Autor Tópico: Será o preço das maxiscooters "demasiado alto" face ao das motos?  (Lida 4662 vezes)

Abril 15, 2017, 20:33:25, 20:33
Lida 4662 vezes

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Será o preço das maxiscooters "demasiado alto" face ao das motos?

A pergunta colocada no tópico teve como ponto de partida a reflexão, após análise, de alguns preços praticados para algumas maxiscooters e que, invariavelmente, me leva a fazer a comparação com as motos. É automático fazer-se isto...e também difícil de evitar faze-lo.

Parece-me assim inevitável fazer essa comparação quando se fala de determinados valores, levando a que se olhe uma e outra vez para preços que causam alguma estranheza, pelo menos uma estranheza inicial.

Pelo preço de uma T-Max 530 compra-se uma Tracer 900 e sobra imenso dinheiro...

Pelo preço de uma Burgman 650 quase se compra uma V-Strom 1000 e se falarmos da V-Strom 650, então dá para a equipar totalmente com o que sobra...

Pelo preço de uma Integra 750 compra-de uma CBR650F e sobra dinheiro para gasolina que dará para perto de 15.000kms

Pelo preço de uma X-Max 400 praticamente consegue-se comprar uma MT-07...

Pelo preço de uma Burgman 400 consegue-se uma SV650, sobrando largas centenas de €€€'s para o que se quiser.

E os exemplos prosseguem...

Não me entendam mal neste processo comparativo que aparenta ser algo frio e sem atentar a outros factores distintivos entre conceitos (estou ciente de os existirem), mas a verdade é que os valores praticados por algumas maxiscooters dão que pensar quando se olha a tantos bons exemplos nas motos e que se conseguem comprar pelo mesmo dinheiro ou, em alguns casos, mesmo abaixo dos valores praticados para as mesmas.

E se falarmos em custos de produção, pois por certo será esse o tipo de argumento utilizado, a questão não deixa de ser também em muitos casos logo rebatida, pois os materiais, equipamentos e tecnologia empregue nas motos mais recentes, em nada fica a dever às mais caras maxiscooters, em alguns casos bem pelo contrário.

Deixo-vos o tópico à disposição para aqui deixarem a vossa opinião ou ideia sobre o tema, seja ela coincidente em parte, totalmente coincidente ou contrária àquela que aqui foi deixada. :)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Abril 15, 2017, 20:39:50, 20:39
Responder #1

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
E antes que se fale da questão da facilidade de condução ou praticalidade conseguida pelas maxiscooters, há que lembrar que se formos por esse campo teremos de ser igualmente justos e quantificar ou qualificar em custo aquilo que se obtém de prazer também com determinadas motos.

Assim e porque seria um processo longe de ser justo, analisam-se em forma de comparação aspectos qu não tenham a componente...emocional ou racional.
É difícil?....talvez! Venha de lá a vossa opinião.  :)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.

Dalai Lama

Abril 15, 2017, 20:50:12, 20:50
Responder #2

mneves

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 3092

Masculino
Sim
Tenho essa ideia e agora em dezembro quando troquei vi as diferenças que os plásticos e afins dão a mais no custo de uma scooter.
membro numero 16

Abril 15, 2017, 20:55:38, 20:55
Responder #3

TMXR

• 4156

Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
sim e nao...

Esta ultima geração parece que vai sofrer uma inflacionada pois a concorrencia vai a jogo e torna-se necessario subir a parada... muitas vezes para adicionar coisas que nao fazem qualquer falta... mas enfim, isso ja é outra conversa...

Voltando atrás... sao coisas diferentes, as scooteres apesar de nao terem tanta tecnologia nem tanta performance como as suas irmas, em termos de construcao e montagem sao mais complexas e necessitam mais plasticos que quase todos ja percebemos sao muito caros.

Para seres justo na tua comparação, devias comparar uma scooter com uma moto toda carenada  :nice:

Obviamente a performance de uma scooter nada tem a ver com a de uma moto, mas tem outros predicados: proteção, espaço para bagagem, conforto, facilidade de condução e sao perfeitas para certos tipos de trajectos.

