Autor Tópico: Será arriscado fazer a manutenção em oficinas não-oficiais??  (Lida 6118 vezes)

Maio 25, 2017, 17:46:41, 17:46
Lida 6118 vezes

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Será arriscado fazer a manutenção em oficinas não-oficiais??

Bem...acho que este tema vai dar "pano para mangas" e é precisamente esse o objectivo de criação deste tópico.

Cada um tem a sua opinião, uns dão-se muito bem onde vão, outros entendem que podia ser melhor mas a oficina oficial continua a merecer confiança, outros dirão que já teve "melhores dias" e preferem ir à oficina de esquina, outros detestam as oficiais ao ponto fazer reclamação escrita, outros não colocam a sua moto ao cuidado de mais ninguém senão numa oficina oficial... Há de tudo e da mesma maneira estamos todos ao corrente que a generalização é um mau ponto de partida.

No fundo, existe de tudo um pouco em termos de oficinas oficiais de diversas marcas, assim como as chamadas oficinas "de bairro" e por essa razão aqui deixo o título polémico que poderá dar azo a diferentes opiniões, mesmo até entre dois frequentadores do mesmo espaço.

Claro que há quem saiba fazer algumas coisas por si mesmo, mas para o caso em concreto solicitava a vossa opinião para os casos de manutenção realizada em oficinas oficiais da marca VS as não oficiais.

Vão com calma ao expressar a opinião... Já sei que o tema é "quente"!  :tornarseanjinho:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Maio 25, 2017, 20:15:06, 20:15
Responder #1

Moto2cool

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4386
Não acho que o tema seja quente, podem existir diferentes opiniões :) existem duas palavras-chave: confiança e garantia.
Se estiver na garantia convém usar o concessionário, não que seja obrigatório mas para que depois não haja fuga as responsabilidades. Se não estiver na garantia deve-se ir a quem mereça confiança ;)
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Maio 25, 2017, 20:51:14, 20:51
Responder #2

Bruno Gomes

• Visitante
Enquanto houver garantia tem de ser. Quando acabar acho que vai ser alguem de confianca aqui do forum  ::P:

Maio 25, 2017, 22:20:04, 22:20
Responder #3

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Conheço quem olhe com grande confiança para mecânicos que têm a sua própria oficina. 

Por um lado porque já os conhecem de longa data e ganharam uma certa "familiaridade" com eles, e por outro lado porque (regra geral) sentem sempre total à vontade para assistir à manutenção. 

Quanto a este último ponto, não quer dizer que não se possa em algumas oficinas oficiais fazer o mesmo, mas esta situação aliada ao conhecimento de longa data já existente, é potenciadora de uma certa "segurança" idealizada pelo proprietário. 
Ver peças velhas a sair e novas a entrar, dá-lhes a confiança que necessitam... Isto mesmo fazendo-se exatamente o mesmo na própria marca. :)

Quanto a preços, já ouvi de tudo e dizer que é sempre mais barato fora do concessionário oficial...é um erro! 

Quanto a "aconselhamento de mecânico", relativamente a ser ou não necessária a troca de determinadas peças, existe em ambos os casos...se bem que nos concessionários oficiais é (naturalmente) normal seguir-se o plano delineado pela marca, trocando-se mesmo que apresente um desgaste capaz de não justificar logo a troca. :)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.

Dalai Lama

Maio 25, 2017, 23:06:18, 23:06
Responder #4

Pedro diniz

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 55

Masculino
  • Texto Pessoal
    SYM Joyride 125evo
  • Marca Motociclo: Sym
  • Modelo Motociclo: Joyride 125 evo
  • Localidade: Sobrinho,Alverca
Bom isto tema delicado,
No meu caso comprei a minha scooter SYM no agente oficial SYM,foi sempre uma desgraça com as marcações para as revisões,garantias,etc... mas como era perto de casa foi comendo a pastilha acabou a garantia e o doce das pastilha com aquele agente :zangadoplus: :zangadoplus: :toma:.
Descobri uma oficina multi-marcas tem sido 5***** com a scooter.
A oficina de  marca  deixam muito a pensar  :pensador: .
Comprimentos,Pedro Diniz

Membro/ 43

Maio 25, 2017, 23:09:00, 23:09
Responder #5

Moto2cool

• 4386
No mecânico conhecido é sempre mais barato que no concessionário, o que não quer dizer necessariamente que seja mais económico, mas costuma ser. basta levar menos por hora de Mão de obra e não meterem peças que não precisem mesmo que estejam o manual de revisões

BTW: ainda estou a estranhar teres no perfil o "tubarão" :) como te estás a habituar a esse "monstro " da estrada? dentro da cidade não deve ser pêra doce  ;)

Maio 26, 2017, 15:59:46, 15:59
Responder #6

karloxilva

• **

• 400

Masculino
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: Burgman AN400AZ ABS (Fev.2014)
  • Localidade: Setúbal
Na garantia, não é aconselhável colocar a mota numa oficina que não represente a marca. Um problema qualquer e há... problema.

