturas, eu pedia por favor se o podiam fazer, de modo a eu poder verificar se não traziam "bombas, armas de fogo ou gajas nuas" escondidas lá dentro. Esta simples frase transformava a pergunta " Porquê?" numa indisfarçavel risota por parte dos condutores dos camiões, especialmente os de transporte internacional, que já vinham com milhares de kilometros no lombo.

É um facto, aparecia sempre algum que não concordava, e com razão, e que só abria as portas na presença da PSP. Está no seu direito e dentro da lei... mas isso só ia atrasar, ainda mais, a entrega da carga. Mesmo depois de toda a situação explicada com simpatia e em tom amigavel ( eram normas internas, só ia poder descarregar se obedecesse ás normas, mesmo eu compreendendo perfeitamente os seus argumentos ), há sempre um que não aceita. Pelo menos, não de inicio... quando ficava 3 horas, com o tempo de descanso a descontar, á espera de uma patrulha da PSP para abrir as portas da cabine... acabavam por desistir e abdicar dos seus direitos constitucionais, só para fazerem aquilo que já podiam ter feito há 3 horas atrás.
Sei que isto não é correcto e viola os direitos dos cidadão... mas não era eu que fazia as normas. Quem as quisesse cumprir, cumpria. Quem não quisesse cumprir, não cumpria... mas tambem não entrava para fazer a descarga.

Não custa nada ser educado e tentar facilitar e agilizar, na medida do possivel, o trabalho e a vida dos outros. Seja no trabalho ou em qualquer outra situação.

Qualquer pessoa séria e cumpridora da lei até deixa que os seus direitos constitucionais sejam atropelados, se o agente da autoridade for simpático e educado... e se for uma agente bonita e jeitosa, mais depressa abdicamos deles.  :megafeliz:

https://www.direitosedeveres.pt/q/acesso-ao-direito-e-aos-tribunais/processo-criminal/no-decurso-de-uma-operacao-stop-a-policia-pode-revistar-o-portabagagens

No decurso de uma “operação stop”, a polícia pode revistar o porta-bagagens?

Não, salvo em casos excepcionais.

Os condutores estão obrigados a obedecer às ordens legítimas das autoridades fiscalizadoras do trânsito e dos seus agentes que se encontrem devidamente identificados. Neste contexto, os agentes devem verificar se o condutor transporta toda a documentação exigida para circular na via pública, se este se encontra sob influência de álcool ou de substâncias psicotrópicas e se o veículo respeita as regras de segurança.

Contudo, a menos que o cidadão o permita voluntariamente, em regra, só com mandato judicial é que a polícia poderá revistar o veículo e exigir ao condutor que lhe mostre o porta‑bagagens. De facto, a revista do carro corresponde a uma invasão da propriedade e vida privada do cidadão. E estes direitos só podem ser limitados caso tal se justifique em função de outros interesses que, no caso concreto, devam prevalecer ‑ como, por exemplo, a segurança pública ou justiça. Por essa razão, em princípio, as autoridades não podem revistar um veículo sem autorização judicial prévia, pois só assim se garante que existe uma ponderação dos interesses em causa e que os direitos do cidadão não são restringidos sem um motivo ponderoso.

Excepcionalmente, caso haja indícios fundados de preparação de actividade criminosa ou de perturbação séria ou violenta da ordem pública, a polícia poderá revistar o veículo sem autorização judicial, para verificar a presença de armas, substâncias ou engenhos explosivos ou pirotécnicos, objectos proibidos ou susceptíveis de possibilitar actos de violência, provas do crime, e pessoas procuradas ou em situação irregular no território nacional ou privadas da sua liberdade. E, caso sejam encontradas armas, munições, explosivos ou substâncias e objectos proibidos, estes podem ser apreendidos. Nestas situações, a realização da busca deve, em todo o caso, ser comunicada ao tribunal competente no mais curto prazo possível.

Outubro 17, 2019, 11:45:38, 11:45
Responder #33

Lourenço

• 816
No caso dos veículos creio que em relação a viaturas registadas em nome de determinados agentes económicos, nomeadamente empresas ou atividades económicas sob outra forma, não será necessário mandato ou qualquer outra autorização para que as forças policiais revistem um veículo, integralmente. Existem determinadas "operações stop" que se revestem préviamente das necessárias formalidades necessárias para a integral revista de todos os veículos, implícitas permanentemente em algumas situações como fronteiras e/ou alfândegas contínuas ou com reativação momentânea.