No meu caso, preferiria muito mais andar diariamente de moto... mas nao da...
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Abril 15, 2017, 21:03:11, 21:03
Responder #4

Moto2cool

• 4386
O preço tem duas componentes, o custo de produção e o valor de mercado, sendo este o que as pessoas estão dispostas a dar para comprar. Quanto maior for este em relação ao custo de produção maior o lucro é mais gente quer vender. As scooters vivem uma moda que as torna apetecíveis, logo maior valor de mercado, mais lucro, mais as empresas querem vender com novos modelos, etc. Pareceu-me ver no ano passado algo a indicar que começa a recuperação nas motas, Mas nada que possa ainda influenciar o preço.
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Abril 15, 2017, 21:37:38, 21:37
Responder #5

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Como mencionado acima, a área ocupada por carenagens é diferenciadora neste processo comparativo e eu sabia ser esse um dos argumentos que se traria.

Mas ainda assim, não parece um valor excessivo - novamente falando numa comparação directa com certas motos - aquele que é praticado por algumas maxiscooters?

A "teoria" trazida pelo moto2cool pode ter algum fundo de verdade... :pensador:

Dalai Lama

Abril 16, 2017, 21:00:31, 21:00
Responder #6

rodrigues

• Visitante
Eu considero normal o preço superior de uma Scooter pelo seguinte.

Quase todos os anos mudam de figura e não fica barato fabricar moldes diferentes para os plásticos todos os anos enquanto nas motas pouco diferem em 3 anos ficando-se pelo escape, grafismos, e pouco mais.

« Última modificação: Abril 16, 2017, 21:05:37, 21:05 por rodrigues »

Abril 16, 2017, 23:31:23, 23:31
Responder #7

dfelix

• 5004
Ser mais caro por ter mais plásticos é um falso argumento!

Apesar dos construtores se fazerem pagar bem pela substituição dos danificados... não significa que estes sejam caros de produzir.
E a generalidade das motos carenadas já tiveram muito mais plástico que hoje em dia. Numa altura em que os quadros era tão feios que mereciam ser escondidos.

Não sei as maxiscooter são produzidas nos mesmos números, ou se a forma como foram concebidas permitem a partilha de componentes entre diversos modelos.
Ou se pura e simplesmente permite encaixar uma maior margem de lucro.

Abril 17, 2017, 11:45:13, 11:45
Responder #8

rodrigues

• Visitante
Ser mais caro por ter mais plásticos é um falso argumento!

Apesar dos construtores se fazerem pagar bem pela substituição dos danificados... não significa que estes sejam caros de produzir.
E a generalidade das motos carenadas já tiveram muito mais plástico que hoje em dia. Numa altura em que os quadros era tão feios que mereciam ser escondidos.

Não sei as maxiscooter são produzidas nos mesmos números, ou se a forma como foram concebidas permitem a partilha de componentes entre diversos modelos.
Ou se pura e simplesmente permite encaixar uma maior margem de lucro.

Não é propriamente o preço do plástico na fábrica que encarece as Scooters até porque alguns nem pintados são, mas sim o estudo dos moldes é que são caríssimos pois levam muitas horas de aperfeiçoamento e os Eng. não levam barato apesar de hoje em dia ser tudo computorizado.

Se conseguem produzir o mesmo número de Scooters por hora como as Motas também não sei, nesse caso poderá ser um factor a ter em conta no custo total.

Abril 17, 2017, 12:00:13, 12:00
Responder #9

dfelix

• 5004
Praticamente todos os bens em plástico que adquirimos desde o telemóvel ao alguidar da roupa são produzidos em abs injectado...
Se assim fosse pagariamos muito mais pela generalidade dos produtos.

Mas só nos veiculos se paga valores absurdos. Especialmente nas motos pois não há concorrência "pirata".

Já nos carros existe oferta nao oficial de plásticos muitas vezes já pintados a preços consideravelmente inferiores.

Por isso, não me parece que seja um argumento válido.

Enviado do meu LG-D855 através de Tapatalk

Abril 17, 2017, 12:04:06, 12:04
Responder #10

TMXR

• 4156

Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
o preço do molde tem de ser diluído nas quantidades de produção  :nice:

Se um molde custar 2000 € e fabricares 1000 unidades, o custo por unidade é de somente 2 €

Mas se fabricares só 10 sao 200€ por unidade.

E isto e outra coisa, são muito importantes nos precos finais de um veiculo... que é as economias de escala.

Por isso é que o fabricantes querem ter sempre a maior quantidade de componentes partilhados entre modelos das diversas gamas e entre os veiculos de diversas marcas pertencentes ao mesmo grupo  :nice:
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Abril 17, 2017, 12:56:58, 12:56
Responder #11

pedroareias

• Visitante
Componentes em ABS (Acrilonitrilo-butadieno-estireno) normalmente pintados por pigmentação em massa.

