Autor Tópico: Andar de moto com +40°...  (Lida 16721 vezes)

Junho 19, 2017, 22:04:08, 22:04
Lida 16721 vezes

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Andar de moto com +40°...

Ontem à tarde e já depois das 18h, tinha de levar o meu telemóvel à loja onde o comprei para accionar a garantia e...decidi ir de moto. Algo absolutamente normal, portanto.

Sabia já de antemão que iria enfrentar calor, mas pensei para mim que não seria nada de mais e até se aguentava. "Alguma aragem há de me valer", pensei eu...

Não podia estar mais enganado!

Depois de deixar o telemóvel na loja e estando completamente a pingar de transpiração, decidi ir para a estrada e ver se a maior deslocação do ar me permitia "gozar" um pouco mais a volta de moto...

Mas não se consegue ganhar muito no agrado da volta, já que o ar abafado, quente e seco, além de temperaturas que se fazem sentir na pele mesmo a horas tendencialmente "mais toleráveis", acabam por convidar mais a voltar para trás do que a prosseguir.

Abrir o modular (nos casos em que se utiliza um capacete do género), abrir o fecho do casaco e parar para beber muita água, são p.ex. coisas que qualquer um terá mesmo de fazer quando conduz um motociclo debaixo de altas temperaturas.

Esta não foi a primeira e certamente não será a última vez que ando de moto debaixo de altas temperaturas e que no Alentejo tem estado nos últimos dias sempre com máximas acima dos 40°.

A chuva não é coisa que me demova, mas com altas temperaturas...já é coisa que admito preferir ir de 4 rodas. :)
« Última modificação: Julho 29, 2018, 21:55:33, 21:55 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Junho 19, 2017, 22:22:37, 22:22
Responder #1

pjmartinho

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 1644

Masculino
  • Texto Pessoal
    texto
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: FJR1300
  • Localidade: Na praia
A maior protecção aerodinâmica é boa no Inverno e em dias de chuva, mas nos dias de calor tem o efeito inverso.

Nestes dias de calor ando com um Jet, em vez do modular, o casaco aberto até meio e as mangas do casaco desapertadas para ver se entra alguma aragem pelos punhos das mangas... mas 'tá quieto. A unica coisa que ainda assim consigo que esteja menos quente, é a cabeça pois vou ali com o pescoço todo esticado para apanhar com algum vento no frontespicio e o capacete aberto ajuda bastante.

Junho 19, 2017, 23:16:26, 23:16
Responder #2

António Teles

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 476

Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Sh350
  • Localidade: Loures
Eheheheh que pena não serem cá do fórum muitas das pessoas a quem dou a minha resposta quando me dizem:
Hoje é que está bom para andar de mota, com este calor... e tenho de retorquir: de inverno é melhor! Nestes dias sinto a falta do ar condicionado do carro.
Normalmente é um horror andar no trânsito nestes dias, hoje só se estava bem pela marginal.

A ver se paro quieto?! 🏍

Junho 20, 2017, 00:57:07, 00:57
Responder #3

jmartins13

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 954
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R 1200 RT
  • Localidade: WORLDWIDE
Eheheheh que pena não serem cá do fórum muitas das pessoas a quem dou a minha resposta quando me dizem:
Hoje é que está bom para andar de mota, com este calor... e tenho de retorquir: de inverno é melhor! Nestes dias sinto a falta do ar condicionado do carro.
Normalmente é um horror andar no trânsito nestes dias, hoje só se estava bem pela marginal.

Os dias de Inverno com sol, são os meus preferidos! Bem....desde que não esteja aquele frio que ate as pernas ficam dormentes e chegam a parecer que estão quentes, lolol

Junho 20, 2017, 08:05:37, 08:05
Responder #4

João_Santos

• 1964
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Coimbra - Viseu
Isaac só por essa imagem desse Alentejo único, já valeu a pena o Tópico.

Aqui pelo Interior é igual e até tenho receio de ir para a estrada, tal o calor que se faz sentir.

