Autor Tópico: Uma "moto racional"...quanto custa??  (Lida 3922 vezes)

Julho 25, 2017, 20:09:28, 20:09
Lida 3922 vezes

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Uma "moto racional"...quanto custa??

A pergunta é objectiva (kind of...)...a resposta não podia estar mais longe de se tornar polémica!

Se perguntar a um bom número de pessoas aquela mesma questão que encabeça este tópico, por certo o pensamento vai logo buscar primeiramente algo "em conta" e depois uma marca que lhe dê alguma "segurança" na resposta.

E isto é perfeitamente normal...

Mas depois temos todo um vasto número de respostas totalmente divergentes entre si e que não dão de barato o olhar-se logo à partida ao custo, para necessariamente justificar a racionalidade da compra.

E também este tipo de pensamento tem a sua validade e não me parece pecar por descabido (pelo contrário)...

Teríamos então, se acaso se colocasse esta questão, um sem número de respostas e, consequentemente, um quase igual número de modelos apontados como sendo o eleito...como sendo aquele que se enquadra numa "compra racional".

- Para mim seria a PCX...

- Olha, para mim era uma 1200GS. Não vejo racionalidade alguma em comprar um "brinquedo".

- Para mim, claramente seria uma CB125F...

- Essa questão nem se coloca. Só podia ser uma eléctrica...

- Para mim era uma V-Strom 650, porque tive uma e nunca me deu chatices...

- Eu só comprava uma e o mais barata que encontrasse. O dinheiro custa a ganhar e são todas iguais, não me venham com histórias.

- Para mim qualquer uma era racional desde que fizesse menos de 2L aos 100kms...

- Olha, para mim bastava ter um buraco daqueles onde devia estar o depósito. Nem me membro do nome, mas dá para por lá o telemóvel à carga, mais a mochila e o camandro...

- Nem vás mais longe! Para mim a mais racional é a minha, porque a comprei usada e o vendedor ainda me encheu o depósito.

- Para mim seria uma que desse para a cidade e ir de vez em quando p'ró mato. Desde que não desse chatices.

- Para mim teria de ser no máximo €3.000. Mais que isso e não me venham cá com racionalidades...

E continuaríamos nisto de uma forma quase interminável e porventura não se olhando somente ao custo, mas também necessariamente ao aspecto prático e até da necessidade e vivências de cada um.

Definir um veículo racional não é fácil e muito menos o é quando duas ou mais pessoas têm objectivos, experiências e desafogo financeiro diferentes.
« Última modificação: Julho 25, 2017, 20:16:55, 20:16 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Julho 25, 2017, 20:16:43, 20:16
Responder #1

Paulo Fradinho

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 856

Masculino
A escolha recai sempre em muitos fatores.... que uso lhe vais dar, trajectos que fazes, económia, as tuas possibilidades financeiras etc etc etc.... acho que podes excluir uma grande parte se tiveres umas boas possibilidades financeiras, porque assim excluirias a parte da economia custos de manutenção....... 

Enviado do meu SM-J710F através de Tapatalk

Yamaha DT50 LC Suzuki GS500 Suzuki Bandit 600 Yamaha Majesty 400 ABS Honda CB500X 2017 Honda CBR600F4i Honda CB500X 2021 YAMAHA FZ8

Julho 25, 2017, 20:59:44, 20:59
Responder #2

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Chegaste onde eu queria... :)

A racionalidade num motociclo é uma palavra e um conceito que, mesmo podendo ser balizado nos seus factores, não reúne tanto consenso quanto se possa pensar.

São muitos os factores que buscam a sua quota parte da racionalidade, retirando-lhe a possibilidade de ser facilmente aceite enquanto tal.  :)

Felizmente que não é algo que tire o sono, até porque se aceita perfeitamente que haja uns modelos que preenchem mais esse tipo de máquina racional e prática (para a maioria), do que outras.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.

Dalai Lama

Julho 26, 2017, 00:15:06, 00:15
Responder #3

dfelix

• 5004
A escolha racional é a que reúne as necessidades básicas do utilizador para uma utilização de medio-longo prazo por um custo adequado.
Podemos quase resumir isto a...  mobilidade!

E isto é agonóstico a bolsas e orçamentos.
Pois independentemente de se andar a contar trocos ou ter capacidade económica para rechear a garagem de diferentes motos, há efectivamente escolhas racionais que se prendem com o que escrevi acima.