Independentemente da garantia, nos carros e motas eu tinha por princípio ir só à marca.

O "princípio" era este:
"Se tiveres um problema numa oficina que não a da marca, ficas pendurado sem ninguém a quem te dirigires, é só tu e o dono da oficina. Se a oficina responder a uma marca, a coisa é um pouco diferente: se houver "crise", falas com a marca (que tem uma imagem a defender) e não com o "chico da esquina" que só meia dúzia de pessoas que moram ao pé conhecem e se está borrifando que nunca mais lá ponhas os pés". Depois, se uma marca te prejudicar e não tiveres dinheiro para advogado... "viva a Internet", podes avisar a navegação (não é preciso dar exemplos pois não?)...

Só que:

Nas oficinas como noutras actividades, começa a faltar gente que "saiba da poda", mesmo nas marcas. A moda de desvalorizar o trabalho das pessoas através do esmagamento dos seus salários faz com que muita gente, que sabe, não esteja para aturar desmandos e implante o seu próprio negócio. Em alguns casos, com muito mais qualidade do que as oficinas das marcas - que não raramente mudam de gente, substituindo-a por carne-para-canhão salarial a quem é dada uma "formação acelerada" que muitas vezes se traduz por conhecimento "chapa-cinco" que se traduz na substituição de componentes caríssimos "avariados" cuja despesa podia ser evitada por que uma intervenção conhecedora. A onda da precariedade geral faz com que se perca muita capacidade a prazo. Vistas curtas.

Por isso, a resposta é "Depende".
Aprendi que tendo um gosto não que passa por ficar na garagem uma tarde, há todavia que procurar e seleccionar informação relevante para ter o mínimo de noção do que fazem com as minhas máquinas. No caso das motas, é mais fácil, há mais informação porque há uma tradição de fazer coisas de "moto" próprio, de estudar e partilhar informação (essa sim, a parte da "cultura motard" que interessa). Assim, mudar óleos, filtros, etc e tal, eu.

Em contraponto à pergunta do "post", assinalo que começa a ser regra as oficinas "representantes da marca" serem coisa formal. Tal como nos automóveis, a representação dilui-se nas oficinas multimarcas. Apenas é da marca porque (também) vende da marca.

Nos automóveis Honda, por exemplo, havia um concessionário/oficina em Setúbal que estava no primeiro lugar da avaliação interna da marca. Um dia entrei lá e já não conhecia ninguém, tornou-se multimarca e o atendimento e serviço... adiante.

Enfim. De marca ou sem marca, o que me dana é fazer uma pergunta numa oficina é ter do outro lado alguém que eu pressinto que ainda percebe menos do que eu, ou, pior, dar com um "pintas" que transforma as coisa mais simples numa intervenção só ao alcance de cientistas da NASA.
Reportando-me à forma como tratam os clientes, marcas e independentes, o que eu estranho mesmo é ainda não se terem apercebido de que há uma coisa chamada Internet.
« Última modificação: Maio 26, 2017, 18:47:09, 18:47 por karloxilva »
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

Maio 26, 2017, 18:34:08, 18:34
Responder #7

mneves

• 3092

Masculino
Quando tinha Yamaha só lá fiz uma revisão , era sempre a primeira...ninca tive problemas com isso pois eles sabiam que era eu e que fazia como eles  e fui a duas oficinas diferentes, não tinha o livro carimbado mas estava assinado por mim e tudo registado , teve valor na revenda.
Quando mudei de marca decidi fazer-me de parvo e falar mais com eles (representante) e na Honda por ex fiz lá 2 revisões mas tive 2 intervenções que queriam inventar mas não conseguiram, o tom muda quando apanham alguém que não é  leigo de todo na matéria.
Na kymco nao tenho  razao de queixa  pois há disse que se for preciso vou ver tudo outra vez .
Nas 4 rodas sou eu que faço tudo pois estou farto de representantes ladrões....
membro numero 16

Maio 27, 2017, 09:56:16, 09:56
Responder #8

Cross

• Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 1162

Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: VFR800X (Crossrunner)
Estão a complicar demasiado. Seguramente os concessionários que representam a marca tem mais a perder se não seguirem a risca os planos e ter um nível de serviço em nada menor que excelência! Claro isso tem que ser pago por alguém... o risco é muito alto se algo acontece e o custo mais elevado.
Cada vez mais vemos concessionários multimarca e não é  por isso que o serviço é melhor ou pior. O risco é  diluído pelas várias marcas.