João  :scooter: :scooter:

Junho 20, 2017, 09:51:13, 09:51
Responder #5

Tiago Parracho

• Visitante
Como diz o António Teles e muito bem, andar no meio do trânsito com este calor, embora não tenha atingido os 40º aqui em Lisboa como em zonas mais interiores, é também um sofrimento daqueles. Parece que sentimos todos os gases dos carros/autocarros/etc virem na nossa direção.

Para mim só melhora quando chego ao micro-clima de Sintra  :megafeliz:

Junho 20, 2017, 11:10:48, 11:10
Responder #6

JViegas

• 4723

Masculino
Hoje havia um acidente no eixo norte-sul junto a telheiras, ou seja: fila de transito enorrrmeee.

Passar por entre as camionetas sentia-se logo o "bafo" no corpo. Bolas.

No domingo fui buscar a maxi que ficou parada no fim-de-semana prolongado e era um bafo que até queimava.

Imagino em Évora que até deve dar para "estrelar ovos" na calçada.  :'(

Junho 20, 2017, 11:52:21, 11:52
Responder #7

karloxilva

• **

• 400

Masculino
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: Burgman AN400AZ ABS (Fev.2014)
  • Localidade: Setúbal
E com esse calorzinho seco sem aragem do Alentejo, vai lá vai...

No sábado, o pico de calor apanhou-me na autoestrada de regresso a Setúbal. Ao contrário dos troços urbanos com paragens semaforizadas, horrível!, a deslocação do ar a velocidade de autoestrada melhora um pouco a situação.
Nas vias rápidas, uma velocidade superior e a deslocação do ar associada à porosidade  de um casaco com a configuração de verão dá uma sensação de conforto, mas... é perigoso porque a desidratação está lá e a adrenalina da velocidade, que "aguça os sentidos", dizem, de facto turva a nossa capacidade de raciocínio e de reacção.

No meu caso, a boa protecção permitida pelo enorme ecrã da Burgman noutras alturas do ano vira a coisa ao contrário.
Mesmo abrindo os registos de ar do capacete a refrigeração era quase nula. Comecei a sentir o suor que só não me escorria pela cara porque tenho o hábito de usar um lenço de algodão fino debaixo do capacete (já agora, uma boa forma de compensar a folga da idade do isolamento do capacete e fazer com que ele se mantenha limpo por mais tempo). Apercebi-me da patetice de não ter parado na área de serviço anterior quando a garganta começou a ficar seca...

Moral da estória: parei na zona de serviço seguinte, tirei o capacete, virei o casaco de forro para fora e substituí o lenço encharcado por outro.
E, mais importante, fiz uso da garrafa de água que costumo trazer sempre dentro da mota.

Tratou-se de um dia especial em termos de temperatura mas ficou-me para a cultura:
Adequar o tempo de viagem à temperatura ambiente, e trazer sempre, sempre, água.

Dizer que se fez um troço duma assentada debaixo de não sei quantos graus, pode parecer "heróico", mas um motociclista avisado dirá que é correr riscos desnecessários.
« Última modificação: Junho 20, 2017, 11:55:36, 11:55 por karloxilva »
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

Junho 20, 2017, 17:38:59, 17:38
Responder #8

Moto2cool

• 4386
Cantem todos comigo "Get a  Naked in the summer, ohohohoh! yehhhhh"  :chopper:

Falo de motas, qualquer outro tipo de interpretação é da vossa responsabilidade e não pode ser-me atribuída  :lolol: :lolol: :lolol:

Podem sempre tirar a proteção aerodinâmica que no caso do "tubarão" parece tapar tudo, como pode haver aragem?

Mas, agora mais serio, existem temperaturas que não há aragem que safe e não é de agora, no Alentejo o verão anda sempre por este registo desde há várias décadas que o conheço, na minha juventude passei sempre parte das férias grandes no Alentejo profundo e lembro-me do calor irrespirável e do pó.
Já agora no Natal lembro-me da lama e frio.
Mas sempre tudo temperado com um calor humano inigualável   :cool:
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Junho 20, 2017, 19:20:23, 19:20
Responder #9

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
E com esse calorzinho seco sem aragem do Alentejo, vai lá vai...
(....)