No momento em que passamos a privilegiar estética, marca, equipamento, tecnologia, o fazer parte dum determinado estilo e sobretudo as sensações que a condução proporciona começa-se a jogar também com o lado emocional.

Isto leva-nos a outro ponto é o da escolha adequada.
Normalmente a moto adequada é a que consegue ser um compromisso entre razão e coração.

« Última modificação: Julho 26, 2017, 00:17:36, 00:17 por dfelix »

Julho 26, 2017, 08:00:07, 08:00
Responder #4

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Escolha de uma "moto racional" pode ser igualmente concentrada na verdadeira acepção da palavra e no seu alcance em termos práticos.

A racionalidade da compra implica primeiramente um olhar para as necessidades do próprio indivíduo e que procura ver reflectidas na escolha do seu veículo. Não é a máquina que apresenta os argumentos, mas sim a pessoa que os procura para suprir aquilo de que necessita.

E isto coloca menos peso no custo (que a maioria veria como indissociável do "racional"), permitindo que o pensamento se debruce na formação de uma ideia quanto aos pontos positivos e negativos do veículo que se perscruta e que encontro justificado na palavra acima indicada: "adequação".

Ter este processo de reflexão e ponderação, procurando limitar a escolha somente àquilo de que preencha as necessidades, pode ser no entanto contrário à esmagadora maioria dos princípios ocidentais (creio que suficientemente aceites), de que um motociclo e sobretudo a sua condução vão para lá da racionalidade.

Mas isso já entraríamos noutra conversa... :)

Dalai Lama

Julho 26, 2017, 10:12:36, 10:12
Responder #5

dfelix

• 5004
Não é a máquina que apresenta os argumentos, mas sim a pessoa que os procura para suprir aquilo de que necessita.

Imagina que tens a necessidade de regularmente fazer determinado percurso bastante rápido.
Optar por uma zx14 ou busa torna-se uma escolha racional?

naaaaaaaaaa.... 

Julho 26, 2017, 10:25:37, 10:25
Responder #6

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Isso eventualmente será extrapolar e fragmentar (de forma mais conveniente) aquilo que escrevi num todo.

A adequação da escolha, sopesando os prós e contras e não indo para lá da real necessidade, conduz nessa aproximação à racionalidade. ;)
É a pessoa compradora que terá de fazer esse processo de raciocínio e procurando-o naquilo que o mercado lhe oferece.

No exemplo que mencionas, talvez fosse melhor sair mais cedo de casa para evitar as multas conseguidas com tamanha rapidez.
Chama-se a isso também "racionalizar as opções". :)

Dalai Lama

Julho 26, 2017, 10:41:53, 10:41
Responder #7

dfelix

• 5004
Estava só a tentar escavar argumentos racionais para justificar uma compra não racional.
Do que tenho me apercebido é uma abordagem muito comum!
 :D

Julho 26, 2017, 10:53:00, 10:53
Responder #8

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
 :nice: :nice:

É caso para dizer que...Isto da racionalidade tem que se lhe diga.
Cada cabeça sua sentença é algo muito comum na apreciação de qualquer tema que envolva motos (...o que até pode não ser muito diferente de discutir o sabor de uns lotes de café).  :D

O Vasco Santana é que tinha razão..."Chapéus há muitos".  :D

Dalai Lama

Julho 26, 2017, 11:12:19, 11:12
Responder #9

Clemente Vicente

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 1780

Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Integra 750
  • Localidade: Bela Vista-Lisboa

Uma moto racional, geralmente está relacionada com os rendimentos de cada um, é como se fosse equivalente a uma taxa de esforço.

para mim a Integra não é a moto mais racional, talvez uma 125 barata fosse, como por exemplo para o Cristiano Ronaldo um Ferrari é um automóvel racional está de acordo com os rendimentos dele.

O que existe mais cá em Portugal é pessoas a possuir motos e carros sem terem carteira para eles, eu por mim falo, não ao carro que tenho, mas á moto e isto tudo acontece porque somos muito pobres, ordenado minimo 565 euros,   em Espanha 850 euros  e para não falar já de outros países que ainda é superior.

