Leis da oferta e da procura, para quê tanto alarido?!
Se novas não há e ou com entregas muito demoradas, as pessoas procuram alternativas e aqui surgem as usadas...
Se há procura e se tudo aumentou de preço, porque raio é que um usado não pode ter o seu valor actualizado?!
Atenção que não estou a dizer que esse valor pode apenas subir... porque assim que o problema das novas ficar ultrapassado, o mercado de usados vai voltar a regularizar e ter valores menos obscenos...
Relativamente ao mercado de usados, não tenho nada negativo a apontar porque:
1. comprei uma moto usada ainda apenas com 5.000km, em novembro/dezembro 2011 (matricula de maio 2009) e ainda com garantia de fábrica durante ano e meio, chatices zero, plenamente satisfeito durante 7 anos que tive a moto (vendi um ano após a ultima que comprei) e só mudei porque já faltava ali qualquer coisa mais... [fora pequenas quedas, apenas uma vez de reboque por bateria KO]
2. comprei uma moto usada com 34.500km, em outubro 2017 (matricula de junho 2006), sem garantia mas ainda com direito a dois recalls na marca sem pagar nada, chatices quase zero (o modelo tinha alguns problemas de origem e num deles já não fui a tempo de resolver através de recall na marca, uma vez que determinada peça já não existe em stock e obviamente que já não é fabricada, não foi complicado resolver mas às minhas custas, fazendo bem as contas, estou plenamente satisfeito. [duas vezes de reboque, uma por rectificador de corrente queimado e outra após uma pequena queda quase parado que partiu manete de mudanças...]
No meu caso, tive demasiados problemas foi com a primeira moto que comprei, e era nova...
Sobre todas as motos, novas ou usadas, temos é de ir mantendo as manutenções necessárias em dia e quando se compra uma moto usada é fazer uma primeira revisão geral bem completa para verificar se não tem nada escondido e mudar o que poderá estar estragado e prejudicar a vida útil da moto/motor...