Desde há vários dias...
Sufocante mesmo. O Alentejo tem alturas do ano em que é de extremos...

Agora estou uns dia(zitos) aqui na zona de Armação de Pêra e nota-se bem a diferença...
Mesmo estando quente, não tem mesmo nada a ver.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.

Dalai Lama

Junho 20, 2017, 20:06:40, 20:06
Responder #10

João_Santos

• 1964
Boas Férias e bom descanso junto dos que te são mais queridos.

Junho 20, 2017, 20:10:08, 20:10
Responder #11

las650

• Visitante
Nem as motos aguentam tais temperaturas por vezes.
Já faz muitos anos, em viagem a Fátima, estava um calor imenso na A1. Ia na minha gs500 que é refrigerada a ar com pendura e  parou 2 vezes por excesso de calor.
Perdia força e parava. Depois esperava que o motor arrefecesse e seguia caminho...
As refrigeradas a líquido são bem mais eficazes neste aspecto.

Nestes dias de de calor faço por vezes escapadelas de moto na calada a noite. Tipo das 10 até à meia noite. A temperatura está bem mais tolerável e as estradas estão muito mais descongestionadas o que dá para relaxar e apreciar o caminho em velocidade baixa. ;) Tenho tido excelentes experiências desta forma.

:scooter:

Junho 20, 2017, 20:19:17, 20:19
Responder #12

João_Santos

• 1964
Com este tempo tenho evitado sair para a estrada. Temperaturas de quase 45º aconselham uma certa prudência.

Sei que tenho um bom óleo no motor e refrigeração liquida, mas basta imaginar as temperaturas que os motores de Scooters atingem.

Sei de 2 companheiros que em Forzas 125 fizeram muitas viagens de 300 e mais klms sempre a fundo e os motores perto dos 24.000, tiveram problemas de Válvulas.

Sei também que o óleo que utilizaram desde inicio não era o melhor.

O bom senso recomenda que com este calor, estrada só com muita precaução nos andamentos.

« Última modificação: Junho 20, 2017, 20:20:30, 20:20 por João Santos »

Junho 20, 2017, 21:53:43, 21:53
Responder #13

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
Como dito acima (e na minha opinião acertadamente), nestas alturas de muito calor... andar de moto faz-se muito bem à noite.

Estar a andar com 40 graus ou mais, retira-se muito pouco gozo na condução. Meses de Maio a Setembro são óptimos, mas há dias ou mesmo semanas que não se aguenta..  :corado:

Dalai Lama

Junho 20, 2017, 22:02:43, 22:02
Responder #14

karloxilva

• **

• 400

Masculino
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: Burgman AN400AZ ABS (Fev.2014)
  • Localidade: Setúbal
Por falar em refrigeração, quando cheguei ao destino deu para ouvir um som algo diferente misturado com o do motor ao entrar na garagem, apercebi-me ue era a refrigeração. Foi a primeira vez que vi o ponteiro da temperatura bem acima da posição normal. Pelo menos tirei a dúvida de que ele não estava preso.
O mais grave é que, pensando nisto agora, não me lembro de com aquele calor todo ter olhado para o ponteiro...  :napodeser:

Sr. Sapiens, belo "esqualo" para passear nessa paisagem sem fim.
« Última modificação: Junho 20, 2017, 22:08:28, 22:08 por karloxilva »
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

Junho 20, 2017, 23:06:41, 23:06
Responder #15

Joao_Cruz

• Global Moderator

• 1587

Masculino
  • Modelo Motociclo: Tracer 900 GT
  • Localidade: St.Marta Pinhal-Corroios
Agora imagina seres "obrigado" a vir de Bragança a Lisboa, no Domingo pasado.
Para terem ideia do calor que estava, depois de ter levado umas boa 1 hora sempre nos 40°c para cima, quando passamos pela Guarda só estavam 36°c e me lembrar que ali até estava fresquito.
Nem conseguia respirar.
E tendo saído dos Picos da Europa numa manha bem agradável de 16°c....