Outubro 17, 2019, 11:47:15, 11:47
Responder #34

Nuno YB

• 1209
"Excepcionalmente, caso haja indícios fundados de preparação de actividade criminosa ou de perturbação séria ou violenta da ordem pública, a polícia poderá revistar o veículo sem autorização judicial, para verificar a presença de armas, substâncias ou engenhos explosivos ou pirotécnicos, objectos proibidos ou susceptíveis de possibilitar actos de violência, provas do crime, e pessoas procuradas ou em situação irregular no território nacional ou privadas da sua liberdade. E, caso sejam encontradas armas, munições, explosivos ou substâncias e objectos proibidos, estes podem ser apreendidos. Nestas situações, a realização da busca deve, em todo o caso, ser comunicada ao tribunal competente no mais curto prazo possível."

Exacto. Precisam "sempre" de um mandato de busca... salvo se te virem á porta de um banco, com um gorro enfiado na cabeça e com o motor a funcionar. Ou se te virem a meterum tapete grande enrolado na mala...   :lolol: :lolol:
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Outubro 17, 2019, 11:50:36, 11:50
Responder #35

Nuno YB

• 1209
No caso dos veículos creio que em relação a viaturas registadas em nome de determinados agentes económicos, nomeadamente empresas ou atividades económicas sob outra forma, não será necessário mandato ou qualquer outra autorização para que as forças policiais revistem um veículo, integralmente. Existem determinadas "operações stop" que se revestem préviamente das necessárias formalidades necessárias para a integral revista de todos os veículos, implícitas permanentemente em algumas situações como fronteiras e/ou alfândegas contínuas ou com reativação momentânea.

Eu estava a faar de viaturas particulares, atenção. Ainda assim, viaturas de empresas que façam transporte de mercadorias podem ser revistadas sem mandato de buscas mas APENAS e SÓ nos compartimentos destinados ao transporte de carga. A cabine do condutor já não entra nessa categoria ( pelo menos, em termos legais, porque eles até transportam muita coisa lá dentro que nada tem a ver com objectos pessoais ) e fica, por esse motivo, de fora das buscas sem mandato.

Outubro 17, 2019, 16:47:59, 16:47
Responder #36

Lourenço

• 816
Não sou de todo entendido na matéria mas pergunto-me:
Será que as rusgas frequentes aos veículos particulares, de lanterna apontada ao piso interior, debaixo dos bancos, porta-luvas abertos, inclusivamente com cães a "passearem" de banco em banco com as patinhas sujas e a deixar baba nos estofos, ao fim da noite á saída dos bares das docas, em Santos, na 24 de Julho, á saída da Vasco da Gama, etc., serão todas ilegais?

Já me aconteceu e também lá por fora, até com arranque dos painéis das portas e desmontagem de pneu sobressalente.
« Última modificação: Outubro 17, 2019, 16:49:27, 16:49 por Lourenço »

Outubro 17, 2019, 19:32:03, 19:32
Responder #37

Nuno YB

• 1209
Lá fora as leis são diferentes. Não sei como funciona agora mas, em Espanha, basta haver um qualquer movimento esquisito, da ETA ou como os incidentes de Atocha, para eles terem carta branca para fazerem o que quiserem. E, sendo Espanha um país um pouco martirizado pelo terrorismo já desde há muitos anos, eles lá devem ter uma qualquer premissa na lei que permita a vistoria de viaturas a qualquer hora, sem qualquer mandato. Mas sei que os cães calçam umas "peúgas" antes de entrarem dentro das cabines dos camiões.
Nos Estados Unidos, por exemplo, já houve casos em que deu chatices apenas pelo facto de alguns condutores não obedecerem á ordem de paragem da policia. Segundo eles, se não se admitem como culpados de nenhuma infração, ou trafico de alguma mercadoria ilicita, não acham que as autoridades tenham o direito de os mandar encostar e, simplesmente, não encostam. Depois... bom, depois acontecem os tais tragicos incidentes, com armas de fogo á mistura e que acabam quase sempre mal, ou para um lado, ou para o outro. Ou seja, pessoas que nada fizeram de mal, assumem que a policia não tem o direito de os mandar parar e de os "tratar como um criminoso comum", não respeitam a ordem de paragem e a policia desata aos tiros. Depois vai tudo para tribunal, envolvendo sempre quantias absurdas de indemnizações, á famila ou á policia

Ainda assim, usarem a lanterna para ver o piso inferior, ou os bancos, desde que não toquem no carro, podem faze-lo. No porta-luvas, ou debaixo dos bancos, já significa que o porta luvas-luvas seja aberto ou os bancos desviados da sua posição. Como o porta-luvas não abre sozinho e os bancos tambem não se mexem sozinhos, já terá que ser alguem a tomar essa ação ( ou o proprietário da viatura, ou o agente, com a devida autorização do proprietário.