:bandeiraportugal:
---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------

Julho 26, 2017, 11:31:20, 11:31
Responder #10

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
(....) por exemplo para o Cristiano Ronaldo um Ferrari é um automóvel racional está de acordo com os rendimentos dele.
(....)

Grande Clemente...
Obrigado por este momento. A sério! :nice: :)

Dalai Lama

Julho 26, 2017, 12:03:06, 12:03
Responder #11

JViegas

• 4723

Masculino
Hoje me dia o acesso ao crédito está muito facilitado. Se por um lado é bom, desde que devidamente previsto, noutros casos pode arruinar um orçamento familiar.

É do conhecimento geral as dificuldades que imensas famílias se deparam com o crédito mal parado, mas é igualmente conhecido que as campanhas de crédito são agressivas, existindo muitas vezes a oferta do crédito em detrimento de quem pode pagar a pronto.

Os bancos e as empresas de crédito precisam de ter o dinheiro a fluir, não lhes dá lucro nenhum terem o dinheiro "parado" nos cofres e nada como ter as pessoas a consumir.

Hoje em dia é possível sair com uma mota de alguns milhares de euros, equipada até ao "tutano" bastando para isso a aprovação de um crédito por 8, 9 10 anos.
Joga-se assim com a imprevisibilidade de tudo correr bem durante os anos de contrato.

Assim tem acontecido comigo que, graças aos deuses, tenho conseguido cumprir com as minhas obrigações e é aqui que entra a (ir)racionalidade da escolha:

Gosto muito da Africa Twin. É um gosto de adolescente e uma "febre" que piorou com esta nova renovação.
Poderia comprar uma? Sim provavelmente, caso saísse o euromilhões ou a vida permitisse.

A questão que deve ser colocada (falo por mim) é o prazer que eu retiro de uma máquina que me custa a pagar ou a manter.
De que me adianta ter uma máquina na garagem se não tenho dinheiro para a "gota" ou para as manutenções.

Existem compras que apelam sempre ao lado mais emotivo e no que diz respeito às duas rodas se se começa com alguma racionalidade (falo no meu caso) o lado emotivo começa a sobrepor-se pela experiência adquirida e o prazer cada vez maior em andar em duas rodas.

Como alguns saberão, apesar de ter carta de condução há mais de 20 anos de mota, apenas há 3 anos que me desloco diariamente em duas rodas, todos os dias, com pendura. É claro que todos os dias encontro prazer em conduzir o veículo que escolhi, mas encontro igualmente razões para alterar a minha escolha, para algo mais confortável, mais rápido ou adequado a outras saídas, logo o lado emocional começa a trabalhar, a moer-nos a consciência...

A mota racional pode custar alguns milhares de euros ou algumas dezenas de milhar, é tudo uma questão de gosto pessoal e do tamanho da carteira ou do crédito obtido.

Julho 26, 2017, 12:14:53, 12:14
Responder #12

Clemente Vicente

• 1780

Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Integra 750
  • Localidade: Bela Vista-Lisboa
(....) por exemplo para o Cristiano Ronaldo um Ferrari é um automóvel racional está de acordo com os rendimentos dele.
(....)

Grande Clemente...
Obrigado por este momento. A sério! :nice: :)

Concluindo,

para os tesos dos portugueses, a  " moto racional " tem mais a ver com a carteira do que propriamente com as necessidades !!!

e é para não dizer que haviam era de andar todos ou quase todos de triciclo a pedais, porque não há dinheiro para a gota e muito menos para a oficina .

:convivio:
« Última modificação: Julho 26, 2017, 12:17:22, 12:17 por Clemente Vicente »
---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------

Julho 26, 2017, 12:27:43, 12:27
Responder #13

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
(....)

Hoje em dia é possível sair com uma mota de alguns milhares de euros, equipada até ao "tutano" bastando para isso a aprovação de um crédito por 8, 9 10 anos.
Joga-se assim com a imprevisibilidade de tudo correr bem durante os anos de contrato.
(....)

Certíssimo!
É que é mesmo uma realidade!

Tenho conhecimento de algumas situações em que os valores pagos por mês são bastante diminutos.
Créditos a 60 e a 72 meses conheço alguns e chegam a existir a 96 meses (há de mais prazo mas não conheço quem os tenha), com aprovações que chegam aos interessados em cerca de 48h após apresentação da documentação.