Junho 21, 2017, 09:10:00, 09:10
Responder #16

Grandpa

• **

• 97

Masculino
  • Modelo Motociclo: Forza 300
  • Localidade: Sintra
Habituado ao micro-clima de Sintra  :nice: o calor excessivo desespera-me.

Uma sevilhana (sem comentários), a apanha do tomade 8de dia) e do grão (à noite) em pleno Baixo Alentejo ensinaram-me que há coisas que não se fazem com temperaturas muito elevadas. Viva la siesta. Saidas de mota nesses periodos só em casos de extrema necessidade. Até porque o enlatado tambem tem que rodar um pouco de vez em quando (de uma média de 70.000 Km ano passou para 2.000)

O ano passado tive que atravessar o Alentejo com temperaturas de 38-40º e foi dramático. As próprias condições da estrada com alcatrão derretido e o ar sufocante não convidavam a andar nem um metro. Em alguns pontos de paragem, os autoctones questionavam-me se ia proseguir viagem naquelas condições. Tinha que ir -tinha compromissos assumidos e não podia faltar. A escolha da mota, naquele caso foi um erro de casting  ;D

Mas o verão não é impeditivo para as minhas saida, até porque a existencia de pontes e feriados permite-me ter algum tempo livre mais prolongado e por isso aproveito para viagens mais longas (neste momento estou a pensar ir, em Julho/Agosto, até ao Cabo Finisterra). Só que, caso a meteorologia aponte para altas temperaturas o planeamento da viagem comtempla sempre a não circulação nas horas de maior calor. A saída é efectuada com o nascer do dia, paragem entre as 12h e as 17 h para almoço e apreciar a monumentalidade de uma localidade e só depois remoto a viagem até ao destino programado.  ;D 

Outra condição que está tambem sempre presente nestas alturas é não beber alcool - não só porque irei conduzir, mas porque ao criar uma vasodilatação vai fazer-me desidratar mais fácilmente. A bebida de eleição é a água - compro uma garrafa de água fresca (gelada), bebo uma parte e coloco o resto numa garrafa termica. No Alentejo isto "obriga-me" a parar nos supermercados que estão normalmente à entrada/saida das localidades para comprar mais água e aproveitar o ar condicionado  :cool:

Junho 21, 2017, 09:57:03, 09:57
Responder #17

spitfirept

• **

• 110

Masculino
    • Canal Spitfire
  • Modelo Motociclo: DN-01
  • Localidade: Oeiras
Boas,

eu no passado sábado fui passear de moto com a minha mulher ate Vaqueiros -Santarém sempre a A1 e nem se podia andar de moto.
Paramos em todas as estações de serviço para molhar a moto e ao mesmo tempo tomar banho de agua mas mangueiras ao pé do enchimento dos pneus.

Porque molhar a moto? porque em andamento com a deslocação do ar sempre iam saltando uns salpicos para refrescar :)

porque tomar banho? realmente nem valia a pena, 2 km depois de começar a andar de moto já estávamos novamente secos :( e desejar chegar à próxima estação de serviço

A meio da viagem ela já só ia de fato de banho.

Para quem conhece a minha DN-01 eu tenho um vidro reflector montado, pois não gosto de levar com o vento na tromba quando estou conduzir, mas agora com estas temperaturas vou experimentar retirar.

Próximo DYF deve ser um sistema de salpicos em andamento para o verão :)

Honda DN-01, AKA Black Widow
Spitfire_pt, Voando baixinho :)
Facebook: https://www.facebook.com/carlos.j.woo...
Instagram: https://www.instagram.com/spitfire_pt/

Junho 21, 2017, 10:05:03, 10:05
Responder #18

rodrigues

• Visitante
Todos os anos em Agosto vou a Trás os Montes de mota onde as temperaturas passam dos 40 principalmente na zona de Mirandela e ainda não derreti.