Visto que isto poderia levar a condições de monopólio e mercado concertado muito facilmente o legislador europeu tratou de obrigar os construtores a especificar os produtos e não afectar as garantias diretamente.

Durante a garantia não é necessário ou obrigatório utilizar os concessionários da marca. As garantias e responsabilidade das marcas continuarão válidas, o mesmo com a utilização de materiais que não são das próprias marcas mas com a mesma especificação.

Nas motos todavia é um pouco diferente... mais polémica e protecionismo... mas no carros é prática generalizada e aceite por todos os agentes comerciais.

Portanto é uma questão de tempo e de os consumidores começarem a utilizar os serviços fora das marcas...

Pensar em qualidade/preço num mercado concorrêncial em vez de nichos concentrados sem poder de manobra subjugados pelas marcas com o risco de perderem o negócio se não seguirem as imposições e regras e.muitas vezes sem olhar aos direitos dos consumidores.

Tema com muitas divergências e opinioes diferentes, mas neste mundo global cada vez mais será o mercado a ditar o futuro.

Sent from my SM-G935F using Tapatalk
« Última modificação: Maio 27, 2017, 23:09:27, 23:09 por Cross »
Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Maio 27, 2017, 21:08:57, 21:08
Responder #9

rodrigues

• Visitante
É sempre um risco seja onde for.

Dantes os modelos mantinham-se durante anos com pequenas alterações, os mecânicos arranjavam as motas às escuras, hoje em dia têm de andar sempre actualizados e nem todos têm capacidade para tal inclusive nos concessionários.

Alguns mecânicos nem num smartphone sabem mexer quanto mais num computador, qualidades essenciais hoje em dia com tanta eletrónica.

Até uma Scooter 125 chega a ter 15 sensores

Setembro 09, 2017, 10:10:17, 10:10
Responder #10

pacama

• Visitante
Gostaria de ler as vossas opiniões sobre um assunto e não quis abrir um tópico de propósito. Imaginem que eu quero comprar uma HONDA nova, cujo concessionário fica a mais de 20 km da minha casa, ainda por cima fica a alguns kilometros da cidade. Ou seja, para levá-la à revisão será um problema porque preciso saber os horários dos transportes públicos da oficina até à cidade e depois da cidade até à minha casa.  >:(

No entanto, perto da minha casa há duas empresas com muitos anos de mercado. A primeira já representou a Piaggio, depois Peugeot e agora é Keeway  :napodeser: , vende e dá assistência em vários produtos. A outra empresa representa a KTM.  :(

No vosso caso, o que fariam? Será que a HONDA pode mesmo argumentar que empresas EXPERIENTES não saibam fazer a manutenção, ainda por cima sendo uma SCOOTER?

Setembro 09, 2017, 10:41:37, 10:41
Responder #11

Moto2cool

• 4386
Numa mota nova e durante o período de garantia eu ia ao concessionário. Legalmente não é obrigatório para fazer valer a garantia, mas se tal acontecer evita-te muitos problemas. Tenta negociar o tempo da revisão para ficares lá à espera ou mesmo assistir, ou uma mota de cortesia.

Setembro 09, 2017, 11:00:46, 11:00
Responder #12

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Companheiro Pacama,

Quando marcares a revisão, indica logo que precisas de um motociclo para te deslocares enquanto a tua lá está. Seja num concessionário a 20kms ou a 100kms.
Eu sempre tive "moto de cortesia" nas mesmas circunstâncias.  :)

Dalai Lama

Setembro 09, 2017, 13:12:04, 13:12
Responder #13

Africandruglord

• **

• 466
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: MT 07
  • Localidade: Algures
Só fiz a revisão dos 1000 no concessionário.

So far so good.

Não fossem tão gatunos fazia lá todas.

Setembro 09, 2017, 14:40:13, 14:40
Responder #14

salvador99

• **

• 413

Masculino
  • Texto Pessoal
    honda CB 500X
  • Modelo Motociclo: cb 500 X
  • Localidade: PÓVOA DE SANTA IRIA
Eu fiz a minha revisão quer dos 1000 queria apenas seguinte a 200 kms deste casa, óbvio que fiquei à espera.

Enviado do meu ONEPLUS A5000 através de Tapatalk

Setembro 09, 2017, 19:24:53, 19:24
Responder #15

João_Santos

• 1964
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Coimbra - Viseu
Eu fiz a minha revisão quer dos 1000 queria apenas seguinte a 200 kms deste casa, óbvio que fiquei à espera.