As taxas é que podem ir variando e não convém pensar muito no valor em que ficará no final um motociclo de p.ex. €6.000 ou €7.000 iniciais... 
Pensar muito nisso talvez dê um bocado de azia.  :D

Dalai Lama

Julho 26, 2017, 13:45:09, 13:45
Responder #14

TMXR

• 4156

Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Quem ganha 10, faz vida para 10.... Quem ganha 50, faz vida para 50.

Não estou interessado no preço de uma moto racional porque não faço tenções de comprar nenhuma.

Porque se comprasse, cálculo que o diferencial fosse gasto em psicólogos e em prozac

Sento-me todos os dias em cima de uma moto porque me dá prazer. Porque em grande parte do dia tenho me deslocar e posso tornar mais agradável essa parte do dia, e também porque em cidade circular e estacionar torna-se mais fácil e rápido, permitindo-me trabalhar mais e chegar em casa mais cedo.

Na minha vida sempre comprei os carros e motos que gostei, nunca fiz nenhuma análise racional ao quanto custa ou vai custar... Ou optei por modelos ou marcas mais baratos, se não tinha o dinheiro esperava mais uns tempos até ter ou então trabalhava mais para o poder fazer.

O querer ter algo e para mim uma motivação para saltar da cama. E quando consigo é sempre um motivo de orgulho.

Se tenho de trabalhar e gramar montes de chatices e problemas todos os dias e não me permitisse meia dúzia de "luxos",  o que é que andava aqui a fazer??? 

Pena tenho eu de não ser o gajo que tem aquele iate preto que tem estado em Vilamoura  :tornarseanjinho:
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Julho 26, 2017, 14:13:45, 14:13
Responder #15

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Quem ganha 10, faz vida para 10.... Quem ganha 50, faz vida para 50.

(...)

Isso na verdade até tem muito que se lhe diga...
Mas é um assunto que mistura o generalizar e o particularizar e dificilmente nos mantínhamos no cerne deste tópico. :)

-------------------------------------------------------------

No restante do teu texto acabas por dar perfeito sentido àquilo que escrevi como uma realidade e que indiquei no abrir deste tópico.  :nice:

(....)
Mas depois temos todo um vasto número de respostas totalmente divergentes entre si e que não dão de barato o olhar-se logo à partida ao custo, para necessariamente justificar a racionalidade da compra.

E também este tipo de pensamento tem a sua validade e não me parece pecar por descabido (pelo contrário)...

(....)

O olhar para esta questão (racionalidade) é feito quase como que um "exercício académico" e que no presente, vivendo num Mundo Ocidental, acaba por ter sentido porventura só mesmo quando assente numa necessidade ou aspectos práticos e de adequação muito objectivos (trabalho, p.ex.).

Fora desse âmbito, a racionalidade da escolha é difícil de se justificar ou encontrar...e mais ainda quanto maior a experiência com motos.
Quanto muito existe o factor emocional de "braço dado" com alguma racionalidade e que acaba por não levar uma pessoa a atirar-se de ânimo leve para uma Triumph Rocket III, p.ex.  :D

Dalai Lama

Julho 26, 2017, 15:28:06, 15:28
Responder #16

dfelix

• 5004
Hoje me dia o acesso ao crédito está muito facilitado.

Nem por isso.
O cálculo de risco num crédito envolve hoje muitos mais factores do que há 10 anos atrás.
E para elevados volumes de dinheiro a banca está mais exigente no que diz respeito a fiadores e garantias.

Não te esqueças que um dos problemas desta recente crise que atravessamos foi a descapitalização da banca devido à falta de liquidez sobretudo por crédito parado.

O único crédito "fácil" do presente são os produtos de financeiras agiotas de crédito ao consumo.
Refiro-me a cofidis, cetelems (bnp paribas) e outras do género que vendem pequenos volumes de dinheiro a juros altíssimos.
É com estes estes que se deve ter muito cuidado!

Acaba por não ser muito diferente dum renting.

Imagina que hoje decides comprar uma moto de média gama adequada ao teu plafond.
Em vez de ficares com a conta a zero ou negativa num pagamento a pronto alinhas numa modalidade de pagamento adequada ás tuas possibilidades sabendo que uma moto de 10 mil ao fim de 4 anos provavelmente já terá custado 12 ou 14.
No entanto retomam a tua antiga por valores acima da média e oferecem-te algum equipamento.