Em nenhuma das vezes tirei o blusão

Boas curvas

Junho 21, 2017, 11:29:20, 11:29
Responder #19

lmferreira

• Global Moderator

• 718

Masculino
  • Modelo Motociclo: NC 750X
  • Localidade: Évora

Junho 21, 2017, 14:37:10, 14:37
Responder #20

carlos fonseca

• Visitante
Hidratação constante. A chave para viajar de Mota
Nestas condições . E não precisa de ser um sacrifício
Usar a moto com 40 graus

Junho 21, 2017, 17:49:46, 17:49
Responder #21

las650

• Visitante
Nestas condições de altas temperaturas um aspecto que varia muito de moto para moto é por onde sai o ar quente do radiador.
A minha f650 atira com tudo para as pernas e se estas não tiverem caças compridas, ui ui.
Já a CR sai muito mais para os lados devido à configuração dos radiadores.

Junho 21, 2017, 21:54:47, 21:54
Responder #22

Pianoman

• 1315

Masculino
  • Texto Pessoal
    Honda NC750XD
    • Pianoman PT (Canal Youtube)
  • Modelo Motociclo: NC 750XD
  • Localidade: Charneca da Caparica
Sábado também vim de Setúbal, de moto às 15 horas!
Estava insuportável! De tal forma que parei em Azeitão para tirar o casaco (mea culpa) e rodei o deflector para Uma posição mais horizontal.
Ajuda imenso!
Daelim S3 125: Ago11->Jul12(14k) ; Maxsym 400i: Jul12->Mai13(21k) ; Maxsym 400i ABS: Jun13->Mai14(18k) ; Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  | 
Membro nº14

Junho 21, 2017, 22:09:40, 22:09
Responder #23

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
A hidratação e todas as outras formas de minimizar o efeito no corpo, são sempre quase que obrigatórias.

É difícil combater temperaturas muito altas por muitos kms seguidos...até porque não é apenas o sol que incide no corpo! É o ar quente e seco, a dificuldade causada à respiração, a quase ausência de deslocação de vento, a transpiração do corpo...

Eu fiz cerca de 500kms há coisa de 1 ano, com outros companheiros e inserido num teste a combustíveis...e passámos por momentos de calor impressionantes. Na zona da Amareleja ficou-nos a todos de memória.  :o

Dalai Lama

Junho 22, 2017, 13:18:15, 13:18
Responder #24

rodrigues

• Visitante
Para mim o mais preocupante até nem é a temperatura máxima mas sim a mínima.

Se a mínima não baixar dos 23 não se consegue recuperar o cansaço durante a noite.

Por isso gosto de acampar sempre perto de um rio ou mar.

Junho 22, 2017, 15:28:20, 15:28
Responder #25

dfelix

• 5006
Para mim o mais preocupante até nem é a temperatura máxima mas sim a mínima.

Também. Mas no inverno.  :D

Até nem sou um gajo frioriento, mas... custa-me mais o "frio seco" do inverno que o calor abrasador do verão.

Com o frio é pulsos, joelhos e umas quantas mazelas a dar sinal que já tiveram em melhor estado de conservação.
E as articulações a queixarem-se dos anos em que sofreram por não haver dinheiro para equipamento adequado. E porque na altura o corpo curava rápido.

Com o calor essas dores desaparecem.
Quando é abrasador incomoda... mas de outra forma.

Tanto que só há mas 3 semanas atrás me lembrei de remover o forro interno de alguns casacos. E só na semana passada fui busca o o casaco de verão ao armário, que apesar da idade está imaculado de tão pouco uso que lhe dou.  :)
« Última modificação: Junho 22, 2017, 15:29:35, 15:29 por dfelix »

Junho 22, 2017, 15:43:59, 15:43
Responder #26

JViegas

• 4723

Masculino
O casaco de verão (também em estado quase novo) já algumas semanas que anda ao uso, se bem que de manhãzita o frio nos brações incomode mais do que o calor à tarde no regresso a casa.

Julho 13, 2017, 12:45:28, 12:45
Responder #27

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
Ainda estou para decidir se hoje à tarde, depois de sair do trabalho e ir buscar os putos...se vou dar uma voltinha de moto.

É que vai estar assim p'ró fresquinho.  :D

Ora vejam como está hoje por aqui....até derrete pneus. :???:

Dalai Lama

Julho 13, 2017, 13:03:11, 13:03
Responder #28

João_Santos

• 1964
O Alentejo no seu estado "puro" berço do calor, tal como o Interior Centro.