As carenagens são pintadas separadamente, o que fica muito caro.

Praticamente todos os bens em plástico que adquirimos desde o telemóvel ao alguidar da roupa são produzidos em abs injectado...
Se assim fosse pagariamos muito mais pela generalidade dos produtos.

Mas só nos veiculos se paga valores absurdos. Especialmente nas motos pois não há concorrência "pirata".

Já nos carros existe oferta nao oficial de plásticos muitas vezes já pintados a preços consideravelmente inferiores.

Por isso, não me parece que seja um argumento válido.

Enviado do meu LG-D855 através de Tapatalk

Abril 17, 2017, 15:21:13, 15:21
Responder #12

Tiago Parracho

• Visitante
No meu entender o Tmaxer e o Moto2cool tocaram naqueles que podem ser os argumentos que podem ajudar a explicar a diferença de preço.

Se formos olhar globalmente para o mercado de motociclos (refiro-me a nível mundial) os mais vendidos são de baixa cilindrada, e são na sua maioria scooters. Estou a falar sobretudo dos países asiáticos e alguns europeus (França, Itália e Espanha)

Mas quando começamos a subir de cilindrada a situação inverte-se, sendo as motas normais vendidas em maior número que as scooters. Daí que me pareça que uma das razões para as scooters de cilindrada serem mais caras quando comparadas a motas "equivalentes".

Depois há também uma outra questão, que se prende com o facto de quem procura estar ou não disposto a dar mais dinheiro por uma scooter.

Abril 17, 2017, 15:44:54, 15:44
Responder #13

rodrigues

• Visitante
o preço do molde tem de ser diluído nas quantidades de produção  :nice:

Se um molde custar 2000 € e fabricares 1000 unidades, o custo por unidade é de somente 2 €

Mas se fabricares só 10 sao 200€ por unidade.

E isto e outra coisa, são muito importantes nos precos finais de um veiculo... que é as economias de escala.

Por isso é que o fabricantes querem ter sempre a maior quantidade de componentes partilhados entre modelos das diversas gamas e entre os veiculos de diversas marcas pertencentes ao mesmo grupo  :nice:

Não me referia ao preço do molde mas sim ao tempo perdido pelos Eng. em estudos antes de dar início ao fabrico do molde que poderá ser apenas um para cada peça e todos sabemos que as Scooters levam muitas.

A mão de obra nas linhas de montagem também deve ser demorada com tantos parafusos para apertar sendo a maioria por aperto manual, (penso eu ).

O meu diploma é de Carpintaria de Moldes e desenho de máquinas e sei o que custa até chegar à finalização do projeto, o molde em si demora pouco tempo, as ideias que vão surgindo e as alterações sem fim é que são uma dor de cabeça e ficam caras. ( a 2 € cada caixa de Ben-u-ron )  :lolol:

Abril 17, 2017, 23:15:09, 23:15
Responder #14

dfelix

• 5004
As carenagens são pintadas separadamente, o que fica muito caro.

Pintura é sempre caro.
Mas neste contexto pintam milhares em série, de forma completamente automatizada pelo que o valor unitário é certamente muito baixo.

A única vez que precisei de substituir plásticos (pois os originais não tinham qualquer possibilidade de reparação) foi para uma DL1000 e a peça além de me custar quase 500 euros vinha em plástico cru!
Um absurdo... e por isso não é de estranhar que se roube tantas motos.

Não me referia ao preço do molde mas sim ao tempo perdido pelos Eng. em estudos antes de dar início ao fabrico do molde que poderá ser apenas um para cada peça e todos sabemos que as Scooters levam muitas.

Poucas são as motos que se pode dizer que há trabalho de engenharia!
Refiro-me às que são ensaiadas em túneis de vento e afins.

Na generalidade é apenas trabalho de design.
E a partir do momento que se obtém uma forma base, a partir daí a concepção dos moldes não é muito mais complexa que projectar um alguidar.

Isto torna-se ainda mais estranho quando para alguns modelos de algumas marcas até aparece soluções de concorrência fabricados artesanalmente e quase sempre em materiais que supostamente até deveria ser mais caros como a fibra de vidro ou mesmo o carbono por preços bastante concorrenciais.