Muito provavelmente a meio do pagamento desse crédito vão te aliciar com novos modelos acabadinhos de sair.
E aí terás que resistir á tentação. Certamente vão sugerir uma retoma da tua usada por valores acima do que praticam cá fora... e até um ou outro extrazito.

Caso não resistas... toca a renegociar o crédito para ficar a pagar a diferença por mais uns anos.
E um novo ciclo inicia-se.

A bmw é exemplar nisto!
Não perdem muito nas motos porque o preço destas é sobrevalorizado.
Mas ganham na fidelização (forçada) do cliente, nas manutenções dentro da rede oficial e nos juros que vão acumulando a cada mensalidade.

De que me adianta ter uma máquina na garagem se não tenho dinheiro para a "gota" ou para as manutenções.

Comprar uma máquina cara para ficar na garagem é um capricho.
Já para quem utiliza com regularidade, o que importa é fazer as contas.
« Última modificação: Julho 26, 2017, 16:23:34, 16:23 por dfelix »

Julho 26, 2017, 15:59:10, 15:59
Responder #17

TMXR

• 4156

Masculino
Sim Isaac, foi uma grossa generalização.

O que não falta são exemplos de Malta que não come para não *****, e de outro que ganham 10 e gastam 11
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Julho 26, 2017, 16:34:40, 16:34
Responder #18

JViegas

• 4723

Masculino
dfelix
Concordo com o que "dizes" mas o renting ainda é um pouco desconhecido do publico em geral, ou seja, para a aquisição de uma viatura particular (e aqui refiro-me ao enlatado ou mota, roloute, o que seja).

Acontece porém que quando te deslocas a um stand, e a presença de uma entidade de crédito é quase certa.

Ou seja, a "cultura do crédito" institui-se fortemente na nossa sociedade. Um nobel da paz indiano "inventou" o microcrédito, e graças a ele milhares de pessoas na índia puderam melhorar as suas condições de vida.

O crédito que agora existe é caríssimo, com juros altíssimos e aplica-se em milhares de compras das nossas vidas.
Se alguém mais consciente da sua real estatura financeira evita algumas compras outras caem no crédito que não podem pagar.

E acredito que a crise mundial, não foi porque o zé ou o manel deixaram de pagar o seu carro, moto ou andar ou férias ou os móveis da cozinha, mas em projetos de entidades muito maiores com um peso ainda maior nas entidades bancárias.

Sabes(em) aquela expressão que o meu carro tem que ser maior do que o do meu vizinho?

Eu, racionalmente, não consigo justificar uma Africa Twin, mas se me proponho a isso, com esforço, recorrendo ou não ao crédito, irei ter uma. Nada como lutar pelos nossos sonhos quando o objetivo é algo tão material (e isso leva-nos para outras paragens).

A questão que destaco é se a racionalidade pode ser aplicada quando compramos um "canhão" de duas rodas. Será talvez 10% de racionalidade a 90% de emoção.

No entanto e tal como me farto de ler ou ouvir da boca de tantos companheiros, o que importa não é a montada é o companheirismo, independentemente se conduzo uma "chinesa" ou uma "alemã" ou "japonesa".

Já sabemos que ao comprar alguns modelos de motos, adquire-se um status, mas quantas pessoas não conhecemos nós que têm boas máquinas, caras e que até são pessoas muito simples ou "companheiras".

Ao fim ao cabo, comprem o que possam pagar ou poupar e metam kms debaixo da borracha com pessoal amigo ou sozinhos. O que interessa é a forma como fazemos o caminho e não quanto tempo demoramos a chegar ao destino... e se for de mota... melhor ainda.

Fiquem bem.
« Última modificação: Julho 26, 2017, 16:51:14, 16:51 por JViegas »

Julho 27, 2017, 17:10:35, 17:10
Responder #19

TMXR

• 4156

Masculino
Ora... não são motos, mas aqui esta uma lista de "biaturas" muito racional (e nacional).  :D :D :D

Podem juntar um Hummer H2 preto e uma Ducati xDiavel Carbon  :D :D :D que estao fora de enquandramento

E um Iate da Brabus... mas prontos, isso já não tem rodas  :D :D :D

mesmo que tenha sido o BMW Bank a financiar isto até aos tetranetos, a "suave" prestação mensal ainda deve doer  :D :D :D :D :D