Julho 13, 2017, 17:18:34, 17:18
Responder #29

Moto2cool

• 4386
Ainda estou para decidir se hoje à tarde, depois de sair do trabalho e ir buscar os putos...se vou dar uma voltinha de moto.

É que vai estar assim p'ró fresquinho.  :D

Ora vejam como está hoje por aqui....até derrete pneus. :???:

A mínima tem mais graus que o vinho da região ;).
Só mesmo depois das 18... Aqui no Porto a meio da tarde um tipo pinga suor se tiver que parar e devem estar menos 10 graus

Julho 14, 2017, 12:06:44, 12:06
Responder #30

Paulo Fradinho

• 856

Masculino
Ontem saí do trabalho (Évora) para ir para casa(Arraiolos) e disse para mim, hoje vou sem casaco senão chego lá a pingar com este calor..... Pessima ideia, o calor que tava até queimava os braços....  :chopper: :chopper: :chopper:
Yamaha DT50 LC Suzuki GS500 Suzuki Bandit 600 Yamaha Majesty 400 ABS Honda CB500X 2017 Honda CBR600F4i Honda CB500X 2021 YAMAHA FZ8

Julho 14, 2017, 13:00:13, 13:00
Responder #31

VCS

• 940
    • Offramp
  • Marca Motociclo: Vespa, Lambretta, Honda
  • Modelo Motociclo: GTS 300, Golden Special, RC89
  • Localidade: Lisboa
O verão (típico, isto é, muito quente) é a pior época do ano para andar de moto. Sò à noite é que sabe bem. Prefiro andar com neve ou temperaturas negativas, desde que bem equipado, do que fritar ao sol num semáforo em Lisboa com 35 ou 40º.
Durante o dia o Verão é bom é para andar de carro (fechado) com ar condicionado.
As mesmas regras das motos aplicam-se aos carros descapotáveis. Impressiona-me ver malta de descapotável a torrar no pico do sol com carros abertos.
« Última modificação: Julho 14, 2017, 13:02:34, 13:02 por VCS »

Julho 20, 2017, 21:59:17, 21:59
Responder #32

Moto2cool

• 4386
Na minha experiência com opino do sol, embora não ande pelos 40 graus, é que o casaco de verão acaba por ser melhor opção em relação à  manga curta, etc. porque permite circulação de ar, e impede o impacto do sol na pele.
Por alguma coisa os árabes andam com roupa até aos pés  ::P:

Julho 21, 2017, 09:29:52, 09:29
Responder #33

lmferreira

• Global Moderator

• 718

Masculino
  • Modelo Motociclo: NC 750X
  • Localidade: Évora
Tenho como casado de verão o Revit Airwave2. No sabado passado andei de moto com temperaturas acima dos 30ºC e não sei que raio têm aquele casado, mas houve alturas que até sentia um ar frio a entrar. Senti-me bastante bem.

Julho 29, 2018, 12:43:17, 12:43
Responder #34

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
Para a semana, em certas zonas do país...vai ser muito pouco recomendável andar em 2 rodas.  :-X

É verdade que já andei de moto com este tipo de temperaturas, mas é muito penoso...
E acaba por ser nestas alturas que o automóvel e o ar-condicionado, fazem TODO o sentido!

Isto vai ser o que por aqui nos espera para a semana que vem... :???:

Dalai Lama

Julho 29, 2018, 14:02:44, 14:02
Responder #35

Hemisaro

• **

• 291
  • Modelo Motociclo: Crossrunner VFR800X
  • Localidade: Lisboa
O ano passado durante o Lés-a-lés, na altura dos fatídicos incêndios em Pedrógão, houve esse tipo de temperatura. Custou um bocadinho, mesmo o ar da deslocação era quente o que era incómodo sim, mas pior era parar e então ao Sol, já imaginam...

Mas antes calor que chuva!

Julho 29, 2018, 14:11:38, 14:11
Responder #36

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
Quando é possível evitar as horas de maior calor...o método funciona.

Quando a utilização e o dia-a-dia não se consegue reger nesse tipo de horários, torna-se complicado.