Quanto a essas rusgas, vejo as coisas de duas maneiras:

1- são ilegais, a não ser que haja um mandato de busca para essa zona em questão, devido ao tráfico de alguma substancia.

2- podes pedir para ver esse mandato ( ou, pelo menos, perguntar se existe ). Consoante a reação das autoridades, podes ou não consentir na busca.

Pela parte que me toca, se a policia me manda parar á saida de um local onde é frequente o tráfico de armas ou droga e me pede para abrir a mala, eu abro sem problemas. Não exijo mandato, e porquê? Porque prefiro que me atropelem os direitos por uma coisa que não me traz nenhuma consequencia fisica ou financeira do que estar a empatar quem anda a trabalhar em prol do bem da sociedade no geral. Não entendam isto como um "baixar as calças", simplesmente acho que "quem não deve, não teme". Se estou á vontade, eles que vejam rápido o que querem ver, para poderem fiscalizar mais viaturas e poderem então apanhar mesmo alguem que esteja mal.
No caso da moto, sei que não estou 100% legal, os escapes debitam decibeis a mais que o permitido. Tenho consciencia disso e saio para a rua na mesma, sujeito ao que pode acontecer. No carro, está tudo legal, não pegam em nada, se quiserem ver a mala, que vejam a mala.

Março 27, 2020, 21:21:36, 21:21
Responder #38

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
Por estes dias, na Índia, as autoridades estão a ser particularmente "simpáticas" (ironia, claro) com os motociclistas. (não é que antes fosse diferente)  :chiuuuu:

Aliás, está "simpatia" está na ordem do dia para todo e qualquer que tiver o azar de sair à rua.

Diria que o vírus será o menor dos problemas daquelas gentes quando por lá a autoridade está munida de paus com seguramente metro e meio.  :o

Dalai Lama

Março 28, 2020, 07:42:06, 07:42
Responder #39

Moto2cool

• 4386
Ora aí está uma forma mais musculada de impor o isolamento

Em alguns casos aqui em Portugal faz falta alguma atitude das autoridades para impedir os "fura-isolamento"

Março 28, 2020, 14:46:21, 14:46
Responder #40

TMXR

• 4156

Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
Por ca a policia usa drones com sistemas de som... na India é mesmo o pau de marmeleiro

E agora estava mesmo para contar a historia da unica vez que vi este tipo de crowd control que foi num pais Africano que é patria de uma deputada da nossa AR e que esta sempre escandalizada com a violencia policial mas vou ficar calado  :D
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Março 28, 2020, 14:48:26, 14:48
Responder #41

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
São formas bastante diferentes de actuar.
Diametralmente o oposto dos países Europeus, por exemplo...

Por lá (Índia) os motociclistas não sofrem apenas na pele as paulada da autoridade.

São os seus próprios motociclos que levam cacetadas...

Dalai Lama

Março 31, 2020, 16:03:21, 16:03
Responder #42

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
Por estas semanas já se sabe como vão as coisas no "país vizinho" e...bem, a polícia além de estar a cumprir ordens, está nestes dias ainda mais atenta do que é costume a prevaricadores. Atenta aos que não perceberam bem a curta frase "Quédate en tu casa".  :-\

Perante uma resposta torta e que meteu "mierd@" no contexto, o resultado só podia ser um...

Link para Vídeo...

Dalai Lama

Março 31, 2020, 18:35:02, 18:35
Responder #43

FilipeC

• **

• 65
  • Modelo Motociclo: Xmax 125
  • Localidade: Oeiras
Havia mesmo era de levar um puñetazo naquela tromba. Que palhaço.

Março 31, 2020, 19:31:32, 19:31
Responder #44

dfelix

• 5006
Os agentes parece ter menor respeito pelo "distanciamento social" que o individuo que estava de moto sozinho!
 :)

Março 31, 2020, 19:36:09, 19:36
Responder #45

SARider

• 830

Masculino
  • Texto Pessoal
    "Ride Free, Ride Safe!"
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1250RT
  • Localidade: Sintra
Se o motociclista  deu COVID positivo, já são 3 de quarentena...
R1250RT [K52]