Salvador o que é isto????

João  :scooter: :scooter:

Setembro 09, 2017, 22:07:14, 22:07
Responder #16

AntonioFerreira

• **

• 65

Masculino
  • Modelo Motociclo: FORZA 250 X
  • Localidade: Évora
As minhas motas que já tive,  a que tenho e as que ainda poderei ter serão sempre assistidas no concessionário Motodiana as últimas 4 que tive são Honda e não penso mudar de marca, também tive problemas com a Forza 300 mas a garantia funcionou a 100%
Nas oficinas de garagem ou de fim de semana a mão de obra de facto é mais barata, mas por vezes demoram mais tempo que no concessionário e  quase sempre as peças são compradas na internet de qualquer marca e depois vão perguntar o preço das de origem na marca e é esse o preço que se paga
Isto acontece nas motas e nos carros
Eu tenho conhecimento de casos reais que se passaram com amigos meus
Também se pagam peças novas que não são aplicadas, basta fazer um sinal nas velhas e depois ver que não foram mexidas, por exemplo filtros velas e outras, comigo já aconteceu e a desculpa foi que o empregado de escritório debitou porque muda-se sempre
Isto não é geral para todas as oficinas, ainda há muitas sérias mas a maioria trabalha assim
Motas e carros meus só são assistidos nos concessionários, tenho mais confiança e até agora não tenho razão para me queixar
« Última modificação: Setembro 09, 2017, 22:37:16, 22:37 por lmferreira »

Setembro 09, 2017, 22:51:30, 22:51
Responder #17

Luis Salgueiro

• 1797
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 RT
Enquanto ele se dispuser a isso , as minhas motas têm sido sempre revisionadas no mecânico Carlos Melrinho que trabalha há anos numa oficina 'multimarcas' (que por acaso é representante da Kymco  :-X ) , mas que faz uns 'biscates' para alguns conhecidos .
Sujeito honesto, possuidor de uma FJR , um profissional muito tarimbado na mecânica das motos e que de vez em quando até me dá um saco de favas da sua horta !  :nice:

Setembro 10, 2017, 03:36:18, 03:36
Responder #18

salvador99

• **

• 413

Masculino
  • Texto Pessoal
    honda CB 500X

Salvador o que é isto????

João  :scooter: :scooter:
Não entendi João? Como tu bem sabes, de minha casa a Coimbra são duzentos kms, e nas duas estiveste comigo, certo? Grande abraço

Setembro 10, 2017, 03:37:32, 03:37
Responder #19

salvador99

• **

• 413

Masculino
  • Texto Pessoal
    honda CB 500X
Enquanto ele se dispuser a isso , as minhas motas têm sido sempre revisionadas no mecânico Carlos Melrinho que trabalha há anos numa oficina 'multimarcas' (que por acaso é representante da Kymco  :-X ) , mas que faz uns 'biscates' para alguns conhecidos .
Sujeito honesto, possuidor de uma FJR , um profissional muito tarimbado na mecânica das motos e que de vez em quando até me dá um saco de favas da sua horta !  :nice:
Luís sem querer falar mal do teu mecânico, aliás, chegamos a falar por alto pelo menos na marca quer ele quer os outros que lá estão, inclusive o patrão nem um cêntimo vêem meu, grande abraço

Setembro 10, 2017, 15:02:18, 15:02
Responder #20

Luis Salgueiro

• 1797
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 RT
Luís sem querer falar mal do teu mecânico, aliás, chegamos a falar por alto pelo menos na marca quer ele quer os outros que lá estão, inclusive o patrão nem um cêntimo vêem meu, grande abraço

'Uma coisa é uma coisa e outra coisa é uma coisa completamente diferente' .
O patrão  é o patrão e o empregado é o empregado . O meu patrão é o Ministério da Educação e eu não actuo nem me revejo na filosofia do dito cujo . Eu também digo mal da empresa Carris (onde trabalhas) e não te meto no mesmo saco .

Este mecânico (Carlos Melrinho) trabalhou por conta própria com oficina particular aberta durante muitos anos , só que vive numa localidade 'periférica' e aos poucos o nº de clientes deixou de ser suficiente para um rendimento mensal satisfatório e daí ter ido trabalhar 'por conta de outrem' desde há um par de anos .   
Calhou a ser num stand que (pelo que me contaste) é gerido por um gajo 'manhoso' , mas isso nada mancha o que ele é 'por si só' : um profissional competente, afável  e honesto.