É que até a visão e a própria respiração, naquele ar seco e muito quente a entrar pela viseira, tornam muito difícil o andar num motociclo.

Eu já passei por temperaturas bastante elevadas por aqui e +40° (como esses anunciados 44°), são bastante desagradáveis e penosos em condução. Passados uns minutos torna-se insuportável...

Dalai Lama

Julho 29, 2018, 15:52:56, 15:52
Responder #37

Pianoman

• 1315

Masculino
  • Texto Pessoal
    Honda NC750XD
Tenho um colete "refrigerador" daqueles que se mergulha dentro de água e ele fica empapado, graças a uma alvéolos especiais, é que depois supostamente faz o mesmo efeito de um ar condicionado com a deslocação do ar a andar de moto.

Digo supostamente porque nunca andei com ele...apenas o mergulhei na água para ver como funciona.

Também tenho um acessório semelhante (funciona da mesma forma) mas que é apenas para refrescar o pescoço.
Este último nem na água o mergulhei...
Daelim S3 125: Ago11->Jul12(14k) ; Maxsym 400i: Jul12->Mai13(21k) ; Maxsym 400i ABS: Jun13->Mai14(18k) ; Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  | 
Membro nº14

Julho 29, 2018, 16:28:45, 16:28
Responder #38

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
Elucida-nos meu caro...

Será a isto a que te referes e que se encontra à venda em alguns websites sob a designação "Evaporative Cooling Vest"??

É isto...?

Dalai Lama

Julho 29, 2018, 17:09:36, 17:09
Responder #39

Pianoman

• 1315

Masculino
  • Texto Pessoal
    Honda NC750XD
Elucida-nos meu caro...

Será a isto a que te referes e que se encontra à venda em alguns websites sob a designação "Evaporative Cooling Vest"??

É isto...?

Sim, é igual ao azul
Honda NC750XD
  | 
Membro nº14

Julho 29, 2018, 22:14:16, 22:14
Responder #40

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
Depois e à custa deste tópico, acabei por pesquisar por equipamentos actualmente à venda para minimizar os efeitos do calor...e existem, de facto.  :nice:

Este é da marca INUTEQ® DRY® e tem depósito para se encher de água (preferência fresca)  :tornarseanjinho: e que depois vai evaporando lentamente e mantendo essa zona do corpo sempre fresca.

Este é o aspecto do colete e que supostamente é para ficar por baixo do casaco...ou seja, não impedirá o uso normal do casaco de moto.

E esta uma imagem aproximada do bocal por onde se enche de água e que depois irá evaporar através do sistema (que presumo patenteado) da INUTEQ® DRY®.

Dalai Lama

Julho 29, 2018, 22:24:56, 22:24
Responder #41

Pianoman

• 1315

Masculino
  • Texto Pessoal
    Honda NC750XD
Como disse, o meu não é de encher, é de ensopar. É o mesmo conceito mas a "mecânica" é diferente.
Honda NC750XD
  | 
Membro nº14

Julho 30, 2018, 11:21:39, 11:21
Responder #42

dfelix

• 5006

Porreiro.
Vai dar para tirar o mofo do casaco perfurado... que este ano ainda não saiu à rua!

Julho 30, 2018, 11:27:46, 11:27
Responder #43

pjmartinho

• 1644

Masculino
  • Texto Pessoal
    texto
  • Modelo Motociclo: FJR1300
  • Localidade: Na praia
Elucida-nos meu caro...

É isto...?

Tenho um colega que com frequência realiza trabalhos no Dubai e que já me tinha mostrado esse colete, pois lá isso quase é considerado um EPI sobretudo, quando os trabalhos têm de ser realizados na rua. Segundo ele me diz, isso ajuda a baixar a temperatura em cerca de 10ºC e tem a vantagem do efeito durar bastante tempo (estamos a falar de várias horas).

Julho 30, 2018, 11:36:21, 11:36
Responder #44

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal

Porreiro.
Vai dar para tirar o mofo do casaco perfurado... que este ano ainda não saiu à rua!

Vais passar aqui pela zona...?

Se sim, é melhor adquirires um daqueles coletes acima referidos, já que foi feita a actualizaçao no IPMA das temperaturas...

Por Évora vai estar assim esta semana:

Eu acho que é altamente desaconselhável vir para aqui de moto nos dias indicados na imagem, mas pronto...  :nice: :nice:
Nada que a técnica das várias paragens e muitos líquidos ingeridos não ajude a minimizar. :)

« Última modificação: Julho 30, 2018, 11:41:14, 11:41 por Sapiens21 »

Dalai Lama

Julho 30, 2018, 11:50:32, 11:50
Responder #45

dfelix

• 5006
Vais passar aqui pela zona...?

Não...
Estava a apontar para os valores daqui, cujas máximas andam nos 40/41.
Mas... era gajo pra aceitar o desafio!  :D

Agosto 04, 2018, 17:48:12, 17:48
Responder #46

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
Espero que ela estivesse nesse momento já fora da moto... E melhoras rápidas.  :nice:

O golpe de calor é algo muito perigoso e por acaso é um tema que até se enquadra totalmente no que aqui se discute das temperaturas altas.

Hoje, caro dmanteigas, estão por aqui 46° à sombra. À sombra... :o

Desaconselho totalmente andar de moto com temperaturas absurdas como estas. É arriscar demasiado...

Dalai Lama

Agosto 04, 2018, 18:03:16, 18:03
Responder #47

2low

• 5470
  • Marca Motociclo: Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: Guerilla 450
  • Localidade: Almada
Espero que ela estivesse nesse momento já fora da moto... E melhoras rápidas.  :nice:

O golpe de calor é algo muito perigoso e por acaso é um tema que até se enquadra totalmente no que aqui se discute das temperaturas altas.

Hoje, caro dmanteigas, estão por aqui 46° à sombra. À sombra... :o

Desaconselho totalmente andar de moto com temperaturas absurdas como estas. É arriscar demasiado...

Já fui às bifanas de Vendas Novas com digestão em Vila Nueva del Fresno (sombra, muita coca cuela gelada) e posterior mergulho digestivo no Alqueva e julgo que estariam uns 42ºC, mais que isso seria defacto muito mau! Uma esperiencia a não ter! [Pianoman, foi isto não foi?]
E então com a Sprint… seria uma loucura - ela é bem quente e ardia pelo caminho!!! ali o HJJS fartaria de se rir se tal acontecesse, o caramelo! ahahahah

Oh manteigas… nestes dias tens de ir é de carro! assim a tua senhora deixará de querer andar mais contigo…
Tu não derreteste?  :lolol: :lolol: :lolol:
« Última modificação: Agosto 04, 2018, 18:06:25, 18:06 por 2low »

Agosto 04, 2018, 19:02:17, 19:02
Responder #48

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
Uma moto a circular com essas temperaturas, se for daquelas que, até pela sua concepção, manda parte do calor para o condutor...torna-se impraticável.

Talvez por isso em algumas Harley há quem invista em colocar aquilo que designam por "heat shield", já que as pernas são as primeiras a sofrer com aquelas temperaturas altas....

Dalai Lama

Agosto 04, 2018, 19:03:44, 19:03
Responder #49

2low

• 5470
  • Marca Motociclo: Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: Guerilla 450
  • Localidade: Almada
Uma moto a circular com essas temperaturas, se for daquelas que, até pela sua concepção, manda parte do calor para o condutor...torna-se impraticável.

Talvez por isso em algumas Harley há quem invista em colocar aquilo que designam por "heat shield", já que as pernas são as primeiras a sofrer com aquelas temperaturas altas....

Desconhecia disso... e incrivel...há tambem qualquer coisa sobre isso para a minha Sprint...
https://www.triumphrat.net/sprint-forum/116043-heat-shield-for-2006-sprint-st-1050-a.html
https://www.google.pt/search?q=heat+shield+sprint+st+1050&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwivh-6b_tPcAhVORBoKHQTOAigQ_AUICigB&biw=1920&bih=931
« Última modificação: Agosto 04, 2018, 19:06:00, 19:06 por 2low »